Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sem acordo com Governo, policiais civis iniciam greve no RN

Por: Portal JH
Delegacias da cidade amanheceram de portas fechadas com o início da greve dos policiais civis em todo o Estado. Foto: Caninde Santos
Delegacias da cidade amanheceram de portas fechadas com o início da greve dos policiais civis em todo o Estado. Foto: Caninde Santos
Hoje, as delegacias de Natal permaneceram com as portas fechadas, após o início da paralisação dos policiais civis do Estado, deflagrada desde às 8 horas. Somente as unidades de plantões e as regionais, espalhadas no interior do Rio Grande do Norte, funcionaram conforme a determinação do movimento grevista, que luta pela melhoria das condições de trabalho e de estrutura da instituição.
Já os agentes e escrivães se reuniram por volta das 9h na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), na Cidade Alta, para discutir os próximos passos da paralisação. Segundo o presidente da entidade, Djair Oliveira, o objetivo foi perceber os pontos positivos e os negativos do movimento.
“Infelizmente, apesar de todas as nossas tentativas de diálogo e negociações, o Governo do Estado não se pronunciou sobre as reivindicações feitas pela categoria, forçando-a a decretar a paralisação das atividades por tempo indeterminado. Ontem, tentamos pela última vez uma reunião com os representantes estaduais, sem sucesso, já que não houve a apresentação de um cronograma de atendimento da pauta”, explicou Djair.
Ele disse também que, ainda ontem, durante a última tentativa de entendimento pelos policiais civis, os representantes da comissão estadual, que faz todas as negociações com o funcionalismo público do Rio Grande do Norte, não levou nenhuma sinalização positiva para a pauta de reivindicações apresentadas pela categoria. “Isso, apesar de ter se comprometido, nos últimos dias, a dar respostas para os pleitos”, informou.
Além disso, conforme comunicado oficial do Sinpol, “pior que a não apresentação de um cronograma de atendimento de pauta, foi a declaração do presidente da comissão, o secretário de Administração Álber da Nóbrega, que esbravejou e declarou que não tinha o poder de entrar em acordo com a categoria, reforçando o sentimento de descrédito dos policiais em relação a esta mesa, que, para eles, foi criada apenas para provocar na opinião pública uma falsa sensação de que esta administração está negociando”.
Será suspenso o atendimento ao cidadão nas delegacias distritais e especializadas. Serão garantidos os 30% de funcionamento dos serviços, em respeito à Lei de greve (desta maneira continuará normal o trabalho no CIOSP e setores administrativos). As delegacias de plantão funcionarão apenas para lavraturas de flagrante, sem fazer registros de ocorrências e demais procedimentos.
Delegacia virtual
Por causa da greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil, que deve ser complementada nesta quinta-feira pela paralisação de 24h dos delegados, a direção da instituição emitiu nota oficial com orientações à população. Além das delegacias de plantão das zonas Norte e Sul, que funcionarão permanentemente durante a mobilização, as pessoas podem também registrar sua ocorrência via internet, através da Delegacia Virtual.
O acesso ao atendimento online pode ser feito pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Ao abrir a página, basta clicar no link da Delegacia Virtual  e preencher o formulário.
No entanto, a Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) alerta que somente os casos ocorridos no Estado e relacionados à perda, furto ou roubo de documentos pessoais e telefones celulares serão registrados pelo atendimento online. O procedimento é gratuito e funciona 24 horas.
Itep decide hoje se para atendimentos
Já os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) se reúnem hoje à noite para decidirem se deflagram ou não a greve por tempo indeterminado. Eles lutam há mais de quatro anos pela criação do Estatuto e da Lei Orgânica da categoria e, se aprovarem o indicativo pela paralisação das atividades, interromperão os serviços já a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.
Neste caso, todos os serviços periciais, emissões de certidões negativas e de carteiras de identificação civil, entre outros documentos, serão suspensos. E apenas os procedimentos de flagrantes delitos, perícias de locais de crimes e recolhimento de cadáveres continuarão sendo realizados.
Além da morosidade em criar o Estatuto e a Lei Orgânica, que ainda deve passar pela Assembleia Legislativa para aprovação pelos deputados estaduais, os servidores do Itep/RN também reivindicam um reajuste salarial, que conforme Djair Oliveira, não ocorre há mais de sete anos. Para ele, esses são os principais fatores de desmotivação da categoria.

Justiça decide e Governo do RN terá que pagar diferença salarial aos sargentos e subtenentes


Justiça decide e Governo do RN terá que pagar diferença salarial aos sargentos e subtenentesSargentos e subtenentes que trabalharam na Polícia Militar entre os anos de 1992 e 2001 podem ser beneficiados por uma determinação judicial que obriga o Governo do Rio Grande do Norte a efetuar o pagamento de uma diferença salarial ocorrida durante o período citado. Segundo o advogado Ribamar de Aguiar, que representa a associação da categoria, ainda não é possível dizer quantos militares serão favorecidos no Estado, já que este número depende de quantos beneficiários entrem com a requisição para o pagamento.
“Quem atuou na Polícia Militar durante este período precisa procurar a sede da entidade, para que esta possa determinar se realmente o interessado terá direito ao benefício. Mas, em tese, todos os sargentos e subtenentes que atuaram entre fevereiro de 1992 e a alteração do escalonamento vertical determinado pela lei complementar nº 204, assinado pelo então governador Garibaldi Filho em 2001, fazem jus a essa diferença salarial”, explicou o advogado.
Ribamar disse também que o pagamento da diferença salarial referente ao período citado é uma luta antiga da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Rio Grande do Norte e que o Estado não pode mais entrar com recursos contra a decisão judicial, que foi julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e transitado em julgado. “Ou seja, a determinação judicial terá que ser cumprida, de uma forma ou de outra, pelo Estado”, afirmou.
O advogado explicou que, antigamente, o pagamento de subtenentes e sargentos era formado por um valor determinado, acrescido de um abono que completava o montante até se chegar ao salário mínimo vigente na época. No entanto, em fevereiro de 1992, a Associação dos Subtenentes e Sargentos entrou com um mandado de segurança contra essa política salarial realizada pelo Estado e que prejudicava a categoria.
“Entramos com um processo na justiça local, que não acatou o pedido de mandado de segurança, por isso, decidimos levar o fato ao STJ, uma instância superior, que aceitou o caso e determinou o pagamento das diferenças salariais ocorridas até então. No entanto, o então governador Garibaldi recorreu da decisão e também aproveitou para alterar o escalonamento vertical que fixava o soldo de graduações e postos integrantes da Polícia Militar. O que estamos cobrando é o direito dos servidores, um direito”, afirmou o advogado.
Acidente na BR 406 próximo a rodoviária nova(Foto:blog Cento e Noventa)
Um acidente envolvendo um carro tipo Caravan e uma motocicleta Honda Biz, ocorrido na noite desta terça-feira(60 na BR 406, próximo  a Rodoviária Shopping deixou uma pessoa ferida. A motocicleta de placa MYF 3935- Ceará-Mirim, era conduzida por uma jovem identificada como Maria Micarla de Souza, de 21 anos, moradora do bairro da Cohab em João Câmara. Com ferimento, a jovem foi socorrida pela equipe do SAMU com dores na coxa direita e ferimento na testa e transportada para o Clovis Sarinho em Natal.
O motorista da Caravan que nada sofreu, segundo informações de populares evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima. Conforme informações do blog Cento e Noventa, a caravan estava sendo conduzida por um menor de idade que teria pego o veículo sem autorização dos pais.

Estudante é presa pela PF com 4,8 quilos de cocaína no aeroporto

Droga estava escondida entre as roupas e misturadas com naftalina.

Foto: Divulgação / Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu em flagrante no início da noite desta terça-feira, 06 de agosto, no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim/RN, uma estudante, 19 anos, que chegava do Mato Grosso do Sul trazendo 4,8 quilos de cocaína. A prisão aconteceu quando os policiais realizavam uma inspeção de rotina na área de desembarque dos voos domésticos e perceberam que uma passageira ficou bastante apreensiva quando a sua bagagem foi submetida ao aparelho de raios X.
 

 
Instantes depois, foi detectado uma substância de coloração “estranha” no interior da sua sacola. Ao ser aberta, lá estavam cinco “tijolos” de cocaína escondidos entre as roupas e misturadas com naftalina, uma tentativa de “disfarçar” o cheiro da droga. De imediato, a mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida para autuação na superintendência da PF.

Durante o seu interrogatório, ela afirmou que estava transportando a droga para atender as ordens do seu companheiro, que atualmente cumpre pena, também por tráfico, em Campo Grande/MS, porém não revelou a quem entregaria a cocaína em Natal, apenas disse que seria procurada, provavelmente, por uma mulher, tão logo chegasse ao aeroporto.

Enquadrada na Lei de Entorpecentes, a suspeita encontra-se custodiada na sede da PF, onde deverá permanecer, à disposição da Justiça. Com mais esta ocorrência, o total de cocaína apreendido pela Polícia Federal, somente em 2013, no aeroporto Augusto Severo, já alcança os 12,5 quilos.
*Fonte: Comunicação / PF

Adolescente de 17 anos foragido de Ceduc é assassinado

Jeferson Lira foi morto a tiros, na noite desta terça-feira, em Dix-Sept Rosado.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
O adolescente Jeferson Lira de Lima, de 17 anos, foi assassinado no início da note desta terça-feira (6), na travessa Severino Soares, no bairro Dix-Sept Rosado. De acordo com o soldado Frasset, do 9º Batalhão da Polícia Militar, dois homens em uma moto, um deles encapuzado e armado, aproximou-se do jovem quando ele conversava com os pais por telefone.
 

 
O homem armado atirou várias vezes, atingindo o adolescente na cabeça e no peito. Jeferson Lira não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo o pai de Jeferson, Ivan Marcelino, o filho era envolvido com assaltos e com drogas. Ele declarou ainda que sabia que aquele seria o fim do filho. "Ele não atendia aos conselhos, nem meus nem da mãe. O destino de quem escolhe está vida é esse, infelizmente", disse.
O policial Frasset ainda disse para o Portal BO que o adolescente era suspeito de ter cometido dois assassinatos, um deles na noite da segunda-feira (5), no bairro Bom Pastor. Jeferson era foragido do Ceduc de Mossoró.
 

114ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Indivíduo foi alvejado durante tentativa de assalto a um policial de folga e morreu a caminho do Hospital Regional Tarcísio Mais em Mossoró, no início da noite de terça feira 06 de Agosto de 2013.
O jovem aparentando 20 anos de idade, conhecido na região apenas como garapa, morador da Rua Amelia Galvão Bairro Boa Vista, estava em companhia de outro individuo e tentou assaltar um policia na Rua Delfino Freire no mesmo Bairro.
Garapa esta armado com um revolver calibre 38 municiado, no momento do assalto o mesmo ainda disparou varia vezes contra o policial que revidou alvejando o individuo.
Uma viatura da Policia Militar ainda socorreu garapa que morreu antes de chegar ao hospital.

Fonte e foto: O Camera