Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Caiçara do norte/RN

Nota rápida

Julgamento – Adiado para quinta-feira(8) o julgamento do processo que trata de investigação judicial eleitoral por suposta captação ilícita de voto contra o atual prefeito de Caiçara do Norte, Alcides Barbosa. O julgamento estava agendado para esta terça-feira(6).

Pró-Sertão vai fixar 360 confecções no interior do Estado

Geração de emprego e renda no interior do estado. É essa a proposta no programa Pró-Sertão, lançado nesta manhã (08) pelo Governo do RN. Presentes na solenidade estavam prefeitos e empresários, que vão desenvolver um trabalho conjunto de acordo com as vocações industriais de cada município. Ao longo de quatro anos, o projeto prevê a instalação de 360 fábricas de pequeno porte no interior do Rio Grande do Norte.
          
A indústria Guararapes se prepara para fixar 300 pequenas facções têxteis, e a Hering, outra empresa do setor, pretende instalar 60 unidades fabris no RN. A previsão inicial é de que o Pró-Sertão consiga gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, produzindo 150 mil peças por dia. De acordo com levantamento feito pelas instituições parceiras, o RN pode atingir, no período de 2013 a 2018, uma ampliação mercadológica significante no setor de confecções.

O projeto ainda também está focado na qualificação da mão de obra produtiva e na melhoria da gestão empresarial, por isso, o Pró-Sertão irá receber um apoio articulado por parte de instituições parceiras como Sebrae/RN, FIERN, Fecomércio e Banco do Nordeste. “Temos um processo de responsabilidades coletivas, para que esse projeto funcione efetivamente. Estamos cansados de escutar que o RN é um estado potencialmente rico. Vamos tirar as pedras no caminho e deixar de ser potencialmente para passar a ser real e definitivamente rico. Vamos movimentar a economia no interior do estado e fixar o homem no campo”, destacou do superintende do Sebrae/RN, Zeca Melo.

Flávio Rocha, empresário e diretor-presidente do Grupo Guararapes, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado: “faz todo sentido estratégico a descentralização da indústria têxtil no RN, assim podemos transformar toda essa vocação presente no estado. Sinto-me hoje extremamente feliz com a proximidade da realização deste sonho”, afirmou ele.

O Governo vai incentivar o setor privado por meio de diminuição de impostos estaduais, por meio do Proadi. o presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou a importância desta ação: “Temos muitos problemas no interior do estado, um deles é a falta de empregos. O Pró-Sertão tem tudo para dar certo, pois vai resolver parte deste problema. Será mais fácil fixar as unidades de facção. Será a indústria solucionando essa situação no interior”.

Rosalba também parabenizou todos os envolvidos, parceiros e empresários, e disse que mesmo com os atuais problemas enfrentados pelo RN, é possível pensar num futuro melhor, e o lançamento do Pró-Sertão é um exemplo disso. “Temos a capacidade de gerar empregos, vamos dar todas as condições para facilitar o desenvolvimento da nossa economia e também ampliar o alcance do nosso objetivo hoje. Esse projeto é um grande passo para o RN e precisamos do envolvimento e o comprometimento de todos. Em momentos de grandes dificuldades, nós encontramos novas oportunidades, como o Pró-Sertão”, finalizou a governadora.

Também estavam presentes na solenidade de lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho; o diretor da Hering, Marcelo Toledo; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, Sílvio Bezerra; superintendente do Banco do Nordeste no RN, Francisco Carlos Cavalcanti; presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Marcelo Rosado; da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Álvares Vieira; e do Sistema   Fecomércio, Marcelo Queiroz.
Do:Jandaíra em Foco

'Se forem culpados, serão excluídos', diz comando sobre PMs presos no RN

Do G1 RN
                                                                                  Coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM
                             (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Policiais militares presos pela Polícia Federal entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (6) na Grande Natal devem ser expulsos da corporação, caso os crimes de que são suspeitos sejam comprovados. A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé e Araújo Silva. “Serão abertos processos administrativos contra eles para que isso seja apurado”, afirmou.

A operação foi denominada 'Hecatombe', em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas, foi deflagrada na madrugada desta terça. Segundo a assessoria de imprensa da PF, 21 mandados de prisão, 32 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva - quando a pessoa é levada para prestar depoimento – foram cumpridos. O comandante afirmou que a Polícia Militar não sabe quem são os presos.

Os policiais que tiverem menos de dez anos sofrerão um processo administrativo o disciplinar. Os que tiverem mais de uma década na corporação passarão pelo Conselho de Disciplina. “Na PM eles responderão administrativamente. Seus atos serão julgados pela Justiça”, concluiu.A PM deverá solicitar documentos para abrir o processo administrativo. “Nós vamos solicitar cópias da representação do delegado e cópias dos mandados. Em posse desses documentos, os processos administrativos serão instaurados”, revelou Francisco Araújo.

Hecatombe
                                            
Operação foi deflagrada na madrugada desta terça (6) 
(Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)

A Polícia Federal realizou uma operação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6) com o objetivo de desarticular um grupo de extermínio composto por policiais militares e civis suspeitos de crimes de homicídio na Grande Natal.

A operação abrange os municipios de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília.

Segundo a Polícia Federal, as investigações encontraram provas do envolvimento do grupo de extermínio em 22 homicídios consumados e em outras cinco tentativas de assassinato.

Ainda de acordo com a polícia, os motivos das execuções eram os mais variados e iam desde crimes encomendados, disputas pelo controle de pontos de venda de drogas, brigas, discussões e até mesmo a queima de arquivo com a eliminação das testemunhas dos crimes.

Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio. Um dos suspeitos já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.

Todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.

A operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.

CORPO É LOCALIZADO NO ALTO DA CAIXA D'ÁGUA EM MANGABEIRA

No início da manhã de ontem, 05.08.2013, mais um corpo foi encontrado na cidade de Macaíba e com sinais de disparo de arma de fogo. O indivíduo com cerca de  35 anos, não identificado, foi localizado no Alto da Caixa, em Mangabeira e ainda se encontrava com capacete. Com esse homicídio Macaíba  contabiliza 54 (cinquenta e quatro) mortes violentas no ano.










PM DE ASSU PRENDE O HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR PROFESSORA NA ZONA RURAL DA CIDADE

                 Claudio Evilásio da Silva, 23 anos acusado de estupro

Desde o dia em que o Claudio vulgo Cacau sequestrou e estuprou a senhora Cristina Santos professora da rede municipal de Assu, que os PMs do 10º BPM não pararam as buscas e cada denuncia era averiguada, e hoje 05/08 diante de um trabalho de inteligência foi logrado êxito na localização e prisão do acusado por nome de Claudio Evilásio da Silva, 23 anos mas conhecido por Cacau foi preso hoje na comunidade de Areia Branca Piató, zona rural de Assu.
Em conversa com o acusado o mesmo falou esta muito arrependido e espera que a família possa perdoá-lo pela loucura que fez, perguntamos também onde o mesmo estava durante todo este tempo, e ele falou que dentro do mato se alimentado de melancia e que as vezes recebia algumas ajuda de parentes.
O acusado foi levado a DP de Assu pessoalmente pelo Comandante do 10º BPM Major Assis Santos e pelo Sub Comandante Capitão Sergio, que não mediram esforços para efetuar a prisão do acusado.

Fonte: Focoelho

Grupo de extermínio planejava matar delegada, promotor e agente da PF

Operação Hecatombe resultou na prisão de 17 pessoas, sendo sete PMs.

Foto: Thyago Macedo / Portal BO
A Polícia Federal divulgou, na manhã desta terça-feira (6), que o grupo de extermínio preso durante a operação Hecatombe planejava matar uma delegada da Polícia Civil, um promotor de justiça e um agente da Polícia Federal que trabalha na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Ainda segundo a PF, 17 pessoas foram presas até o momento, sendo sete delas policiais militares do Rio Grande do Norte. O bando agia principalmente na zona Norte de Natal, mas também nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

A Operação Hecatombe foi deflagrada ainda durante a madrugada, com o objetivo de desarticular grupo de extermínio composto por integrantes de forças policiais, que agia, principalmente, na zona Norte do município de Natal. Pelo menos 22 crimes são atribuídos a esse bando. 
Cerca de 215 policiais federais estão dando cumprimento a 21 mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro-Corá. Também participam da operação trinta policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, o COT, especializado em operações de alto risco.

Durante entrevista coletiva, realizada na sede da Polícia Federal, a imprensa foi informada que o suposto grupo de extermínio vinha sendo investivado há um ano, através de um trabalho coordenado pela Divisão de Direitos Humanos da PF, com policiais de Brasília que estavam no Rio Grande do Norte realizando as investigações.

Alexandre Honagen, diretor da Divisão, explicou que o bando desarticulado nesta terça-feira é considerado de alta periculoisdade e tem, principalmente, a atuação de policiais. Inclusive, ele afirma que relatos ouvidos pela Polícia Federal ao longo das investiações indicam que o grupo agia há vários anos, sempre mudando seus líderes.
 

Idoso é encontrado morto dentro de casa com corte no pescoço

Vítima, de acordo com a polícia, pode ter sido vítima de um latrocínio.

Foto: Sérgio Costa / Portal BO

O idoso Antônio José do Nascimento, de 63 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência, na manhã desta segunda-feira (5), na cidade de Nísia Floresta. Ele tinha um grande corte no pescoço e, de acordo com a polícia, pode ter sido vítima de um latrocínio, que é roubo seguido de morte.
O homem morava sozinho na rua Prefeito Wilson de Oliveira. Durante a manhã, vizinhos passaram pela residência de Antônio e viram que a porta estava aberta e vários objetos estavam revirados no interior da casa. Ao entrar no local, eles perceberam que Antônio estava morto.
A polícia e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados. Os peritos observaram um corte profundo na garganta de Antônio e muito sangue espalhado pelo quarto. Ao lado do corpo da vítima, foram encontrados dois porretes de madeira.
O delegado Elói Xavier, da Delegacia de Nísia Floresta, disse par ao Portal BO que, pelo cenário do crime, a primeira suspeita é de latrocínio, que é roubo seguido de morte. No entanto, ele frisou que vai ouvir pessoas ligadas a Antônio José para saber se pode ter outra motivação.
A irmã da vítima, Maria do Carmo, contou que a rua em que Antônio morava é bastante violenta, pois o tráfico de drogas impera no local e, inclusive, outros homicídios já foram registrados lá

Imagem forte
.

Policiais acusados de corrupção em Assu são inocentados por falta de provas

Processo referente a Operação Batalhão Mall foi extinto, nesta terça-feira.

Foto: Divulgação / ACS-PM
Os advogados de defesa dos militares que eram acusados no processo da chamada Operação Batalhão Mall conseguiram a extinção do processo e, com isso, os 17 réus no caso acabaram sendo absolvidos. O advogado Paulo César Ferreira, da assessoria jurídica da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), representou quatro soldados associados e fala sobre o resultado.
“Ainda durante o andamento do processo, nós já tínhamos pedido a anulação e, durante nossa apresentação oral, no julgamento realizado hoje, reforçamos a tese de que não havia nenhuma prova contra os militares. Por esse motivo, fazia necessário a anulação do processo, o que foi concebido”.
Os militares estavam sendo acusados de corrupção passiva. “Porém, ao longo do processo, ninguém foi ouvido ou nenhum dos possíveis corruptores foi ouvido e condenado. Então, um dos questionamentos que fizemos foi justamente esse. Como haveria corrupção passiva sem os corruptores. Além disso, as transcrições de gravações estavam resumidas, o que enfraquecia a acusação. Ou seja, a acusação foi muito vaga e genérica”, completa Paulo César Ferreira.
Os policiais associados à Associação de Cabos e Soldados que tiveram acompanhamento da assessoria jurídica da entidade foram: Emerson Dantas Lopes, Francine Nogueira da Silva Júnior, Glauco Vasconcelos de Morais, e Demétrio Rebouças Torres.
Além deles, foram absolvidos Wellington Arcanjo de Morais; Eliezer Rodrigues Felismino; Carlos Alberto Gomes de Oliveira; João Sérgio de Oliveira Fagundes; Ivanildo Henrique Mendonça; Winston Hélio de Araújo Coutinho; Antônio Nogueira da Costa; Francisco Xavier Leonez; Jocélio Sandro Bezerra; Manoel Xavier Leonês; Dário Martiniano Bezerra Filho; Iukatan Jefferson da Silva; e José Nilton dos Santos.

*Com informações da ACS-PM/RN