Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013


Coronel Araújo Silva: de borracheiro a comandante geral da Polícia Militar

Oficial fala sobre sua trajetória de vida e das dificuldades do cargo em que ocupa.


Fotos: Thyago Macedo
Prestes a completar três anos no cargo de comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva fala de sua trajetória em entrevista ao Portal BO. De origem humilde, mas de formação pessoal firme, o oficial é uma das figuras mais populares da história da PM potiguar, tanto que se manteve na função mesmo com mudança de governo.
Araújo conta que teve que trabalhar como borracheiro, durante a adolescência, para ajudar o pai no sustendo da família e que hoje, formado em Letras e ocupando o principal cargo da Polícia Militar, está feliz por ter conseguido ultrapassar barreiras e vencer na vida.
Como o senhor entrou na Polícia Militar?
Eu servi ao Exército, aos 18 anos, mas depois fiz concurso para Polícia Militar e fui aprovado em primeiro lugar para cadete. Naquela época, a gente podia escolher entre o Ceará e Pernambuco para fazer a formação. Escolhi ir para a academia de Paudalho, em Pernambuco, e depois de formado voltei ao Rio Grande do Norte.
Quando assumiu uma vaga na Polícia Militar passou pela cabeça que um dia poderia ser comandante geral?
 

 
O sonho de todo cadete é ser oficial, depois ser coronel e, um dia, ser comandante. Esse é um sonho que eu acredito que todo cadete deve ter, mas é um objetivo que pode não ser realizado, porque somente um ocupa essa vaga. Claro que é difícil ser cadete, oficial, coronel e, principalmente, comandante. Então, a gente precisa da proteção de Deus e de um esforço na vida para lutar e conseguir vencer. Eu, por exemplo, nasci no interior [São Bento do Trairi], vim morar em Natal, em um bairro periférico, em Felipe Camarão, mas tive a oportunidade de meus pais me criarem bem e me colocarem para estudar. Por isso, consegui chegar a uma faculdade e estudar em vários países pelo mundo, até que fui nomeado coronel e depois comandante.

Em sua trajetória pessoal, desde a infância, qual o momento mais difícil que o senhor se recorda?
Quando eu vim do interior morar em Natal, ainda criança, fui para um bairro sem água, luz, saneamento e nem rua calçada. Eu estudava na escola 12 de Outubro, nas Quintas, e tinha que ir e volta a pé, pois não tinha dinheiro para ônibus. Papai trabalhava como borracheiro e mamãe cuidava da gente em casa, então, às vezes a gente não tinha o que almoçar ou jantar. Lembro que algumas vezes nosso almoço era soda, mais conhecida como broa. O dinheiro que papai ganhava dava as condições de viver, mas com uma vida muito simples. Para vocês terem uma ideia, a primeira vez que eu dormi em uma cama foi quando fui para o Exército, aos 18 anos. Conheci uma maçã também aos 18 anos.
O senhor trilhou todo o caminho dentro da Polícia Militar, desde cadete até coronel. Depois que assumiu o cargo de comandante geral, viu que era como imaginava ou muita coisa era diferente?
Eu tive oportunidade de ser ajudante de ordem do coronel Mesquita e, depois, fui chefe de gabinete de outro comandante, que foi o coronel Reis. Então, eu tinha familiaridade e entendia as particularidades de um comandante, o sofrimento e angustia. Acontece que tudo isso se passou em momentos diferentes, primeiro em 1996, como ajudante de ordem e, em 2001, como chefe de gabinete. Como o tempo vai passando, aumenta as necessidades e demanda. A própria sociedade vai evoluindo a as responsabilidades de um comandante vai aumentando. Eu costumo reunir os oficiais e dizer a eles que hoje eu sou feliz. Amanhã eu estarei na reserva e vou ligar para o futuro comandante e sabendo que as dificuldades dele serão muito maiores. Eu sou um comandante que enfrento a época da epidemia chamada crack. No futuro, serão outras epidemias.
 

 
Pessoas que o conhecem, como jornalistas que cobrem a área de segurança, costumam defini-lo como um homem com bastante jogo de cintura, tendo bom relacionamento com sua tropa, mas também com gestores e representantes de todos os segmentos sociais. O cargo de comandante geral requer essa habilidade?
Sem dúvida. Eu acredito que consigo viver bem em todos os ambientes justamente pela minha formação pessoal. Vivi no interior, em bairro periférico e sei das dificuldades das pessoas para conquistar as coisas, mas também já tive dias de ficar hospedado em hoteis cinco estrelas e ao lado de autoridades mundiais, como ministros, presidentes e até secretário geral das Nações Unidas.
Toda essa vivência o lapidou para o cargo de comandante geral?
Sim. Mas o principal é a formação que eu tive em casa, de pai e de mãe, que cuidaram de mim e me mostraram o caminho do trabalho e do estudo. Papai e mamãe sempre diziam: você só vai conseguir alguma coisa na vida se estudar e se preparar.
Passados esses três anos a frente da Polícia Militar, o senhor acredita que conseguiu cumprir as ideias e planejamentos do começo da gestão?
Eu digo que tudo que conseguimos é um trabalho em conjunto de todos os militares: soldado, cabo, sargento, tenente, capitão, major e coronel. Sozinho o comandante não é nada. Além de ter esse esforço interno, eu conto com apoio de entidades como Ministério Público, do poder judiciário, das lideranças comunitárias, da imprensa e a proteção de Deus, que nos dá o caminho para seguirmos nessa luta.
Qual foi o momento mais difícil da gestão?
Todas as secretarias de Estado têm muitas dificuldades, como limitações financeiras. A Polícia Militar não é diferente. Porém, o momento mais crítico foi o pleito do subsídio para policiais militares, que era uma luta de décadas para que tivéssemos salário integral. Havia, inclusive, movimento nacional da melhoria de salário. Esse foi um período de dificuldades, de preocupações, da incerteza, mas, no final, logramos êxito. Construímos esse projeto em conjunto. Nunca a Polícia Militar havia discutido o aumento salarial ou implementação de um plano junto com a tropa e nós discutimos com todos os policiais e levamos à governadora. Foi um momento de tensão, porque em todos os estados estavam sendo deflagradas greves e nós conseguimos manter o equilíbrio.
 

 
Como o senhor se sente quando ver a Polícia Militar sendo criticada e até mesmo culpada pela insegurança?
Às vezes a gente sente uma angustia em querer fazer e não poder, devido nossas limitações. Limitações de recursos matérias, recursos humanos e infraestrutura. Mas, o que nos conforta é conversar com comandantes gerais de outros estados, alguns de estados ricos, e ver que eles têm as mesmas angustias, porque acontecem coisas que a PM não tem condições de agir. Um exemplo disso, recentemente Santa Catarina sofreu com uma grande onda de violência. Eu liguei para o coronel Nazareno, comandante da PM de lá, e ele me disse que Santa Catarina era um dos estados mais tranquilos do Brasil e da noite por dia se tornou o mais inseguro do país e lá tem uma infraestrutura grande. Recentemente, aqui no Rio Grande do Norte, nós tivemos três ocorrências com pessoas feitas reféns e isso nos deixa muito angustiado, porque chegam momentos em que não depende só da gente.
Por ser uma figura pública e uma das mais conhecidas em todo Rio Grande do Norte. Comenta-se nos bastidores, que o senhor almejaria um cargo político quando deixar o Comando da PM e for para reserva. Isso é verdade?
O que eu tenho a dizer é que tinha um grande sonho de ser oficial da Polícia Militar, em seguida, de ser coronel e, depois, de me tornar comandante. Hoje, vivo feliz liderando essa tropa e procuro retribuir cada dia essa confiança que recebi dos militares e da governadora que me manteve na função. Enquanto ela achar que eu devo permanecer aqui, vou procurar fazer o máximo pela segurança pública do Estado. Se no futuro eu receber outra missão, estarei pronto para cumprir, mas, hoje, minha missão é comandar a Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

 

Governo do RN decreta nova situação 



de emergência devido à seca


Segundo Defesa Civil, novo decreto é mais abrangente que o anterior.
Número de municípios assolados pela seca passa de 139 para 144.

Do G1 RN

Cemitério de animais mortos pela seca em Lajes, RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)Cemitério de animais mortos pela seca em Lajes, RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)
O Governo do Rio Grande do Norte publicou um novo decreto de situação de emergência nos municípios assolados pela seca. O novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (16), aumenta o número de municípios afetados pela falta de chuvas, que passa de 139 para 144 - 86% do total de 167 cidades potiguares.
"O decreto anterior tratava da estiagem. O novo decreto é mais abrangente, pois trata dos efeitos dessa estiagem que se prolonga no Rio Grande do Norte e ainda analisa a previsão de que ela irá continuar pelos próximos meses. Passamos de estiagem para seca. O quadro tende a agravar-se à medida que se intensifica a escassez hídrica na zona rural", explicou o tenente-coronel Josenildo Acioli, coordenador estadual de Defesa Civil.
O novo decreto, de número 23.288, leva em consideração que já está sendo operacionalizado o racionamento de água nos municípios do RN e que já está afetado o abastecimento de água para a produção agrícola e pecuária, e ainda para o consumo humano e animal.
Segundo o decreto, um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) relata que os prejuízos provocados pela seca no Rio Grande do Norte chega aos R$ 4,851 bilhões.
O Governo diz ainda que "as pancadas de chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios; açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, importante recurso para o suprimento da população rural com água potável".
O decreto assinado pelo governadora Rosalba Ciarlini entrou em vigor no sábado (16) e é válido por 180 dias.
Os 144 municípios afetados pela seca, de acordo com o novo decreto, são: Acari, Assu, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto dos Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúnas, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba  dos Dantas, Carnaubais, Cerro-Corá, Coronel Ezequiel, Campo Grande, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto,  Equador, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lagoa d'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Lajes, Lucrécia,  Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Monte Alegre, Mossoró, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Ouro Branco, Passagem, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Serra Caiada, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel de Touros, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador  Elói de Souza, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Viçosa e Vera Cruz
.

PF em Natal pode ajudar a identificar 



jovem que não se comunica


Jovem foi encontrada no dia 14, atordoada num ponto de ônibus em Natal.
Ela não fala, não escreve e aparenta não entender outras línguas.

Do G1 RN

  •  
Mulher perdida e que não consegue se comunicar está aos cuidados da Semthas (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Jovem estava perdida e não consegue se comunicar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)













A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Natal (Semthas), que mantém sob custódia uma jovem encontrada atordoada, perdida em uma parada de ônibus da cidade, fato registrado no início da noite da última quinta-feira (14), ainda não conseguiu confirmar a idade, nome ou sequer descobrir de onde ela é. Segundo a secretária Ilzamar Silva Pereira, uma equipe irá à superintendência da Polícia Federal nesta segunda-feira (18) buscar ajuda para tentar descobrir alguma informação que a identifique ou mesmo pistas sobre familiares dela.
A jovem, conforme reportagem exibida pela Inter TV Cabugi (Veja o vídeo ao lado), foi encontrada em uma parada de ônibus da avenida Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim, zona Leste da capital potiguar.
Moradores da região contaram que ela estava desorientada e não conseguia se comunicar. Ela tem pele negra, 1,80 metro de altura, cabelo rastafari, tatuagem, uma cicatriz no braço esquerdo e a letra 'R' tatuada na mão, além de marcas de feridas nas pernas. Ainda de acordo com a secretária, a jovem demonstra não entender português, inglês ou francês.
Como não fala e não há certeza se ela ouve, os assistentes sociais tentaram se comunicar por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), o que também foi em vão. “Ela não escreve e aparenta não compreender o que é escrito. Só reconhece alguns desenhos, mas é tudo muito superficial”, disse Ania Maruska Petersen, pedagoga da Semthas. “Ao ver o mapa mundial, a jovem não esboçou reação. Mas, quando mostrei o mapa da África, ela fez gestos indicando que o local de origem é muito mais longe. Porém, ainda não houve avanços", acrescentou.
Desde que foi encontrada, a jovem tem passado as noites em um albergue público de Natal. Ela continua sob os cuidados da Senthas. O rosto dela não foi mostrado porque não se sabe se ela é menor de idade. "Mesmo sem ver o rosto, quem a reconhecer pelas características que divulgamos, por favor, entre em contato com a Semthas pelo telefone (84) 3232-9051", finalizou Ania Maruska
.

Homem é morto com um tiro nas costas na calçada de sua residência no Abolição IV em Mossoró/RN.



Perito do ITEP Renildo confirmou uma perfuração na vítima
Mossoró registrou na noite de domingo,17 de março de 2013,por volta das 22h30min,um crime de homicídio por disparo de arma de fogo,no prolongamento da avenida Abel Coelho,Abolição IV.
A Vítima de nome Wesley Evangelista da Silva,30 anos de idade,natural de Mossoró,foi morto com um tiro nas costas,na calçada de sua residência de numeral 413.
Segundo informações de familiares,Wesley,que já teve bons empregos em grandes empresas na cidade de Mossoró,tinha abandonado tudo e estava envolvido com drogas.
Familiares informaram  ainda que esperavam o pior a qualquer momento,pois Wesley vinha sendo ameaçado.
 Policiais da VTR 228 (SD's Daví e Michel) fizeram o isolamento da área até a chegada dos peritos do ITEP que após os trabalhos de perícia removeram o corpo para necropsia.
O crime será investigado pela Delegacia de Homicídio,que tem a frente o bacharel Roberto Moura.

Imagens Fortes: Homem tem a cabeça estourada com um tiro de espingarda calibre 12 na zona rural de Assú

Everaldo Firmino da Silva, 24 anos (Vítima)
Por volta das 21hs da noite do último sábado (16), o jovem Everaldo Firmino da Silva, 24 anos de idade, foi morto de forma violenta, na casa onde morava sozinho.

Segundo informações dos policiais do GTO que atenderam a ocorrência, a vítima morava em uma casa afastada e tinha pouco contato com as outras pessoas daquela comunidade. Seus vizinhos afirmaram que ouviram barulho de tiro, mas não chegaram a ver nenhum suspeito, pois o local é escuro e no meio do mato. No local foi encontrada uma cápsula da munição de pistola cal. 380 e uma bucha da munição de escopeta 12.

A casa onde Everaldo morava e foi morto, transformou-se em um cenário de terror, com pedaços da massa craniana espalhadas por partes da casa, pelo chão, paredes e telhado, e sangue por todo o local. Everaldo teve a cabeça atingida por tiros, ficando esmagada, deixando-o irreconhecível.

Policiais Militares e civis aguardaram os peritos do ITEP até a remoção do corpo.

Apenas um irmão de Everaldo por parte de pai, esteve no local e informou que a vitima já tinha algumas passagens pela policia por furto, e respondia pela tentativa de homicídio contra seu outro irmão.

Agora as investigações ficarão na responsabilidade do Bacharel Emerson Valente e sua equipe.

Veja mais imagens AQUI

Focoelho.com e Força Tática

GUAMARÉ

Major Fernandes tratou da negociação de 
ocorrência com Refém - O acusado foi preso
e a vítima foi libertada sem ferimentos
Sexta-feira (15), na Comunidade de Lagoa Doce, próximo a RN 221 no Município de Guamaré, um homem toma uma pessoa como refém após uma tentativa de assalto. Foram apenas dez minutos de negociação entre a Polícia Militar e Francisco Alberto Nobre (40 anos). Após uma conversa entre o Major Fernandes e o acusado ele resolveu se entregar. 



AÇÃO DO ACUSADO - Segundo informações da Guarda Municipal, Francisco adentrou no restaurante e ameaçou o proprietário com uma faca e pediu para ele passar o dinheiro do caixa. Neste intervalo, populares ligaram para o Plantão da Guarda Municipal informando o fato.

AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL- Ao tomar conhecimento do ocorrido, o Cmt da Guarda Municipal de Macau GM Cabral foi até o local, que ao perceber da gravidade da ocorrência ligou para o Cmt da 1ª CIPM, Major Fernandes solicitando apoio do Grupo Tático Operacional.

DESESPERO DO ACUSADO - Ao perceber a presença de uma viatura da Guarda Municipal, Francisco pegou a chave de um veiculo que estava estacionado na tentativa de evadir-se do local, porém, não conseguiu. Armado com uma arma branca voltou para dentro do estabelecimento e fez Cicero Batista do Nascimento, proprietário do Restaurante como refém.

AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR - O Major Fernandes em poucos minutos chegou ao local acompanhado do Grupo Tático Operacional - GTO, que iniciou logo a negociação. Apesar do acusado pedir o afastamento da Polícia Militar, o Major não desistiu, aproximou-se do acusado e o convenceu que se entregasse e liberasse a vítima. Francisco foi preso em flagrante de delito e conduzido até a Delegacia Regional de Macau onde ficará preso aguardando decisão judicial.

NOTA DO BLOG - Parabéns a Policia Militar da 1ª CIPM/Macau-RN e a Guarda Municipal de Guamaré, que juntos conseguiram evitar que sobreviesse  o pior.

Guamaré em Dia

Foragido de Alcaçuz foi
preso em João Câmara



O que tem de bandido se escondendo em João Câmara não está no "Jibi". Dentro de um ano foram localizados várias pessoas foragidas da Justiça andando livremente nas ruas da Cidade. A sociedade convive com o medo e a sensação de insegurança desproteção, temendo o encontro com o perigo a qualquer momento, já que a imigração da delinquência transformou a pacata cidade em uma área de riscos para os nativos e também para os visitantes.



Na tarde desta quinta – feira (14) a Polícia Civil de João Câmara/RN prendeu na cidade um foragido da penitenciária de Alcaçuz identificado por Claudiano Ferreira Xavier, conhecido popularmente por “Dino”.

Segundo informações Policiais o foragido estava em uma residência na travessa 29 de Outubro onde foi recapturado às 15 horas pelos Policiais Ivanilton e Marcos, que de posse de mandado de Judicial deram voz de prisão ao meliante.
Consta em sua ficha criminal levantado através da POLINTER que o mesmo cometeu vários assaltos na capital potiguar. 

Os Policiais descobriram ainda a venda de uma arma de fogo a um menor de idade no Bairro do CEAC. A arma foi recuperada após a apreensão do adolescente.

Também foi apreendido um carro de mão produto de furto no comércio local e um botijão de gás de cozinha subtraído de residência no bairro dos Novos tempos.

Com Informações: Agendão.com
Fotos: Evanuel Ataliba

Sobe para 13 total de mortes em Petrópolis por causa das chuvas


Subiu para 13 o número de mortos em Petrópolis, na serra fluminense, vítimas de deslizamentos de encostas em decorrência das chuvas registradas entre a noite de ontem (17) e a madrugada de hoje (18). A Secretaria Estadual de Defesa Civil também contabilizou 20 feridos e três desaparecidos no município.
Tânia Rego/ABRBombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, na região serranaBombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, na região serrana

Os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, mas já voltaram ao nível normal. No entanto, com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, há risco permanente de desabamentos. As autoridades recomendam que as pessoas deixem as áreas de risco e se abriguem em local seguro.

PM apreende 22 armas e recupera 17 veículos em uma semana



Na semana compreendida entre os dias 11 e 17 de março, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) contabilizou 22 armas e 94 munições apreendidas em todo o estado. Com essas apreensões, a PM contabiliza 60 armas de fogo retiradas de circulação no RN neste mês de março. 

Com média de três armas apreendidas por dia, a PMRN contabilizou 272 munições de diversos calibres apreendidas nestes dezoito dias de março, com média de 15 munições/dia.

Em relação ao combate ao tráfico de drogas, na última semana a Polícia Militar apreendeu 149 pedras de crack e aproximadamente 8 kg de maconha. Neste mês já foram apreendidas mais de 450 pedras de crack e cerca de 9 kg de maconha. Além disso, a PMRN capturou 26 foragidos da Justiça, sendo cinco deles capturados na última semana.

A PM recuperou, nesse mesmo período, 17 veículos roubados no RN, sendo quinze motocicletas e dois carros. Segundo a PM, todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil e devolvidos aos respectivos proprietários.

Capotamento na BR-101 mata pai e dois filhos

Vítima era sargento da Marinha. Familiares estão vindo de Recife para liberar corpos.

Por Thyago Macedo
Um capotamento na BR 101, próximo ao município de Baía Formosa, tirou a vida de três integrantes de uma mesma família, na tarde deste domingo (17). Pai e dois filhos, com idade de 10 e 12 anos, morreram na hora e a mãe das crianças, que dirigia o veículo, está internada em estado grave.
Segundo o Instituto Técnico-Científico de Polícia, as vítimas são de Recife, em Pernambuco, mas moravam em Natal, onde trabalhava o sargento da Marinha Leandro Félix Pereira, de 40 anos. As duas crianças mortas foram identificadas como Davi de Lima Pereira e André de Lima Pereira.
Ainda de acordo com atendentes do ITEP, os familiares das vítimas já foram comunicadas do acidente e estão vindo de Recife para Natal, nesta segunda-feira (18). Eles farão a identificação oficial e liberação dos corpos e, em seguida, deverão levar os corpos para sepultamento na capital pernambucana.
A mulher que conduzia o veículo foi identificada pela Polícia Rodoviária Federal como sendo Severina Sandra de Lima, de 42 anos. Ela é esposa do militar e teria perdido o controle do carro, modelo Pálio, que capotou várias vezes. A mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o estado de saúde é considerado grave. A PRF ainda não sabe o que teria provocado o acidente.