Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Sem local para internação, Justiça 




libera adolescentes infratores no RN


Juiz alega que centros educacionais do estado não têm estrutura adequada.
Em quatro dias, 11 voltaram para casa, mesmo tendo cometido homicídios.

Do G1 RN

Adolescentes que cometem infrações em Natal estão sendo liberados de cumprirem medidas sócio-educativas. A medida vem sendo adotada pelo juiz da 3ª  vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner. O motivo é, segundo o juiz, é o fato de que o estado não está fornecendo condições estruturais para que o Poder Judiciário possa determinar o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo nota emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (28), em quatro dias, o juiz pôs em liberdade 11 adolescentes que praticaram atos infracionais até mesmo de natureza grave.
Ainda de acordo com o magistrado, a liberação é preocupante, uma vez que os jovens cometeram crimes graves, como homicídio e tráfico de drogas.“Um deles tem uma lista que faz inveja a qualquer bandido de grande porte. Os crimes destes adolescentes são os mais variados e vão desde assaltos a ônibus, passando pelo tráfico de drogas e até homicídios ”, apontou o juiz.
Homero Lechner disse também, que mais de dez ofícios foram enviados para o Ministério Público com informações sobre o quadro atual dos centros educacionais – definido por aquele como "em decadência" - a fim de que a Procuradoria Geral de Justiça cobre do Estado as devidas providências.
“Além do ECA, o Estado, enquanto Poder Executivo, precisa cumprir a Lei 12.594 de 2012. Mas, não está cumprindo e isso nos obriga a liberar esses adolescentes para as ruas novamente”, lamentou Lechner.
As medidas aplicadas em meio aberto também estão comprometidas, de acordo com o juiz. “As medidas da liberdade assistida ou prestação de serviços também estão sem condições de aplicação. A rede pública municipal não tem estrutura para isso”, completou.
De acordo com os juízes que compõem as varas da Infância, entre eles o magistrado José Dantas de Paiva, as cobranças por melhoria na rede são sistemáticas, direcionadas a órgãos como a Fundac, para que as providências sejam tomadas pelo Poder Executivo, a fim de se ampliar as condições físicas e de pessoal nas unidades.
“Nosso desejo é o que o MP efetive uma ação de Improbidade Administrativa contra o Governo que não está cumprindo com o seu papel e gerando essa sensação de impunidade na sociedade. É o MP que tem legitimidade para isso", desabafou o juiz. “Tenho liberado esses adolescentes muito a contragosto” finalizou
.

Juiz acata denúncia contra PM preso por matar advogada a pauladas no RN

Acato do juiz Ederson Solano foi publicado nesta quinta (28) no site do TJ.Soldado Gleyson Alex é acusado pela morte da advogada Vanessa Ricarda.


Corpo de advogada foi enterrado nesta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)Corpo de advogada foi enterrado em Parelhas, na região Seridó do RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Justiça do Rio Grande do Norte aceitou, nesta quinta-feira (28), denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos. Com isso, ele passa a ser formalmente acusado pelo assassinato da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37, morta a pauladas dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros de Natal. O crime aconteceu no dia 14 deste mês. A denúncia foi acatada pelo juiz Ederson Solano Batista de Morais, da comarca de Santo Antônio. 
Segundo o juiz, o réu tem 10 dias para responder à acusação, por escrito, através de advogado. O magistrado também notifica o Itep para que envie todos os laudos criminais produzidos pelos peritos e informações atualizadas quanto aos antecedentes criminais do réu. O G1 tentou contato com Cezar Cerqueira de Freitas Júnior, defensor do PM, mas ele não atendeu ou retornou as ligações.
Em depoimento à polícia, o policial disse que a vítima, sua ex-namorada, teria ficado enfurecida com uma ligação que ele havia recebido e tentado agredi-lo. Em razão disso, os dois, “entraram em vias de fato e, durante essa contenda caíram ambos, não lembrando o que ocorreu depois disso”, diz o documento.
Ainda segundo o depoimento, Gleyson afirma ter passado boa parte do dia anterior à morte da advogada bebendo com ela e que, a briga, teria sido iniciada porque ele havia se recusado a revelar o nome da pessoa que havia ligado para o celular dele. Também consta no relato do PM que ele “não sabe como aquele pedaço de madeira foi aparecer no interior daquele quarto”, acrescentando “que só depois da prisão começou a entender onde se encontrava, mas que os policiais de serviço não deixaram mais que ele entrasse no quarto”.
A família de Vanessa Ricarda não acredita que ela tenha ido se encontrar com o suspeito para beber. Genilson Dantas, cunhado da advogada, afirma que ela era evangélica e não consumia bebidas alcoólicas. Ele também disse que acredita que Vanessa tenha ido se encontrar com o policial militar sob ameaça. “Ele sempre dizia que iria matá-la e que também mataria pessoas da família”, disse Genilson.
Segundo o capitão Fábio Sandrine, comandante do batalhão da PM na cidade de Goianinha, onde o soldado é lotado, Gleyson tem sete anos de corporação. "Ele trabalhava na praia da Pipa, mas foi transferido para a cidade de Passagem. Só que ele não se apresentou. Hoje de manhã recebemos esta triste notícia que ele havia matado a namorada. Lamentável", comentou o oficial no dia seguinte ao crime.
Familiares e amigos acompanharam o enterro (Foto: Anderson Barbosa/G1)Familiares e amigos acompanharam o enterro
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
O policial, preso em flagrante, encontra-se detido no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na zona Norte deNatal
Já a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, foi inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil em 2011, segundo a própria OAB no RN. O corpo dela foi enterrado no dia 15, no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra, distrito a 18 quilômetros deParelhas, região Seridó.
Entenda o caso
De acordo com a polícia, funcionários do Motel Cactus, onde a advogada Vanessa Ricarda foi espancada, acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. “Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados”, contou o tenente Everthon Vinício, do 8º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência.
Ainda segundo o oficial, o PM foi encontrado na área comum do prédio onde funciona o motel. O tenente contou também que Gleyson apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. “Ele vestia somente um short, que estava todo sujo de sangue”, afirmou.
Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. “O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados”, relatou o delegado Everaldo Fonseca
.

PMs começam a deixar delegacias da Polícia Civil em todo o RN


Comando Geral segue o que determina Ação Civil Pública e comandantes dos Batalhões estão recebendo notificações com a medida.


















Os policiais militares do Rio Grande do Norte que estavam trabalhando em delegacias da Polícia Civil, em algumas cidades do Estado, estão deixando as unidades. Isso acontece em virtude de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual. A determinação é que nenhum PM deve continuar exercendo ações que competem a policiais civis.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmou ao Portal BO que estão sendo adotados todos os procedimentos para cumprir o que determina a Justiça. De acordo com o oficial, os comandantes de todos os Batalhões da PM no Estado estão sendo comunicados da decisão.
Em alguns casos, como em Caicó e Apodi, os policiais militares receberam ofícios nesta quinta-feira (28) e já estão deixando prédios das delegacias. “Só aqui em Apodi nós tínhamos quatro, que agora terão que voltar para o Destacamento em outros pólos”, comenta o comandante do policiamento naquela cidade, capitão Inácio Brilhante.
Em Caicó, de acordo o coronel Araújo Silva, outros quatro PMs também tiveram que retornar para o 6º Batalhão. A partir de agora, a medida deve se estender por outros municípios, alguns deles, no entanto, que não dispõem de policiais civis suficientes, deverão ter déficit no policiamento.
 Do:Portal BO




Os Secretários de Administração e de Esporte de São Bento do Norte/RN visitam a Secretaria de Esporte do RN




OS QUAIS FORAM RECEBIDOS PELO SECRETARIO DE ESPORTE DO RN E DISCUTIRAM SOLUÇÕES SOBRE O ESPORTE DE SÃO BENTO O QUAL TODOS MOSTRARAM-SE BEM INTERESSADOS E DISPOSTO A COLABORAR PARA O DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO DO MUNICÍPIO.

Viatura da PM desce aterro e 
evita choque com moto

Por volta das 10h da manhã de ontem (27), a viatura da PM da cidade de Galinhos desceu o aterro na tentativa de evitar o choque com uma moto Pop Honda. O fato ocorreu na  RN que liga Cidade de Alto do Rodrigues a Cidade de  Pendências. 


Segundo o condutor da viatura  por pouco não se chocou com uma moto POP HONDA. 

O mesmo vinha trafegando no sentido Alto do Rodrigues/Pendências quando foi surpreendido com uma Moto Honda de Placa OGU 8488 de Carnaubais RN. 














Pelo que consta, a moto desviou-se de um caminhão puxando para a contra mão. Se não fosse a agilidade do condutor da viatura em tirar a mesma para o acostamento teria se chocado com a referida moto, porém o reflexo e a agilidade do motorista evitou maiores danos. A princípio somente um grande susto! 

PROPOSTA DE LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS É ENTREGE AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA


Foi entregue nesta terça-feira, 26, a proposta que trata sobre a Lei de Promoção de Praças ao secretário de segurança pública, Aldair Rocha.

Ao receber a proposta, o secretário de segurança, Aldair Rocha, informou que irá entregar ao secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, nesta quarta-feira, 27.

Após ser entregue ao Gabinete Civil, a proposta será encaminha a Consultoria Geral do Estado, e o consultor, José Marcelo Ferreira Costa, ficará responsável para analisar todos os capítulos, artigos, incisos e alíneas.

Durante todo este período as associações irão acompanhar o andamento da análise e em breve será marcada uma data para se reunir com o governo do estado e aprovar a análise da consultoria. Para logo em seguida ser encaminha a Assembleia Legislativa.

Ou seja, irá acontecer com Lei de Promoção de Praças o mesmo que ocorreu com a Lei do Subsídio. 

Sendo assim, estamos bastante confiantes na sua conquista, oferecendo a toda categoria uma perspectiva de crescimento dentro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares.

Tenha acesso a Lei de Promoção de Praças CLICANDO AQUI.

SABEM ONDE ESTÁ O POTIGUAR I? EU SE-EI…


Por onde voará nosso herói? O que aconteceu com ele? Terá perdido seus superpoderes por conta de alguma substância química malévola? Estará ele passando por uma crise de identidade, num processe depressivo? Terá desistido de servir à sociedade, defendendo fracos e oprimidos?

Não é nada disso. Muito pior. Mais absurdo. O Potiguar I, o helicóptero da polícia do RN, foi mandado para uma manutenção em Fortaleza, no Ceará. O serviço até que foi feito, mas a aeronave foi impedida de voltar para o RN porque o seguro venceu, e o estado não o renovou.

Velho, é brincadeira…

O bicho pegando aqui no estado, a bandidagem botando pra lascar, casos de fuga e perseguição todos os dias, e o helicóptero parado no Ceará porque não pagaram o mísero seguro! Tá de sacanagem. Vamos fazer uma vaquinha, minha gente. Cada um colabora com 50 centarru, 25 centarru ou 10 centarruuuuuuu
JACSON DAMASCENO

Galinhos/RN

Abordagem com êxito: três foram    

presos com drogas em Galinhos/RN

        Por volta das 12:00hs o policiamento de Galinhos recebeu uma denúncia anônima em que a pessoa conhecida por “POTE” teria fretado um barco para se deslocar até Guamaré para comprar drogas e traze-las  para Galinhos/RN.
Os policiais Wellington e Olinto montaram uma campana nas proximidades da margem do Rio Aratuá. Próximo das 13:00hs os policiais avistaram a embarcação saindo de Guamaré no sentido à Galinhos/RN.
Por volta de 13:30hs o barco conduzido pelo barqueiro “TAL” encostou na margem do rio próximo a residência de Zé Brejeiro, e uma charrete conduzida por “PAULO” simultaneamente aproximou-se da embarcação e o principal suspeito “POTE” desembarcou e subiu na charrete. Nesse instante os dois policiais saíram da campana e se aproximaram dos acusados para lhes revistarem.
MATERIAL APREENDIDO
Foram encontrados nos bolsos de “POTE” a importância de R$ 21,00, certa quantia em pedras na cor amarela semelhante a “crack” e uma trouxa de erva aparentando ser “maconha”.

Em seguida foram à busca do barqueiro “TAL” que se encontrava no Pratagil.
O comandante do destacamento o 1º Sgt Leonêz foi comunicado do sucesso da operação e imediatamente desloucou-se até o local do ocorrido para conduzir os acusados até a delegacia de São Bento do Norte/RN, onde estão detidos os três acusados.
TAL, PAULO e POTE.
Esta operação foi um sucesso devido a uma denuncia anônima.

“Mesmo com toda a dificuldade nossos policiais estão prontos e compromissados a defender a sociedade que tanto sofre com o grande crescimento do tráfico de drogas”. 
1º Sgt Leonêz (Comandante do Destacamento Policial Militar de Galinhos/RN)

Nota do Blog:Na Alça de Mira

   Após serem ouvidos Paulo e Pote informaram que Tal não sabia de nada e era inocente do ocorrido  o mesmo foi liberado pelo Delegado Dr.Carvalho da Delegacia de Policia Civil de São Bento do Norte/RN.

Não deixe que as drogas entrem em sua casa, 

denuncie ligando (84)3260 3930

Do:Galinhos ONLINE

12 detentos fogem do CDP de Patu-RN


RELAÇÃO DOS FUGITIVOS


ANTONIO CARLOS PEREIRA DO NASCIMENTO (ROUBO) - UMARIZAL-RN

EDIPO DANTAS DA COSTA (FURTO) 

FRANCISCO JOSIVAN DA SILVA PAIVA (ROUBO) - UMARIZAL-RN

FRANCISCO LUCENILDO DA SILVA (TRÁFICO DE DROGAS) 

FRANSUELDO XAVIER DA SILVA (MARIA DA PENHA) 

GEILSON FERREIRA DE OLIVEIRA (ROUBO) 

GLEDSTONE CLEMENTINO ARAÚJO (ROUBO) 

MARCIO FERREIRA PEREIRA (HOMICÍDIO) 

SAMUEL JACOME DE OLIVEIRA (TRAFICO DE DROGAS) 

SANTINO JOSE DE LIMA NETO (HOMICIDIO) 

WILMAR SATURNO DE LIMA JUNIOR (FURTO) 

ZENILSON OLIVEIRA DA SILVA

Confira as imagens de alguns dos fugitivos:
Francinildo
Borno
Gato a Jato
Jogador 
MARCIO FERREIRA PEREIRA (HOMICÍDIO)
SAMUEL JACOME DE OLIVEIRA (TRAFICO DE DROGAS)
ÉDIPO DANTAS DA COSTA (FURTO)

*Com informações da Polícia Civil de Patu-RN/ Umarizalnews.

Polícia de Apodi prende suspeito de estupro

Por Márcio Morais/Portalbo
Foto: Márcio Morais

APODI – Policiais de Apodi, no Médio Oeste, prenderam Antônio Alves Damasceno, "Pedro Bala", de 55 anos, natural de Mossoró. Ele é suspeito de ter praticado crime previsto nos artigos 306 e 309 do Código de Trânsito, por esta pilotando uma motocicleta embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação em Apodi. Porém, dois dias após a prisão, descobriu-se que Antônio tinha mandado de preisão em aberto por estupro.
Isso foi descoberto pelos agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi, Márcio Morais e Carmelita Sobrinho, que fizeram consulta junto à Delegacia de Capturas (Decap), em Natal, e descobriram que o mandado expedido pela 3ª Vara Criminal de Mossoró e assinado pelo juiz Cláudio Mendes Junior. O acusado teria estuprado uma idosa no bairro Aeroporto, em Mossoró.
Em Apodi, Antônio Alves Damasceno, mantinha uma vida normal há mais de 10 anos, tendo um relacionamento amoroso com um homossexual e vinha trabalhando vendendo flanelas nas imediações do Cemitério Público São João Batista, sem despertar a atenção da população para a gravidade do crime no qual vem sendo acusado.
A prisão de Antônio Alves Damasceno foi efetuada pelos policiais Gerliano Santiago e Genivan Souza, ambos com atuação na 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi.
Em 2012 o capitão Inácio Brilhante juntamente com Policiais do Grupo Tático Operacional (GTO), também prendeu um estuprador mossoroense que estava morando na Chapada do Apodi e que mantinha uma vida sem qualquer suspeitas.
A direção do Centro de Detenção Provisória de Apodi comunicara a prisão de Antônio Alves Damasceno ao juiz Cláudio Mendes Junior titular da 3ª Vara Criminal de Mossoró que devera solicitar a transferência do apenado para a Penitenciaria Agrícola Mario Negocio.

Quadrilha arromba caixa eletrônico do 




BB no prédio do Idema em Natal


Crime aconteceu na noite desta terça-feira (26), no bairro de Lagoa Nova.
Vigia do prédio foi rendido durante a ação. Quantia levada não foi revelada.

Do G1 RN
Terminal do Banco do Brasil foi arrombado dentro do prédio do Idema, em Natal (Foto: Jorge Talmon/G1)Terminal do Banco do Brasil foi arrombado dentro do prédio do Idema, em Natal (Foto: Jorge Talmon/G1)
Seis homens armados invadiram o prédio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), no bairro de Lagoa Nova, em Natal, e arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na noite desta terça-feira (26). A quadrilha rendeu o vigia do prédio e fugiu levando uma quantia em dinheiro não revelada.
Ainda de acordo com a PM, os criminosos chegaram ao local por volta das 19h em dois veículos de modelo Cerato. Eles colocaram o vigia do prédio em um dos automóveis à força e ficaram transitando com ele pelas redondezas até aproximadamente 20h30.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, a quadrilha invadiu o prédio por volta das 21h. Eles utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico e levaram o dinheiro que estava no terminal.

Depois de recolherem o montante, a PM informou que os criminosos levaram ainda o celular do vigia. Em seguida, os homens entraram nos carros e fugiram com destino desconhecido. A PM foi acionada e realizou diligências na tentativa de encontrar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento
.


Presos escavam túnel no banheiro e 21 




fogem de cadeia em Natal, diz PM



Fuga aconteceu no Núcleo de Custódia do bairro de Cidade da Esperança.
Segundo a PM, um foi detido dentro do túnel e três foram recapturados.

Do G1 RN
Presos custodiados no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal, escavaram um túnel a partir do banheiro das celas e fugiram da unidade. Segundo a Polícia Militar, 21 homens conseguiram escapar. Destes, de acordo com o tenente Isaac Paiva, oficial de serviço do 9º Batalhão da PM, três foram recapturados logo em seguida e um dos presos foi detido ainda dentro do túnel. A fuga foi registrada por volta das 21h desta quarta-feira (27).
“Eles escavaram o túnel a partir do chão do banheiro. Fizeram um buraco de 60 centímetros de diâmetro por três metros de profundidade. A Polícia Civil conseguiu pegar um deles, que estava dentro do túnel. Outros três nós pegamos. Faltam 17”, contou o tenente.
Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, os presos recapturados foram identificados como Geovane Camilo Marques e Cleiton Soares Costa, localizados na Av. Oeste, nas proximidades de um lixão no bairro Planalto, e Michel Jackson de Brito Pereira. Este último, ainda de acordo com o comandante, estava na rua Laranjeira, em Cidade Nova, na companhia de outro homem, que conseguiu fugir. "No entanto, apesar de saber que se trata de um foragido do sistema prisional potiguar, ainda não temos a confirmação se ele fugiu do Núcleo de Custódia ou de outra unidade carcerária", ressaltou.
O coronel afirmou que a Polícia Militar continua realizando diligências em busca dos demais fugitivos.
Última tentativa
A última tentativa de fuga registrada no Núcleo de Custódia da Polícia Civil aconteceu na madrugada do último dia 5, quando policiais civis e militares impediram que os presos também escapassem por um túnel.
Túnel foi escavado a partir da fossa do vaso sanitário (Foto: Tânia Pereira, diretora do Núcleo de Custódia)Túnel foi escavado a partir do vaso sanitário
(Foto: Tânia Pereira, diretora do Núcleo)
Segundo Tânia Pereira, diretora da unidade, a fuga ocorreria por um túnel escavado a partir da fossa do vaso sanitário. Na ocasião, o Núcleo abrigava 75 detentos.
A diretora contou ao G1 que os policiais militares que fazem a guarda no local escutaram um barulho vindo da cela e foram verificar o que estava acontecendo. “Eles perceberam que o vaso sanitário estava solto e descobriram o túnel”, detalhou.
Núcleo interditado
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil não pode receber novos preso. Por determinação da Justiça, ainda em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do RN foi obrigada a remover todos os detentos do local. Segundo o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, a unidade não apresenta infraestrutura adequada.
No mês passado, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) deu início à transferência. No entanto, segundo a própria diretora, a unidade continua recebendo presos, principalmente durante os finais de semana
.