Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012


Astrônomo do RN prepara expedição 




no litoral para ver chuva de meteoros



Fenômeno poderá ser visto nas madrugadas deste final de semana.
Chuva acontece quando fragmentos do cometa Halley entram na atmosfera.


Chuva de meteoros (Foto: Divulgação/Nasa)Chuva de meteoros (Foto: Divulgação/Nasa)
Uma chuva de meteoros se aproxima da Terra neste final de semana. E poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do globo. De acordo com o professor e astrônomo Antônio Araújo, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), o fenômeno poderá ser observado com mais intensidade nas madrugadas do domingo e da segunda-feira, entre 23h e 3h. Porém, já na madrugada deste sábado (20), também será possível ver os meteoros cortarem o céu.
"Estou organizando uma expedição para assistir a queda dos meteoros. Formamos um grupo de dez a quinze estudantes e vamos à praia de Sibaúma”, disse Araújo, se referindo ao litoral de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

Ainda segundo o astrônomo, para ver os meteoros é preferível escolher lugares descampados e de pouca luminosidade. “A luz das grandes cidades ou ambientes muito claros ofuscam a visão do céu. Quanto mais escuro melhor. Por isso vamos para a praia de Sibaúma”, disse ele, justificando a escolha do lugar.
O astrônomo orienta que é preciso olhar para a direção sudeste e procurar pelas Três Marias, que formam o cinturão de Órion. “Mas não precisamos ficar preocupados. Não vai cair nenhum meteoro em cima da cabeça de ninguém. Quando os meteoros entram na atmosfera da Terra, eles queimam. As pessoas chamam de estrelas cadentes, por causa do risco iluminado que fica no céu. E quem quiser, pode até fazer pedidos”, brincou.
Orionídias e o cometa Halley
Cometa Halley (Foto: Divulgação/Nasa)Cometa Halley (Foto: Divulgação/Nasa)







O professor Araújo explicou também que a astronomia chama este fenômeno em particular de Chuva de Orionídias, uma referência ao radiante que se localiza na constelação de Órion. A chuva, segundo ele, são fragmentos do cometa Halley, cuja aparição ocorre de 76 em 76 anos. A última vez que o Halley 'visitou' a Terra foi em 1986. A próxima, de acordo com o cálculos, será em 28 de julho de 2061. "Os fragmentos do cometa que não conseguem se aglutinar ficam em órbita em torno no Sol, assim como a Terra", explicou.
Além da chuva de meteoros, a Lua e o planeta Marte formarão os dois vértices de um triângulo celeste que fechará Régulus, a estrela mais brilhante da constelação Leão, no momento mais ativo da chuva, horas antes do amanhecer
Do:G1/RN
.

STJ nega liberdade a vereador acusado 



de pistolagem no RN


Odelmo Rodrigues foi preso em agosto durante a operação Mal Assombro.
Mesmo detido, foi o mais votado de Assu e acabou reeleito pela população.

Do G1 RN
1 comentário
Odelmo Rodrigues - preso pela polícia civil do RN (Foto: Rafael Barbosa/G1 RN)Vereador Odelmo Rodrigues foi preso pela polícia civil em agosto (Foto: Rafael Barbosa/G1 RN)












O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a liminar apresentada pelos advogados de defesa e negou o pedido de habeas corpus do vereador Odelmo de Moura Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, cidade distante 207 quilômetros de Natal. Odelmo, que foi reeleito como o candidato mais votado no pleito deste ano, encontra-se preso no Quartel Geral da Polícia Militar, em Natal, desde o dia 31 de agosto sob a acusação de participação em crimes de pistolagem no interior do estado.
De acordo coma decisão do STJ, há razões concretas para que o vereador permaneça preso, como pediram o Ministério Público e a Polícia Civil. No final de setembro deste ano, o vereador já havia sofrido uma derrota no Tribunal de Justiça do RN, que negou por unanimidade o pedido de liberdade.
O vereador Odelmo de Moura Rodrigues nega as acusações. Ele foi preso durante aOperação Mal Assombro, deflagrada pelo MP Estadual e Polícia Civil no final de maio deste ano. Ele é acusado de liderar uma quadrilha de pistoleiros na cidade de Assu e região. Entre os alvos do bando, segundo as investigações, estava o deputado estadual Nélter Queiroz. O parlamentar, em razão das ameaças e da necessidade de andar escoltado, pediu licença de 120 dias da Assembleia Legislativa potiguar.
Ainda de acordo com o Ministério Público, a quadrilha apontada nas investigações cometia assassinatos por motivos diversos, que vão desde brigas pessoais a possíveis disputas econômicas e políticas.
Operação Mal Assombro
A Operação Mal Assombro, que recebeu este nome em razão do terror que os acusados causavam à população do Vale do Açu, na região Oeste potiguar, foi deflagrada no último dia de maio, coordenada pelo Ministério Público em parceria com a Divisão de Polícia do Oeste, a Divipoe.
O cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão ocorreram nas cidade de Assu e Guamaré, com o objetivo de combater crimes de pistolagem, porte e posse ilegal de arma de fogo. Ao todo, 12 pessoas foram presas e 21 armas encontradas, entre elas espingardas, pistolas, revólveres, rifles, granadas, munições de diversos calibres e três camisas e um
colete da Polícia Civil.
Segundo informações do delegado Odilon Teodósio, titular da Divipoe, foram cumpridos 21
mandados nas casas, estabelecimentos comerciais, escritórios e sítios dos investigados. Entre os presos, estava o presidente da Câmara Municipal de Assu, Adelmo Rodrigues Caldas, com quem foram encontradas três armas, sendo um rifle calibre 22, uma carabina calibre 38 e uma garrucha.
Aos policiais, o vereador contou que as armas fazem parte de uma herança e estão com a família há muitos anos. Adelmo pagou fiança no valor de 30 salários mínimos e foi liberado,
assim como a maioria dos presos.

Bandidos roubam Correios, lotérica, 



banco e cercam carro-forte no RN


Ocorrências foram registradas pela PM em quatro cidades do interior. 
Crimes aconteceram durante a sexta (19) e madrugada desde sábado (20).


O final da tarde da sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20) foi de intensa movimentação policial no interior do Rio Grande do Norte. Em quatro cidades, a PM registrou a ação de criminosos contra uma agência dos Correios, um caixa eletrônico do Bradesco, roubo a uma casa lotérica e uma tentativa de assalto a um carro-forte.
A primeira ação dos bandidos aconteceu no município de São José do Campestre, no Agreste potiguar, distante pouco mais de 80 quilômetros da capital. Lá, no final da tarde da sexta, homens armados entraram na agência dos Correios e anunciaram um assalto. A PM não soube informar a quantia levada pelos bandidos. Diligências foram realizadas, mas ninguém foi detido.
Ainda na sexta, na cidade de Espírito Santo, no Leste do estado, a pouco mais de 60 quilômetros da capital, homens armados roubaram uma casa lotérica. Na fuga, houve perseguição e uma viatura da PM acabou perdendo virando na estrada. Nenhum policial ficou ferido, mas os bandidos conseguiram escapar. 
Já na madrugada deste sábado, no município de Coronel Ezequiel, também na região Agreste, a 129 quilômetros de Natal, o alvo foi o posto bancário do Bradesco. Segundo informações do Comando do Policiamento do Interior, dois homens entraram na agência e arrombaram um caixa eletrônico. Na fuga, a dupla usou uma motocicleta. A PM foi acionada e realizou buscas pela região. Ninguém foi preso.
Por fim, em Jardim de Piranhas, na região Seridó do estado, distantge 287 quilômetros de Natal, uma quadrilha tentou assaltar um carro-forte. O veículo havia saído de Caicó. Ao se aproximar do destino, onde o dinheiro seria entregue para abastecimento dos terminais eletrônicos da cidade, três carros tentaram interceptá-lo. A polícia foi chamada e ainda tentou chegar aos assaltantes, mas o bando conseguiu fugir
Do:G1/RN
.