Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013


Governo nomeia 30 novos policiais civis para atuarem em todo o Rio Grande do Norte

 Por: Portal JH
Trinta aprovados no último concurso público para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte tiveram suas nomeações publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE). A convocação foi feita para preencher as vagas que surgiram com a aposentadoria ou morte de servidores da instituição nos últimos meses. Foram nomeados quatro delegados, oito escrivães e 18 agentes de polícia, que devem ocupar as unidades em todo o Estado.
Conforme o documento assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, a medida foi adotada ainda para diminuir o déficit de policiais civis nas delegacias regionais e porque a última nomeação, ocorrida em janeiro passado, foi insuficiente para suprir as necessidades inerentes à Segurança Pública no Estado.
A governadora também citou o fato de aprovados que foram nomeados e que não tomaram posse ou os que pediram exoneração ainda em período de estágio probatório. Isso acabou gerando um déficit ainda maior no número de delegados, agentes e escrivães e contribuiu para que ocorresse uma nova nomeação.
Quando o edital do concurso foi lançado em 2008, estavam sendo ofertadas 438 vagas para a instituição, sendo 68 para delegados, 263 para agentes e 107 para escrivães, além de formação de cadastro de reserva ou suplentes. No entanto, em 2012, quando foi realizado o curso de formação – que é a última etapa do processo seletivo e necessário para que o candidato possa assumir a vaga, foram habilitados 514 aprovados.
Na edição de hoje(23/03) do DOE, foi publicada também a nomeação de quatro aprovados no último concurso feito pelo Estado para agentes penitenciários, que ocuparão as vagas surgidas após a desistência registrada na última chamada, ocorrida em setembro do ano passado. Na ocasião, 40 candidatos aprovados foram nomeados para ocupar os postos surgidos nas unidades prisionais potiguares.

PRIMEIRA MULHER COMANDANTE DE BATALHÃO SOLICITA AFASTAMENTO DA FUNÇÃO

MAJOR TEREZA
UM EXEMPLO DE COMANDANTE
Major Tereza emite uma nota através do facebook agradecendo a todos que contribuíram para o seu trabalho durante os 03 meses que esteve à frente do 1º Batalhão.

Desde já, gostaria de parabenizar a Major Tereza pelo seu trabalho no comando do 1º Batalhão, buscando sempre o avanço social, humano, administrativo e operacional. Mostrando que o modo de tratamento entre superior e subordinado é essencial para o bom rendimento de trabalho, trazendo como consequência uma boa qualidade do serviço de segurança pública a toda sociedade. Major Tereza, um exemplo de comandante. Sirva de exemplo aos demais oficiais.

Confira a nota de agradecimento na integra:
NOTA DE AGRADECIMENTO 
Aos Companheiros do PRIMEIRO BATALHÃO da PMRN e todos os amigos CIVIS E MILITARES que apoiaram, incentivaram e cooperaram de forma grandiosa pelo avanço do 1º BPM na minha gestão. Três meses de melhorias, de avanço em todos os aspectos: administrativo, operacional e pessoal. Primeiramente gostaria de agradecer todo empenho durante meu trabalho no 1º BPM, oportunidade impar de conhecer novas pessoas e experiência como Gestora enriquecedora. Portanto, consideração a quem nos considera, minha filosofia de vida. Você é um destes amigos que abriu portas, uniu esforços, acreditou na renovação e melhorias, apoiou e contribuiu. Fizemos. Certamente não nos decepcionamos quando nosso Gestor se preocupa com nosso dia a dia, nossa família, nosso trabalho suado e sacrificado ,quando nosso Gestor traz qualidade de atendimento, busca ouvir e atender respeitando as diferenças de cada SER. Amigos são advogados na nossa ausência, você é um destes, conte comigo. Não tenho e-mail de todos, mas repassem meu agradecimento pessoal a cada um dos companheiros deste ambiente acolhedor, que faz a PMRN, que necessita ser amado e respeitado por seus Comandantes. Bem, obtive conhecimento que estava Denunciada, sub judice, sábado, através do Novo Jornal, quando estava hospitalizada por uma infecção intestinal. Sou fiel a Instituição PMRN, cumpro a Lei, Regulamentos... Me apresentarei ao COMANDANTE GERAL DA PMRN, agradecendo a oportunidade e confiança. Recordo que, sorrindo, muitos diziam: "Ela não vai suportar um mês...", mas ao mesmo tempo me abraçavam, mesmo interiormente cheio de ódio no coração, que pena! Foi recorde pra muitos...assim fiz, faço melhor. Rezo por todos. O tempo parabeniza. Passei e edificar a casa, fizemos sem meios, sem facilidades, faremos mais num futuro próximo. Cumpro a Legislação. Solicito afastamento de imediato da nobre função de Comandar. Agradeço de forma sutil e informal todo empenho, colaboração e disciplina que encontrei no Primeiro Batalhão encontrei homens honestos, abdicados, trabalhadores e dedicados, trabalhei pela PM, sou FELIZ! Façam o bem, receba o bem. Não cai uma folha sem determinação do CRIADOR, assim vivo, assim agradeço a todos por entender e cooperar com tudo e em tudo. Saibam que nunca desistirei, nunca desacreditarei, portanto SOU JUSTA, sempre serei, sem politiqueiros e bajulações. Dias melhores virão, aguardem. 
Abraço, 
Major Maria Tereza Melo Boggio
Passagem Natalícia


Toinho Belchior
Sua esposa Nininha fazendo sua homenagem

 
na hora do parabéns
toinho e amigos
amigos de Pedra Grande
Aurimar também marcou presença
Rildo e Nena  de Pedra Grande/RN
PM Erivaldo e Namorada

Musica ao vivo com Calixto na viola

O Blog  Na Alça de Mira, homenageia o amigo Toinho Belchior por está rasgando mais uma folhinha neste Domingo dia 24/03.A festa foi em sua residencia em Caiçara com a presença dos seus amigos,muita bebidas  churrascos e tira gostos.
Em nome de nossos leitores parabenizamos o amigo aniversariante.

São Bento do Norte/RN


Novo endereço

RESTAURANTE PASSA E FICA, LOCALIZADO NO ANTIGO DIVISA ENTRE AS CIDADES DE CAIÇARA E SÃO BENTO (84) 9129-8163 ORG.: DALVINHA











 Fotos Hugo
Com um cardápio diversificado o restaurante mudou de endereço mais não mudou o sabor das comidas, para atender as clientelas das duas cidades e cidades vizinhas venham conferir.Bom apetite a todos.!!!



Final de semana violento na região Oeste. 12 Corpos necropsiados no ITEP de Mossoró

A região Oeste do Rio Grande do Norte,teve um final de semana bastante movimentado no setor policial,com 12 pessoas mortas de forma violenta da sexta para o domingo.
Foram registrados assassinatos em Mossoró,Alexandria,Areia Branca,Antônio Martins,afogamento e acidentes.
um acidente ocorrido na noite de sábado na BR 405 próximo ao sítio Melancias,zona rural de Apodí,morreram Cinco pessoas.
Em Mossoró foram dois crimes de homicídios da sexta para o sábado.
Todos os corpos foram encaminhados para o Instituto Tácnico e Científico de Polícia-ITEP de Mossoró,onde foram necropsiados e liberados para sepultamento.

Servidor público do município baleado no bairro Barrocas Morre

O Setor de Serviço Social do Hospital Regional Tarcísio Maia confirmou na manhã deste domingo (24.03.13), o falecimento,do servidor público municipal,Raimundo Inácio Dantas Filho de 49 anos de idade.
Raimundinho como era mais conhecido,veio a óbito por volta das 11h50min deste domingo,(24),no HRTM onde estava internado desde a última sexta feira,vítima de disparos de arma de fogo.
Raimundo Inácio foi alvejado com cerca de cinco tiros na cabeça e tórax na calçada de sua residência,na rua Herculano Couto no bairro Barrocas em Mossoró.
Ele foi socorrido por uma Ambulancia de Suporte Avançado do SAMU,e depois  de três dias internado no Hospital Tarcísio Maia não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na manhã deste domingo.
O Corpo será transladado para o ITEP onde será necropsiado e liberado para sepultamento.

Homem é morto com um disparo de arma de fogo no peito no Planalto 13 de Maio

A Central de Operações da Polícia Militar registrou por volta das 20h20min deste sábado 23 de março de 2013,mais uma morte violenta em Mossoró.
Um Homem identificado como Alisson Lucas Bezerra conhecido como Hulk,de 29 anos de idade,residente na rua Erundina Cavalcante Dantas,no bairro Dom Jaime Câmara,foi morto com um tiro no peito,em via pública.
O Crime aconteceu na rua Vicente Leite leite no Planalto 13 de maio em Mossoró.
Segundo informações da polícia,Hulk estaria bebendo em um bar,quando dois homens em uma moto,chegaram e efeturam disparos contra o mesmo.
Ele ainda correu para se livrar dos inimigos,mas acabou sendo alvejado com um tiro no peito,tombando sem vida a cerca de 40 metros do local estava.
Policias militares das VTRs 1218 (SD'S Andrade e Eduardo) e 1221 do Oficial de dia do 12º BPM,(Sargento Alcir e SD Fransuelson),fizeram o isolamento da área até a chegada do ITEP,que após a perícia removeu o corpo para ser necropsiado na sede do órgão.
Segundo informações da Polícia Civil,a vítima tinha antecendentes criminais,com passagens pela DEFUR



A Guarda Civil do município de Guamaré prendeu na madrugada deste sábado, dia 23, o terceiro envolvido no estupro de uma criança de cinco anos no início de dezembro de 2010 na periferia desta cidade. Os outros dois suspeitos haviam sido presos no início de fevereiro deste ano. Já estão a disposição da Justiça, na Delegacia de Macau.
A criança de cinco anos havia sido deixada em casa sozinha pela mãe e os suspeitos perceberam e a levaram para o mato onde iniciaram o ato de extrema violência. A criança começou a gritar muito e foi ouvida pelos vizinhos, que a socorreram para o hospital local e depois para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Pediátrica), em Natal.
O crime aconteceu na localidade Quilombo, que fica distante 6 km da área urbana.
Com base em depoimentos, as Polícias Civil e Militar chegaram aos nomes dos suspeitos Erivan França da Silva, de 45 anos; Mauricio Laurino da Silva, de 32 anos; e Francisco Valério dos Santos, o Ligeirinho, de 20 anos, e pediram a prisão preventiva.
Após analisar o caso, a justiça decretou a prisão preventiva dos três. Os dois primeiros foram presos no início de fevereiro de 2013. O terceiro conseguiu fugir, tendo sido capturado num lixão na madrugada deste sábado. Aparentava ter usado entorpecentes.
A exemplo dos outros dois, o suspeito Francisco Valério foi levado para a Delegacia Regional de Macau, onde vai ser ouvido pelo delegado responsável pela investigação e vai aguardar presos decisão posterior da Justiça. Estão separados dos demais presos da DP de Macau.
De fato/Guamaré em Dia 

O algodão: do auge à derrocada

Da Tribuna do Norte
Uma fibra da qual nada se perde. Quando beneficiada se transforma em linha, roupa, lençol. E, do caroço, se extrai alimento para o gado e óleo para a confecção de sabão em pedra e até de combustível. Assim é o algodão. 

O “ouro branco” que, entre as décadas de 60 e 80 teve picos de produção no Rio Grande do Norte e alavancou a economia do estado no cenário nacional, chegou a  responder por 40% da arrecadação de ICMS no RN nos anos 70. Enricou produtores,  proporcionou a ascensão de pequenas comunidades a municípios prósperos, movimentou rodovias com o vai e vem de caminhões, implementou 600 quilômetros de trilhos de Natal a Macau e de Macau a Nova Cruz. Empregou milhares de potiguares.

Hoje, porém, o cenário das vastas plantações que chegaram a ocupar 500 mil hectares em todo o estado, em nada lembra os algodoeiros que mais pareciam nuvens em pleno solo, dada a vastidão nas plantações.
Júnior SantosUsina Algodoeira Potengy, em São Tomé: máquinas que beneficiaram safra recorde nos anos 80 estão paradasUsina Algodoeira Potengy, em São Tomé: máquinas que beneficiaram safra recorde nos anos 80 estão paradas

Durante dois dias, a TRIBUNA DO NORTE visitou pólos produtores e beneficiadores da fibra no Rio Grande do Norte. Foram quase 700 quilômetros percorridos entre Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Angicos, São Tomé e João Câmara. Em comum, os municípios visitados guardam a lembrança de um passado glorioso, hoje empoeirado e quase esquecido diante dos prejuízos herdados pela devastação das plantações causada pela “praga do bicudo”.

Com a perda dos campos produtores para o besouro, os produtores se viram diante de uma situação irreversível. Sem subsídios governamentais e duelando com a concorrência externa, cuja produção em larga escala dispõe de ajuda dos governantes e juros baixos, coube aos plantadores e empresários instalados em solo potiguar fecharem suas usinas. Hoje, o maquinário enferrujado e esquecido nos galpões construídos na segunda metade do século passado enterra aquela que um dia foi a principal base da economia norte-riograndense.





O presente inglório do ouro

Ricardo Araújo - repórter

Os campos que um dia reluziram o ouro branco no Rio Grande do Norte, hoje não passam de terras secas e abandonadas, nas quais jaz uma história de apogeu e declínio. O algodão, que no auge da produção entre as décadas de 1960 e 1970, chegou a contribuir com 40% da arrecadação do ICMS no estado, hoje amarga o esquecimento e a impossibilidade de retomada da produção. Dos 500 mil hectares plantados em diversas regiões do estado potiguar entre o final do século 19 e meados da década de 1980, atualmente as plantações estão resumidas a 435 hectares, cuja representação na produção estimada para 2013 é de 392 toneladas. Em 1960, o estado bateu recorde na colheita, com 96,3 mil toneladas da fibra.

“O ciclo do algodão no Rio Grande do Norte acabou, ficou no passado. O ouro branco não irá reluzir novamente”, assegura o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/RN), Aldemir Freire. O apogeu da produção algodoeira no estado se confunde com a própria história de desenvolvimento econômico potiguar. O ciclo da cotonicultura trouxe consigo a expansão das linhas férreas, cujos trilhos cortavam 605 quilômetros de Natal a Macau, no sentido Norte, e da capital a Nova Cruz, no sentido Sul. Além de passageiros e mercadorias diversas, os trens escoavam a produção das usinas algodoeiras. Os reflexos da derrocada da produção, são visíveis nos municípios nos quais existiam estações de trem. Em ruínas, elas refletem a decadência de uma era próspera.

Não fosse a “praga do bicudo”, besouro de origem africana que dizimou plantações em todo o estado no início dos anos 80, a produção poderia ter se recuperado. Entretanto, a falta de subsídio governamental e os altos juros cobrados pelos tipos de algodão produzidos no Rio Grande do Norte, fizeram com que grandes grupos empresariais como o Giorgi, o Nóbrega e Dantas e as usinas de Chico Sousa, no Mato Grande, falissem, impossibilitadas de concorrer com o algodão sintético produzido pelo mercado concorrente, principalmente o americano e o chinês. O que se vê hoje em dia nas cidades que sediaram usinas de beneficiamento da fibra, é o retrato de um presente inglório, no qual somente os marimbondos habitam o que um dia foi uma  fábrica próspera, cheia de empregados e perspectivas de desenvolvimento econômico.

 “O algodão era a fonte de renda e sustentação monetária do interior do estado. Hoje, essas cidades se mantém com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, pela União, além das aposentadorias e funcionalismo público”, avalia Aldemir Freire. Conforme dados analisados pelo chefe do IBGE, metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte no século passado advinha da produção agropecuária. E, nesta área, a cotonicultura contribuía com quase 50% dos lucros obtidos.

 Do passado glorioso, no qual as cooperativas e usinas de algodão potiguares eram destaque no cenário econômico nacional, restaram apenas máquinas antigas e valiosas às sucatas. No vazio silencioso das usinas, morcegos, marimbondos e abelhas, fazem seus ninhos.

Personagens no tempo

Gilma Cruz Pinheiro
trabalhou no Setor Fiscal e Deptº Pessoal na Algodoeira Mascote, em Pedro Avelino

“Lembro que em 1989 o Grupo Giorgi comprou 12 milhões de quilos de algodão. Era tanto algodão que nem dava para beneficiar tudo na Algodoeira Mascote. O pátio ficava cheio e os galpões preenchidos até o teto. Nós tínhamos 150 funcionários que trabalharam em regime de escala. Todo mundo aqui vivia bem financeiramente, a cidade vivia cheia de carretas e caminhões para carregar os fardos e entregar nas outras cidades. Era uma coisa linda. Mas aí veio a praga do bicudo e foi destruindo tudo. Quase ninguém mora mais nas fazendas que produziam algodão. Muitas estão em ruínas. Todo o maquinário da Mascote foi vendido para algodoeiras menores a preços abaixo do mercado.  Eu sinto saudades do passado. Hoje, quem habita os galpões são os marimbondos. É um pedaço das nossas vidas que está em ruínas”.

Epitácio da Silva Vilar, 86 anos
foi funcionário da Nóbrega e Dantas Algodoeira por 30 anos, em Acari e João Câmara.

“Acho que sou o último funcionário da usina vivo. Fui funcionário do grupo Nóbrega e Dantas Comércio e Indústria até 1989. Trabalhei na usina durante 30 anos. Comecei como auxiliar de armazém, em Acari, no dia 25 de outubro de 1958. De Acari vim para João Câmara. Aqui, nossa maior produção foi de  20 milhões de quilos de algodão. Era muita gente trabalhando, de manhã, de tarde e de noite, sem parar. A usina era um galpão enorme e a gente dividia a produção, retirava o caroço do algodão, fazia óleo. Tudo do algodão se aproveita, tudo. É uma riqueza  grande. Quando a Nóbrega e Dantas Algodoeira chegou em João Câmara, a cidade cresceu. Mas veio a praga do bicudo e mudou tudo. Os funcionários foram demitidos e hoje o prédio está abandonado. As terras que produziam algodão estão entregues ao acaso”.

Francisco de Assis Rodrigues, 54 anos
foi classificador de algodão na Usina São Miguel, em Angicos.

“Sou nascido e criado dentro da fazenda São Miguel. Cresci vendo os agrônomos ingleses desenvolvendo novas linhas de produção, testando mudas em laboratório. Nós tínhamos cinco mil hectares só para pesquisa. Aprendi a classificar o algodão e os meus filhos cresceram na fazenda. Plantávamos o algodão fibra longa, específico para a produção de linha resistente, forte. Tudo o que era produzido era encaminhado para a antiga Linhas Corrente, hoje Coats, em Natal. Por safra, o grupo chegava a comprar 10 milhões de quilos de algodão para beneficiamento. Tudo era aproveitado. A fibra era separada do caroço, que era sugado e levado por dutos para a fábrica de óleo. Lá, era produzido, além do óleo, torta de algodão que é usada na alimentação do gado. Mas, veio o bicudo e destruiu tudo. A algodoeira fechou. Parte das máquinas foi vendida para o Centro-Oeste. Uma tristeza”.

Falta de valorização faz com que PM's deixem a Corporação em busca de melhores salários

  É cada vez mais frequente o licenciamento a pedido de policiais militares do RN para assumirem outros cargos públicos. Somente neste mês de março, a Polícia Militar do RN licenciou ou recebeu a solicitação de licenciamento de doze policiais militares.
O principal motivo alegado pelos militares para procurarem outro emprego e prestarem concursos públicos para outras instituições públicas é a falta de valorização profissional, baixos salários e falta de ascensão profissional.
Um policial militar recém-aprovado em um concurso público divulgou em seu perfil do facebook a sua aprovação em outro concurso público e desabafou sobre a falta de valorização na instituição militar estadual. "Cansei de esperar o que nunca vem", disse o policial.
"Sempre tive vontade de trabalhar em um local que me fornecesse ao menos um plano de saúde por estar colocando a minha vida em risco em prol da sociedade. Acho que seria o mínimo que o Estado poderia fazer por seu funcionário. Infelizmente, sairei da PM sem essa conquista, mas ao que ficarão sigo torcendo pela conquista da valorização. Acho que cada policial militar merece isso", desabafou o militar.
Sem uma política de valorização do profissional de segurança pública, a tendência é de que esse número de solicitações aumentem e cada vez mais seja crescente o déficit de efetivo da PMRN, o que é prejudicado ainda mais com a falta de concursos públicos para ingresso de mais profissionais na instituição.

Homem é assassinado quando caminhava com mulher na zona Norte

Fabrício Teixeira, de acordo com familiares, já teve passagem pela polícia, mas causa da morte é mistério.

Fotos: Daniel Morais / Portal BO
 

 
Por volta das 21h30 deste sábado, a polícia registrou um crime de homicídio, na avenida Pompéia, no Santarém, zona Norte de Natal. Um homem identificado como Fabrício Teixeira de Lima, de 28 anos, foi assassinado a tiros, no momento em que caminhava com uma mulher.
Os bandidos, de acordo com a polícia, estavam armados com pistolas e atiraram aproximadamente dez vezes contra a vítima, que caiu morta em via pública, debaixo de um poste. A mulher que estava com ele, que terá identidade preservada, presenciou o homicídio, mas não foi ferida pelos bandidos.
Fabrício Teixeira, ainda segundo informações levantadas pelos policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, já teve passagem pela polícia. Os familiares dele estiveram no local, no entanto, não souberam informar se a vítima tinha inimigos ou o que poderia ter motivado a execução.
A perícia do Instituto Técnico-Científico de Polícia esteve no local, bem como policiais civis da Delegacia de Plantão da Zona Norte, porém, eles não conseguiram informações que pudessem ajudar nas investigações. Nem mesmo a mulher que estava com Fabrício quis falar sobre o homicídio.
*Com informações de Daniel Morais. 
Imagem forte
Clique aqui para visualizar
.

Acidente em Apodi mata quatro pessoas e deixa adolescente ferido

Dois veículos colidiram de frente e passageiros foram arremessados dos carros.


 

 
Um grave acidente na zona rural da cidade de Apodi, mais precisamente na BR-405, em um sítio conhecido como São Dimas, matou quatro pessoas, na noite deste sábado (23), por volta das 21h. Dois veículos se chocaram frontalmente e, com impacto da batida, alguns passageiros foram arremessados para fora dos carros.
De acordo com a polícia, os veículos envolvidos no acidente são uma Saveiro, de placas OJU-6211, e um Gol, de placas NNV-4406. Este último veículo, ainda segundo a polícia, estaria trafegando em alta velocidade.
Quatro pessoas morreram no local e uma quinta vítima foi socorrida em estado grave e levada ao Hospital Regional de Mossoró. O veículo Gol era ocupado por quatro pessoas do Sítio Boa Vista, zona rural de Severiano Melo, e foram identificadas como Bruno Maciel Lucena de Carvalho, de 28 anos, Getúlio Pinheiro da Silva, de 33 anos, Antônio César da Silva, de 40 anos, e Francisco Maurício da Silva, de 17 anos, que se encontra internado no Tarcísio Maia.
Já a Saveiro era conduzida por um homem identificado como Messias Xavier da Silva, de 56 anos, morador do bairro Abolição IV, em Mossoró, e que também veio a óbito no local. Não se sabe a real causa do acidente, mas, segundo relatos de alguns populares, os jovens tinham sido vistos bebendo em um bar ao lado da Churrascaria do Bom, em Melancias.