Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Polícia divulga retrato falado de assassino de contraventor e PM em Natal



Por Paulo de Sousa, do DN Online
 
Retrato falado foi feito a partir de descrições de testemunhas do assassinato (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press/Reprodução)
Retrato falado foi feito a partir de descrições de testemunhas do assassinato
 
A Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) divulgou nesta sexta-feira (23) o retrato falado do suspeito de ter assassinado o contraventor Gilberto Tavares da Silva e o cabo PM Sérgio Henrique dos Santos em 22 de agosto deste ano. Segundo o delegado Roberto Andrade, que investiga o caso, ainda não há informações suficientes que levem ao autor do crime.

Roberto Andrade garante, porém, que pelo menos duas hipóteses já foram descartadas: o de possível crime passional ou ligação com agiotagem. "Descartar essas linhas nos ajuda a trabalhar melhor outras motivações", comenta o delegado, sem revelar que hipótese seria a mais forte.

O retrato falado foi feito a partir das descrições de testemunhas. O delegado, no entanto, acredita que as testemunhas têm medo de revelar o autor do duplo assassinato. "Pode ser que não tenham coragem por temerem ser os próximos.

Segundo relatos de testemunhas repassadas à polícia à época do crime, Gilberto Tavares e o cabo PM Sérgio Santos estavam na Rua João Carlos, no Alecrim, saindo de uma das sedes do jogo do bicho em Natal, que supostamente pertencia ao primeiro. Por volta das 20h, logo após entrarem no veículo, uma Toyota Hilux SW4 preta, foram abordados por um homem gordo e careca. O executor atirou no mínimo cinco vezes contra o PM, que estava no banco do motorista.

O bicheiro ainda tentou fugir, mas também foi atingido por diversos tiros. Gilberto ainda chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a perícia, todos os tiros foram disparados por uma pistola de calibre 380 milímetros. Em virtude das circunstâncias do crime, a polícia descartou a possibilidade de latrocínio - roubo seguido de morte

Homicida cearense que matou Baiano no Bairro Quixabeirinha em Mossoró é preso pela Polícia Civil de Baraúna


Agentes da Polícia Civil de Baraúna, prenderam na manhã desta sexta feira 23 de novembro de 2012,naquela cidade, por força de mandado de Prisão expedido pela Justiça do Ceará, o  elemento acusado da prática de varios homicídios nos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará além de um assalto na cidade de Iracema-Ce, onde levaram aproximadamente  80 mil reais que seriam destinados ao pagamento de funcionários da Prefeitura daquela cidade.

José Rosivan Felix, "Vain" 33 anos de idade, natural  de Iracema-Ce sem residencia fixa, e estava foragido da justiça cearense desde outubro de 2012.
Vain, é acusado pela morte de "Isaías Soares dos Santos", "Baiano" 27 anos de idade, morto na Rua Dolores do Carmo Rebouças, no Bairro Quixaberinha,em Mossoró,fato ocorrido no dia 13 de Outubro de 2012

Ele também é acusado pela morte de "Marcio Roberto da Silva Fernandes" de 36, morto na calçada de uma padaria, na Avenida principal da cidade de Baraúna, no dia 14 de Outubro de 2012.
Segundo informações da polícia "Vain" já praticou pelo menos 30 homicidios, em cidades do RN e CE.
O mesmo foi ouvido na Delegacia Especializada em Homicidio de Mossoró e em seguida conduzido para a cidade de Iracema no estado do Ceará, onde existe um mandado de prisão contra ele.

Vaim estava na companhia de "José Marcos de Oliveira Souza" de 25 anos de idade, residente no Bairro Quixabeirinha em Mossoró, que foi também foi conduzido para averiguações na delegacia de Baraúna.
José Marcos foi levado pelos policiais da cidade de Iracema,já que o mesmo teve participação no assalto à prefeitura daquela cidade  juntamente com José Rosivan Félix.

Euzebio Neto Agente da Polícia Civil

AMOSTRA DE SUSTENTABILIDADE ARTE E CULTURA DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR DINARTE MARIZ EM SÃO BENTO DO NORTE/RN






















Polícia Militar celebra 178 anos nesta sexta-feira

Cerimônia festiva será realizada no Centro de Convenções de Natal.

No dia desta sexta-feira (23), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realiza uma cerimônia alusiva aos 178 anos de criação da Força Armada Estadual. O evento contará com a participação de diversas autoridades – civis e militares – e prestigiará vários colaboradores, no Auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, a partir das 9h.
Na oportunidade, será entregue o Diploma Amigo da Polícia, que é uma premiação àqueles que direta ou indiretamente colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares.
Outra comenda a ser cedida é a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, que por sua vez visa recompensar membros da Polícia Militar, da Forças Armadas ou cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à Corporação ou à Segurança Pública Potiguar, quer seja no campo militar, científico, social ou econômico.

Suspeito de matar, queimar e enterrar jovem no RN é preso, diz Polícia Civil

Francisco Daniel Barbosa, 19 anos, foi preso nesta quinta (22), em Grossos.
Segundo a polícia, suspeito confessou o crime, fato ocorrido em Caicó.

Do G1 RN
Francisco Daniel Ferreira Barbosa, de 19 anos (Foto: Divulgação/Polícia Civil) 
Francisco Daniel Ferreira Barbosa, de 19 anos
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Um jovem de 19 anos foi preso na noite desta quinta-feira (22) suspeito de assassinar, queimar e enterrar um adolescente identificado como Tiago Emídio, crime ocorrido no dia 12 de outubro deste ano em Caicó, na região Seridó potiguar, segundo informações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
O suspeito, identificado como Francisco Daniel Ferreira Barbosa, foi detido na cidade de Grossos, distante 332 quilômetros de Natal, sob força de um mandado de prisão expedido pela Justiça. A foto do suspeito foi divulgada à imprensa pela Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).
De acordo com a Degepol, a prisão de Francisco Daniel foi realizada por policiais civis lotados em Caicó, na região Seridó potiguar, juntamente com as equipes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), coordenados pela delegada Dulcinéia Costa.
A Polícia Civil conta que o crime aconteceu no bairro Alto da Boa Vista, em Caicó, quando o suspeito teria efetuado dois tiros na cabeça da vítima. Em seguida, a delegada afirma que Francisco Daniel queimou e enterrou o corpo de Tiago, que só foi encontrado no dia 26 de outubro.

A polícia diz que outros dois homens, já identificados, também participaram do crime. Ainda de acordo com a delegada, Francisco Daniel confessou o assassinato alegando que não estaria satisfeito com algumas atitudes tomadas por Tiago, por este ter espancado pessoas na rua. A delegada também afirma que ambos eram usuários de maconha e estariam consumindo a droga na noite do crime. Francisco Daniel deve ser indiciado por homicídio qualificado.

Polícia do RN não tem queixas sobre sequestro de jovem libertada na PB

Estudante de 17 anos disse que foi sequestrada em Macaíba e estuprada.
Ela foi encontrada na noite desta quinta-feira (22) em João Pessoa.

Do G1 RN
As polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte ainda não têm conhecimento ou registro de queixa sobre o caso da adolescente de 17 anos que afirma ter sido sequestrada em frente a uma escola no município de Macaíba, na Grande Natal. A estudante, segundo a polícia paraibana, foi libertada na noite desta quinta-feira (22) no centro de João Pessoa. A jovem também afirma que foi estuprada e obrigada e ingerir comprimidos que a deixaram inconsciente.
O G1 entrou em contato com a Delegacia de Macaíba, na Grande Natal. Contudo, segundo o chefe de investigações Elialdo Moura, até o momento não existe qualquer queixa sobre o desaparecimento da estudante. “Nenhuma família nos procurou”, afirmou.
O delegado Correia Júnior, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Criança e ao Adolescente (DCA) também disse não ter conhecimento do fato. “Até agora, não”, garantiu.
A situação é a mesma na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal e na Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECAP), esta última responsável por investigar desaparecimentos.
A Divisão Especializada em Investigação e Combate eo Crime Organizado (Deicor) informou o mesmo. Por fim, a Polícia Militar do RN também não foi comunicada sobre qualquer sequestro ocorrido no estado.
O caso
Segundo a tenente Matilde Coelho, da PM de João Pessoa, a adolescente libertada no centro de João Pessoa diz que foi sequestrada ainda na quinta. Ao ser encontrada, a jovem contou à polícia que um homem armado a abordou em frente a um colégio municipal em Macaíba e a ordenou que entrasse em um carro. A tenente acrescentou que o criminoso ainda teria obrigado a jovem a ingerir comprimidos que a deixaram inconsciente.
Informações publicadas pelo G1 PB, dizem que um rapaz, que passava pelo local, ajudou a garota e entrou em contato com a polícia. A adolescente foi encaminhada à maternidade Frei Damião, no bairro Cruz das Armas, onde passou por procedimentos para evitar uma possível gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Quadrilha invade cidade paraibana explode agência bancária e atira na polícia


Grampos foram jogados na estrada durante a fuga do bando

A agência do Banco do Brasil da cidade de Caaporã, localizada no Litoral Sul paraibano, foi explodida na madrugada desta quarta-feira 21 de novembro de 2012.
Cerca de dez homens fortemente armados invadiram a cidade e explodiram a agência do BB.
Durante a fuga, os ssaltantes efetuaram tiros na policia, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com informações daCompanhia Policial do município de Alhandra, por volta das 03h40, cerca de dez homens armados com fuzis e pistolas chegaram em dois veículos e foram em direção a agência bancária
Usando dinamites, o bando explodiu o banco e os artefatos prejudicaram a estrutura da agência. Após o crime, os assaltantes fugiram levando dinheiro dos caixas eletrônicos, conforme informou a companhia de polícia.
Durante a fuga, os criminosos jogaram grampos na estrada e efetuaram tiros em uma guarnição da Polícia Militar na saída da cidade. A quadrilha fugiu em direção ao Estado de Pernambuco.
É Sertão

Suspeito de sonegar R$ 7 milhões no RN é preso no Paraná, diz MP

Alcivan Mendes é apontado como principal alvo da Operação Drible.
Ele foi detido no município de Santa Terezinha, tentado chegar ao Paraguai.

 Do G1 RN
Alcivan Moura foi detido no Paraná (Foto: Cedida/PRF)Alcivan Moura foi detido no Paraná (Foto: Cedida/PRF)
O empresário mossoroense Alcivan Mendes de Moura, apontado como principal alvo da Operação Drible, deflagrada no último dia 13 no Rio Grande do Norte, foi preso na noite desta quarta-feira (21) ao tentar cruzar a fronteira para o Paraguai, segundo o Ministério Público do RN. O empresário foi detido no município de Santa Terezinha de Itaipu, no estado do Paraná.
Ainda segundo o Ministério Público, Alcivan tentou fugir, mas foi contido por agentes da Polícia Rodoviária Federal. O Núcleo de Comunicação Social da 15ª Superintendência da PRF no RN divulgou a foto do empresário e informou que Alcivan foi preso por volta das 20h40, no Km 715 da BR 277, fronteira com o Paraguai. Ele estava em um veículo Mercedez Benz (NNK-5511). Durante a abordagem ao automóvel, durante uma fiscalização, ficou contatado que o empresário possuía mandado de prisão em aberto.
“Alcivan empreendeu fuga para o matagal adjacente à rodovia. Foi realizado cerco e o mesmo foi encontrado. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Terezinha do Itaipu”, afirmou a assessoria, acrescentando que, de acordo com o motorista de Alcivan, eles estavam indo pegar uma mudança para levar para Natal.
O empresário é considerado líder de um esquema articulado no comércio de combustíveis do Rio Grande do Norte. As investigações apontam para um prejuízo aos cofres do Estado que soma mais de R$ 7 milhões em sonegação fiscal na comercialização de álcool.
Durante a investigação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), pelas Promotorias de Justiça de Combate à Sonegação Fiscal e de Defesa do Consumidor e pela Polícia Civil, juntamente com a Secretaria Estadual de Tributação (SET), foram constatados indícios de práticas ilícitas na distribuição ilegal de álcool combustível, concorrência desleal, adulteração de combustível, lavagem de ativos, formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra a ordem tributária – sonegação de tributo e crimes de corrupção ativa, entre outros.
No vídeo ao lado, o secretário de Tributação José Ayrton da Silva fala sobre a Operação Drible
Além do empresário mossoroense, outras três pessoas são apontadas como integrantes do esquema. Duas delas foram presas em cumprimento de mandados expedidos pela Justiça quando a operação foi deflagrada. “Ainda falta prender Severino Fernandes Nunes, sócio da empresa Recap, que continua foragido”, confirmou o MP.
Operação Drible
A Operação Drible foi deflagrada no dia 13 deste mês pelo Ministério Público do RN em conjunto com a Secretaria de Estado de Tributação (SET), Polícias Rodoviária Federal e Civil e Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo foi a desarticulação de um grupo considerado atuante em toda a cadeia do comércio de combustíveis no estado. Na ocasião, dois mandados de prisão e 16 de busca a apreensão foram cumpridos.
Os quatro envolvidos são suspeitos da prática de irregularidades na aquisição, distribuição e revenda de combustíveis por postos pertencentes ao grupo. A ação ocorreu simultaneamente nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Taipu, Extremoz e Mossoró. Um dos mandados de prisão, contra Severino Fernandes Nunes, foi expedido para ser cumprido em João Pessoa, na Paraíba. Entretanto, ele não foi localizado e continua foragido.
De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Antunes, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP, o grupo alvo das investigações adquiria combustíveis, principalmente álcool, diretamente das usinas através de empresas fantasmas, ou de propriedade de laranjas, para fugirem dos impostos. Desta forma, era possível burlar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),além do Imposto de Renda, pois as empresas apresentavam ao Estado uma lucratividade menor do que o montante real.
Segundo o Ministério Público, Alcivan é o líder do grupo e comandava o esquema. Ele seria o maior beneficiado com os crimes. Severino Fernandes, que mora em João Pessoa, é acusado de ser um dos laranjas responsáveis pela compra dos combustíveis através da Recap. A promotora Patrícia Antunes afirma que ele tem identidade falsa, e se apresenta como João Henrique.
"Os outros empresários adquirem o álcool a R$ 1,99, e o grupo conseguia o combustível por 1,66. Isso gerava a impossibilidade de competição entre as empresas", detalhou a coordenadora do GAECO.
Os suspeitos, ainda segundo relatou a promotora, também utilizavam de empresas de outros estados (Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco) para adquirir os combustíveis de forma privilegiada. "As compras eram destinadas a outros lugares, mas permaneciam no Rio Grande do Norte", informou Patrícia Antunes. O álcool era comprados nas usinas sob a alegação de que seria utilizados em outra finalidade, que não a de combustível de veículos.
Início das fraudes
O Ministério Público acredita que a quadrilha pratique os crimes desde 2005, tendo desviado o valor estimado de R$ 7 milhões e adquirido 16,3 milhões de litros de álcool irregularmente. Ainda de acordo com o que foi divulgado na coletiva, o grupo iniciou as atividades comprando o etanol através de uma empresa de gênero alimentício, que não possuía permissão para a prática.
Com a intensificação da fiscalização, o esquema fraudulento se adaptou e passou a usar outra empresa, esta com razão social que permitia a compra do combustível, para praticar o crime.
Outros crimes
De acordo com o que apontaram as investigações do Ministério Público, iniciadas em 2010, a prática de crimes não se restringia a fraude de impostos. Há denúncias de que alguns postos da rede vendiam combustíveis adulterados. Segundo Patrícia Antunes, também era comum a prática de trocar os tipos de combustíveis nas bombas. "Eles colocavam gasolina comum em uma bomba de gasolina aditivada e a vendiam mais cara ao consumidor", revelou a promotora.
Ela também disse que os estabelecimentos da rede colocavam aditivos a gasolina no próprio posto, o que é proibido por lei. "O combustível precisa passar pela ANP. É a agência que realiza esse processo", explicou.
A prática ilegal de sonegação de impostos, ainda de acordo com as investigações, acabou ultrapassando o mercado de postos de combustível e atingiu outros ramos. "Apreendemos eletrodomésticos e bebidas alcoólicas sem nota", afirmou Patrícia Antunes. Também foram apreendidos documentos, computadores e celulares de suspeitos nas empresas, além de armas de fogo sem porte.

Após a operação, quase todos os estabelecimentos permanecem funcionando normalmente, pois mantêm atividade regular. Somente o posto Lagoa Azul foi fechado, porque o combustível vendido no local foi analisado pela Agência nacional de Petróleo (ANP), que identificou irregularidades na composição química.

Veja as escolas do RN que obtiveram as maiores médias no Enem 2011

Médias gerais foram divulgadas pelo Ministério da Educação nesta quinta.
Escola Estadual Maria da Glória, em Ipanguaçu, obteve a menor nota.

Do G1 RN
A maior média geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, no Rio Grande do Norte, coube ao Colégio Ciências Aplicadas, instituição da rede privada de ensino, com média 647,91. O IFRN – Campus Mossoró, a 285 Km de Natal, alcançou a média 606,19, a maior entre as escolas públicas. A menor média geral, 406,85, foi registrada na Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna, em Ipanguaçu, a 214 Km da capital. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação.
No Colégio Ciências Aplicadas, 99 alunos fizeram o Enem em 2011, isso corresponde a 80,27% do total de estudantes da instituição. O corpo discente atingiu a média geral de 647,91. O número corresponde a soma das médias obtidas pelos alunos em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.
Na rede pública, o IFRN – Campus Mossoró apareceu em destaque, com a média geral 606,19. Ao todo, 188 alunos fizeram o Enem em 2011, o equivalente a 66,67% do corpo discente. Coube a Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna, em Ipanguaçu, a pior média geral do RN, 406,85. Apenas 10 estudantes fizeram o Enem em 2011, 58,82% do total de alunos da escola.
O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar.
Confira o ranking das escolas com as 10 melhores notas (Enem 2011) no RN
Colégio Ciências Aplicadas
Centro de Integração Integrada
Centro de Integração Integrada Mais
IFRN – Campus Mossoró
Colégio Salesiano Dom Bosco
IFRN - Campus Cidade Alta (Natal)
Colégio Salesiano São José
Colégio Marista de Natal
Colégio Nossa Senhora das Neves
Overdose Colégio e Curso
Confira o ranking das escolas com as 10 piores notas (Enem 2011) no RN
Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna (Ipanguaçu)
Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra (Triunfo Potiguar)
Escola Estadual Pedro Martins Fernandes (Viçosa)
Escola Pública José Claudio Alves (Taboleiro Grande)
Escola Estadual Professor Daniel Gurgel (Janduís)
Escola Pública Desembargador Sinval (Pilões)
Escola Estadual Francisco de Assis da Silva (Serrinha dos Pintos)
Escola Estadual Ivonete Carlos (Frutuoso Gomes)
Escola Pública Sebastião Gomes de Oliveira (Apodi)
Escola Estadual Teonia Amaral (Florânia)

Confira aqui a lista completa com as notas de todas as instituições do Rio Grande do Norte.