Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013


Marido mata a mulher com golpes de foice em São José do Mipibu

Valdécio Souza foi preso logo depois após o pai o entregar a polícia.

Por Sérgio Costa
Foto: Cedida / Emerson Pedroza
Uma mulher de 49 anos, identificada como Francisca Elionora de lima, foi morta com golpes de foice, na tarde desta quinta-feira (2), no distrito de Mendes, na cidade de São José do Mipibu. De acordo com a polícia vítima foi morta pelo próprio marido que foi preso minutos depois de cometer o crime. Valdécio Souza Chagas, de 37 anos foi levado para um posto policial pelo próprio pai.
Segundo o sargento Ramoso assassinato aconteceu por volta das 15h no interior de uma residencia afastada da comunidade. O autor do crime esperou a vítima dormir para desferir os golpes. "Quando entramos na casa encontramos o corpo de Francisca deitado na cama e vários ferimentos na região da cabeça, ferimentos profundos e muito sangue espalhados pelo chão", disse.
O acusado do crime foi detido pela polícia após ser rendido pelo próprio pai, o senhor Valter Leite tomou conhecimento do fato e encaminhou o filho até uma base da polícia rodoviária estadual. A polícia ainda relatou que Valdécio sofre de problemas mentais, mas seria conduzindo para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária, em Natal. 

Agora é Oficial... Alcides retorna ao cargo de prefeito!



Foi publicada a pouco a decisão do Juiz que concede a Limitar ao prefeito cassado de Caiçara do Norte, Alcides Fernandes, reconduzindo-o ao cargo de Prefeito até o processo ser julgado.
Agora vamos só acompanhar a publicação no diário oficial das exonerações e nomeações. Segue a decisão na íntegra:


TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Ação Cautelar nº 43-19.2013.6.20.0000



Procedência: são bento do norte-RN - 52ª Zona Eleitoral 



PROTOCOLO Nº 12.514/2013



RELATOR: JUIZ VERLANO DE QUEIROZ MEDEIROS



Assunto: AÇÃO CAUTELAR - CONCESSÃO DE EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO ELEITORAL - PEDIDO DE CONCESSÃO DE LIMINAR - INAUDITA ALTERA PARS 



RequerenteS: alcides fernandes barbosa e outro



Advogado: nilo ferreira pinto junior



Requerido: DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PMDB




DECISÃO




Trata-se de Ação Cautelar ajuizada por alcides fernandes barbosa e outro, com pedido de concessão de medida liminar inaudita altera parte, para que seja conferido efeito suspensivo ao Recurso Eleitoral interposto em face de decisão proferida pelo Juiz da 52ª Zona Eleitoral, que cassou o diploma e mandatos dos requerentes, anulando os votos, determinando, via de consequência, o afastamento dos cargos de prefeito e vice, para fins de posse da Presidente da Câmara Municipal.



Alegam os requerentes, em síntese, o seguinte: que foram eleitos livremente pelo voto popular para exercerem os cargos de prefeito e vice do município; que os fatos que embasaram a condenação, tiveram suporte exclusivo em prova testemunhal. São os fatos, resumidamente. 



É o relatório. Decido.



Importante destacar, de início, que nesta fase de cognição sumária cumpre ao relator examinar e sopesar apenas, e tão-somente, se os fatos narrados na petição inicial agasalham os pressupostos processuais autorizadores a concessão da medida.



Em regra, os recursos eleitorais não têm efeito suspensivo, a teor do que dispõe o art. 257 do Código Eleitoral. A doutrina e a jurisprudência, contudo, admitem que, através de cautelar inominada, referido efeito seja concedido, em razão do poder geral de cautela e na defesa da segurança jurídica. Posto isso, procedo ao exame dos pressupostos autorizadores da medida excepcional. 



Não obstante ser inviável qualquer aprofundamento no mérito da ação, até porque este encontrará lugar quando da análise do Recurso por este Regional, devo registrar que a atribuição do efeito suspensivo deve ocorrer de maneira excepcional e em alguns casos.



No caso trazido a debate, entendo presente os requisitos necessários ao deferimento da medida liminar, ancorado em vasta jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do RN, especialmente nos gravames que a alternância do Poder pode gerar a população.



Acerca desse entendimento, podemos citar as seguintes decisões:



AGRAVO REGIMENTAL. NEGATIVA DE SEGUIMENTO. AÇÃO CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO. RECURSO ORDINÁRIO. CASSAÇÃO. DIPLOMA. DEPUTADA FEDERAL. ART. 30-A DA LEI nº 9.504/97. ILICITUDE DA PROVA POR DERIVAÇÃO. PLAUSIBILIDADE DAS RAZÕES RECURSAIS. AMPLA DEVOLUTIVIDADE. FUMUS BONI JURIS. PERICULUM IN MORA. PRESENÇA DOS REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DA TUTELA CAUTELAR.



1. No sistema processual brasileiro são inadmissíveis as provas obtidas por meio ilícito - à luz do disposto no art. 5º, LVI - e as delas derivadas, consoante prevê o § 1º do art. 157 do CPP, segundo o qual "são também inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)".



2. Tendo em vista a relevância da alegação de nulidade das provas por derivação, o que poderá conduzir ao acolhimento das razões recursais, ao menos diante do que se percebe em juízo preliminar, e ainda considerando a possibilidade de nova análise por esta Corte de todo o conjunto probatório dos autos no âmbito dos recursos ordinários interpostos, a prudência aconselha que se preserve a soberania popular até decisão do Tribunal Superior Eleitoral.



3. Agravo regimental provido para, deferindo a liminar, conceder efeito suspensivo aos recursos ordinários, até seu julgamento por esta Corte.



(TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - Agravo Regimental em Ação Cautelar nº 8645, Acórdão de 26/06/2012, Relator(a) Min. JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI, Publicação: DJE - Diário de justiça eletrônico, Tomo 161, Data 22/08/2012, Página 116-117 )





AGRAVOS REGIMENTAIS. AÇÃO CAUTELAR. LIMINAR. ELEIÇÕES 2008. PREFEITO. PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO ESPECIAL. REQUISITOS PREENCHIDOS. CHEFIA DO PODER EXECUTIVO. ALTERNÂNCIA. NÃO PROVIMENTO.



1. O deferimento de pedido liminar em ação cautelar para atribuir efeito suspensivo a recurso não dotado desse efeito exige a presença conjugada da fumaça do bom direito - consubstanciada na plausibilidade do direito invocado - e do perigo da demora - que se traduz na ineficácia da decisão se concedida somente no julgamento definitivo da ação.



2. Na espécie, o fumus boni juris está presente, porquanto discute-se a ilicitude de prova considerada essencial para o deslinde da controvérsia e, ainda, porque a distribuição de combustível a eleitores para participação de carreata não configura, a princípio, ilícito eleitoral.



3. O perigo da demora também está caracterizado, pois o afastamento do prefeito e do vice-prefeito - eleitos conforme a vontade popular e no curso do terceiro ano do mandato - acarretará prejuízo irreparável ou de difícil reparação ante a interrupção do exercício do cargo.



4. Sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo geram insegurança jurídica e descontinuidade administrativa e, por esse motivo, devem ser evitadas. Precedente.



5. Agravos regimentais não providos.



(TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - Agravo Regimental em Ação Cautelar nº 130275, Acórdão de 30/08/2011, Relator(a) Min. FÁTIMA NANCY ANDRIGHI, Publicação: DJE - Diário da Justiça Eletrônico, Data 22/09/2011, Página 54 )




CHEFIA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL - ALTERNÂNCIA. A regra é evitar-se a alternância na chefia do Poder Executivo municipal, cabendo providência em tal sentido para aguardar-se o desfecho de recurso.



(TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - Agravo Regimental em Ação Cautelar nº 419743, Acórdão de 16/12/2010, Relator(a) Min. MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA, Relator(a) designado(a) Min. MARCO AURÉLIO MENDES DE FARIAS MELLO, Publicação: DJE - Diário da Justiça Eletrônico, Tomo 58, Data 25/3/2011, Página 48 )




EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL - AÇÃO CAUTELAR - LIMINAR - EFEITO SUSPENSIVO - DEFERIMENTO - CHEFIA NO PODER EXECUTIVO - ALTERNÂNCIA - INSEGURANÇA JURÍDICA - PRECEDENTES DO TSE - CONHECIMENTO E DESPROVIMENTO DO RECURSO. Confirmada a presença dos requisitos concessivos da medida liminar que, sustando os efeitos da sentença de primeiro grau, manteve os recorridos na chefia do executivo municipal, é de se negar provimento ao agravo regimental que objetivava sua revogação. A par da existência de diversas contradições na prova testemunhal que fundamentou a sentença de cassação, a alternância na chefia do executivo deve ser evitada, a fim de serem afastadas a instabilidade e a insegurança jurídica que assolariam a comunidade, máxime quando referidas modificações advêm de decisões judiciais. Conhecimento e desprovimento do agravo regimental. (AGRAVO REGIMENTAL EM CAUTELAR nº 81113, Acórdão nº 81113 de 14/11/2011, Relator(a) MARCOS ANTONIO DA SILVEIRA MARTINS DUARTE, Publicação: DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 23/11/2011, Página 02/03 )




Bom lembrar, que neste caso específico não tem nenhuma relação como a Ação Cautelar 32-87.2013.6.20.0000, procedente de Arês/RN, de minha relatoria, uma vez que naquele caso os votos não foram anulados e deu-se a posse do segundo colocado. Aqui não, "o chefe do Poder Legislativo foi quem tomou posse no cargo para o qual não foi eleito e sequer concorreu" .



Portanto, neste caso, a fumaça do bom direito está presente nos precedentes transcritos. Por outro lado, entendo que aguardar o julgamento de mérito pode trazer graves prejuízos aos requerentes, ficando caracterizado também o perigo na demora.



Ante o exposto, defiro a liminar para suspender a decisão que cassou os mandatos dos requerentes, dando posse a Presidente da Câmara Municipal. Comunique-se ao Juízo da 52ª Zona Eleitoral, anexando cópia desta decisão. 



Intime-se o Presidente da Câmara Municipal de Caiçara do Norte/RN, para dar posse aos requerentes alcides fernandes barbosa e VICTOR VINÍCIUS DE ALMEIDA, no prazo de 24 horas nos cargos de prefeito e vice, respectivamente, sob pena de crime de desobediência, até ulterior deliberação judicial.



Cite-se o requerido para, querendo, apresentar contestação. Após, remetam-se os autos ao douto representante do Ministério Público junto a este Tribunal.




Publique-se. 




Natal/RN, 02 de maio de 2013.





Juiz VERLANO DE QUEIROZ MEDEIROS



Relator



A PRIMEIRA DAMA DE SÃO BENTO FAÍSA PADILHA PARTICIPOU DO XV- ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE 22 À 24/04/2013 EM ANHEMBI - SP






Acidente na BR-304 deixa um morto e 

um ferido em Macaíba, RN

Colisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (1), em Macaíba.
Mulher que vinha como passageira da moto morreu na hora.

Do G1 RN

Acidente na BR-304 deixa uma mulher morta (Foto: Jorge Talmon/G1)Acidente na BR-304 deixa uma mulher morta (Foto: Jorge Talmon/G1)









Um acidente na BR 304, em Macaíba, envolvendo uma motocicleta e um automóvel causou a morte de uma mulher na manhã desta quarta-feira (1). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN), o acidente aconteceu por volta das 8h no KM 305, na Grande Natal.
A PRF informou ainda que a vítima era passageira da motocicleta. A mulher ainda não foi identificada. O condutor da moto também ficou ferido. O plantão da PRF não soube informar se os ocupantes do automóvel ficaram feridos. De acordo com a PRF, o outro veículo envolvido no acidente teria apresentado problemas na barra de direção, o motoristas teria perdido o controle e batido na moto que vinha na outra faixa.


TRE ainda não julgou a liminar que pede a volta de Alcides à Prefeitura de Caiçara do Norte
De repente circulou a notícia de que o TRE havia decidido reintegrar o prefeito e Caiçara do Norte, Alcides Fernandes Barbosa, e o vice, Victor Vinícius de Almeida, que foram cassados no dia 25 por compra de votos nas eleições do ano passado.
Substituído na Prefeitura pela vereadora Raimunda, presidente da Câmara, Alcides entrou com recurso junto ao TRE. Mais precisamente com uma liminar pedindo a suspensão da cassação.
 No TRE, o processo foi distribuído para o juiz eleitoral Verlano Medeiros.
Liguei para o juiz para checar a informação da volta do prefeito e ele afirmou que o pedido de liminar chegou à sua mesa…mas ele ainda nem abriu.
Logo, nada foi julgado e em Caiçara continua tudo como está.
Verlano Medeiros afirmou ao Blog que não há prazo estipulado para que seja julgado.
Thaísa Galvão


Mega Sena paga hoje prêmio de 17 milhões de reais
O concurso número 1.490 da Mega-Sena, que será realizado nesta quinta-feira, (2), pode pagar um prêmio de R$ 17 milhões ao bilhete que acertar as seis dezenas sorteadas.
O sorteio, que normalmente acontece às quartas-feiras, foi transferido para esta quinta por conta do feriado de 1º de Maio.


Segurança Pública de Pedra Grande ganha reforço com nova viatura
Pedra Grande recebe nova viatura da PM(Foto:André Correia)
Prefeito Marcão destaca reforço da segurança com nova viatura(Foto:André Correia)
O município de Pedra Grande foi contemplado com uma nova viatura policial encaminhada pelo governo do Estado. Com a chegada da nova viatura, a Policia Militar através do sargento Dorival vai contar com uma melhor condição de trabalho, com uma ferramenta importante no policiamento ostensivo do município.
O prefeito Marcos Luiz(Marcão) recebeu com muita satisfação a nova viatura que irá garantir melhores condições de trabalho para os policiais da cidade num momento em que os municípios do interior do Estado vivem uma onda de insegurança.
De:Assis Silva


Em noite e madrugada violentas, 12 pessoas são assassinadas no RN

Crimes aconteceram na Grande Natal, Mossoró e Afonso Bezerra. Segundo a PM, ninguém foi preso.

Igor Jácome
Do G1 RN

    
A noite e a madrugada foram violentas no RN. Pelo menos 12 pessoas foram assassinadas
(Foto: Jorge Talmon/G1)

Pelo menos 12 pessoas foram mortas entre a noite da terça-feira (30) e a madrugada desta quarta-feira (1º) no Rio Grande do Norte, segundo informações da Polícia Militar. Seis destes assassinatos aconteceram em Macaíba, na Grande Natal. De acordo com o tenente Valcácio, do 11º Batalhão da PM, foram três duplos homicídios, todos com características de execução. Os outros crimes aconteceram em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Mossoró,Afonso Bezerra, onde marido e mulher foram executados dentro de casa.
Ainda de acordo com a PM, dois moradores de rua foram mortos a tiros ao lado do Mercado Público de Macaíba. Um homem de 50 anos e uma mulher ainda não identificada foram executados por volta de 1h27 da madrugada.Entre as outras vítimas, estão três moradores de rua. Em Mossoró, uma cearense foi morta a facadas. Em Parnamirim, uma criança de 11 anos foi morta por espancamento. A mãe dela, que também sofreu agressões, foi socorrida ao hospital e encontra-se internada em estado grave.
Na mesma cidade, um casal jovens de 21 e 16 anos foram assassinados dentro de casa. O crime aconteceu na comunidade de Mangabeira. Segundo relato de testemunhas, eram 2h30 da madrugada quando três homens chegaram em um carro preto, invadiram a casa e efetuaram vários disparos.
Outros dois jovens foram mortos em macaíba às 22h em Macaíba. Eles não eram amigos. Um passava pelo local e outro estava na calçada de casa. “Em todos os casos, os crimes têm características de execução. Os criminosos já chegam atirando”, afirmou o tenente.

Parnamirim

Mãe e filha foram atacadas no loteamento Pingo D'água, em Parnamirim, também na Grande Natal. O crime aconteceu nas proximidades do terminal de ônibus da linha 2. As vítimas foram encontradas às 5h30 por trabalhadores da fazenda. Elas apresentavam marcas de pancadas na cabeça.
A polícia disse que a mãe, Adriana Pereira de Lima, de 31 anos, foi socorrida para ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. A criança, identificada como Samara Pereira de Lima, de 11 anos, não sobreviveu.
                                       Curiosos se aglomeraram para ver o corpo da criança, encontrado com sinais de espancamento na cabeça (Foto: Jorge Talmon/G1)

Outro corpo, desta vez de um homem, foi encontrado com marcas de tiros no início da manhã desta quarta em Parnamirim. O crime foi registrado no bairro Bela Vista. A polícia ainda não tem detalhes sobre o ocorrido.

São Gonçalo do Amarante

Um auxiliar de mecânico, de 32 anos, foi morto a tiros quando se recusou a entregar sua motocicleta a assaltantes em São Gonçalo do Amarante. A PM contou que o homicídio ocorreu por volta das 18h30 da terça-feira (30), na comunidade de Guanduba. A vítima foi atingida por dois tiros no abdômen. 

Natal

Na capital, por volta das 22h20 da terça, um homem de 33 anos foi executado próximo à estação ferroviária no bairro de Igapó. De acordo com a polícia, o local é frequentado por usuários de drogas, mas ninguém presenciou o crime. A vítima morreu com vários disparos na cabeça e no abdômen. Para a polícia, o crime pode ter sido motivado por dívidas com o tráfico.

Mossoró

Uma moradora de rua, de 27 anos, foi assassinada a golpes de faca em Mossoró. O homicídio aconteceu por volta de 1h da madrugada, no bairro Aeroporto. A polícia contou que a mulher, uma cearense identificada como Maria Eliete Sales, de 27 anos, natural da cidade de Sobral, estava dormindo na rua Felipe Camarão quando foi atacada e sofreu quatro facadas. Testemunhas viram um homem suspeito saindo do local. Ao lado do corpo foram encontrados alguns exames médicos e a certidão de nascimento da vítima.

Afonso Bezerra

Um casal foi executado dentro de casa pouco antes de criminosos explodirem caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Afonso Bezerra. Segundo a PM, pelo menos dois veículos se aproximaram da casa das vítimas, no bairro Cabugi, e homens fortemente armados invadiram a residência do casal. Os filhos, que estavam no local, foram colocados pelos criminosos em um quarto para que não presenciassem a morte dos pais. Iranildo da Silva Costa, conhecido como Gadague, e a mulher dele, identificada apenas como Rosangela, foram mortos com tiros de espingarda calibre 12.

SERÁ?

'Começamos a reação', diz secretário sobre onda de violência em Natal Aldair da Rocha disse que PM está reforçando as rondas. E delegados estão reunidos para desvendar os crimes.

Do G1 RN
                                                     Secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha
(Foto: Rafael Barbosa/G1)

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, disse que o Estado já começou a reagir em relação aos 12 homicídios registrados na Grande Natal nas últimas 24 horas. O secretário também anunciou a vinda da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e de 20 técnicos do Ministério da Justiça para a implantação do programa do Governo Federal, Brasil Mais Seguro, no RN.
"Já foi dada a ordem para a Polícia Militar reforçar o policiamento, principalmente nas zonas Oeste e Norte de Natal, e na região metropolitana, sobretudo em Macaíba. Além disso, os delegados irão se reunir no final da tarde desta quarta [1º] para intensificar as investigações dos crimes. E na próxima semana iremos ter a capacitação com técnicos do Ministério da Justiça, com a implementação do Brasil Mais Seguro", adiantou o secretário.
Sobre a onda de violência em Natal e região metropolitana, Aldair da Rocha afirmou que este crescimento não é novidade. "Esta onda vem desde julho do ano passado. É uma curva crescente. Está aumentando o numero de execuções", informou. Como reação, o secretário falou sobre a criação da força-tarefa. "Em 23 de março, nós reunimos vários seguimentos da Segurança Pública em prol da resolução dos homicídios. Infelizmente a força foi suspensa por decisão judicial, mas estamos tentando voltar. Temos fortes indícios de que agentes públicos estão envolvidos nestes grupos de extermínios que estão agindo no Rio Grande do Norte", defendeu o secretário.Indagado sobre a quantidade insuficiente de efetivo para o policiamento ostensivo, o secretário afirmou que o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo,está resolvendo o problema. "O comandante está usando diárias operacionais para aumentar o efetivo. Policiais que estão de folga vão trabalhar. E serão formadas barreiras policiais em locais estratégicos", garantiu o secretário.
Aldair da Rocha acrescentou que para diminuir a violência é preciso uma colaboração de vários poderes e setores da sociedade. "É preciso que Ministério Público, Poder Judiciário e Executivo estejam juntos. O sistema penitenciário também, além da melhoria da parte investigativa. E os municípios também precisam colaborar, pois ruas escuras, falta de infraestrutura, terrenos baldios, tudo isso dificulta o trabalho da polícia", finalizou o secretário.

Suspeito de estelionato é preso com duas armas em Ponta Negra

Ronaldo Pontes é um velho conhecido da polícia e já foi preso várias vezes.

Por Sérgio Costa
Do:Portal BO/Fotos: Sérgio Costa
Ronaldo Pontes da Silva, de 34 anos, que é apontado pela polícia como sendo um dos estelionatários mais atuantes no Rio Grande do Norte, foi preso, no final da tarde desta quarta-feira (1º), em Ponta Negra. Ele foi flagrado por policiais do Batalhão de Choque portando duas armas.
 

 
Informações repassadas para o Portal BO pelo tenente Anderson dão conta que Ronaldo estava em um veículo Chevrolet Cruze. Um carro com as mesmas características vinha sendo apontado como usado por assaltantes na zona Sul de Natal e, por isso, os policiais decidiram realizar a abordagem.
Ronaldo estava acompanhado de uma mulher no carro e, dentro de uma bolsa, a polícia encontrou dos revólveres calibre 38 municiados. Com isso, o homem acabou recebendo voz de prisão e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foi autuado por porte ilegal de arma.
De acordo com a polícia, Ronaldo já foi preso várias vezes. Ele é conhecido pelos apelidos de Ronaldo Mentirinha, Ronaldo Chiquita ou Ronaldo 171.