Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Juiz suspeita que grupo de extermínio esteja matando adolescentes infratores

Segundo Homero Lechner, a situação é resultado direto da falta de condições para o cumprimento das medidas socioeducativas.

O juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, Homero Lechner, revelou nesta quinta-feira, 30, uma suspeita que vem preocupando o Poder Judiciário do Estado: há fortes indícios da atuação de um grupo de extermínio de adolescentes, que praticaram atos infracionais.
Segundo o magistrado, a situação é resultado direto da falta de condições, no âmbito dos poderes estadual e municipal, para o cumprimento das medidas socioeducativas.
Desta forma, segundo o juiz, quando um adolescente, que pratica um ato equivalente ao homicídio é deixado livre – por causa da falta de estrutura física dos centros de internamento – uma solução 'paralela' tem sido buscada pelo que o magistrado define como 'milícias'.
“Temos relatos recentes de encapuzados que invadiram uma casa bem tarde da noite. Ora, polícia só cumpre mandado durante o dia e eles chegaram chutando a porta da residência e ainda atiraram no animal de estimação da família por não terem encontrado o adolescente infrator”, diz o juiz, enquanto destaca a existência de vários atestados de óbitos que, estranhamente, são relacionados a processos que passaram pela 3ª Vara.
De acordo com Homero, esse alerta é ainda mais preocupante pelo fato de que retrata uma realidade apenas dos processos da 3ª Vara. “Muitos não denunciam e há muitos outros ligados a outras Varas, por exemplo”, conclui o magistrado.
*Fonte: TJRN

Menores infratores poderão ficar em liberdade

E quando é determinação judicial a solução é cumprir. Com a interdição definitiva do Centro Educacional Pitimbu (Ceduc), publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (30), os menores infratores que forem apreendidos a partir de agora devem ser encaminhados para uma das outras duas unidades do Rio Grande do Norte, em Mossoró ou em Caicó.
O problema é que se, por acaso, não houver vagas a solução será deixar os menores infratores em liberdade. “É o que determina a lei”, diz Ilná Rosado, juíza da Vara da Infância e Juventude de Parnamirim 
Do:Portal B.O.

17 presos estavam prontos para fugir da Penitenciária de Alcaçuz, no RN

Pelo menos 17 homens estavam em dois túneis cavados no Pavilhão 1.
Após descoberta dos tunéis, detentos iniciaram motim na unidade prisional.

Ricardo Araújo Do G1 RN
Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no RN (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Passava do meio-dia desta sexta-feira (31), quando chegou à direção da Penintenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, RN, a informação de que presos estavam cavando tunéis para fugir. Os agentes penitenciários receberam um alerta de que os presos tentavam fugir e quando observaram a movimentação na quadra esportiva do pavilhão, identificaram dois tunéis abertos. Nenhum dos detentos, porém, conseguiu fugir.
Ao notarem a presença dos agentes, os detentos iniciaram um motim. Na tentativa de dispersar os agentes, os presos começaram a jogar pedras e foram revidados com disparos de balas de borracha. Enquanto uns atiravam pedras, outros tampavam os tunéis abertos com a própria areia anteriormente retirada, com pedaços da estrutura de concreto do piso da quadra e também com água. Os apenados também destruíram parte da estrutura de concreto do pavilhão e atearam fogo a colchões e lençóis.
A primeira tentativa de entrada dos agentes penitenciários no Pavilhão 1 foi frustrada. Os detentos amarraram a grade de acesso ao interior do local com cordas e pedaços de barra de ferro. Foi preciso, então, solicitar auxílio ao Grupo de Operações Especiais (GOE), compostos por agentes penitenciários treinados para situações de risco. Pouco tempo depois de chegaram ao Pavilhão 1, utilizando bombas de efeito moral e balas de borracha, conseguiram controlar o motim. Nenhum preso ou agente ficou ferido.
Controlada a confusão, uma ambulância do Samu foi chamada pela direção da unidade para atender o detento Sebastião Raimundo Fontes, que teve um ataque epilético durante o tumulto. De acordo com Dinorá Simas, diretora da penitenciária, 17 homens estavam prontos para fugir. "Nós identificamos que 10 presos estavam em dos tunéis e outros sete no outro buraco", confirmou. O pavilhão ocupado pelos homens tem capacidade para 150 detentos e hoje abriga 250 apenados.
Dinorá Simas, diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz/RN (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Dinorá Simas, diretora  (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Segundo detalhamento de Dinorá Simas, os tunéis começavam na quadra onde os detentos tomam banho de sol e partiam para a área interna da penitenciária. "Quando eles chegassem no pátio, iriam utilizar uma Teresa (corda feita com lençóis) para pular o muro e fugir", relatou a diretora. Ela ressaltou que o motim ocorreu numa hora diferente das que os agentes penitenciários estão acostumados. "Geralmente as tentativas de fuga ocorrem no final da tarde, na madrugada", comentou Dinorá Simas.
Sem detalhar quantos homens participaram ativamente da tentativa, a direção da unidade afirmou que pelo menos 15 eram tidos como suspeitos e serão ouvidos para esclarecer o caso. Ainda na tarde desta sexta-feira (31), eles foram retirados do Pavilhão 1 e encaminhados ao Setor de Adaptação, também conhecido como "chapa". Dinorá Simas afirmou que o Pavilhão 1 de Alcaçuz é o maior e o mais problemático da unidade. "Lá nós temos homicidas, latrocidas, traficantes. São bastante perigosos", afirmou.
Após o motim, os agentes penitenciários recolheram do pavilhão cerca de 30 televisores e pelo menos 15 aparelhos de som. "Temos que organizar o pavilhão. A televisão é uma concessão nossa. Mas o ideal é ter uma por cela e os aparelhos de som serão banidos", destacou Dinorá. O Pavilhão 1 de Alcaçuz é composto por 30 celas divididas em dois pavimentos.

Governo abre licitação para obra da transposição do São Francisco no CE

Governo do estado assinou ordem de serviço nesta sexta-feira (31).
Obra havia parado após auditoria para investigar contrato com a Delta.

Do G1 CE
Obra no eixo leste da transposição do São Francisco, que corta o município de Floresta, no Sertão de Pernambuco (Foto: Luna Markman/G1 PE) 
Obra do canal que fará a transposição em Mauriri
estava parada desde junho (Foto: Arquivo G1)
O governo do estado do Ceará assinou nesta sexta-feira (31) a ordem de serviço do lote 5 das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, na cidade de Mauriti, no interior do estado. Segundo o governo do estado, mil vagas estão abertas para os operários da obra, priorizando trabalhadores das cidades de Jati, Brejo Santo e Mauriti. O Ministério da Integração publicou edital com abertura de licitação neste mês. Até novembro, segundo o Ministério da Integração, Até o novembro deverão ocorrer outras quatro licitações, com o valor aproximado de R$ 1,9 bilhões.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou a informar que as obras da Transposição do Rio São Francisco em Mauriti iriam recomeçar em setembro. Os editais de licitação para contratação da empresa responsável serão publicados até novembro, segundo o Ministério da Integração. O texto foi corrigido às 19h46)
A assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "O início de construção desse lote nos dá a certeza de que iremos cumprir o prazo de terminar obras civis até o fim de 2014", afirmou o ministro.
As obras no lote 5 da obra estão paradas desde junho deste ano, quando o Ministério da Integração e Controladoria da União iniciaram uma auditoria para investigar a possibilidade de irregularidades feita pela empresa responsável, a Delta, ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira. Cachoeira foi preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás.
O resultado da auditoria no contrato da obra não foi divulgado pelo Ministério da Integração.
A obra
A obra de transposição do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. A previsão é de levará água a doze milhões de pessoas que vivem em regiões de seca em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.
O projeto foi dividido em 14 lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.
Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água.

População ignora riscos e transforma baleia morta no RN em ponto turístico

Jubarte apareceu morta e encalhou na Praia de Caraúbas neste quinta.
Sem temer contaminação, pessoas tiram pedaços do animal para consumo.

Do G1 RN
Baleia morta atrai curiosos na praia de Caraúbas, litoral Norte potiguar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Baleia morta atrai curiosos à praia de Caraúbas,
litoral potiguar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O corpo da baleia jubarte que encalhou na tarde desta quinta-feira (30) na praia de Caraúbas, no litoral Norte potiguar, virou atração e vem atraindo a atenção de moradores locais e visitantes. Dezenas de pessoas já foram ao encontro do mamífero para tirar fotos e gravar vídeos. Apesar do avançado estado de decomposição, alguns ignoraram o mal cheiro e a carne podre e se arriscaram escalando o dorso do animal.
Contudo, segundo o proprietário da pousada Enseada dos Saveiros, o músico Maurício Kosima, não são apenas as imagens e a lembrança de terem se aproximado de um animal tão grande (mais de oito metros) que os curiosos estão levando pra casa. “Tem muita gente que está tirando pedaços da carne do animal pra comer”, disse ele, alertando para a possibilidade de as pessoas pegarem algum tipo de doença.
A preocupação de Maurício faz sentido. Segundo especialistas consultados pelo G1, carne estragada pode causar doenças graves e, em alguns casos, até a morte. A veterinária Cláudia Evangelista ressaltou que as crianças, principalmente, podem sofrer problemas graves em razão do mecanismo de defesa ser mais baixo que o dos adultos. “Os efeitos vão desde uma febre às perdas hídricas”, esclareceu, se referindo à desidratação provocada por vômitos e diarreia.
Abióloga Tais de Godoy, coordenadora técnica do Programa de Mamíferos Marinhos da Reserva Ecológica Atol das Rocas/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), também fez o alerta: “Em razão da possibilidade do contágio de doenças, em hipótese alguma a carne da baleia morta poderá ser utilizada para consumo humano”.
Ainda de acordo com o proprietário da pousada, a carcaça da baleia vai amanhecer mais um dias nas areias da praia de Caraúbas. O enterro do animal só vai acontecer quando a maré baixar. Segundo a Marinha do Brasil, a tábua de maré mostra que a baixamar deste sábado na costa potiguar acontece às 10h34.
 

Homem atira mais de 10 vezes contra ex-presidiário no bairro Nazaré, mas vítima sobrevive ao atentado


Adenilson Ferreira sofreu três tiros, mas sobreviveu ao atentado. Foto: Sérgio Costa
Um homem identificado como Adenilson Ferreira do Vale, de 20 anos, foi vítima de um atentado, na tarde desta quinta-feira (30), no bairro de Nazaré, na zona Oeste de Natal. A vítima é um ex-presidiário e, de acordo com a polícia, pode ter sofrido algum de um acerto de contas.
Por volta das 16h, Adenilson estava na rua Leopoldo Bretano, quando foi surpreendido por um homem não identificado. O criminoso efetuou mais de 10 disparos contra a vítima, que foi atingida por três tidos. Em seguida, o acusado fugiu com destino ignorado e Adenilson foi socorrido por populares e sobreviveu ao atentado.
As polícias Militar e Civil foram acionadas e se deslocaram para o local. O delegado Matias Laurentino esteve na rua Leopoldo Barbosa e conversou com a reportagem do Portal BO. Ele informou que o crime tem características de acerto de contas pelo tráfico de drogas, no entanto, somente após a recuperação da vítima será possível colher mais detalhes.
O delegado conseguiu apurar, contudo, que o irmão de Adenilson, um homem identificado apenas pelo apelido de Careca, também sofreu uma tentativa de homicídio na semana passada. Policiais militares realizaram diligências no bairro de Nazaré, mas não encontraram nenhum suspeito.

Fonte: Portal BO

Sem meias palavras

ESTE BLOGUEIRO TOMOU CONHECIMENTO QUE PESSOAS SEM CARATER ESTÃO TENTANDO A TODO CUSTO QUE O VEREADOR BAMBÃO NÃO SEJA  REELEITO TENTANDO COMPRAR VOTOS QUE ELE JÁ CONQUISTOU,ATÉ RASGAR FOTOS SUAS EM RESIDENCIAS NO MUNICIPIO JÁ RASGARAM,SÓ UM AVISO À ESTAS PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO ISSSO,NÃO É ASSIM QUE SE FAZ POLITICA,TRABALHE COMO ELE TRABALHOU E CONTINUA TRABALHANDO PARA SEU POVO. BAMBÃO VAI SE REELEGER SIM E COM UMA EXPRESSIVA VOTAÇÃO.PORQUE ELE É DO BEM E NÃO FAZ POLITICA DESSE JEITO.TENTANDO ENGANAR O POVO.UM HOMEM QUE TEM TRES MANDATOS DE VEREADOR FOI PRESIDENTE DA CÂMARA POR QUATRO ANOS,ELEITO PELOS NOVES VEREADORES,TAL FATO NUNCA VISTO NA HISTÓRIA POLITICA DE JANDAÍRA.TODOS OS PROJETOS ENVIADOS PELO EXECULTIVO APROVADOS.E RESIDE EM JANDAÍRA NÃO VEM AQUI SÓ EM ÉPOCA DE CAMPANHA NÃO.BAMBÃO UM HOMEM DE AÇÃO DE PALAVRA E DECISÃO.
 Por:Célio Lima(blog na alça de mira)

RN é o sexto maior estado do Nordeste em número de habitantes

População do Rio Grande do Norte é de 3.228.198 habitantes.
Em relação ao demais estados, o RN tem a 16ª menor população.

Do G1 RN
O Rio Grande do Norte ocupa a sexta posição entre os estados da Região Nordeste em termos populacionais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (31), a previsão da população do estado potiguar no dia 1º de julho foi de 3.228.198 habitantes.
Comparados com os resultados obtidos nacionalmente, o estado tem a 16ª maior população. Em 2011, a estimativa da população residente no mesmo período era de 3.198.572 habitantes. Entre o ano passado e este ano, a população do Rio Grande do Norte cresceu em 29.626 moradores.
De acordo com o analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/RN), Ivanilton Oliveira, os dados obedecem a taxa de crescimento populacional/geométrico de cada unidade federativa. "Há uma redução da taxa do crescimento populacional em nível nacional. Este estudo é usado como parâmetro para definição da distriuição das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", analisou Ivanilton.
Veja abaixo os estados com as maiores populações no Brasil.
população residente
Classificação Estado População
1 São Paulo 41.901.219
2 Minas Gerais 19.855.332
3 Rio de Janeiro 16.231.365
4 Bahia 14.175.341
5 Rio Grande do Sul 10.770.603
6 Paraná 10.577.755
7 Pernambuco 8.931.028
8 Ceará 8.606.005
9 Pará 7.792.561
10 Maranhão 6.714.314
11 Santa Catarina 6.383.286
12 Goiás 6.154.996
13 Paraíba 3.815.171
14 Amazonas 3.590.985
15 Espírito Santo 3.578.067
16 Rio Grande do Norte 3.228.198
17 Alagoas 3.165.472
18 Piauí 3.160.748
19 Mato Grosso 3.115.336
20 Distrito Federal 2.648.532
21 Mato Grosso do Sul 2.505.088
22 Sergipe 2.110.867
23 Rondônia 1.590.011
24 Tocantins 1.417.694
25 Acre 758.786
26 Amapá 698.602
27 Roraima 469.524

Terror
 Elementos Armados invadem
Guamaré para cometer assalto
A PM desconfia que o alvo dos bandidos era o Banco do Brasil. O fato aconteceu por volta das 02h00min da madrugada desta quinta (30) na cidade de Guamaré.

Tenente QOPM Silva Neto e Subtenente PM  Carlos "Na batalha"
Ação - Uma quadrilha composta com vários homens encapuzados, usando luvas, roupas pretas, e armados de fuzis e pistolas agiu com em Guamaré. Todo terreno foi preparado para a ação criminosa; os bandidos espalharam grampos na pista nas proximidades da comunidade de Baixa do meio, na COHAB e também na estrada do óleo que dá acesso a cidade de Guamaré.

Dois carros com vários homens chegaram a Rua Noé Nunes da Silveira, bem no centro da cidade, se depararam com uma viatura da guarda municipal que fazia a ronda ostensiva, daí os guardas desconfiaram e se aproximaram com o intuito de identificar os carros suspeitos, porém foram surpreendidos pelo o grupo que efetuou vários disparos em direção a viatura, momento este, que os Guardas Municipais saíram do local se defendendo dos tiros e  pediram apoio a policia militar.
Policiamento de Macau e João Câmara estiveram 
desde as primeiras horas da manhã trabalhando na região em busca
 de informações que levassem aos indivíduos
Enquanto isso:
Grampos pontiagudos colocados pela quadrilha na pista
 O bando fez de refém o vigia patrimonial noturno que viveu momentos de tensão dentro do carro dos bandidos, ele foi solto na fuga no distrito de Salina da Cruz a 3 km da sede do município.

Preocupados, os bandidos iniciaram uma perseguição à viatura da guarda municipal. Fugindo da fúria da quadrilha, o carro da guarda  adentrou na orla do Rio Aratuá, subiu o canteiro parou dentro do mangue, e amedrontados temendo uma execução os homens da Guarda Municipal,  que não quiseram seus nomes divulgados, saíram da viatura correram de mangue a dentro e se esconderam dentro da água salgada e folhagem enquanto chegava o reforço policial, os bandidos continuaram atirando com armas de calibre 380 e 12.

 Quando o subtenente Luiz Carlos de Souza saiu de Baixa do Meio em seu carro para dá apoio a guarnição, ao entrar na RN 401, ele foi surpreendido com os grampos pontiagudos na pista, tendo os quatros pneus furados, os policias, Sargento Dimas e o soldado Calisto deram apoio ao responsável pelo o destacamento de Guamaré e foram atender a ocorrência. 

No mesmo momento a viatura do GTO de Macau também teve os pneus furados ao entrar na RN 221, outra viatura deu apoio ao Grupo Tático de Operações. Fato este que os bandidos ganharam tempo e fugiram, desistido de persistir na ação. A Polícia desconfia que a desistência do assalto fosse temendo um confronto com a Polícia, haja visto que numa ação desta natureza na área da 1ª CIPM  a possibilidade de uma troca de tiro e morte de bandidos é inevitável.

Viatura da GM alvejada pelos bandidos

Lembrando que os Guardas municipais saíram do mangue após a chegada da PM, isso por volta das 5h da manhã quando se sentiram seguros da proteção policial, apesar dos momentos de pânico eles estão bem. Segundo o Subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento de Guamaré, os acusados fugiram em dois veículos, mas diante da filmagem das câmaras, há um terceiro carro suspeito. As câmeras de segurança de comércios e da orla registraram toda a ação do bando na madrugada de ontem em Guamaré, com isso talvez facilite pra polícia a identificação dos elementos.

Major Fernandes não descansará enquanto não localizara quadrilha
 O Major Fernandes determinou que os policiais realizassem buscas nos locais suspeitos de esconderijos pela região. 1º Tenente Silva Neto responsável pelo policiamento desde as primeiras horas da manhã já fez toda varredura na região em busca de pistas sobre a quadrilha. O Major Fernandes enviou policiamento extra para a cidade de guamaré para garantir mais segurança a população, já  que a população ainda se encontra assustada.
 NOTA DO BLOG: Ressaltamos que o bandido só terá sua vida preservada enquanto não coloca a vida do policial ou qualquer outra pessoa civil em risco. Perante a lei no Brasil, temos que preservar a vida de ambas as partes “seja do delinquente ou da pessoa de bem”. Em caso de flagrante deve-se  recambiar a pessoa a Delegacia para os procedimentos legais, porém, em caso de resistência com troca de tiros, a preservação da vida do policial e da sociedade tem prioridade. Talvez este tenha sido o motivo o qual a quadrilha desistiu de enfrentar os policiais, também  por se encontrar na área da 1ª CIPM/Macau onde a polícia militar se dedica ao trabalho 24h, sair ilesos nesta situação não era fácil para a quadrilha. Fizeram bem em fugir! E se voltarem há riscos, melhor não arriscar.
Informações e fotos: Guamaré em Dia

Luto na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Um coronel da PM morreu na noite desta quinta-feira(30) durante os preparativos para uma partida de futebol na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.
O PM morreu por volta das 21h após sofrer um ataque fulminante.  O coronel Marcos Antonio Miranda de Medeiros, tinha 54 anos e estava há um ano e meio na reserva.
O coronel, segundo informações costumava jogar nas quintas-feiras uma partida de futebol com os amigos e se aquecia para entrar em campo quando sentiu uma forte dor no peito. Ele não chegou nem a entrar em campo, o infarto foi fulminante.

Operação 'Caça às Bruxas' prende casal em São Tomé, no RN

Mandados objetivaram o combate ao tráfico de drogas na região.
Foram apreendidos crack, maconha e duas espingardas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta sexta-feira (31) uma operação de combate ao tráfico de drogas nas região Agreste do estado e prendeu um casal no município de São Tomé, distante pouco mais de 100 quilômetros de Natal. A ação foi batizada de “Caça às Bruxas”.
Segundo a polícia, drogas também foram apreendidas durante o cumprimento de mandados judiciais expedidos pela Comarca do município. Com o casal de acusados foram encontrados 300 gramas de crack e 25 trouxinhas de maconha prontos para comercialização, além de duas espingardas.
De acordo com o delegado Otacílio Guedes, as prisões são fruto de um trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil. “Nós investigamos os pontos de venda de drogas e chegamos à identificação dos acusados, com isso solicitamos à justiça a prisão dos mesmos”, explicou.

Do:G1RN

Viciado em drogas é executado em São José do Mipibu

Pai da vítima revelou que o filho era ameaçado e que já esperava por isso.

Por Sérgio Costa
Fotos: Sérgio Costa
Um crime com características de execução foi registrado pela Polícia Militar, na noite desta quinta-feira (30), na marginal da BR 101, no município de São José de Mipibu, região metropolitana de Natal. A vítima foi o jovem Wallace Fabiano Silva Cirino, de 26 anos. Ele foi alvo de tiros que atingiram a região da cabeça.
De acordo com o soldado Vital, do 3º Batalhão da PM, os autores do crime estavam com Wallace caminhado e ao chegarem nas proximidades da rua Coronel Antônio Basílio sacaram dois revólveres e atiraram contra o jovem. “Nós colhemos informações de alguns moradores do local que disseram que os criminosos conversaram com Wallace antes de atirarem. Esse detalhe leva a crer que houve algum tipo de cobrança por parte dos acusados”, disse.
O pai da vítima, que esteve no local conversou com a reportagem do Portal BO e disse que o filho era viciado em crack desde os 17 anos e que sabia que o destino do filho seria esse. “Todos nós já esperávamos que esse dia iria chegar, mais cedo ou mais tarde. Ele começou nessa vida muito cedo e já tinha sido preso várias vezes. Apesar de tudo sou pai e não estou feliz em ver meu filho morto dessa forma”, comentou.
O policial ainda disse que o jovem que era mais conhecido por Piduca seria autor de diversos arrombamentos na cidade e por isso se tornou conhecido pela polícia. O corpo de Wallace foi analisado pelas coordenadorias de medicina legal e e de criminalística e em seguida conduzido a sede do Instituto onde foi necropsiado e liberado para o sepultamente.

Operação Malassombro: presidente da Câmara de Assu é suspeito de encomendar morte de deputado

 31 de Agosto de 2012

Um deputado estadual do Rio Grande do Norte era alvo de uma quadrilha de pistoleiros liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues. A informação é da Polícia Civil e do Ministério Público, que na manhã desta sexta-feira (31) relataram detalhes da Operação Malassombro, deflagrada na região do Vale do Açu e que resultou an prisão de Odelmo de Moura Rodrigues e do irmão dele, Aureliano Rodrigues da Silva. A quadrilha é suspeita de pelo menos 20 homicídios em 20 anos de atuação na região.

De acordo com informações da Polícia Civil, a quadrilha cometia assassinatos por motivos diversos, que vão desde brigas pessoais até possíveis disputas econômicas e políticas. Porém, nos últimos anos, também foram executados pistoleiros que pertenciam ao próprio grupo, com o objetivo de "queima de arquivo".

Um caso emblemático foi a morte do homem identificado como Joaquim Gomes, que ocorreu no dia 29 de fevereiro de 2000. Joaquim, apontado como ex-pistoleiro do bando, teria sido morto em Petrópolis por quatro homens, entre eles o Aureliano Rodrigues da Silva, irmão do presidente da Câmara de Assu. Uma testemunha reconheceu o irmão do parlamentar como um dos autores do crime.

Outro fato que reforçou a tese de que o próprio grupo eliminava pistoleiros foi a execução de dois pistoleiros neste ano. A dupla teria sido contratada para matar um deputado estadual que tem atuação não região e que cobrava da Polícia Civil uma investigação apurada sobre o homicídio de uma pessoa identificada como Oni Galdino, que ocorreu há pouco mais de um ano. Como os dois pistoleiros não conseguiram executar o "serviço", foram mortos pelo próprio bando.

"Eles foram contratados para matar o deputado e, depois que não cumpriram, perderam a vida", explicou Odilon Teodósio.
De:TN

31/08/2012

PM descobre desmanche de veículos e prende três em Extremoz


Os policiais militares do Pelotão Destacado de Extremoz prenderam, na manhã desta sexta-feira (31), um assaltante foragido da Justiça e que estava atuando com desmanche de motos no município. Com o foragido, os policiais militares celulares, roupas, jóias e dinheiro. Mais dois homens foram presos para averiguação.

Após denúncia anônima, os policiais militares de Extremoz tiveram a informação de que o foragido Cristiano de França Nunes, de 26 anos, estava escondido em uma pequena casa na cidade. O assaltante chegou a cumprir três anos de prisão em Alcaçuz, até ser transferido para o Complexo Penal João Chaves, de onde fugiu. Ele foi preso devido a vários assaltos cometido, principalmente, em Ceará-Mirim. Em um deles, chegou a ferir a tiros um vigilante de uma loja.

De acordo com o tenente Isaac Leão, comandante do Pelotão de Extremoz, os policiais realizaram um monitoramento sobre as ações de Cristiano de França em Extremoz. Depois disso, efetuaram a prisão do foragido nesta manhã, na casa que servia como esconderijo. Em seguida, os policiais foram até o local onde descobriram que funcionava um desmanche de carros e motos. Dois homens ainda não identificados foram detidos para averiguação.

Na operação, foram recolhidos 11 telefones celulares, jóias, roupas ainda com etiquetas e R$ 200, além de duas motocicletas sem documentação, sendo que uma delas estava com o motor adulterado.

Cristiano de França e os outros dois detidos, assim como o material apreendido, foram levados para a Delegacia de Extremoz, onde ocorrerá a averiguação. Em seguida, o assaltante será encaminhado para uma unidade prisional.
Fonte:TN