Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Assembleia promulga em sessão PEC dos Bombeiros do RN nesta terça

DN Online
A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta terça feira (20), às 10h, para promulgar a Proposta de Emenda Constitucional dos Bombeiros, que trata da adequação dos militares do Corpo de Bombeiros à Constituição Federal.

Num trâmite convencional, os projetos de lei são sancionados pelo Executivo, mas a sessão solene se justifica diante da envergadura da matéria, que altera a Carta Magna do Estado. A solenidade cumpre uma formalidade regimental prescrita no artigo 271 e por se tratar de uma emenda constitucional, não vai para sanção do governo, a própria Casa é quem a promulga.
 
PEC
 
A PEC dos Bombeiros muda a redação da Constituição do RN, tendo em vista que não havia referência específica ao Corpo de Bombeiros. Desde 2002, estes militares foram desmembrados da Polícia Militar do Estado, por meio de uma Lei Complementar. Ao adequar a Constituição Estadual à Federal, o regime jurídico dos militares será harmonizado e o Corpo de Bombeiros será inserido no contexto constitucional dos militares. Criado em 1917, o Corpo de Bombeiros do RN foi reestruturado em 1955 e no ano de 2002 foi separado da Polícia Militar, ganhando autonomia administrativa.

A Comissão Especial que analisou a PEC dos Bombeiros foi presidida pelo deputado Antônio Jácome e composta pelas deputadas Márcia Maia – relatora da matéria, e Gesane Marinho (PSD). Foi constituída atendendo ao regimento interno da Casa, segundo o qual todas as Propostas de Emenda à Constituição devem ser apreciadas por uma comissão especial.
FLAGRA » Casais são flagrados fazendo sexo na rua em festa  sertaneja

 Correio Braziliense
Circula nas redes sociais fotos de participantes do festival sertanejo Caldas Country, no último fim de semana (16 e 17/11), fazendo sexo no meio da rua. As pessoas não foram identificadas, mas foram flagradas por turistas que estavam na cidade para curtir o evento.
 

 
 
Pelo menos três fotos com personagens diferentes foram clicadas. As imagens cicrulam, principalmente, no Facebook. Em uma delas, um casal aparece em uma calçada de uma rua movimentada.

De acordo com a Polícia Civil, não chegou à delegacia nenhuma denúncia do tipo. O titular Lanivaldo José Mendes acredita que o festival tenha que passar por uma discussão. "Mesmo assim, será difícil identificar esses cidadãos, já que a região abrigou cerca de 20 mil pessoas nesse feriado", diz.

Segundo ele, é necessário que alguém que saiba o nome dos responsáveis para que o processo seja instaurado. "Se assim for, encaminharemos os casos ao Poder Judiciário para que seja instaurado o procedimento", afirma Mendes. Por lei, de acordo com a polícia, fazer sexo em público é considerado ato obsceno e os responsáveis devem responder criminalmente. A pena varia de três meses a um ano.

Outro lado

A prefeitura, responsável por conceder o alvará ao evento e por administrar a cidade, disse que não tem responsabilidade pelo ocorrido. De acordo com eles, "a prefeitura não tem o poder de polícia".

A reportagem entrou em contato com a organização do evento, a GBM Produções, mas não obteve retorno até a publicação.

Evento

O Caldas Country é um festival de música sertaneja que acontece em novembro, na cidade de Caldas Novas e leva nomes de astros musicais como Paula Fernandes, Jorge e Mateus e Gusttavo Lima.

Dez pessoas são mortas no fim de semana; principal motivo é tráfico de drogas


A quantidade de assassinatos registrados em Natal e Região Metropolitana nesse final de semana - foram dez, da noite da sexta-feira (16) às 7h de hoje - eleva a estatística dos crimes de homicídios supostamente decorrentes do tráfico de drogas, segundo as autoridades da segurança pública do Estado.

Na maioria dos casos registrados no Itep-RN até a manhã dessa segunda-feira, a maioria das vítimas é do sexo masculino e todos adolescentes ou adultos jovens [entre 16 e 29 anos de idade]. Os crimes ocorreram também em municípios da região metropolitana, um em Macaíba e outro em São Gonçalo, porém a maioria foi registrado na zona Norte da capital. Só no último domingo, três homicídios foram registrados na região.

A sucessão de crimes violentos deixou quatro pessoas mortas até o último sábado. Houve ainda uma tentativa de homicídio, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital. Um atendente de bar identificado como Paulo César, de 29 anos, sofreu 7 disparos de revólveres de calibre 38.

O garçom foi surpreendido por dois jovens armados no início da tarde, por volta das 15h, e recebeu os disparos sem a chance de reagir. Um dos autores dos disparos, um jovem de 18 anos, Luiz Felipe Mendonça, foi preso horas após o crime em flagrante. O outro, conhecido na região como "Juquinha", permanece foragido. Paulo César está internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em estado gravíssimo e se não resistir se tornará a 11ª vítima do fim de semana violento.

Às 18h40 do domingo, um outro homem, identificado por Jorge Luiz Lira Rodrigues, de 30 anos, foi morto na rua do Limoeiro, no bairro Potengi, agora na região mais violenta da cidade: a zona Norte.  A vítima estava na calçada de casa quando foi surpreendida por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta. Os bandidos atiraram várias vezes e a vítima acabou caindo morta na própria calçada.

Pouco depois, por volta das 20h, um duplo homicídio teve como palco o conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, também na zona Norte da capital. João Paulo Ferreira da Silva, de 16 anos, e Ericsson Alan da Silva Nascimento, de 17 anos, foram surpreendidos por dois homens armados em um Gol preto, que desceram do veículo e abordaram as vítimas, ordenando que se ajoelhassem. Os disparos foram efetuados na nuca de cada uma das vítimas. João Paulo morreu na hora. Erickson ainda foi socorrido e encaminhado para o Hospital José Pedro de Bezerra (Santa Catarina), mas também não resistiu ao ferimento e veio a óbito.

Às 23h, em Macaíba, foi a vez de Luan dos Santos Nunes, de 19 anos, ser executado. Também abordado por dois homens, agora numa moto de cor preta, o rapaz foi assassinado quando voltava do trabalho. Por volta da 1h40 de ontem em São Gonçalo do Amarante, dois indivíduos também numa moto de cor preta abordaram um homem não identificado e de seguida efetuaram os disparos com arma de fogo.

Encerrando o fim de semana sangrento, um homicídio cometido com arma branca ocorreu por volta das 2h  da madrugada dessa segunda-feira em Redinha Nova. João Batista do Nascimento foi assassinado a golpes de faca dentro de sua própria casa. Após os as facadas, a vítima ainda se locomoveu por 30 metros até a casa de um vizinho, onde veio a falecer.

De acordo com o diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGram), Albérico José Norberto, a maior parte dos crimes são motivados ou têm origem através do tráfico de drogas. "A maior parte dos homicídios registrados têm características de execução. E na grande maioria das vezes identificamos que os envolvidos nos crimes, vítimas e assassinos, fazem parte desse mundo tenebroso, que é o das drogas", alegou o diretor.

Segundo Albérico, o papel da Polícia Civil e instaurar inquéritos policiais e identificar os autores dos crimes tem sido cumprido. "Cabe à Polícia Militar o trabalho preventivo e ostensivo. Nosso papel é apenas investigativo", frisou.

Fazendo uso dos recursos disponíveis, que já são ineficientes, a Polícia Civil tenta realizar um trabalho em que se precisa de no mínimo três escrivães e dois delegados em cada distrital.

Atualmente, apenas um escrivão e um delegado executam esses trabalhos nas distritais, número que era suficiente há 30 anos atrás.  "Hoje essa quantidade de profissionais está defasada. Afinal intensificou-se o tráfico de drogas com o conseqüente aumento populacional das últimas décadas. Conseqüentemente, cresce a criminalidade", pontuou.

Albérito recordou que a Polícia Civil está organizando rondas, principalmente na região da zona Norte, em parceria com a Polícia Militar, cumprindo mandados de prisão e ordens de serviço. Para o diretor de polícia, uma das questões que mais preocupa a segurança pública são os jovens, faixa social cada vez mais atingida com a violência urbana. "A questão dos jovens é problema social. A polícia deveria ser o último caminho pelo qual deveriam passar os jovens. Isso está atrelado ao tráfico de drogas, principalmente em bairros de periferia", esclareceu.

Procurando beneficiar-se com os lucros e as ofertas dos traficantes, muitos jovens não conseguem pagar as dívidas e caem no "laço do passarinheiro". "Falta investimento em educação, em lazer, em ocupação para o jovem. Colocar os autores desses crimes na cadeia, sem ressocialização, é colocá-los numa escola onde eles aprenderão as artes de crimes ainda maiores", finalizou.

Polícia Militar enfatiza trabalho ostensivo

De acordo com o coronel Alarico Azevedo, comandante do patrulhamento metropolitano, várias operações foram aplicadas pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte no último final de semana. Nesse período, foram apreendidas 10 armas de fogo durante os trabalhos de rotina da PM. "Para nós, isso significa menos 10 ou mais homicídios ou menos 10 ou mais assaltos. É um trabalho significativo e importante para a segurança da sociedade", alegou Alarico.

De acordo com dados do setor de estatística da PM, até o último domingo foram apreendidas 482 armas de fogo em toda a grande Natal. Ano passado foram 470. "O bandido trabalha com a questão da oportunidade, do momento. O nosso grande desafio hoje é, em parceria com a Civil, identificar os pontos onde ocorre o tráfico de drogas para conseguir prender os traficantes", confessou. Segundo ele, indivíduos encontrados com posse de drogas voltam as ruas novamente por ser um crime de menor potencial. Por possuírem dívidas com os traficantes, essas pessoas "quase sempre" morrem.

Segundo Alarico, a Polícia Militar vem efetuando trabalhos ostensivos continuamente. A operação Corredor Seguro colocou blitz em vários pontos estratégicos em toda Natal para abordar automóveis e outros veículos. Os locais escolhidos são organizados através do setor de estatística da PM, que contabiliza as regiões com maior número de crimes.

Outra operação mencionada pelo coronel Alarico foi a Transporte Seguro, também em locais onde as ocorrências de assalto são em maior número, além da Litoral Seguro, em virtude das viagens ao longo do feriadão. Porém, o comandante enfatizou que reduzir o número de homicídios com origem no tráfico de drogas depende do trabalho de inteligência da Polícia Militar e de investigação da Polícia Civil, para desbaratar os focos de origem do problema: os pontos de venda.

"A maioria dos homicídios está vinculado ao acerto de contas. Todavia, o trabalho da PM é muito mais complexo do que se imagina. É preciso tempo para fustigar, investigar e desbaratar os pontos de tráfico", encerrou.

Bandidos trocam tiros com policiais militares durante diligências na zona Norte

PMs receberam denúncia e foram até casa no bairro Lagoa Azul. Três suspeitos foram presos.

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar foram recebidos a bala por criminosos, na rua Senador Carlos Alberto, no loteamento Boa Esperança, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Os PMs foram ao local após receberem a informação de que em uma residência existiam homens armados, drogas e produtos roubados.
Duas guarnições foram até ao local e ao chegarem foram alvos de disparos. Os policiais também reagiram e houve um tiroteio. Três dos suspeitos acabaram sendo presos. Um deles estava armado. Outros dois bandidos, de acordo com a polícia, conseguiram fugir do cerco policial.
Neste momento, várias viaturas estão realizando diligências naquela região de Natal, na tentativa de prender os outros criminosos. Os três homens detidos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Norte. Os nomes deles ainda não foram revelados pela polícia.

Estado anuncia prazo para recadastramento de aposentados

 Portal JH
Segundo informações do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), dos 27 mil servidores aposentados pela administração direta e indireta do Poder Executivo, apenas seis mil responderam à convocação do Censo Previdenciário 2012 para atualização cadastral.  Além da atualização da base de dados de previdência, o censo serve para eliminar pagamentos indevidos de benefícios. O recadastramento é obrigatório e deve ser realizado anualmente no mês em que o aposentado faz aniversário.
Diante do encerramento do censo de 2012, agora no mês de dezembro, e do pequeno número de aposentados com atualização cadastral efetivada, o Ipern está fazendo uma última chamada a fim de evitar o bloqueio dos benefícios previdenciários dos aposentados que não realizaram o recadastramento. A partir desta segunda-feira, os servidores aposentados devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos da Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência.
Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, dentro da validade de um ano. De hoje até o dia 22 de dezembro, devem comparecer aos postos de recadastramento os aposentados acima de 70 anos. Quem não comparecer neste período, já terá o pagamento suspenso a partir do mês de janeiro.
Entre os dias 26 de dezembro a 31 de janeiro, o período é reservado para o recadastramento dos servidores quem têm entre 60 e 69 anos. Os que não efetivarem a atualização cadastral terão o pagamento suspenso em fevereiro. Já os aposentados que têm idade abaixo de 60 anos devem comparecer à Central do Cidadão entre o dia 01 de fevereiro a 01 de março, estando os ausentes inaptos a receber o pagamento no mês de março.
“Essa é a primeira vez que estamos realizando o censo. Sempre tivemos essa ideia, mas até então não houve oportunidade. Fizemos uma parceria com o Ministério da Previdência Social com o objetivo de termos um controle cadastral dos aposentados. Esse controle é importante para nós evitarmos fraudes no sistema, como no caso de aposentados que já morreram, mas não deram baixa no sistema”, explica José Marlúcio Diógenes Paiva, presidente do Ipern.
Em 2011, o mesmo censo foi aplicado para os pensionistas do Estado. Na oportunidade, cerca de 200 pessoas não compareceram ao recadastramento. “Com isso, podemos ver que essas pessoas não apareceram porque ou já morreram, ou não têm mais direito a receber a pensão. É esse mesmo controle que queremos fazer agora”, afirma Marlúcio.
O presidente do Ipern informa que é imprescindível a realização da atualização cadastral para que os aposentados possam receber seus benefícios. Entretanto, quem ainda não puder comparecer aos últimos prazos estabelecidos, ainda terá como reverter a situação. “Nosso objetivo não é prejudicar as pessoas, mas sim atualizar o cadastramento do sistema. Quem não comparecer dentro dessas datas terá seu pagamento cancelado. Mas no dia em que o aposentado nos procurar e atualizar o cadastramento terá seu pagamento efetivado no dia seguinte”, disse.
Para facilitar o acesso e agilizar o atendimento aos beneficiários, o Ipern fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). A parceria entre as secretarias viabilizou um treinamento com todos os servidores que irão atuar no atendimento ao Censo Previdenciário nas Centrais do Cidadão, sobre o funcionamento do sistema e preenchimento do novo formulário do censo. Além das Centrais do Cidadão localizadas nos municípios do interior, o atendimento ao censo também será realizado nas Centrais do Cidadão em Natal, com exceção do shopping Via Direta.
Sesap realiza recadastramento funcional
Os servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vêm realizando desde o último dia 12 a declaração referente aos seus dados cadastrais e local de lotação, para o recadastramento no sistema de gestão de recursos humanos da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). O recadastramento acontecerá até o dia 23 de novembro, através do preenchimento de uma Declaração de Exercício disponível para acesso no site www.searh.rn.gov.br.
Todos os servidores ativos ou que estejam cedidos a outros órgãos devem preencher a Declaração de Exercício. Caso o servidor que estiver de férias ou afastado por qualquer motivo não faça sua declaração no prazo previsto, poderá fazê-la até dois dias depois do seu retorno ao trabalho. Após o preenchimento, o servidor deverá entregar uma cópia impressa e assinada na Coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap.
De acordo com o secretário de estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, este é um trabalho em conjunto com a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos, em que o objetivo é a atualização e o acompanhamento de todos os servidores. O recadastramento possibilitará, também, operacionalizar o sistema de aposentadoria. Dos mais de 15 mil servidores lotados na Sesap, cerca de nove mil já realizaram o procedimento de atualização cadastral.
Na noite do último sábado(17), um policial civil identificado como Miro Severo Melo, 45 anos, estava bebendo na casa de um amigo quando em desentendimento com sua companheira efetuou dois disparos de arma de fogo.
Os policiais militares da cidade receberam a informação de que Miro teria efetuado os disparos e após isso alguns populares conseguiram tomar a arma do mesmo, no entanto, Miro colocou a mulher  identificada como Maria das Graças Martins de Souza, 28 anos, den tro do carro e saiu com destino ignorado.
A princípio pensou-se na hipótese do acusado ter levado sua companheira para terminar o que haverá começado, já que todos achavam que o mesmo queria matar a mulher. Nesse momento iniciou-se uma busca para tentar localizar o policial e nada.
Algum tempo depois chegou a informação via CIOSP que a mulher havia dado entrada no Hospital Santa Catarina em Natal onde foi deixada pelo policial que em seguida fugiu com destino ignorado.

PASSAGEIROS DE ÔNIBUS DA NORDESTE SÃO ASSALTADOS NA BR 304.



Cerca de dez elementos fortemente armados, utilizando dois veículos, uma L 200 de cor prata e um Polo de cor preta, assaltaram os passageiros de um ônibus da Viação Nordeste, que viajavam de Fortaleza no Ceará, com destino a Natal do Rio Grande do Norte.
O assalto ocorreu logo aos primeiros minutos da madrugada de segunda feira, 19 de novembro de 2.012, na BR 304 próximo a Maísa.
Os elementos forçaram o  motorista a parar o ônibus efetuando  disparos de fogo., e conduzi-lo para uma estrada de barro, onde praticamente  todos os passageiros, num total  de 59 foram assaltados, inclusive o motorista.  Fizeram um verdadeiro rapa.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, e com o apoio da Polícia Militar, faram ao local, mas não conseguiram localizar e prender os assaltantes.
A polícia ainda conseguiu recuperar alguns objetos que foram jogados dentro do matagal, pelos bandidos, que certamente os apanharia depois.
As vítimas compareceram a Delegacia de Plantão em Mossoró, acompanhados pela Polícia Rodoviária Federal, para prestarem queixa do ocorrido.

Natal terá Caminhada em Defesa da Vida dos Policiais

Ataques no Sul e Sudeste do país também preocupam policiais do RN.
Comando da PM já emitiu comunicado recomendando cautela.
Do G1 RN

Policiais militares de todo o país vão realizar, nesta terça-feira (20), uma caminhada de protesto contra a onda de violência que vem atingindo agentes de segurança pública. Em Natal, apesar de a cidade não sofrer ataques semelhantes aos que vêm ocorrendo em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, a quantidade de policias mortos e vítimas de atentados ao longo do ano no RN preocupa e também motiva a participação na 'Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais'. O ato terá início no calçadão do shopping Midway Mall, no bairro do Tirol.
Além da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, a caminhada terá apoio de outras entidades de classe do RN, como a Associação dos Bombeiros Militares, Associação dos Praças da Polícia Militar e do Clube Tiradentes.
O soldado Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, afirma que a participação dos policiais do Rio Grande do Norte é de extrema importância, tendo em vista que o Estado tem sofrido com a fragilidade do sistema de segurança pública e perdido muitos policiais nos últimos tempos. “Em 2012 somamos nove policiais militares mortos e onze feridos”, revelou.
No último dia 6, a Associação divulgou uma lista com os nomes de PMs e policiais civis mortos no RN ao longo do ano. Os ataques a agentes de segurança pública nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ecoaram no Rio Grande do Norte. O comando da Polícia Militar emitiu comunicado na última sexta-feira (16) alertando a corporação para a necessidade de ter cautela nos próximos dias.

POLÍCIA MILITAR EM ESTADO DE ALERTA

Os ataques a agentes de Segurança Pública nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ecoaram no Rio Grande do Norte. O comando da Polícia Militar emitiu comunicado nesta sexta-feira (16) alertando a corporação para a necessidade de ter cautela nos próximos dias.
“Estando em serviço ou de folga, os militares precisam preservar sua segurança. Conversei com o comandante da PM de São Paulo, coronel Roberval Ferreira França, e ele me explicou como os ataques estão acontecendo. A partir disso resolvi passar alguns comandos de prevenção aos nossos militares”, disse coronel Francisco Araújo, comandante da PM do RN.
A PM solicitou aos militares que observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações, inclusive quanto à condução e o porte de arma de fogo no período de folga.
“Tudo para evitar possíveis tentativas de roubo e atentados. Também é necessário a utilização dos equipamentos de proteção individual durante todo o serviço ostensivo”, completou o comandante. 
“Mesmo sem os ataques a policiais do Sul e Sudeste do país terem chegado ao RN, é importante ficar alerta”, enfatizou Araújo.
Ainda de acordo com o comandante da PM, a sociedade não deve ter medo, pois o alvo dos atentados tem sido a polícia. 
“A onda de violência tem sido contra os policiais, é uma reação dos criminosos aos agentes de segurança. E não diretamente contra a sociedade”, afirmou. 
“Nós, militares, integrantes da Polícia Militar do RN, que realizamos diuturnamente a segurança da sociedade potiguar, devemos observar nossa segurança, quer estejamos de serviço ou enquanto estivermos de folga, visando preservação da vida” finalizou o comandante da PM.
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou na primeira semana de novembros as listas com os nomes de policiais civis e militares vítimas de atentados e assassinados ao longo deste ano. Segundo a categoria, 2012 "está sendo marcado pela violência contra os policiais".
G1/RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

Noite e madrugada violenta têm seis homicídios na Grande Natal

Quatro pessoas foram mortas a tiros e uma com golpes de arma branca.

Foto: Sérgio Costa
João Paulo foi morto no Nordelândia.
Desde o início da noite deste domingo (18) e madrugada desta segunda-feira (19), o Instituto Técnico-Cientifico de Polícia registrou seis homicídios na Grande Natal. Além do assassinato de um homem no conjunto Potengi, outras cinco pessoas foram mortas, sendo uma delas com arma branca e as outras a tiros.
Entre essas vítimas está o adolescente Erickson Alan da Silva Nascimento, de 17 anos. Ele estava caminhando pela rua Antônio Costa de Oliveira, no loteamento Nordelândia, no Lagoa Azul, na Zona Norte, quando foi perseguido e atingido por disparo de arma de fogo na cabeça. O jovem foi socorrido, mas morreu no hospital. Os bandidos estavam em um veículo modelo Gol, de cor preta e placas não identificadas. Erickson estava acompanhado do amigo João Paulo Pereira da Silva, de 16 anos, que também foi baleado e morreu no local.
Já por volta das 23h, o jovem Luan dos Santos Nunes, de 19 anos, foi morto a tiros, na Travessa Campo Santo, no Centro de Macaíba. De acordo com a polícia, a motivação pode ter sido acerto de contas pelo tráfico de drogas. Outro crime também com as mesmas características foi registrado em São Gonçalo do Amarante, na praça Ana Clésia. Nesse caso, a vítima continua como não identificada no ITEP.
Por volta das 2h30 desta segunda-feira, na Travessa Santa Rita, no bairro de Nova Redinha, em Extremoz, um homem identificado como João Batista do Nascimento, de 32 anos, morreu vítima de golpes de arma branca. Ele foi encontrado por populares ainda com vida, mas acabou morrendo pouco tempo depois e não conseguiu dizer quem teria sido o autor do homicídio.
 

Bandidos tentam arrombar caixa eletrônico em Extremoz

Ação não foi concretizada por causa do alarme do banco que foi acionado.

Foto: Sérgio Costa
A agencia do Banco do Brasil localizada no centro da cidade de Extremoz foi invadida por uma quadrilha na madrugada desta segunda-feira (19). O grupo chegou no local por volta das 2h, arrombou a porta e tentou violar um dos caixas eletrônicos.
De acordo com informações repassadas por funcionários do banco, que preferiram não ser identificados, cerca de quatro homens chegaram durante a madrugada, invadiram a agencia, mas foram fugiram após o alarme ser acionado.
Quarenta minutos depois o mesmo grupo voltou e ignorou o sistema de segurança e inicio a violação do caixa usando um maçarico. A ação foi abortada por algum motivo, ainda desconhecido e os homens fugiram.
Por volta das 6h uma viatura da polícia militar foi até ao local para colher dados do ocorrido e em seguida uma equipe do ITEP e do Deicor (Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado). Nenhum dos acusados foi localizado, mas a policia contará com as imagens registradas pelas câmeras instaladas na agência.
Do:Portal:BO

Italiano é preso com droga e munição em Pitangui

Foto: Divulgação / Polícia Civil
A Polícia Civil montou uma operação na tarde desta sexta-feira (16) para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão numa residência localizada na praia de Pitangui, que estaria sendo usada como ponto de tráfico de drogas.

Ação teve início na tarde de ontem, por volta das 16 horas, quando a equipe de policiais civis da Delegacia de Extremoz efetuaram a prisão em flagrante do italiano Andrea Bagnasco, de 21 anos. Com ele foi apreendida certa quantidade de maconha e uma munição calibre 7.62, de uso restrito.

*Fonte: Assessoria / Degepol

Homem é assassinado na calçada de casa

Jorge Luis foi surpreendido por dois homens armados.


Foto: Sérgio Costa
Um homem identificado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia como Jorge Luis Lira Rodrigues, de 30 anos, foi morto a tiros, na noite deste domingo (18), na zona Norte de Natal. A vítima estava na calçada de casa quando foi surpreendida por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta.
Jorge Luis estava na rua do Limoeiro e o crime foi registrado por volta das 19h. Os bandidos atiraram várias vezes e a vítima acabou caindo morta na própria calçada. A polícia foi acionada logo em seguida, mas ao chegar ao local os criminosos já tinham fugido. Ainda foram realizadas diligências por parte da Polícia Militar, no entanto, ninguém foi preso.
Os agentes da Delegacia de Plantão da Zona Norte também estiveram na cena do crime para registrar o Boletim de Ocorrência. Os policiais não conseguiram muitas informações sobre os autores dos disparos.

Acidentes em rodovias assustam pela imprudência

Basta se aproximar um feriado ou feriadão para os policiais rodoviários federais ficarem preocupados. São motoristas que dirigem embriagados e outros tantos que praticam imprudências inaceitáveis.
Nesta quinta-feira (15), Proclamação da República um acidente chamou a atenção. A colisão frontal entre uma carreta e um veículo corsa às seis horas da manhã, nas proximidades da cidade de Riachuelo deixou quatro mortos, todos estavam no corsa. Houve imprudência, sem dúvida, mas como trazer de volta os que já morreram? Não existe possibilidade. E sabendo que morto não fala, muitos casos, acidentes e mais acidentes ficam impunes.
O que fatalmente nos trará outros tantos acidentes, porque no Brasil é assim ou se pune com rigor ou vira bagunça. Então vamos lá, estamos chegando no final do ano, onde acontecem inúmeras festas. Famílias inteiras viajam para comemorar Natal e Ano Novo com parentes em outros estados.
Ao dirigir em uma estrada precisamos entender que temos que ter educação. É a educação no trânsito que poderá salvar inúmeras vidas, entretanto, para que isso aconteça é necessário conscientização, mais aí é outra história.
 

                     Pedaço do Círio que veio de Belém do Pará
A festa de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do município de Parazinho, acontece no período de 19 a 28 de novembro. Dentro das festividades acontecerá diariamente, caminhadas penitenciais ás 5 horas da manha, oficio a Nossa Senhora ás 12 horas, missa as 19 horas. Este ano a festa tem como algo de grande valor devocional para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, um pedaço do círio de 30 cm,  que veio do Belém do Para, que estará exposto durante toda a festa para as pessoas fazerem os seus pedidos e agradecimentos.
Os festejos serão encerrados, dia 28, com missa solene, ás 16 horas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, acontecerá procissão com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, pelas principais ruas da cidade de Parazinho.