Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Caiçara do Norte/RN

Homem Agride Mulher e é Preso em Flagrante

Jailton Ribeiro

Braço esq. da Vitima com hematomas
Braço dir. também com marcas 








Por volta das:10:30 hs do desta segunda feira a policia Civil em conjunto com a Policia Militar fez a prisão em flagrante de:Jailton Ribeiro 40 anos residente na rua São Pedro rocas, Caiçara do Norte/RN.Após receber uma ligação que uma mulher estava sendo espancada pelo marido os Policiais foram até o local e flagrantearam o acusado Jailton espancando sua companheira Elane Torres em um dos quartos da residencia.Que foi dado voz de prisão para o mesmo e em seguida o mesmo foi levado para Delegacia de São Bento do Note para os procedimentos legais


Homem é encontrado morto na BR 405 no sítio Mulugunzinho zona rural de Apodí
Atenção!! Imagem chocante abaixo

Um Homem ainda não identificado foi encontrado morto com requintes de crueldade,na manhã desta segunda feira 15 de abril de 2013, as margens da BR 405 na comunidade de Mulugunzinho,zona rural de Apodí.
De acordo com a perícia técnica feita no local pelo ITEP,a vítima foi executada em cima da ponte ,arrastada e depois  jogada de cima para baixo da ponte.
O Corpo foi encontrado com várias perfurações de balas e segundo moradores da área a vítima não morava naquela região.
O Corpo da vítima foi removido para o ITEP onde aguarda presença de familiares para reconhecimento e posterior necropsia.
Do:Camera 2

Bandidos pedem água e acabam executando homem em Extremoz

Crime, de acordo com a polícia, pode ter sido motivado pela disputa por terras.

Francisco Xavier de Lima, de 56 anos, foi assassinado a tiros, na noite deste domingo, na cidade de Extremoz. A vítima morava no loteamento Riviera e, de acordo com testemunhas, foi morto por dois homens que chegaram à residência dele pedindo água.
O homem entrou em casa, pegou uma garrafa com água e, quando estaria no portão, foi executado. Os tiros foram ouvidos pelos familiares que estavam no interior da residência, no entanto, quando eles saíram, já encontraram Francisco Xavier sem vida.
Os policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar que atenderam a ocorrência conversaram com alguns populares e foram informados que o crime pode ter sido motivado pela disputa de terras naquele loteamento.
Peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia, para onde o corpo foi levado, estiveram no local e localizaram cápsulas de pistola calibre 380 próximas à vítima.
Do:Portal BO
 

PM afasta policias envolvidos em morte de universitário que furou barreira

Ocorrência registrada em Mossoró, no final de semana, fez com que PM abrisse Inquérito Policial Militar.


Foto: Cedida / Marcelino Vieira (O Câmera)
















Em virtude do fato ocorrido no último sábado, 13, em Mossoró, onde José Fernandes Castelo, 19 anos, faleceu após ocorrência policial, na qual, conforme informações iniciais, o condutor teria desobedecido a ordem de parada dos policiais de serviço, chegando a praticar direção perigosa, ocasionando o atropelamento de pedestres, a Polícia Militar do RN vem a público esclarecer que: A Polícia Militar está investigando a ocorrência registrada na cidade de Mossoró, no sábado (12), quando um universitário teria ultrapassado uma barreira policial, atropelado três pessoas e depois baleado por policiais. Em virtude do Inquérito Policial Militar, o Comando Geral decidiu afastar seis militares envolvidos no caso.
O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, enviou uma nota à imprensa em que explica as medidas adotadas para apurar a morte de José Fernandes Castelo, de 19 anos.

Confira nota na íntegra:
- Todos os Militares envolvidos na ocorrência foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem ouvidos e prestarem os devidos esclarecimentos à Autoridade Policial;
Após os procedimentos investigatórios iniciais, todas as armas de posse dos Militares envolvidos na ocorrência foram recolhidas a fim de servir como base para os exames balísticos, conforme preceitua a Lei;
- Imediatamente, após a abertura do Inquérito Policial na Delegacia Civil, os Militares foram ouvidos por um Oficial da PM no 2º BPM sobre o ocorrido para abertura do procedimento administrativo de investigação no âmbito institucional;
- Na manhã desta segunda-feira, 15, o Comando da PM determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar, tendo sido designado um Oficial do Comando de Policiamento do Interior, lotado em Natal, para garantir a lisura e a imparcialidade nas investigações no âmbito institucional;
- Como forma de preservar a seriedade e a legalidade das investigações, todos os PMs que atuaram diretamente na ocorrência policial foram afastados do serviço operacional até a conclusão dos procedimentos investigatórios no âmbito institucional.
- Dessa forma, no âmbito institucional todas as providências legais e administrativas foram tomadas com o objetivo de investigar e esclarecer a ocorrência policial, bem como subsidiar no que for necessário para as investigações a cargo da autoridade de polícia judiciária
.

Mãe e filho de 4 anos morrem em acidente de moto

Os dois estavam sem capacete e bateram em caminhonete, na RN 269.

Do:Portal BO/Foto: Reprodução

Daniela Tião pilotava a motocicleta.
A falta de uso de capacete pode ter provocado a morte de mãe e filho, na tarde deste domingo (14), na rodovia que liga as cidades de Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. Daniela Tião, de 24 anos, pilotava uma motocicleta modelo Honda Pop, quando teria se chocado de frente com uma caminhonete. O filho dela, o menino Rudson Gustavo Tião da Costa, de 4 anos, estava na garupa da moto.
Tanto mãe quanto o filho não usavam capacete e, com o impacto da colisão, Daniela acabou morrendo no próprio local do acidente. Já a criança chegou a ser socorrida, no entanto, morreu a caminho do hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
O acidente aconteceu na RN 269, em um trecho composto por curvas acentuadas. Testemunhas contaram para a polícia que o acidente teria sido causado após a jovem Daniela entrar na contramão, porém, ainda não se sabe se ela tentava livrar algum buraco na pista ou se perdeu o controle da motocicleta.
Os corpos de mãe e filho foram levados para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira, e deverão ser liberados para sepultamento, na manhã desta segunda-feira (15). As duas mortes chocaram a população das duas cidades vizinhas.
O blogueiro Paulo Henrique de Mendonça, de Serra de São Bento, chegou a comentar: “É comum flagrarmos condutores cometendo diversos tipos de infração, entre as principais estão a falta do uso do capacete e o transporte de mais de um passageiro na garupa. Em alguns casos, chegando a ter cinco passageiros em apenas uma moto”.

 


'Não é procedimento', diz comando 



sobre PMs que mataram rapaz no RN


Comandante da PM disse que deve haver o uso proporcional da força.
Cearense, 19 anos, não parou em barreira policial e levou tiro fatal.

Do G1 RN

O comandante geral da Polícia Militar noRio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, explicou que o ato de atirar contra um veículo, ou pessoa, que foge de uma barreira policial não é um procedimento padrão. O coronel se referiu à operação policial que provocou a morte do cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos. O universitário foi morto com um tiro, disparado pela polícia, ao fugir de uma barreira policial em Mossoró, região Oeste do estado, na noite do sábado (15). As declarações do comandante geral foram dadas, ao vivo, durante o telejornal RN TV 1ª Edição desta segunda-feira (15).
Confira a entrevista completa no vídeo acima
"Não é procedimento atirar contra veículo, nem contra pessoas. Existem técnicas de procedimentos, existem técnicas policiais. A doutrina ensina o uso proporcional da força", defendeu o comandante geral.
O coronel Francisco Araújo ressaltou que as armas dos seis policiais envolvidos na operação foram recolhidas, o grupo foi afastado das atividades e será julgado, paralelamente, pelo poder Judiciário e pelo Comando Militar.
"Não sabemos ao certo o que aconteceu nessa atividade policial, mas de imediato determinamos que os seis policiais fossem apresentados à autoridade policial, no caso o delegado. Todos foram ouvidos. Instauramos o inquérito para apurar o que aconteceu", indicou o coronel.
Indagado sobre a culpabilidade dos policias, que atiraram contra o veículo, o comandante disse que ainda não é possível apontar culpados. "Eu não posso dizer se foi certo ou foi errado. Existem padrões de procedimentos. Já foi designado um tenente-coronel para apurar o fato. Caso existam pessoas da PM responsáveis, elas serão punidas", garantiu. 
Entenda o caso
O universitário José Fernandes Castelo, de 19 anos, morreu na noite deste sábado (13) após levar um tiro da Polícia Militar no município deMossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações do capitão Rabelo, do 12º Batalhão da PM, o rapaz conduzia um Honda Civic, com placas de Fortaleza, quando furou uma barreira policial e, ao ser perseguido, atropelou três pessoas, deixando duas delas (uma idosa e um motociclista) em estado grave.
Ainda de acordo com informações da PM, familiares do rapaz teriam confirmado que ele havia bebido. “Disseram também que o rapaz cursava Engenharia Civil no campus da Universidade Potiguar (UnP) em Mossoró", acrescentou. Segundo perícia do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi encontrado um copo com bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o rapaz, inclusive, perfurou a lanterna traseira do lado direito, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de Castelo.
A perseguição, conforme registrado pela PM de Mossoró, aconteceu por volta das 22h, a partir da avenida Leste-Oeste, no Centro da cidade. Consta que o jovem cearense ainda foi perseguido por guarnições da Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) por várias ruas do bairro Boa Vista, só parando o veículo ao ser alvejado no bairro Nova Betânia.
Familiares e amigos acompanharam enterro (Foto: Tereza Tavares/TV Verdes Mares)Jovem foi enterrado em Fortaleza
(Foto: Tereza Tavares/TV Verdes Mares)
Por fim, a PM confirmou que José Fernandes Castelo foi atingido pelo disparo quando ainda tentava escapar da perseguição, no bairro Nova Betânia. Os pneus do carro também foram furados pelos tiros. “Ele foi socorrido ao hospital, mas infelizmente não resistiu ao ferimento", lamentou Rabelo.
Enterro
O corpo do universitário cearense foi enterrado por volta de 9h30 desta segunda-feira (15), no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza. O universitário é natural de Tauá, no Ceará. Mas morava em Mossoró desde o início deste ano cursando Engenharia Civil no campus da Universidade Potiguar (UnP)
.

Presos em barra de ferro atrapalham os 




trabalhos em DP no RN; veja fotos


Foto foi enviada pelo delegado de Nova Cruz, que reclama da situação.
Polícia promete parar atividades em razão da presença de presos em DPs.

Do G1 RN

Presos estão algemados à uma barra de ferro na Delegacia Regional de Nova Cruz, no RN  (Foto: Normando Feitosa/Delegado de Polícia em Nova Cruz (RN))Presos estão algemados a uma barra de ferro na Delegacia Regional de Nova Cruz, no RN (Foto: Normando Feitosa/Delegado de Polícia em Nova Cruz (RN))
Cnco presos algemados a uma barra de ferro estão atrapalhando o trabalho dos policiais civis da Delegacia Regional de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. A reclamação é do delegado Normando Feitosa. Para mostrar a situação, ele mesmo registrou, em foto, a falta de um local apropriado para a custódia dos detidos. “Eles estão presos a uma barra que eu mandei fixar na parede da recepção da delegacia. Isso causa um constrangimento imenso”, informou o delegado. A imagem foi enviada com exclusividade ao G1.
Nesta terça-feira (16), o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) promete fazer uma paralisação para cobrar a retirada de presos das delegacias do estado. "Lugar de preso é em presídio, não em delegacia. Policial civil é pago para investigar, não para tomar conta de preso. Isso é trabalho para agente penitenciário", disse Djair Oliveira, presidente do Sinpol.
No início do mês, reportagem da Inter TV Cabugi mostrou as dificuldades da delegacia de Nova Cruz e chamou a atenção para dois adolescentes que ficaram presos à mesma barra de ferroque hoje mantém cinco presos algemados(veja o vídeo).
O prédio onde funciona a DP de Nova Cruz é uma residência que foi adaptada. No local não há celas para custodiar os detentos. Eles foram presos pelos punhos à barra de ferro fixada na parede e sentados no chão. Segundo o delegado, eles foram presos por crimes como assalto, estupro e embriaguez ao volante seguida de lesão corporal, que é um crime inafiançável. “Liguei várias vezes para o Coordenadoria do Sistema Penitenciário, mas até agora não consegui contato. A situação dos presos está atrapalhando o andamento dos trabalhos aqui na delegacia. Os policiais têm que ficar se revezando para vigiá-los”, acrescentou o delegado.
G1 ligou para o telefone do major Castelo Branco, coordenador do sistema prisional potiguar. Ele falou que houve um falecimento na família dele e que não estava em condições de tratar sobre o assunto no momento.
Segundo Djair Oliveira, presidente do Sinpol, a superlotação das delegacias também ocorre em outras regiões do estado. “Em Macau, os presos estão acorrentados no corredor da delegacia e fazendo suas necessidades em vasilhas”, relatou. Ainda de acordo ele, os policiais farão uma paralisação de 24 horas nesta terça para cobrar a retirada dos presos das delegacias e o aumento do efetivo. “Nós também queremos que o governo nomeie os policiais civis que já estão formados há anos”, ressaltou. “Amanhã, a partir das 8h, os policiais estarão deliberando sobre uma possível prolongação da paralisação”, concluiu o Djair.
Como delegado da regional de Nova Cruz, Normando Feitosa também é responsável pela polícia judiciária nas cidades de ArêsBrejinhoBaía FormosaSão José do Campestre,CanguaretamaEspírito SantoGoianinhaJundiáLagoa D'AntaLagoa de Pedras,Monte das GameleirasMontanhas,  Pedro VelhoPassa e FicaSerra de São Bento,SerrinhaSenador Georgino AvelinoSanto AntônioTibau do SulPassagemVárzea eVila Flor.
Segundo o delegado, presença dos presos atrapalha o trabalho dos policiais na DP de Nova Cruz (RN) (Foto: Normando Feitosa/Delegado de Polícia em Nova Cruz (RN))Segundo o delegado, presença dos presos atrapalha o trabalho dos policiais na DP de Nova Cruz (RN)
(Foto: Normando Feitosa/Delegado de Polícia em Nova Cru
z

Policiais civis do RN paralisam 



atividades nesta terça, diz sindicato

'

O dia do resgate da Polícia Civil' será nesta terça (16) a partir das 8h.
Sindicato informou que data marca mobilização nacional da categoria.

Do G1 RN
Os policiais civis do Rio Grande do Norte paralisam as atividades nesta terça-feira (16) como forma de mobilizar a categoria no dia intitulado de 'O dia do resgate da Polícia Civil', divulgou o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol) na tarde desta segunda-feira (15).
Segundo o Sinpol, a decisão foi tomada no início deste mês em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional. A situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó,GoianinhaMossoró e Macau.
Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informaram que não vão admitir o retrocesso no interior do estado. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.
Ainda de acordo com o sindicato, a paralisação também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos
.

São Bento do Norte/RN

Tentativa de arrombamento ao cofre do posto de atendimento Bradesco
Na madrugada meliantes tentaram arrombar o cofre com maçarico mas não conseguiram


local do saque danificado

Isqueiro deixado pelos meliantes
Caixa queimado
sistema de alarme aberto
aparentemente não levaram nada
frente do prédio,

Na madrugada do domingo para segunda feira, meliantes entraram no posto de atendimento do bradesco de São Bento do Norte/RN, e tentaram arrombar o cofre com maçarico ou outro meio,não conseguindo.Fizeram o arrombamento da porta do escritório,que aparentemente não subtraíram nada pois o computador e outros objetos se encontram no local,acredito se tratar de amadores pois ladrões profissionais teriam levado o dinheiro do cofre.