Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Assalto em lotérica no litoral potiguar 



termina com dois presos, diz PM


Crime foi registrado na manhã desta quarta (7), em Maxaranguape.
Houve perseguição e suspeitos foram detidos durante a fuga.

Do G1 RN

Pelo menos seis homens armados assaltaram uma casa lotérica no município de Maxaranguape, no litoral Norte potiguar, cidade distante 54 quilômetros de Natal. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, o crime foi registrado na manhã desta quarta-feira (7). Dois suspeitos de terem participado da ação foram detidos e os dois veículos utilizados pelos criminosos recuperados.
O coronel afirmou também que o bando rendeu funcionários e fugiu levando uma quantia em dinheiro ainda não estimada. “Eles chegaram em um automóvel, mas havia outro carro dando apoio próximo à lotérica”, detalhou.
A polícia foi acionada e iniciou uma perseguição à quadrilha. Os policiais conseguiram prender dois dos suspeitos quando eles tentam fugir abandonando os carros. Os outros quatro homens entraram em um matagal e a polícia segue no encalço deles
.

Jandaíra - Futura oposição reafirma união em favor da presidência da Câmara de Vereadores

Vereadores eleitos pelo grupo do atual prefeito Fábio Marinho
Em conversa com o nosso blog os vereadores eleitos no último pleito, em 07 de outubro de 2012, que fazem parte do grupo do atual prefeito Fábio Marinho, reafirmaram o compromisso de continuarem unidos em favor da presidência do Legislativo Municipal. 

A futura oposição contará com cinco das nove cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Jandaíra que em 1º de janeiro de 2013, serão ocupadas pelos seguintes vereadores eleitos: Laércio Neves (PMDB), que foi o campeão das urnas com 457 votos, Raimundo Farias (PMDB), vereador reeleito com 366 votos, Reginaldo Dantas (PMDB), com 358 votos, Bambão (PMDB), vereador reeleito com 283 votos e Lêvo (PT) com 243 votos.


Após assalto, PM recupera moto e detém 

suspeitos

Um dos suspeitos do roubo é Rato Preto, que conseguiu escapar.


 Portal BO
Moto roubada foi recuperada pela PM.
Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e do 4º Batalhão conseguiram deter jovens suspeitos de um assalto registrado no Jardim Progresso, na zona Norte de Natal. A ocorrência aconteceu por volta das 10h, quando dois homens assaltaram depósito de material de construção e, na saída, levaram uma moto YBR do proprietário.
Os criminosos disseram à vítima que iriam abandonar a moto na estação de trem do bairro Nova Natal. Com isso, o proprietário acionou a polícia e foi para o local indicado pelos bandidos. Os policiais da Rocam com e do 4º BPM saíram em diligência na tentativa de localizar os autores do assalto quando receberam a informação que um jovem teria dado entrada no Hospital Santa Catarina vítima de um disparo de arma de fogo.
Os policiais tiraram uma foto do jovem baleado e o questionaram onde ele tinha sido vítima do disparo. A polícia constatou que o local era uma suposta boca de fumo e que teria sido atingido por um tiro durante discussão para divisão de objetos roubados. A partir daí, os policiais conseguiram encontrar a moto roubada no Jardim Progresso em um bar no loteamento Aliança, ponto que já havia sido palco de um crime de homicídio já relatado pelo Portal BO.
Lá, a polícia deteve um jovem que se identificou com o nome de Yago. Ele foi reconhecido pelo dono da moto como sendo o autor do assalto e, posteriormente, a vítima também reconheceu por foto o outro possível assaltante, conhecido pelo apelido de Rato Preto, e que já foi detido várias vezes por roubos. O jovem, no entanto, não foi localizado.
Na casa, foram detidos um jovem apontado como dono da boca de fumo e mais dois adolescentes, de 15 e 16 anos. Eles eram fugitivos de Mossoró. O adolescente de 16 anos confessou que estava apreendido há dois anos e três meses, porque tinha matado cinco pessoas na cidade de Mossoró.
Ao entrar em contato com a polícia de Mossoró, os policiais de Natal souberam que quatro adolescentes tinham escapado do Centro de Internação de lá e a suspeita é de que o jovem baleado é um deles.

 

Polícia divulga fotos de suspeitos de 



matarem soldado no RN


Soldado Fernando Quirino foi morto em ação nesta segunda-feira.
Imagens dos suspeitos foram captadas por câmeras de segurança.

Do G1 RN

Dupla assaltou mercadinho e matou soldado PM no interior do RN (Foto: Divulgação/PM)Dupla assaltou mercadinho e matou soldado PM no interior do RN (Foto: Divulgação/PM)
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou na tarde desta terça-feira (6) imagens dos suspeitos de terem assassinado o soldado Fernando Quirino do Nascimento nesta segunda (5). As imagens foram capturadas por câmeras do circuito interno de segurança do mercadinho assaltado pela dupla suspeita na cidade de São Paulo do Potengi, distante 71 quilômetros de Natal. Os criminosos também assaltaram um outro mercadinho na cidade vizinha de São Tomé.
"Os criminosos assaltaram dois mercadinhos em sequência. Primeiro, em São Tomé. Logo em seguida, em São Paulo do Potengi. Todo o efetivo da região foi mobilizado para tentar localizar e prender os assaltantes, inclusive o de Lajes Pintadas", falou o capitão Walber Moura.
O sargento Emanuel e o soldado Fernando, ambos de Lajes Pintadas, interceptaram os assaltantes em uma estrada minutos após serem acionados. Houve um tiroteio e os policiais acabaram baleados.
Assaltante tirou o capacete ao entrar no mercadinho no RN para assaltar (Foto: Divulgação/PM)Assaltante tirou o capacete ao entrar no mercadinho
no RN para assaltar (Foto: Divulgação/PM)
"O sargento Emanuel foi atingido por um tiro, levado ao hospital, cirurgiado e passa bem. Mas, infelizmente, o soldado Fernando foi atingido por três tiros e morreu no local", contou o capitão Moura.
Nesta terça, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN divulgou listas contendo a quantidade e os nomes de policiais civis e militares vítimas de atentados contra a vida e assassinatos registrados ao longo deste ano no estado. O ano, segundo a categoria, "é marcado pela violência contra os policiais".
A divulgação se deu depois da morte do soldado Fernando Quirino do Nascimento. Segundo a lista repassada pela Associação, ele foi o 9º policial militar morto de janeiro a novembro.
Os criminosos ainda não foram identificados e estão foragidos. Quem tiver informações sobre os dois deve ligar para o plantão 190, da PM
.


MEC divulga o gabarito oficial do Enem 




2012 


São quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada.
Resultado individual, com a nota da redação, sairá em 28 de dezembro.

Do G1, em São Paulo

Capa amarela da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Enem 2012 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)Capa amarela da prova de ciências humanas e
ciências da natureza do Enem 2012 (Foto: G1)
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.
O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Os candidatos que fizeram as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por alguma razão esqueceram de marcar no cartão-resposta a cor do caderno de provas que recebeu ou a frase que continha em destaque (uma coisa ou a outra) terá a prova corrigida, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Enem.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque. Cabe obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Ele também deve transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
O Inep afirma que tendo transcrito uma das duas opções (a cor ou a frase da prova), é possível identificar qual cor de prova o candidato realizou, uma vez que para cada cor de prova existe uma frase específica. No caso da prova amarela de sábado, por exemplo, a frase que identifica a cor da prova é "Ler é experimentar os deslimites da liberdade".
Exemplo de uma frase escrita na capa de um caderno de prova do Enem 2012, que o candidato deveria transcrever para o cartão-resposta como forma de identificação (Foto: Reprodução)Exemplo de uma frase escrita na capa de um caderno de prova do Enem 2012, que o candidato deveria transcrever para o cartão-resposta como forma de identificação (Foto: Reprodução)
As provas
As provas de sábado tiveram 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. As provas de domingo tiveram 45 questões de linguagens e códigos e mais 45 questões de matématica, além da redação.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são calculadas a partir da teoria de resposta ao item (TRI). O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
De acordo com o Inep, a TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute).
Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Assim, um candidato que acertar 40 questões não necessariamente terá uma nota final maior de outro que acertar 35.
Redação
No Enem, somente a correção da prova de redação não é feita com base na TRI.  A partir desta edição haverá uma mudança na correção da redação que passará a ser examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será avaliado por um terceiro corretor. Em anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.
Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de mil pontos. A nota final será a média aritmética daquelas atribuídas pelos avaliadores.
Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade de intervenção da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
A correção das redações será feita por 5.683 profissionais. Ainda, de acordo com o MEC, as correções terão início na próxima semana. Mais de 4 milhões de estudantes fizeram o exame no último sábado e domingo. O tema foi 'Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21'.
Os 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Enem terão acesso ao espelho de correção digitalizado da redação, para fins pedagógicos, a partir de 15 de fevereiro de 2013. "Todos terão direito de acessar a redação para fins pedagógicos. Nenhum exame do mundo permite isso", afirmou.
O Inep estima que das 4,1 milhões de redações corrigidas, cerca de 1,2 milhão receberão a terceira correção e que aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca.
Acesso
Após a fase de correção, as redações estarão disponíveis para visualização na página do Inep na internet. Os estudantes terão acesso com a senha pessoal gerada no momento em que fizeram a inscrição para o exame.