Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Adolescente é encontrado morto em estrada carroçável do Lagoa Azul

Vítima tinha marcas de disparos de arma de fogo e foi localizado por populares.

Por Redação
Foto: Daniel Morais / Portal BO
O corpo de um adolescente foi encontrado em uma estrada carroçável, no início da manhã desta quarta-feira (8). A vítima estava às margens da BR 101 Norte com várias marcas de disparos de arma de fogo. O corpo foi encontrado por populares que passavam no local e acionaram o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.
O ponto onde o adolescente foi deixado fica no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. Uma equipe do 4º Batalhão da Polícia Militar foi até lá e constatou que se tratava de uma vítima de homicídio. Com isso, o Instituto Técnico-Científico de Polícia também foi acionado para ir recolher o corpo.
O adolescente, que tem idade aproximada de 15 anos, estava sem nenhuma identificação e foi levado a sede do ITEP, na Ribeira. De acordo com o sargento Everaldo, do 4º BPM, ele foi assassinado com mais de oito tiros, que atingiram braços, tórax e cabeça. O corpo ainda se encontra no Instituto Técnico aguardando identificação.
 

Felipe Camarão é o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional

O Diário Oficial da União da última terça (7) publicou a Lei nº 12.701 de 6 de agosto de 2012. A lei é responsável por inscrever nomes da história e cultura nordestina, os heróis da Batalha de Guararapes, no Livro dos Heróis da Pátria. Esses nomes incluem Felipe Camarão, tornando-o o primeiro norte-riograndense considerado herói nacional.

Também serão inclusos no Livro dos Heróis da Pátria os seguintes nomes: João Fernandes Vieira, Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Antônio Dias Cardoso, além de Antônio Felipe Camarão. O livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Para conseguir esta inscrição dos Herois da Batalha de Guararapes como heróis nacionais, o professor e pesquisador Alcides Sales junto ao Coronel Reis, Assessor Parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Estado, que recebe a denominação histórica de Batalhão Felipe Camarão, precisaram procurar as três instâncias governamentais.

Em 2009 houve uma homenagem à Felipe Camarão com a Banda de Música da Brigada apresentando, pela primeira vez, o Dobrado Felipe Camarão composto pelo Cabo Jeferson. Após a apresentação e encontro com o professor, conseguiram, em 2009, tornar Felipe Camarão herói municipal. Em dezembro daquele ano o vereador Franklin Capistrano conseguiu a aprovação do seu projeto de lei.

Estimulado pela conquista, o Coronel Reis e o professor Alcides Soares, procuraram a Assembleia Legislativa para sugerir o projeto de lei que tornasse Felipe Camarão herói estadual. Em dezembro de 2010 o deputado estadual Hermano Moraes conseguiu também a aprovação do projeto. Logo, com a aprovação nas duas instâncias como herói reconhecido pelo governo, a procura de torná-lo herói nacional, Coronel Reis soube que Marcos Maciel, senador pelo Estado de Pernambuco, já estava com um projeto de lei, que pedia os Heróis da Batalha de Guararapes (que aconteceu na época do Brasil Colônia no Estado de Pernambuco), a ser debatido no Congresso.

Escrito o projeto de lei, os senadores aprovaram a inclusão dos nomes da Batalha de Guararapes no Livro dos Heróis da Pátria, tornando Felipe Camarão o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional, além das instâncias municipais e estaduais, junto aos demais heróis da Batalha de Guararapes, heróis nacionais.
Fonte:Tribuna do norte


Galinhos: comunidade faz apelo à Justiça
Instalação de parque eólico em plena área de dunas leva população a pedir reconsideração da liberação

Embora os tratores já preparem o terreno, a polêmica envolvendo a instalação do parque eólico Rei dos Ventos I no município de Galinhos, a 170 quilômetros de Natal, continua na via judicial. Representantes da comunidade, prefeitura municipal e Ministério Público Estadual se reuniram com a juíza Welma Menezes no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para fazer um apelo quanto à destruição da paisagem e do principal atrativo turístico da cidade. No fim de maio, quando o TJRN derrubou um efeito suspensivo que impedia a construção, as obras começaram a ser tocadas.

Contestado: tratores planam Duna do Capim para instalar Rei dos Ventos. Foto: Ascom/Divulgação


O MPE fez um pedido de reconsideração ao TJRN. O documento foi assinado pelo Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, para ser apreciado pelo tribunal. A polêmica gira em torno da área das Dunas do Capim, duna móvel que é considerada Área de Proteção Permanente (APP). Após duas audiências públicas e sem acordo entre o consórcio Brasventos e a comunidade, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), concedeu a licença de instalação ao empreendedor. O MP ajuizou uma ação civil pública pedindo a suspensão da licença, o que foi acatado inicialmente na Comarca de São Bento do Norte, e derrubado posteriormente pelo TJRN.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), que fez o parecer pedindo ao tribunal para suspender o efeito suspensivo, alega que o próprio Código Florestal abre a possibilidade de se construir em APP quando o empreendimento é voltado para a utilidade pública, no caso a geração de energia. "Entendemos que a questão é perfeitamente compatível com o desenvolvimento sustentável", afirma o procurador geral, Miguel Josino.

A promotora Rachel Germano, do Caop (Centro Operacional das Promotorias de Justiça) do Meio Ambiente, não questiona esse argumento, mas sim as circunstâncias nas quais a licença foi concedida. "Podem ocupar APP sim, porém a questão é: 'Em quê circunstâncias? Quando for o jeito'. Você tem que provar que o empreendimento tem de ser ali. Tem de provarque não existem opções. E isso não foi provado", explica Rachel Germano.

O Rei dos Ventos I engloba 35 aerogeradores. Na época da discussão, o Consórcio Brasventos chegou a oferecer a alternativa de realocamento para cinco equipamentos mais próximos da comunidade Galos, no entanto prefeitura e associações do município não concordaram. De acordo com a secretária de Turismo de Galinhos, Chesma Alves Marino, as manifestações da população não são contra os parques eólicos, e sim contra a localização do Rei dos Ventos I.

"De quatro anos para cá vivemos só do turismo. Foi quando começamos a fazer o trabalho de turismo de base comunitária. É uma perda tanto ambiental quanto social", afirma Chesma, que enaltece uma preocupação sobre o que vai acontecer depois da construção dos aerogeradores. "Hoje temos 40 pessoas da comunidade trabalhando na construção. Mas e depois? É uma perda tanto ambiental quanto social", reforça. De acordo com a secretária o turismo tem sido a principal fonte de renda da população.
 Felipe Gibson
felipegibson.rn@dabr.com.br
COMUNICADO OFICIAL Em nome do futuro PREFEITO...
Dyogo Nunes
COMUNICADO OFICIAL

Em nome do futuro PREFEITO NELINHO do VICE-PREFEITO LUIZ LUCAS e dos VEREADORES da Coligação “EMBARQUE NESSA MUDANÇA” como Coor
denador Geral da Campanha do Bacurau 15, gostaria de agradecer publicamente a demonstração de amor, carinho e sentimento de mudança que os Caiçarenses demonstraram no ultimo dia 5/8/2012, promovendo uma campanha limpa, ética e com coerência que iremos ser vitoriosos no dia 7/10/2012. PARABÉNS AO POVO, afinal vocês são os grandes responsáveis pelo êxito e dessa conquista.
Atenciosamente: Tertuliano Fidelix de Andrade

Parabéns ao Portal B.O.

Portal BO completa um ano de informações sobre a crônica policial do RN

Por Redação
Fotos: Arquivo / Portal BO
Nesta quarta-feira (8), o Portal BO completa 1 ano de atuação no Rio Grande Norte, levando diariamente notícias da crônica policial. Ao longo desse período, foram centenas de postagens para os internautas, sempre buscando a credibilidade e a precisão na informação, de forma a credenciar esse veículo como referência nesse segmento.
Apesar de explorar assuntos muitas vezes tristes e fortes, o Portal BO tem procurado manter um nível de respeito aos personagens das notícias, sejam vítimas ou acusados de crimes, bem como buscado contribuir com o desenvolvimento da segurança pública e sem esconder assuntos de interesse da população.
Desde o início, a equipe tem buscado cobrir matérias do cotidiano, direto nas cenas dos crimes, como foi feito em centenas de homicídios registrados nesse período ou em locais de assaltos, acidentes e demais ocorrências. Em 12 meses, o Portal BO conseguiu publicar conteúdos exclusivos e que, inclusive, tiveram destaque na mídia nacional.
Um exemplo disso foi o caso da estudante universitária Rhanna Diógenes, que teve o braço quebrado pelo jovem Rômulo Lemos durante uma festa em uma boate de Natal. Além disso, este veículo foi um dos primeiros no estado a explorar a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas cadeias do Rio Grande do Norte.
Publicamos matérias exclusivas sobre o assunto, detalhando a atuação da facção com documentos e arquivos que mostravam o grau de organização. Meses após essas primeiras matérias, Natal sofreu com atentados a ônibus atribuídos ao PCC, que passou a ser encarado com realidade pela sociedade potiguar.

 

Também em 1 ano, a equipe ouviu e reproduziu dramas enfrentados por usuários de drogas que caem na tentação do crime para manter o vício, conversou com vítimas de estupros, violência doméstica e denunciou crimes atribuídos à policiais ou agentes da segurança pública. Acompanhamos de perto a situação degradante e falta de estrutura em unidades prisionais, retratando, por exemplo, a superlotação e a insalubridade em cadeias.

 
Em um ano, contamos histórias, mas também ouvimos histórias. Uma delas é acessada quase que diariamente: a de Misael Pereira da Silva, o Maníaco da Bicicleta. Em entrevista exclusiva, dentro de Alcaçuz, ele contou ter se arrependido de abusar sexualmente 13 meninas e matar uma delas, sendo condenado a 90 anos de prisão.

 
Durante um ano, foram incontáveis casos de assassinatos e execuções bárbaras, sejam elas individuais ou em grupos, principalmente de jovens. Também relatamos e acompanhamos prisões de quadrilhas em ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e também a Guarda Municipal.

 
Cobrimos rebeliões direto das unidades nas quais elas foram registradas, fotografando cenas de violências por parte de presos. Além disso, acompanhamos de perto casos emblemáticos da crônica policial, como o julgamento da família Thies, acusada de matar a dona de casa Andreia Rosângela e, mais recente, o caso da morte de mãe e filha em uma casa de Nova Parnamirim.
Dia dos Pais deve movimentar R$ 810 milhões no e-commerce

 
O Dia dos Pais, data comemorativa que abre o segundo semestre do ano, deve movimentar aproximadamente R$ 810 milhões no comércio eletrônico este ano, de acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do setor, o que significaria um crescimento de 20% em cima do valor registrado em 2011.

Uma das características da data deve ser a preferência dos filhos em presentearem seus pais com produtos de maior valor agregado. As categorias de maior destaque do período devem ser informática, eletrônicos - de grande e pequeno porte, como televisores, MP3 players, câmeras digitais, barbeadores -, perfumes e acessórios automotivos. Dados da e-bit revelam que o tíquete médio deve ser mantido em torno de R$ 340.

O crescimento do e-commerce para a data também será superior ao registrado nos shoppings do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o crescimento será de 4% em relação a 2011, enquanto que o tíquete médio das compras deverá apontar R$ 90.

De acordo com Cris Rother, diretora de negócios da e-bit, as facilidades que o varejo eletrônico oferece beneficia o consumidor, que pretende continuar comprando pela internet. “De acordo com a pesquisa trimestral de intenção de compra no varejo, realizada pelo PROVAR, em parceria com a e-bit, 53,8% dos consumidores pretendem comprar no mundo offline no período de julho a setembro desse ano. Ao mesmo tempo, 86,7% pretendem comprar online no mesmo espaço de tempo. Ou seja, o e-commerce ganhou espaço onde o varejo físico perdeu. Esse comportamento engloba justamente a época de Dia dos Pais”, explica a Rother.

Cris Rother ainda faz uma recomendação. “É preciso que a compra seja programada, para que o crescimento no volume de pedidos para a data não seja um empecilho na hora da entrega dos produtos”.
Fonte Estado de Minas

Angústia -

 Garotinha de 13 anos está desaparecida a mais de 10 dias em Alto do Rodrigues

Marília Gabriela 13 anos está desaparecida
Familiares desesperados procuram a garotinha, Marília Gabriela que está desaparecida há cerca de 10 dias.

O Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues pede a quem tiver qualquer informação de Gabriela (conhecida por Dêda) informar o mais rápido possível.

Dêda tem 13 anos de idade e é filha de Adna, conhecida por Adinha, e neta de Maria de Ademir.

Qualquer informação pode ser feita pelos telefones 
(84) 3523-2214 (delegacia), (84) 3523-2297 (Conselho Tutelar) e (84) 3523-2227 (secretaria de Assistência Social)


Sargento Sidney e equipe com o infrator
Numa operação bem sucedida, a equipe do Sargento Sidney, composta pelos soldados Josivan e Marck, conseguiu em tempo recorde prender o suposto arrombador e recuperar os objetos que haviam sido levados da Escola Estadual Olimpia Teixeira, localizada na rua dos Lírios, no centro de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte.
O arrombamento seguido de roubo ocorreu por volta das 2h da madrugada desta terça-feira(7), tendo sido levado 01 notebook da marca CCE, 02 aparelhos de som micro system phillipes e leonox, 01 aparelho de DVD phillipes. 02 pen driver e 01 bolsa do projetor multimídia, além de material de expediente diversos e algumas chaves de salas de aula da escola que teve os armários, portas e paredes da direção pichados.
Ao iniciar diligência o Sargento Sidney e os soldados Josivan e Marck a equipe se deparou com o homem conhecido como Janielson da Silva dos Anjos, mais conhecido no mundo do crime por “Bonecão” que responde por vários arrombamentos a residências e também é conhecido por vender droga na cidade.
Segundo informações da polícia, Bonecão já responde pela prática de um assalto a uma turista de Brasília, assalto ocorrido no mês de dezembro de 2011 na Praia da Xêpa. Quando abordado pelos policiais, Bonecão logo assumiu o delito e informou que o material do arrombamento estava enterrado em um terreno atrás da Escola Ana Ribeiro, próximo ao local do crime.
Juntamente com os policiais foi conduzido ao local onde o material estava e o mesmo desenterrou os objetos que estavam divididos em dois buracos.
Nesse momento foi dada voz de prisão e conduzido o acusado para a DP de Touros onde foi feito o flagrante e colocado a disposição da justiça. Com a prisão de Bonecão a polícia espera elucidar outro crimes, ocorridos em São Miguel do Gostoso.
Fonte: PM de São Miguel do Gostoso