Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crime de Homicídio por disparos de arma de fogo na cidade de Itajá no vale do Assu

Na manhã desta quarta feira (17/10) por volta das 05:00hs da manhã foi encontrado o corpo de Cicero Nunes, 27 anos residente na cidade de  Itajá. 

O mesmo foi assassinado a tiros de revolver e escopeta calibre 12,cusos acusados ainda são desconhecidos pela Polícia.
Segundo informações da esposa da vitima Cicero já havia cometido um homicídio e teria passado nove anos preso.

A poucos metros do corpo, foi encontrado um cartucho calibre 12, o facão, boné e a chinelo da vitima.
Os policiais A. Silva e Cabral do destacamento de Itajá encontram-se no local fazendo o isolamento área aguardando os peritos do itep.

Informações e fotos Focoelho

Segurança pública do RN ganha reforço

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte recebeu hoje mais 2,5 mil pistolas, 37 viaturas e 1.200 coletes à prova de balas, que serão distribuídos entre os Batalhões e Pelotões do interior. A entrega aconteceu na manhã de hoje, durante solenidade no Centro Administrativo, em Natal, que contou com a participação da cúpula da Segurança Pública no Estado. Além dos equipamentos, foram distribuídos ainda 15 mil munições e equipamentos usados na prevenção e combate a incêndios.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a partir de agora, será possível um policiamento ostensivo com maior ênfase em todo o Estado e a maior segurança dos próprios militares. Ele disse que a expectativa é que, com os equipamentos novos, seja possível reduzir o índice de criminalidade existente no Estado. “A partir de agora, vamos ter uma maior ostensividade da Polícia Militar nas ruas das cidades e também mais operações e melhores condições de trabalho para os militares exercerem suas atividades com mais segurança e eficiência no enfrentamento à criminalidade. Já pudemos perceber uma redução de 9% no número de crimes ocorridos no Estado, se comparados aos totais ocorridos no ano passado e a nossa expectativa é aumentar esse percentual”, afirmou o coronel Araújo.
Para o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, os investimentos nesta área refletem em uma melhor qualidade de vida para todos e também o interesse do Estado em garantir o direito básico de segurança. “Saímos da Idade da Pedra e estamos avançando ainda mais, com a informatização e a interiorização das ações de Segurança Pública no Rio Grande do Norte”, explicou.
Com as 37 novas viaturas entregues hoje à Polícia Militar, já são 164 veículos novos que são colocados nas ruas, para o policiamento ostensivo. Para a governadora Rosalba Ciarlini, isso favorecerá a realização de mais operações policiais em todo o Estado, incluindo municípios do interior, que são os que mais sofrem com a violência. “Vivemos com uma violência crescente, que é causada em parte por causa das drogas que assolam a população. Por isso, a prevenção e a educação voltada para a conscientização das pessoas é tão importante quanto o equipamento da Polícia Militar. Além desta entrega, que completa a distribuição de pistolas a todos os policiais militares que trabalham hoje, pedimos o apoio da sociedade na prevenção e combate aos crimes”, falou.
NOVO PAVILHÃO COMEÇA A RECEBER PRESOS NA PRÓXIMA SEMANA
Durante a solenidade de entrega dos novos equipamentos de policiamento ostensivo, Rosalba Ciarlini aproveitou para comunicar que o pavilhão cinco da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, deve começar a funcionar já a partir da próxima terça-feira.
As remoções dos presos para o novo pavilhão começam já na terça-feira. Ele passou por obras de adequação e agora, oferecerá 400 novas vagas para acomodar os presos que estão amontoados nas casas de detenção estaduais e nos centros de detenção provisória. Além disso, hoje mesmo começam as obras de recuperação do prédio do CDP da zona Norte e da antiga Deprov, que aumentará em mais de cem novas vagas a capacidade atual do sistema carcerário potiguar.
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Kércio Pinto, a medida irá desafogar o sistema carcerário, que sofre com o problema da superlotação já há vários anos. “O Ministério da Justiça liberou recursos no valor de R$ 25 milhões para as reformas e melhorias de outras unidades prisionais existentes no nosso Estado. Tudo isso trará mais comodidade para os detentos e segurança para aqueles que moram nas proximidades das cadeias e CDPs hoje”, explicou Kércio.
Do:PortalBO

Motorista perde controle de carro e bate em poste na Via Costeira

 Portal JH
Suspeita é que Gilberlan Oliveira tenha cochilado. Ele ficou presos às ferragens, mas foi retirado e levado a hospital. Foto: José Aldenir

Um grave acidente ocorrido na Via Costeira, no início da manhã de hoje, provocou ferimentos em uma pessoa, a queda de um poste e danos em outros três. Por causa do ocorrido, o tráfego no sentido Areia Preta – Ponta Negra ficou interditado, sendo liberado aos poucos durante a manhã. O motorista acidentado ficou preso entre as ferragens e foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel, no bairro do Tirol. Ele está fora de perigo.
Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), coronel Francisco Canindé Freitas, o acidente aconteceu por volta das 5 horas, quando o gerente Gilberlan Manoel de Oliveira, 42 anos, perdeu o controle do Ford Fox placas NNX-9317/RN, saiu da pista e colidiu contra um poste de iluminação pública.
Com o impacto, o poste caiu sobre o leito da pista, no sentido Areia Preta – Ponta Negra, interrompendo o fluxo de veículos. Por causa da queda da estrutura, outros três postes foram “puxados” e danificados, interrompendo também o fornecimento de energia elétrica na avenida. Já o veículo foi parar dentro da vegetação local.
“O motorista estava indo para o trabalho no início da manhã quando aconteceu o acidente. Não sabemos ainda o que provocou a saída do veículo da pista, mas o importante é que ele não se feriu com maior gravidade e o fato não provocou outras vítimas. Parentes dele foram até a área após terem sido comunicados e disseram que ele é acostumado a fazer este percurso todos os dias para o trabalho”, afirmou o coronel Freitas.
A suspeita é que Gilberlan tenha cochilado enquanto dirigia, provocando o acidente. Conforme o comandante da CPRE, o motorista ficou preso entre as ferragens e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Walfredo Gurgel, onde passou por procedimentos médicos.
Após o resgate da vítima, equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foram até o local do acidente para retirarem o poste do meio da via e realizarem os reparos necessários na rede elétrica na área. Por volta das 8h30, uma parte da via foi liberada para o fluxo de veículos e o restante, no final da manhã.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Hospital Walfredo Gurgel, Gilberlan Manoel de Oliveira, chegou ao local trazido por uma ambulância do Samu, com ferimentos leves e escoriações em várias partes do corpo. Ele passou por procedimento médico e foi encaminhado para o Setor de Observação, onde ficará durante o dia de hoje.

Promotor abre investigação para apurar efetivo da Polícia Militar no RN

Beethoven acredita que deficiência é maior por causa das aposentadorias.
Lei exige contingente de 13 mil PMs, mas efetivo atual não chega a 10 mil.

 Do G1 RN
Contingente da PM, segundo o Ministério Público, está defasado (Foto: Polícia Militar do RN)Contingente da PM, segundo o Ministério Público, está defasado (Foto: Henrique Dovalle / Inter TV Cabugi)
O promotor do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio Grande do Norte, Wendell Beethoven Ribeiro Agra, publicou na edição desta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, a abertura de uma investigação para apurar o déficit no quadro de efetivo na Polícia Militar do estado.
De acordo com as informações coletadas pelo próprio promotor, o número previsto por leis estaduais é de 13.466 policiais militares na ativa. Contudo, em dezembro do ano passado, o total de homens e mulheres nas fileiras da corporação apontava para 9.683 PMs.

Ao G1, Wendell Beethoven disse acreditar que a deficiência, hoje, é bem maior. “Devido a vários pedidos de aposentadoria”, justificou. Para o promotor, além da realização de um concurso para compor o quadro, seria necessário um planejamento por parte do Governo do Estado para que o efetivo não fique ainda mais defasado nos próximos anos.
"Queremos saber qual é o plano do Governo até o fim desta gestão para resolver este problema", explicou Beethoven. O promotor sugere a realização de concursos periódicos para não permitir a queda no número de policiais.
Beethoven revelou que se reuniu, em Natal, com o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o delegado federal Clidenor Cosme Silva Júnior, para debater a situação da segurança no Rio Grande do Norte. Também estavam na reunião o comandante geral da Polícia Militar no estado, coronel Francisco Araújo Silva, e o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.
Segundo Beethoven, a maior preocupação das duas polícias é o grande número de aposentadorias requisitadas pelos servidores. "Os policiais estão se aposentando e não há nenhuma providência para recompor o efetivo", afirmou o promotor.
O coronel Araújo afirmou que o Governo do Estado está no limite providencial e não pode realizar contratações, mas afirma que aguarda a liberação para a contratação de novos policiais. O comandante também concordou que o número atual de policiais militares é insuficiente.
O secretário adjunto da Sesed, Silva Júnior, disse que a pasta tem plano para realização de concurso, mas está impossibilitada de executá-lo, justamente, em razão do limite providencial do Governo.
Sobre a proposta de concursos periódicos para a composição do efetivo, Silva Júnior também concordou que a medida é interessante para não deixar o quadro deficitário. Porém, ele voltou a alegar a impossibilidade do Estado de realizar novas nomeações.

Mulher é flagrada jogando chocolate, drogas e celulares para presos no RN

Pacote foi jogado para dentro do Núcleo de Custódia, em Natal.
À PM, mulher admitiu que receberia R$ 50 para entregar a mercadoria.

 Do G1 RN

 
Pacote foi arremessado pelo portão do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, em Cidade da Esperança (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Pacote foi arremessado por cima do portão do
Núcleo de Custódia (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Uma mulher foi detida na noite desta terça-feira (16) após ser flagrada arremessando um pacote com aparelhos celulares, drogas e chocolates para dentro do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal.
Os agentes da guarda carcerária vistoriavam a área externa da unidade prisional quando perceberam a mulher em atitude suspeita. No embrulho, os agentes encontraram tabletes de maconha, dois aparelhos celular e alguns chocolates.
"Esta é uma prática bastante comum aqui no Núcleo de Custódia. O muro é muito baixo e os presos ficam muito próximos da rua", afirmou a diretora da unidade, Tânia Pereira. A mulher, cuja identidade não foi revelada pela Polícia Civil, prestou depoimento na Delegacia de Plantão da Zona Sul momentos após ser detida. Ao delegado, ela confirmou que foi 'contratada' pela família de um dos presos e pela entrega da encomenda receberia R$ 50.
Superlotação e interdição
Núcleo de Custódia em Natal está com o dobro da capacidade de presos prevista (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Núcleo abriga o dobro da capacidade de presos
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
No dia 30 de agosto passado, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, determinou que, em trinta dias, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte removesse todos presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil. A unidade prisional, à época da decisão do magistrado, custodiava 105 presos de forma provisória. Cotidianamente, o Núcleo abriga 80 homens que se amontoam num espaço destinado para 40.
A Sejuc pretende transferir os presos para o Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, também conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e também para um novo Centro de Detenção Provisória cujas obras, segundo o Governo do Estado, estão em fase de conclusão na zona Norte de Natal, onde funcionava a antiga Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov).
Diante do caos no sistema prisional, o Governo do Estado se comprometeu a abrir 420 vagas para a relocação dos detentos. A transferência dos apenados, porém, ainda não ocorreu.

Homem morre após colisão entre ônibus e caminhonete em Natal

Impacto da batida destruiu veículo e matou o condutor Silas Pereira.
Acidente ocorreu na Rua 25 de Dezembro, no bairro de Brasília Teimosa.

Do G1 RN
Veículo ficou destruído após colisão com ônibus na Zona Leste de Natal (Foto: Henrique DoValle/G1) 
Veículo ficou destruído após colisão com ônibus na
Zona Leste de Natal (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Uma colisão entre uma caminhonete modelo Frontier e um ônibus da empresa Conceição resultou na morte de um homem identificado como Silas Pereira da Silva, de 45 anos, na manhã desta quarta-feira (17). A informação foi confirmada pelo Secretário de Defesa Civil de Natal, Carlos Paiva, que esteve no local para o isolamento da área. O trânsito no local ficou interditado por mais de duas horas.
A batida ocorreu na rua 25 de Dezembro, em Brasília Teimosa, na zona Leste de Natal, por volta das 7h. Segundo relato do sargento Josenilson, da Polícia Militar, a vítima conduzia o veículo em alta velocidade e cruzou na frente do ônibus. "O motorista do transporte coletivo não teve tempo de parar e colidiu com a caminhonete, que acabou se chocando contra um muro", disse o policial.
Peritos do Itep/RN foram ao local do acidente na Rua 25 de Dezembro, em Brasília Teimosa (Foto: Henrique DoValle/G1) 
Peritos encontraram uma pistola calibre 380 e mais
de R$ 1 mil em espécie (Foto:Henrique Dovalle/G1)
Os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) estiveram no local para periciar os veículos envolvidos na colisão e colher depoimentos acerca das circunstâncias do acidente. Durante a perícia realizada no corpo da vítima, levantou-se a suspeita de que a morte tivesse sido causada por fratura no pescoço, pois nenhum outro ferimento fora identificado.
Aos peritos, moradores da região disseram que este não foi o primeiro acidente no local, que fica próximo ao Residencial Alhambra.
Dentro do veículo de Silas Pereira da Silva, os peritos encontraram uma pistola calibre 380 e mais de R$ 1 mil em espécie.

Crimes em Ceará-Mirim podem estar ligados ao tráfico de drogas

A série de cinco assassinatos que ocorreu no período  de uma semana, no município de Ceará Mirim, pode estar relacionado ao tráfico de drogas, hipótese que não está afastada pela Polícia Civil. O último caso foi o duplo homicídio ocorrido na madrugada de ontem, na comunidade de Ponta do Mato, onde foram mortos a tiros dois homens que se encontravam em um prostíbulo: Julimar Soares da Silva, 39 anos, e outro rapaz identificado apenas como William da Silva Ferreira, 21 anos.

O capitão do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Harrison Moreira, contou que as duas vítimas estavam no cabaré, onde também funcionaria um ponto de venda de drogas.

Segundo o capitão, os dois homens foram mortos por volta das 4 horas, depois que os quatro algozes renderam e amarraram duas prostitutas que acompanhavam as vítimas. Fora do prostíbulo, os dois foram executados, sem chance de reação.

A Polícia Militar afirma também que já havia recebido denúncias sobre tráfico de drogas no local. Algumas batidas foram realizadas, mas não houve nenhum flagrante.

No domingo, dia 14, João Paulo de Souza Silva, 23 anos, morreu em frente a sua casa, no bairro de Nova Descoberta daquela cidade, durante uma troca de tiros com outros cinco homens, segundo a Polícia.

Em outros dois casos, as vítimas foram mortas dentro de casa ou retirada de sua residência por homens encapuzados, como foi o caso do vendedor ambulante  Anderson Garcia da Silva, 31 anos, sequestrado na noite da quarta-feira, dia 10, na rua Prisco Viana, a mesma rua onde também está situada a Delegacia de Polícia de Ceará Mirim, num bairro próximo à rodovia federal BR-406, já na saída para Taipu e João Câmara.

Outra vítima de assassinato a tiros foi Cicero do Ó da Silva Filho, 32 anos, que foi alvejado dentro de casa, na rua Manoel Pinto, nº 729. Ele chegou a implorar para não ser morto pelos quatro homens encapuzados que atiraram contra ele na frente da própria mãe, única testemunha do crime, também ocorrido na noite do dia 10.

A informação dela é que quatro homens fugiram em um carro preto e segundo o registro do Boletim de Ocorrência (BO), a vítima assistia a um jogo de futebol na televisão com a mãe quando foram surpreendidos pela invasão seguida dos disparos. Sua mãe disse que as últimas palavras foram: "Por favor, não me mate. Não sou ladrão nem traficante".
Do:TN