Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tráfico de drogas faz mais uma vítima em Felipe Camarão

Jovem foi morto em boca de fumo, na noite desta quinta-feira.

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa
O bairro de Felipe Camarão, localizado na zona Oeste de Natal, viveu mais uma noite de violência promovida pela guerra entre traficantes e usuários. A vítima desta vez foi o vendedor de frutas, de 22 anos, Vanderson Diego. O crime aconteceu por volta das 18 horas, na rua Luzia Martins, no momento que Vanderson chegava em uma residência suspeita de ser uma boca de fumo.
De acordo com os policiais do 9º Batalhão, o jovem foi vítima de uma ação rápida e planejada por executores do tráfico de drogas que impera naquele local.
No cenário do assassinato uma cena chocou a todos. O pai de Vanderson ficou o tempo inteiro até a chegado dos peritos do ITEP ao lado do corpo do filho. O homem identificado apenas por Batista, disse que o filho foi morto por alguém que tentou vender drogas para o rapaz.
“Eu sei que quem fez isso com meu filho foi alguém que estava nesta casa. O meu rapaz não era bandido era trabalhador e não merecia ter terminado assim”, desabafou.
Uma equipe do 9º Batalhão esteve no local para fazer o isolamento do corpo de Vanderson e logo depois os policiais da delegacia de plantão zona Sul também chegaram. Com a perícia feita no corpo da vítima, ficou constatado que Vanderson foi morto com três tiros no tórax e não teve tempo de fugir. O caso será investigado no 14º dsitrito policial. 

Jovem ameaçado de morte é preso com pistola em São Gonçalo

Irmão do acusado e o padrasto também foram detidos para averiguação.

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa
Policiais civis do município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, detiveram na noite desta quinta-feira (9), três pessoas da mesma família acusadas de comandar uma boca de fumo na comunidade de Serrada, distrito da cidade. De acordo com o agente Fernandes Silva, chefe de investigação da delegacia, a residência estava sendo monitorada há 60 dias e existia a suspeita que lá funcionava uma venda de entorpecentes.
Uma equipe de seis policiais foi até ao local e constatou que havia indícios do crime, mas não foram encontradas drogas em grande quantidade. “Quando chegamos à casa, logo na sala vimos em cima da mesa seis trouxinhas de maconha e um prato com um produto de aparência duvidosa. Em outro cômodo nosso pessoal encontrou uma pistola 380 e várias munições, inclusive de outro tipo de arma”, relatou.
Os irmãos Lucianderson Alves, de 19 anos, Guíbson da Silva, de 18 anos, e o padrasto dos dois, José Alves Neto, de 45 anos, foram conduzidos até a Delegacia de Plantão da Zona Sul para prestar esclarecimentos acerca do flagrante.
Lucianderson, um dos acusados, conversou com a reportagem do Portal BO e assumiu que a arma e as drogas eram dele. “O meu irmão e o meu padrasto não tem nada haver com isso. Eu sou viciado em drogas e comprei essa arma para em defender pois tenho vários inimigos”, disse.
O jovem foi autudado por porte ilegal de armas e os outros suspeitos liberados após realizarem uma declaração ao delegado de plantão.
Policiais militares do 4° BPM impediram que uma mãe arremessasse seus três filhos – um de colo, e outros dois de 3 e 5 anos – de cima da ponte Newton Navarro, na noite dessa quinta-feira (9).
De acordo com o oficial de operações do 4° BPM, a mulher foi denunciada pela avó das crianças. “Assim que recebemos a denúncia uma de nossas viaturas foi até o local e localizou ela ainda subindo a ponte”.
O oficial ainda revelou que ao ser abordada, a mulher afirmou ser dependente química e confessou a intensão de matar as crianças.
Mãe, filhos e avó foram levados para a delegacia de plantão Zona Norte e lá firmado um Termo de Guarda Provisória das crianças para a avó delas; mãe das crianças acabou solta.
Fonte: nominuto.com
Justiça eleitoral aperta o cerco contra propaganda irregular
O TRE reuniu ontem candidatos e representantes de partidos políticos para tirar dúvidas

A Justiça Eleitoral apertou o cerco contra propaganda irregular de candidatos, exceto rádio e televisão, que são gratuitas. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) realizou no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, em Morro Branco, uma reunião tira-dúvidas destinada aos candidatos, partidos políticos, representantes de coligações, assessores jurídicos de campanha e advogados. A reunião foi conduzida pela juíza da propaganda Maria Neíze Fernandes de Andrade, e pelo promotor da 3ª Zona Eleitoral, Giovanni Diógenes Paiva. O evento também contou com a participação da Polícia Militar.

Juiza Maria Neize explicou o que pode e o que não pode na campanha eleitoral. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press


Essa foi a forma que o Tribunal Eleitoral potiguar encontrou para minimizar as dúvidas que sempre ocorrem na época das eleições, e que frequentemente congestionam as linhas telefônicas do TRE. Fazer um evento assim foi uma decisão solicitada pelos próprios partidos e assessores políticos, durante espaço que foi dado à 3ª Zona Eleitoral na semana passada em um evento sobre plano de mídia. No evento, a juíza Neíze Fernandes deu orientações a representantes dos partidos e coligações sobre propaganda, com base no que tem sido constatado pelas equipes de fiscalização.

Uso de carros de som, alto falantes e paredões de som pelas coligações, camisetas e bonés, sonorização física e distribuição de brindes foram os assuntos que mais provocaram dúvidas. Alguns representantes criticaram o excesso de restrições impostas na legislação, baseada na Resolução 23.370/2011, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Não é que a justiça esteja mais rígida esse ano. Eu entendo que existe um equilíbrio entre o que pode e o que não pode ser feito pelos candidatos e coligações. Muita coisa é permitida, enquanto outras são proibidas. Não vejo que existam mais proibições do que permissões. Ou seja, na legislação há mais 'pode' do que 'não pode' fazer isso ou aquilo", argumentou a juíza Maria Neíze.

"Conforme informações que recebi, sentimos a necessidade de promover esse encontro para tirar dúvidas. Aproveitamos a propaganda eleitoral para também falar sobre poder de polícia. Infelizmente veio pouca gente. Quando a justiça se dispõe a tirar dúvidas e esclarecer, os partidos e candidatos não comparecem em grande número, como deveriam comparecer. Espero que até o final da manhã esse auditório esteja cheio", destacou o corregedor e vice-presidente do TRE, desembargador Vivaldo Pinheiro. A previsão do desembargador não ocorreu. Natal tem 480 candidatos a vereador e seis a prefeito. No auditório, havia aproximadamente 80 pessoas.

Policiamento
Durante o evento do TRE, a Polícia Militar pediu aos partidos que solicitem reforço policial para os eventos e showmícios com antecedência. "Eles precisam nos informar onde serão as caminhadas, onde serão as carreatas, até para que tenhamos tempo de informar às autoridades de trânsito para fazer desvios sem prejudicar o fluxo de pessoas da cidade, tanto na área urbana quanto na área rodoviária", disse o coronel Alarico Azevedo, subcomandante de Policiamento Metropolitano(CPM).

A polícia também está fiscalizando a propaganda irregular. "Estaremos em todos os 1.578 locais de votação. Policiamento ostensivo fardado. Até lá também estamos atuando, com a Justiça Eleitoral, acompanhando os técnicos. Se algum representante de partido ou coligação infringir em crime, poderá ser até levado à delegacia. Claro, tudo feito de acordo com o código eleitoral vigente", explicou o coronel.

Ainda durante a reunião da justiça eleitoral com representantes dos candidatos, a juíza Maria Neíze falou sobre o poder de polícia, que se restringe às providências para inibir práticas ilegais, vedada a censura prévia sobre o teor dos programas e matérias jornalísticas a serem exibidas na televisão e no rádio, internet e imprensa escrita.
Três municípios do RN têm apenas um candidato
Em Viçosa, o candidato Toinho do Miragem já foi prefeito duas vezes
"Depois de nós, é a gente de novo". Essa é a filosofia de alternância de poder em pelo menos três municípios do Rio Grande do Norte, nos quais as forças de oposição foram extintas. Em Viçosa, Coronel João Pessoa e João Dias, a eleição tem conotação plebiscitária. Os municípios, que coincidentemente estão todos localizados na Região oeste do Estado, têm apenas um candidato cada à Prefeitura. Eles já entram no pleito com a certeza da vitória.

Duas vezes prefeito de Viçosa, Toinho do Miragem volta como candidato único. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação


Em Viçosa, o candidato único a prefeito é Antônio Gomes de Amorim, o Toinho do Miragem, do Partido Progressista. Com 53 anos, ele tem ensino superior completo e é empresário. A coligação de Toinho, denominada "Unidos pela Paz", engloba PP, PT, PTB, PMDB, DEM e PSB. O candidato é apoiado pela atual prefeita, Maria José de Oliveira (PTB).

O município passa por uma nova fase do revezamento que funciona há pelo menos quatro eleições consecutivas. O candidato geriu o município de 1997 a 2004. Como não poderia disputar um terceiro mandato consecutivo, lançou a atual prefeita, Maria José de Oliveira (PTB), que foi eleita em 2004 e reeleita em 2008. Agora, ele volta como candidato apoiado por ela.

A única força de oposição que ainda existia na cidade era o PT, que decidiu se unir ao grupo de Toinho neste pleito. Na Câmara Municipal de Viçosa, não há vereadores de oposição. Os nove parlamentares que compõem a Casa apoiam a atual gestão e votam no candidato da prefeita. Os 15 candidatos a vereador também são da base governista.

No município de Coronel João Pessoa, o candidato único é o prefeito Francisco Alves da Costa, o Pachica, do Partido Progressista. Com 60 anos, o gestor conseguiu acabar com o grupo oposicionista. A coligação "Coronel em Boas Mãos" é formada por PP, PMDB, PR, DEM e PSB. Essa é a primeira eleição em que a cidade só terá um candidato ao cargo.

O grupo de oposição era liderado pela ex-prefeita Ana Cristina (DEM). No entanto, seu partido aderiu ao prefeito e ela saiu da cidade. O irmão da ex-gestora, Júnior Maia (DEM), é vereador na cidade e apóia atual gestão, que tem unanimidade da Câmara. Estão registradas 15 candidaturas ao legislativo municipal para as eleições deste ano. Todos os concorrentes apoiam o prefeito.

Na cidade João Dias, o único prefeitável, Gerlandio Luiz da Silva, conhecido como Girlano, filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN) concorrerá ao pleito pela primeira vez. Ele exercia um cargo comissionado de apoio técnico na Secretaria de Obras da cidade. Apesar de não ter nem o ensino fundamental completo, Girlano, que tem 32 anos, provavelmente administrará a cidade.

O candidato único de João Dias é apoiado pelo prefeito Paulo de Tarso Veríssimo (PSB). A coligação "União, Trabalho e Paz" reuniu, além do PMN, os apoios de PSB, DEM, PMDB e PP. A Câmara integra, em sua totalidade, o sistema do prefeito. Estão registradas 15 candidaturas a vereador. Todas elas ligadas à única opção da majoritária no município.

Apesar de os prefeitáveis de Viçosa, Coronel João Pessoa e João Dias não terem adversários, só poderão se considerar prefeitos quando as urnas forem abertas. Ainda há possibilidade de derrota delas. Em casos de candidatos únicos, caso o número de votos nulos supere os sufrágios válidos, uma nova eleição é marcada. Para isso acontecer, o número de eleitores que optam pelo nulo deve somar 51% do total.