Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013


Pedra Preta: vereadora acusa colega de legislativo de corrupção.








“A gestão do Faz de Conta acabou”. “Receber Jornada Dupla sem estar em sala de aula, isso se chama corrupção”. As afirmações proferidas pela vereadora Cathirenny Teixeira, deixaram o clima pesado na sessão da câmara municipal de vereadores de Pedra Preta.

Durante o debate sobre projetos de lei apresentados pelo executivo que tratavam da contratação e nomeação de pessoal, além de matérias referentes a serviços em execução pela prefeitura local, a vereadora situacionista afirmou que a gestão passada no município fazia de conta que administrava. 

Segundo a bancada situacionista, a nova gestão encontrou a frota de veículos sucateada, prédios públicos em completo estado de precariedade, unidades escolares com problemas na estrutura física, falta de merenda escolar, além de uma série de problemas, como por exemplo, a falta de uma ambulância para serviço de urgência médica.  


Corrupção


O debate esquentou ainda mais, quando a vereadora apresentou contra cheques do vereador Roberto Rivelino, líder da oposição, com jornada dupla em sala de aula.

De acordo com a vereadora o colega de trabalho no legislativo, que também é professor, tirou licença no período eleitoral para ser candidato, mas, mesmo sem estar em sala de aula, o vereador recebeu vencimentos como se estivesse cumprindo Jornada Dupla.

Para comprovar as afirmações, a vereadora também apresentou o livro de ponto da escola, referente aos meses citados em que o vereador recebeu a jornada dupla. Segundo ela, no livro não consta a frequência do professor durante esses meses. 




“Está provado que o senhor recebeu salário com jornada dupla sem estar em sala de aula, isso se chama corrupção. Eu quero saber se o senhor vai devolver ao município os valores recebidos indevidamente”. Afirmou a vereadora Cathirenny.




Para se defender das acusações, o vereador Roberto Rivelino também apresentou contra cheques e se limitou a afirmar que o patrão dele era diferente do patrão da vereadora. Na gestão passada, Roberto Rivelino, apoiava o executivo e com a mudança de gestão, hoje faz parte da bancada oposicionista.


Contra cheques do vereador Roberto Rivelino e livros de ponto apresentados pela vereadora Cathirenny Teixeira.
   







Juiz nega liberdade a policial acusado 




de matar advogada a pauladas no RN


Magistrado entendeu que Gleyson Alex Galvão oferece risco à sociedade.
PM é acusado de matar a advogada Vanessa Ricarda dentro de um motel.

Do: G1.COM
Corpo de advogada foi enterrado nesta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)Corpo da advogada foi enterrado na cidade de Parelhas, um dia após o crime (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A justiça do Rio Grande do Norte negou, nesta segunda-feira (18), pedido de liberdade provisória feito pela defesa do soldado da Polícia Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos, acusado de matar a pauladas a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37. O crime aconteceu no dia 14 de fevereiro, dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros da capital potiguar. O PM, ex-namorado da vítima, foi preso em flagrante e encontra-se detido no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na zona Norte de Natal.
Ao negar o pedido de liberdade, o juiz Ederson Solano Batista de Morais, titular da comarca de Santo Antônio, analisou os pressupostos jurídicos fumus comissi delicti  (prova da materialidade delitiva) e periculum libertatis(perigo da liberdade do acusado).
No primeiro, ele entendeu que os indícios de autoria podem ser ilustrados pelos depoimentos colhidos no inquérito e demais provas coletadas. No segundo, o magistrado observou respaldado na constatação de que o réu, no ato da prisão, ameaçou de morte os policiais militares que o detiveram, “o que evidencia a grande possibilidade de que volte a delinquir caso seja posto em liberdade, sendo assim patente a necessidade de garantia da ordem pública através do seu aprisionamento”, pontuou.
Em depoimento à polícia, Gleyson disse que a vítima, sua ex-namorada, teria ficado enfurecida com uma ligação que ele havia recebido e tentado agredi-lo. Em razão disso, os dois, “entraram em vias de fato e, durante essa contenda caíram ambos, não lembrando o que ocorreu depois disso”, diz o documento.
Ainda segundo o depoimento, Gleyson afirma ter passado boa parte do dia anterior à morte da advogada bebendo com ela e que, a briga, teria sido iniciada porque ele havia se recusado a revelar o nome da pessoa que havia ligado para o celular dele. Também consta no relato do PM que ele “não sabe como aquele pedaço de madeira foi aparecer no interior daquele quarto”, acrescentando “que só depois da prisão começou a entender onde se encontrava, mas que os policiais de serviço não deixaram mais que ele entrasse no quarto”.
Familiares e amigos acompanharam o enterro (Foto: Anderson Barbosa/G1)Familiares e amigos acompanharam o enterro
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Entenda o caso
A advogada Vanessa Ricarda de Medeiros foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro deste ano dentro do Motel Cactus, na cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros de Natal. De acordo com a polícia, funcionários do local acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. “Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados”, contou o tenente Everthon Vinício, do 8º Batalhão da PM.
Ainda segundo o oficial, Gleyson foi encontrado na área comum do motel. O tenente contou também que o policial apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. “Ele vestia somente um short, que estava todo sujo de sangue”, afirmou.
Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. “O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados”, relatou o delegado Everaldo Fonseca.
A advogada Vanessa Ricarda de Medeiros foi inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil em 2011. O corpo dela foi enterrado no dia 15, no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra, distrito a 18 quilômetros de Parelhas, na região Seridó do estado
.


Circuito de TV grava assalto a loja de 




suplementos em Natal; veja vídeo


Dupla armada assaltou loja e clientes na noite desta segunda-feira (18).
Polícia Civil tenta identificar e prender os assaltantes.

Do G1 RN

Dupla que assaltou loja em Natal é procurada pela Polícia Civil (Foto: Reprodução/Polícia Civil)Dupla que assaltou loja em Natal é procurada pela Polícia Civil (Foto: Reprodução/Polícia Civil)
Dois homens armados assaltaram uma loja de suplementos alimentares na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal, na noite desta segunda-feira (18). As câmeras do circuito interno de segurança da loja gravaram a ação. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte já está de posse das imagens e tenta identificar e localizar os assaltantes.
Um dos assaltantes, usando um boné amarelo, chega à loja de suplementos às 19h26. Ele caminha pela loja e finge ser um cliente falando ao celular. Logo depois, saca a arma e anuncia o assalto, mandando os clientes deitarem no chão.
Em seguida, o assaltante abre a porta para um comparsa que o aguardava do lado de fora da loja. Os dois roubam correntes e outros objetos dos clientes e ainda dinheiro e produtos da loja. Toda a ação dura cerca de 4 minutos.
A Polícia Civil disponibiliza o telefone (84) 3232-2880 para que quiser passar qualquer informação sobre os assaltantes
.

Presos suspeitos da morte de dois universitários em Goianinha

Crime aconteceu no dia 2 de março e uma das vítimas é filho de vereador de Espírito Santo.

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Policiais civis da cidade de Goianinha prenderam, na tarde desta terça-feira (19), em operação conjunta com a Polícia Militar, duas pessoas suspeitas de um duplo homicídio na cidade de Espírito Santo, incluindo um jovem filho de um vereador daquela cidade. As prisões aconteceram por força de mandado de prisão expedido pelo juízo de Goianinha.
José Carlos de Souza, 23 anos, é suspeito de ser o mandante do crime, enquanto que Adriana Helena de Souza, de 26 anos, é suspeita de executar o duplo homicídio.
As vítimas, os universitários  José Costa de Lima Júnior e Emanoel Gomes Teixeira Neto, estavam bebendo em um bar da cidade de Espírito Santo quando Adriana chegou ao local ao lado de outra mulher e os convidou para ir até um motel.

No caminho, as mulheres pediram para parar o carro próximo a um matagal com a desculpa de que precisavam fazer uma necessidade fisiológica. Quando os quatro desceram do carro, Adriana sacou uma arma e disparou um tiro na cabeça de cada vítima. O crime aconteceu no dia 2 de março e teria sido motivado por uma dívida que o José Costa teria com o mandante do homicídio.
A prisão ocorreu após uma perseguição policial em Canguaretama. Além dos dois acusados pelo crime também foram presos um menor suspeito de participação no duplo homicídio e um outro homem identificado como Emanoel Lima do Nascimento que estava junto com o casal no momento da perseguição e foi pego portando um revólver calibre 38 e uma certa quantidade de droga. Os policiais seguem em diligências em busca e outros dois acusados de participação no crime.
*Fonte: Assessoria / Degepol
 

Polícia rastreia caminhonete roubada por GPS e chega até desmanche de carros

Homem conhecido pelo apelido de Gaúcho foi preso dentro da oficina.


Fotos: Sérgio Costa

O roubo de uma caminhonete modelo L200, em Natal, fez com que a Polícia Civil e Militar chegassem até um desmanche de carro, na avenida Amintas Barros com avenida Bom Pastor, no bairro de bairro Dix-Sept Rosado. A polícia conseguiu chegar até local rastreando o veículo que é equipado com GPS.
O monitoramento começou a ser feito por policiais da viatura 911 do 9º Batalhão, após eles serem informados do roubo do carro. A vítima conseguiu mapear a movimentação da caminhonete, através do GPS, e avisou aos policiais que o carro estaria parado nas imediações da avenida Amintas Barros com a Bom Pastor.
A PM e os policiais da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov) foram até lá e constaram que o local se tratava de uma oficina e que o carro roubado realmente estava lá. Além disso, foi encontrado também um veículo modelo Citroën com queixa de roubo da semana passada e com placas clonadas.
 

 
O proprietário da oficina, identificado como Derlei Mendonça, mais conhecido como Gaúcho, recebeu voz de prisão diante do flagrante. Advogados deles chegaram ao local e informaram que o cliente já responde a processo por crimes semelhantes, tanto no Rio Grande do Norte quanto no Rio Grande do Sul, de onde é natural.
Ainda dentro da oficina, a polícia encontrou uma motocicleta totalmente desmontada. O material foi apreendido e o suspeito conduzido para a sede da Deprov, onde seria autuado.

 

Cantor Briola é vítima de assalto quando saía de estúdio musical

Artista estava ensaiando as músicas que vão marcar seu retorno ao Ferro na Boneca.


Foto: Sérgio Costa



















O cantor Briola, quem tem uma voz bastante conhecida no meio do forró no Nordeste, foi vítima de um assalto, em Natal, no final da tarde desta terça-feira (19). O músico estava em estúdio, na avenida Hermes da Fonseca, juntamente com outros artistas e com o empresário Alexandre Tawfic. O grupo de seis pessoas já estava saindo e estava em frente ao estúdio, quando dois homens armados passaram pelo local e fizeram arrastão.

"O que estava na garupa da moto já desceu anunciando o assalto e apontando a arma para a gente. Ele disse que só queria joias e dinheiro e, logo de cara, foi puxando uma corrente grossa que Briola sempre usa. Além disso, retirou dinheiro das nossas carteiras e depois fugiram. Toda a ação durou cerca de dois minutos", relata o empresário Alexandre Tawfic.

Após o arrastão, as vítimas foram para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária, onde registram a queixa. Em entrevista ao Portal BO, o cantor Briola disse que está morando em Natal há cinco anos e nunca havia sido vítima de assalto. "Apesar do susto, estamos todos bem e isso é o que importa", comentou.

Logo que foi acionada, a polícia saiu em diligências e conseguiu localizar os dois jovens suspeitos do arrastão. Inclusive, eles chegaram a ser reconhecidos pelas vítimas. A dupla foi levada até Parnamirim, onde estão sendo realizada diligências para tentar localizar outros objetos roubados. A suspeita é que os dois assaltantes tenham realizado uma série de crimes na zona Sul e Oeste de Natal

.

Presos fogem da Delegacia de Pipa após serrarem grades

Fuga foi aconteceu durante a madrugada e foi descoberta no início da manhã.

Por Redação
Foto: Divulgação
Quatro presos escaparam da delegacia de Pipa, na madrugada desta terça-feira (19). Os bandidos serraram as grades da cela da unidade e conseguiram ter acesso à área externa da unidade, sem que os policiais percebessem a ação. Somente no início da manhã é que a polícia sentiu falta dos presos.
Os fugitivos foram identificados como: Cledeilson Santos do Nascimento, vulgo "Mago", que estava preso por assalto; Rafael Ferino do Nascimento, também suspeito de assalto à mão armada, em Tibau do Sul; Pedro Henrique De Morais, suspeito de assalto à empresa de ônibus Oceano; e Tiago Vicente da Silva, também suspeito de assaltos em Tibau do Sul.
Logo que perceberam a fuga, a polícia saiu em diligências e os policiais militares do Pelotão de Pipa estão na caçada pelos foragidos. Os policiais pedem que quem tiver alguma informação que possa levar aos foragidos ligue para 3246-2525 ou até mesmo para o disque denúncia 0800-084-2999.
 

Protestos dos trabalhadores rurais em Bento Fernandes(foto:Marco Montoril)
Os trabalhadores rurais das áreas de assentamentos do município de Bento Fernandes que na manhã da sexta-feira iniciaram um movimento reivindicatório e que haviam ocupado o salão de entrada da Prefeitura, deixaram o local só na tarde do sábado(16).
Durante a noite de sexta-feira, após participarem da sessão da Câmara, os manifestantes dormiram dentro e fora da prefeitura. Vencidos pelo cansaço, deixaram o local na tarde do sábado.
Segundo Jerson Rocha, representantes dos movimentos sociais, os trabalhadores vão permanecer articulados e se até sexta-feira não forem recebidos pelo prefeito Ivanaldo, poderão retornar com o movimento.
De:Assis Silva


Rio Grande do Norte terá mutirão carcerário para desobstruir cadeias

Reunião entre autoridades do judiciário e da Segurança estabeleceu metas para Sistema Penal.


Foto: Sérgio Costa
Presos retirados nesta segunda-feira do Núcleo de Custódia da Polícia Civil.
A atual crise no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte motivou uma reunião entre representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e de segmentos da Segurança Pública, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (18) e ficou acertado que o Estado passará por um mutirão carcerário.
Essa medida, aliás, atenderá determinação do Conselho Nacional de Justiça. O mutirão, realizado em delegacias e presídios, acontecerá de 2 de abril a 3 de maio, e terá como foco a análise de centenas de processos de presos, como forma de tentar agilizar a progressão de regime de muitos deles e, consequentemente, a abertura de mais vagas.
O delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, foi um dos que participaram da reunião. Ele informou ao Portal BO que também ficou acertado um encontro com a governadora Rosalba Ciarlini, na próxima quinta-feira (21), às 15h. As autoridades irão solicitar a ela a contração temporária de pessoas para o trabalho burocrático da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, de forma que 74 agentes penitenciários, hoje em funções administrativas, sejam liberados para atuar em presídios.
“Outro ponto acordado é que os presos que forem flagranteados nas delegacias de Plantão da Zona Sul e Norte, a partir de agora, deverão ser absolvidos pelo pela Coordenação da Administração Penitenciária. A Polícia Civil ficará somente com a custódia dos presos no período da madrugada e, tão logo amanheça, os presos serão levados para CDPs ou presídios”, explica Fábio Rogério.
Além do reforço de pessoal, há a proposta de construção de um Centro de Triagem e aluguel de prédios para abrigar os presos temporários. Seguindo o juiz assessor da Presidência do TJRN, Fábio Filgueira, a união de todos os órgãos envolvidos com a Segurança Pública é importante, pois o trabalho de todos se dá de forma vinculada
Do:portal BO
.

Policiais têm direito reconhecido, mas promoção esbarra em limite prudencial

No mínimo sete policiais militares deram entrada no ano de 2012 com requerimento para serem promovidos; no entanto, todos os pedidos foram indeferidos pelo Comando Geral da PMRN alegando limite prudencial.
No texto do despacho do Comando Geral, o mesmo reconhece o direito dos militares de serem promovidos, mas que deixa de efetivar o ato de promoção em observância a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, a qual trata a respeito de medidas direcionadas à diminuição de despesas, bem como o ofício circular da CONTROL, que versa sobre o limite prudencial e consequente vedação legal de despesas com pessoal, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com a decisão, mais uma vez os militares são prejudicados quanto à ascensão profissional. Atualmente, a Polícia Miltar do RN possui mais de mil vagas para a graduação de cabos e sargentos, as quais se fossem preenchidas possibilitariam os militares de ascender profissionalmente.
Uma das maiores reclamações dos policiais militares é a falta de promoções, principalmente quando soldados. Atualmente, para um soldado ser promovido é necessário realizar um Curso de Formação à graduação de Cabo, o qual não é realizado há mais de dez anos. Já ao ingressar como oficial, este em poucos anos já podem galgar o posto de capitão.