Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Multinacionais acreditam que região de Jandaíra e Pedra Preta tem um dos maiores potenciais de geração de energia eólica do Brasil.




A MPX, parte do Grupo EBX, é uma empresa diversificada de energia com negócios complementares em geração elétrica na América do Sul. A companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos.
 
 Eike Batista: Somos o Grupo EBX. Um Grupo de origem brasileira e dimensão global. Nossa vocação é transformar boas ideias em riqueza, sonhos em realizações. Pensamos grande e projetamos hoje um futuro mais próspero e sustentável.



A MPX, companhia de propriedade do megaempresário Eike Batista, informou o fechamento de contrato para aquisição de três projetos de energia eólica no Nordeste brasileiro. Os projetos são os complexos de Jandaíra, Pedra Preta I e Pedra Preta II. O investimento totaliza 22,2 milhões de reais o que representa 37 mil reais por megawatt de energia. A capacidade de geração do empreendimento é de 600 megawatts com possibilidade de expansão para 1200. Com esse potencial, os investidores acreditam que a região tem um dos maiores potenciais de geração de energia eólica do país.


O contrato foi firmado por meio de joint-venture, empreendimento conjunto. Trata-se de uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. A empresa sócia da MPX é a E. ON, uma empresa alemã, sediada em Düseldorf, que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia.

A MPX é parte do Grupo EBX, Um Grupo de origem brasileira e dimensão global, com atividades diversificadas de energia e com negócios complementares em geração elétrica e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica, que totaliza 14.000 MW de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder.

Os projetos já possuem 158,7 megawatts registrados. A conclusão da transação, porém, ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições estabelecidas no acordo. Segundo Eduardo Kerrer, diretor executivo da MPX, a nova aquisição reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento da geração a partir de fontes renováveis de energia.


Desenvolvimento


O empreendimento ocupará uma área situada entre as Regiões do Mato Grande e Região Central do Estado. Historicamente, são duas regiões bastante castigadas pela estiagem, com a ocorrência de inverno irregular ao longo dos anos. De acordo com os especialistas em produção de energia, uma subestação com capacidade de produção de 600 megawatts abre uma possibilidade de desenvolvimento muito grande em qualquer área.

Um empreendimento com essa capacidade tem potencial de geração de energia para uma área de 500 mil habitantes, pode gerar a abertura de 10 mil postos de trabalho diretos e para cada emprego indireto, pelo menos, dois indiretos.


Os consultores explicam que os municípios terão receita calculada com base na produção eólica. Sobre as propriedades, eles afirmam que os direitos fundiários dos projetos já foram assegurados, mas que, nos casos em que há arrendamento de terra, os proprietários têm uma receita variando entre um e um e meio por cento da capacidade de geração. 
Fonte:Jandaíra News

Sinpol afirma que não aceitará presos em delegacias

Sindicato alega que enfrentará “decisão ilegal” da Sejuc .

“Delegacia não é presídio ou cadeia pública, e o policial é para investigar”. Foi com essa fala que o presidente do Sinpol/RN anunciou o posicionamento da categoria face à decisão que impedirá o recebimento de presos nas unidades prisionais do Estado. Para Djair Oliveira, o Governo, em especial a Sejuc, tem que assumir tal responsabilidade, já que ela é estabelecida por Lei.

O Sinpol lembra que a decisão do Dr. Henrique Baltazar não pode respingar na Polícia Civil, vez que existe decisão maior e já ratificada pelo TJRN, STJ e STF (Ação Civil Pública Nº 001.06.026377-7 que foi movida pelo MPRN), a qual já transitou em julgado, na qual decidiu que “policial civil do RN não deve mais custodiar presos de justiça”.

Na ocasião, o Sinpol ratifica o posicionamento da Delegacia Geral, vez que, o delegado Fábio Rogério garante em entrevistas na imprensa que não aceitará que policiais civis sejam vigias de presos, citando que: “Eles (referindo-se aos integrantes da Sejuc) têm que assumir a responsabilidade pelos presos. Não vou admitir este desvio de função dos policiais civis.”

O Sinpol lembra ainda que atualmente o Governo do Estado devolveu R$ 47 milhões ao Governo Federal, por não ter apresentado um programa de reforma, ampliação e construções de novas unidades prisionais, demonstrando, pois, a generalização da incompetência, bem como demonstra a falta de vontade política para resolver o problema ora em questão.

“Contudo lembramos que a mobilização é, na maioria das vezes, a arma eficaz para a manutenção da democracia, a qual vem “apanhando” (e muito) de governos incompetentes que, às vezes, não tão alicerçadas na verdadeira justiça. A palavra agora está com o Governo do Estado, na ocasião em que se faz o seguinte questionamento: onde ficarão os presos de justiça a partir de amanhã? Porque nas delegacias de policia civil, eles não ficarão”, destaca o Sinpol, via nota encaminha à imprensa.
A entidade informou também que tomou medidas no início da tarde desta terça-feira (07), tendo protocolado ofícios solicitando reuniões de urgência com a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Maria Auxiliadora de Souza Alcântara (Ministério Público) e com o juiz da 12ª Vara de Execuções, Henrique Baltazar, responsável pela decisão de interditar Alcaçuz, a entidade emitiu Nota à Opinião Pública.
 *Fonte: Assessoria / Sinpol-RN

Deu no Blog de Euripedes Dias

Nota de Eurípedes tenta explicar participação em evento da oposição.


O blogueiro Eurípedes dias postou, em seu blog, uma nota explicando as fotos com os adesivos de Beto Roque. Ele Afirma que estava apenas cobrindo uma carreata, organizada pelo candidato a vereador Tecio Câmara, e que os adesivos colocados em sua camisa foi uma brincadeira dos amigos e por diplomacia ele acabou entrando na brincadeira, mas que continua sendo eleitor de Selmo de Melo.
O bloguerio só não explicou porque fez o V da vitória, marca da campanha de Beto Roque e  porque não respondeu os questionamentos dos amigos do facebook.  
NOTA DO BLOGUEIRO
AS FOTOS COM OS ADESIVOS DO 22 NÃO QUER DIZER QUE SOU ELEITOR DO 22 SOU BLOGUEIRO, E TAVA SO COBRINDO O EVENTO COMO PROFISSIONAL DA MÍDIA, E MEUS AMIGOS FIZERAM BRINCADEIRA COMIGO E POR DIPLOMACIA EU ENTREI NA BRINCADEIRA DELES. EU SOU 23 NÃO VAMOS CONFUNDIR!!! 
OBRIGADO.....        

O samba do crioulo doido.


Foto novela...
Era Beto e virou para Selmo se...


 ...transformando em bacurau desde criancinha e com o polegar sempre a mostra, mas...



 ...é melhor ser essa metamorfose ambulandte do que...



 ...ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
O blogueiro Eurípedes Dias, editor do blog que tem o seu nome, postou no Facebook fotos em que aparece com adesivos de Beto Roque no peito e fazendo o V da vitória, uma marca da campanha da coligação pela vontade do povo, liderada por Beto Roque. O fato chamou a atenção porque até bem pouco tempo, o blogueiro era um dos mais ferrenhos defensores da candidatura oposta e usava o seu próprio blog para defender a candidatura de Selmo de Melo. 
Eurípedes já defendeu a candidatura de Beto Roque e Marcone, passou para Selmo, voltou para Beto, no dia da convenção, passou para Selmo novamente e agora parece estar com Beto Roque mais uma vez, pelo menos, é isso que as fotos mostram.  
A postura do blogueiro não deixou confusa apenas a produção do Blog Jandaíra News, mas também muitos que acessam o seu blog e a sua conta no facebook . Vejam os comentários a seguir:
Teresilda Macedo: A final vc ta com quem??? Beto ou Selmo....kkkkkkkkkkkkkkk
Ana Patrícia Farias: QUE BIXO VIRA CASACA!!!
Como o blogueiro não respondeu os comentários postados, não precisamos ouvi-lo para confirmar o comentário de Ana Patrícia. O popular diz que quem cala...
Em outras oportunidades, a produção do Jandaíra News deixou bem claro que todo trabalhador em comunicação, seja ele profissional ou não, também é um cidadão e, como qualquer outro, tem o direito e o dever de participar do processo político. 
Contudo, sempre deixamos claro que quando essa participação influencia o trabalho jornalístico, o comunicador perde o respeito, a credibilidade a confiança e a admiração do público. Nesse sentido, as postagens do JN se limitam a noticiar os fatos deixando que o próprio leitor faça juízo de valor.
Quanto á postura do blogueiro Eurípedes Dias, o problema não é a sua preferencia partidária. O problema é que essa postura transforou a sua posição política e o seu espaço na blogosfera em um verdadeiro Samba do Crioulo Doido.

Jandaíra/RN: Quem é O jornalista Wendell Câmara??????

A minha fotografia
JORNALISTA WENDELL CÂMARA 

QUERIDOS LEITORES DO MEU BLOG VENHO MAIS UMA VEZ ESCLARECER, O MEU BLOG E A MINHA PESSOA VEM SOFRENDO TENTATIVAS DE DESMORALIZAÇÃO POR ALGUMAS PESSOAS, O BLOG TEM FEITO MUITA INVEJA E TIRADO MUITO SOSSEGO DE PESSOAS QUE SABE QUE O MEU BLOG TEM UM PESO, POIS É MUITO ACESSADO ISSO PERTURBA OS INTERESSES DE ALGUNS.

NÃO É DE HOJE QUE O JORNALISTA E AGORA BLOGUEIRO WENDELL CÃMARA, TENTA TIRA A CREDIBILIDADE E A CONFIANÇA DO MEU BLOG.

QUANDO O SEU IRMÃO AINDA DISPUTAVA A VAGA DE VICE NA CHAPA DA OPOSIÇÃO, O JORNALISTA WENDELL CÂMARA, ME LIGOU PRA TIRA DO AR UMA MATÉRIA AONDE O SEU IRMÃO, SE DIZIA ESTA A DISPOSIÇÃO PRA SER VICE DE  BETO ROQUE, COMO NÃO TIREI COLOCOU UMA NOTA DESFAZENDO O QUE SEU IRMÃO TINHA FEITO.

POR ESSE MOTIVO EU CORTEI RELAÇÕES COM SUA FAMÍLIA, EM SEU BLOG QUE SO É ACESSADO PELO O GRUPO DA OPOSIÇÃO É UM BLOG SO PRA O PERÍODO ELEITORAL. VEM ME AGREDIDO, PROVOCANDO TENTANDO ME DESMOLIZAR ME RIDICULARIZAR DIANTE A POPULAÇÃO  JANDAIRENSES.

JANDAÍRA QUEM É ESSE CIDADÃO QUE FICA NA MANSÃO DOS SEUS PAIS, EM SANTA RITA COM PISCINA EM FRENTE DO MAR NÃO VEM A NOSSA CIDADE, NÃO SABE O QUE ACONTECE EM JANDAÍRA É FICA NA SUA MANSÃO SO USANDO A INTERNET PRA ME ATACAR.

ASSIM É MUITO FÁCIL ATACAR A MEU BLOG, AO PREFEITO FABIO MARINHO O MELHOR PREFEITO DA HISTORIA DA CIDADE, A SELMO HOMEM LIMPO QUE NÃO FAZ PARTE DA LISTA DOS FICHAS SUJAS SERÁ O MELHOR PRA JANDAÍRA.

VEM PRA JANDAÍRA VEM ANDAR NOS DISTRITOS COMO O BLOG DO EURÍPEDES DIAS FAZ, NÃO FIQUE SO TOMANDO BANHO DE PISCINA, E MAR NÃO VEM FAZER O QUE EU FAÇO, O JORNALISTA FICA SO RECEBENDO INFORMAÇÃO POR CELULAR E EMAIL SEM SABER O QUE ACONTECE REALMENTE.

O MEU VOTO NÃO É DA SUA CONTA, MEU BLOG NÃO É POLITICO É UM BLOG QUE LEVA INFORMAÇÃO SOBRE TUDO. VC NÃO VEM A UM FEST MELÃO, UMA MOVIMENTAÇÃO POLITICA DO SEU GRUPO, VC NÃO VISITA AS FAMÍLIAS JANDAIRENSES E AINDA VEM COLOCAR EM XEQUE A MINHA CREDIBILIDADE, A MINHA MORAL, O MEU CARÁTER QUEM É O JORNALISTA E BLOGUEIRO WENDELL CÂMARA EM JANDAÍRA, AGORA DEIXE A MANSÃO E VEM ANDAR NAS RUAS DO MUNICÍPIO  AO MEU LADO PRA VC VER SE O POVO NÃO ME CONHECE PRA VC VER O CARINHO ADMIRAÇÃO O RESPEITO DO POVO COM O BLOGUEIRO EURÍPEDES DIAS.

OBRIGADO JANDAÍRA, OBRIGADO JANDAIRENSES PELO O CARINHO DE VCS, PEÇO DESCULPAS POR VCS TER QUE TA LENDO ESSA RESPOSTA, CONTINUE OLHANDO O BLOG QUE É O MELHOR DE JANDAÍRA O MAIS ACESSADO, O MAIS CONHECIDO BLOG DE JANDAÍRA FORA DA NOSSA CIDADE E REGIÃO.

SO PRA NÃO ESQUECER JORNALISTA VEJA NO MEU BLOG, EU SOU PARCEIRO DE UM DOS PROGRAMAS DA TV TROPICAL A QUAL VC TRABALHOU, PORQUE VC NÃO FECHA UMA PARCERIA COM ELES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

SIM JORNALISTA WENDELL CÂMARA, O V QUE EU FAÇO NA FOTO É O V DE VITÓRIA DE SELMO, FABINHO, IRANILDO, NOSSOS VEREADORES, E DO POVO DE JANDAÍRA É 23 É NÓS!!!!!!

Nota em apoio do Blog Na Alça de Mira
Quero parabenizar o amigo Blogueiro pela coragem que tem e pela decisão tomada,você fez a escolha certa,o voto é democratico e você vota em quem quizer.Conheço todos eles e desde que começei a votar em 88 nunca dei um voto pra eles e sempre dei meu voto para os Bacurais.Me lembro que meu pai trabalhava tirando paralelepipedos para o pai do Jornalista e foi expulso pela mãe dele da casa deles só porque meu pai estava com uma camiseta com os dizeres:"Novos Ventos Novos Tempos"e sem dar uma palavra foi expulso.Sim foi lá receber o dinheiro que o prefeito na época Pai  do jornalista devia pra meu pai.Aí Hoje querem dar uma de bonzinhos eles são os verdadeiros Lobos em pele de Cordeiros.É meu amigo Euripedes eles tem que trabalhar muito pora fazer o irmão vereador.O povo ta cansado de promessas, mentiras e perseguições.E querer Justificar o Injustificado com essa de Criolo doido.!!!
Blog Na Alça de Mira.

Alcaçuz não recebe mais presos
Presídio foi interditado parcialmente por decisão judicial. Outras unidades também podem ser alvo
Paulo de Sousa
07/08/2012
A partir da próxima semana, a região metropolitana de Natal poderá ter três de seus principais presídios parcialmente interditados pelo juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais de Natal. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz estará proibida de receber novos apenados a partir de amanhã. Além do maior presídio do RN, o magistrado estuda a possibilidade de vetar o ingresso de presos na Cadeia Pública de Natal (Presídio Provisório Raimundo Nonato) e no Complexo Penal João Chaves, sobrando apenas a Penitenciária Estadual de Parnamirim. O secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Kércio Silva Pinto, declara que, caso isso aconteça, não sabe onde colocar os criminosos que venham a ser presos na Grande Natal, pois o sistema não tem como absorver a demanda. "Eles vão ter que ficar nas delegacias da Polícia Civil". O diretor de Polícia da Grande Natal, o delegado Albérico Noberto, por sua vez, adverte que a Polícia Civil "não tem condições e nem vai ficar comesses presos".

Pane elétrica provocou fechamento de pavilhão. Penitenciária está com capacidade para 620, mas abriga 900 presos. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press


Henrique Baltazar diz que a decisão de interditar parcialmente Alcaçuz já havia sido tomada desde a semana passada. A medida será tomada, segundo ele, porque a penitenciária está com cerca de 900 apenados, quando a sua capacidade foi reduzida para 620 vagas com o fechamento do pavilhão Rogério Coutinho Madruga. Esse setor, que dispõe de 420 vagas, está sem funcionamento há cerca de um mês devido a uma pane elétrica geral. A situação foi constatada após uma recente inspeção feita pelo magistrado no presídio. "A penitenciária está com um número excessivo de detentos e sem o funcionamento do pavilhão 5 está operando muito além de sua capacidade. Não posso permitir que novos presos ingressem na unidade sem que se caiba", comenta.

O juiz da VEP aguardava ainda que a Coordenação de Administração Penitenciária (Coape) lhe envie um relatório com o plano de reformas a serem executadas no pavilhão 5 de Alcaçuz. Essas informações serviriam para que Henrique Baltazar defina por quanto tempo a penitenciária ficará interditada. O prazo dado pelo magistrado para receber esses dados era até ontem e, até o fechamento desta matéria, nada havia sido enviado, segundo ele. Assim, amanhã ele anunciará o prazo pelo qual deverá perdurar a medida.

Na noite da última sexta-feira, oito presos conseguiram escapar de Alcaçuz. Segundo informações da Polícia, os detentos aproveitaram um momento de queda de energia e fugiram por um buraco no pavilhão 2. Em seguida, com o uso de uma corda improvisada, pularam a muralha externa entre as guaritas 3 e 4. Para Henrique Baltazar, o fato não influenciou na decisão de interditar o local. "Já havia decidido antes".

Panorama
Outros presídios que passaram por recente inspeção pelo titular da Vara de Execuções de Natal foram a Cadeia Pública de Natal e o Complexo Penal João Chaves. Sobre o primeiro, o juiz ressalta a situação caótica em que vive a unidade prisional. "Há tempos que os presos andam livremente dentro do presídio por causa de uma pane elétrica. Eu já recebi denúncias de que eles têm acesso a tudo. Algo tem de ser feito sobre isso".

A situação do João Chaves, segundo ele, também é insustentável por se tratar de uma unidade de regime semiaberto comportando 140 detentos em regime fechado. "Trata-se de uma situação até ilegal". Henrique Baltazar afirma que espera para esta semana o envio de relatórios da Coape sobre quais medidas serão tomadas para sanar as deficiências nessas duas unidades prisionais. Só então decidirá se decretará a interdição parcial dos dois presídios também. Ele ressalta ainda que é de responsabilidade da administração do sistema penitenciário, a partir de então, decidir para quais unidade prisionais serão enviados os presos da Grande Natal.
 jpaulosousa.rn@dabr.com.br
Brasil
Edição de terça-feira, 7 de agosto de 2012 
Preços da gasolina e diesel podem subir
Presidenta da Petrobras, Graça Foster, defendeu ontem novo reajuste dos combustíveis



Segundo Graça, defasagem já causou um prejuízo de R$ 1,3 bilhão. Foto: Alene Massuca/JCom/D.A Press
Rio de Janeiro - A presidenta da Petrobras, Graça Foster, defendeu ontem novo reajuste no preço da gasolina e do diesel no mercado interno. Como a estatal compra combustível com preço mais alto do que o de revenda, a defasagem de preços é um dos fatores responsáveis pelo prejuízo de R$ 1,3 bilhão da companhia no segundo trimestre deste ano.

Graça Foster assegurou que, "de forma sistemática", tem falado do problema com o Conselho de Administração da empresa. Formado por integrantes do governo federal, como os ministros de Minas e Energia e do Planejamento, o órgão recentemente autorizou aumentos de 8% da gasolina e de 4% do diesel. Esses reajustes devem puxar para cima os próximos balanços. Os ajustes, no entanto, não foram suficientes para garantir a paridade entre os preços externo e interno.

"Conversamos sobre o reajustamento de preços, sim, na busca de 100% da paridade", afirmou à Graça Foster à imprensa, após a apresentação dos resultados. "Tenho que acreditar sempre que haverá reajustes e demonstrar comfatos e dados que, periodicamente - não instantaneamente, porque a política é de médio e longo prazo, há necessidade de que façamos correções.

A presidenta da Petrobras também explicou que o resultado negativo da companhia - o primeiro nos últimos dez anos - reflete principalmente a depreciação do real em relação ao dólar e diz que o ideal para a companhia seria que a moeda estrangeira oscilasse entre R$ 1,95 e R$ 2. Como não há "bola de cristal para acertar nas previsões", declara que está "alerta às flutuações".