Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Decreto proíbe aumento de despesas e PM's do RN ficam sem expectativa para promoções já atrasadas

 O Decreto nº 23.627, de 02 de agosto de 2013, não apenas cortou a concessão de férias dos servidores públicos estaduais, incluindo os policiais militares, como também restringiu o aumento de qualquer tipo de despesa com salários do funcionalismo público apenas a decisões judiciais.
Isso significa dizer que as promoções ("adequações de remuneração") a qualquer título foram suspensas, incluindo a tramitação de processos administrativos que versem sobre o assunto. O fato foi confirmado pelo Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, em uma reunião com os militares recém chegados da Força Nacional.
Indagado por um Sargento PM sobre as promoções de praças, o Comandante informou que todas as promoções, incluindo a de Oficiais PM, encontram-se atrasadas em dois anos, devido a atual situação financeira do Estado. Segundo o Comandante, o Decreto publicado no dia 03 de agosto proíbe o aumento de despesas com pessoal, o que prejudicou a concessão de promoções, ficando suspensas, conforme o decreto, por tempo indeterminado.
O fato não agradou os militares, os quais já sofrem com a falta de expectativa de promoções há anos. Os Soldados PM, por exemplo, para serem promovidos à graduação de Cabo PM, necessitam da realização de um concurso interno, o qual não é realizado há 12 anos, ficando ainda pior quando verificar a situação da promoção à graduação de Sargento PM, também sendo necessário a realização de um concurso interno que não é realizado há mais de 15 anos.

Com isso, facilmente pode ser visto PM's com mais de 15 anos de serviço, chegando até a mais de 25 anos de serviço prestado à Corporação e à população, na graduação de Soldado PM. O fato vem desestimulando os policiais que muitas vezes procuram outras oportunidades no serviço público através de concursos, deixando cada vez maior o déficit de policiais no Estado. Para essa saída constante de militares da PM, os PM's destacam especialmente a falta de valorização e perspectiva de ascensão.

Por Glaucia Paiva

Mulher é encontrada morta com ferimento na cabeça dentro de carro em Ponta Negra

Vítima tinha saído para trabalhar, na noite desta terça-feira, e não voltou para casa.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Uma mulher identificada como Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, foi encontrada morta dentro de um carro, na rua Carapebas, em Ponta Negra, na manhã desta quarta-feira. De acordo com a polícia, a vítima apresenta um ferimento de tiro na nuca e foi encotrado muito sangue dentro do veículo, bem como um projetil calibre 38.
O carro de Renata é um Peugeot, de cor preta e placas MYZ-9999. O marido dela, Carlos André Barbosa, esteve no local onde o corpo foi encontrado e conversou com a reportagem do Portal BO. O homem declarou que Renata trabalhava em uma farmácia e desde o final da noite de ontem estava desaparecida.
Ele explicou que Renata saiu para trabalhar, em uma farmácia no próprio bairro de Ponta Negra. Ela deveria voltar para casa por volta das 22h, mas às 23h, quando a esposa não retornou, André afirma que começou a procurar e acionar a polícia.
Somente na manhã de hoje, ele foi informado que o corpo foi encontrado na rua Carapebas. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia foram ao local para fazer a análise da cena do encontro de cadáver.
O veículo da vítima, o Peugeot, não apresenta nenhuma marca de que tenha sido batido, o que descarta a hipótese de Renata ter sofrido um acidente. Além disso, a polícia também encontrou todos os pertences da vítima, inclusive dinheiro, o que descaracteriza que ela tenha sido vítima de assalto.

Grávida morta no RN pediu demissão



para fugir após ameaças de suspeito


Jovem de 19 anos, pai do bebê, é o principal suspeito do crime.
Assassinato aconteceu no domingo (11) em Patu, na região Oeste.

Do G1 RN
Sanclea Fernandes estava grávida e foi assassinada no RN (Foto: Arquivo da família)Sanclea  estava grávida e foi assassinada em Patu
(Foto: Arquivo da família)
A empregada doméstica Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, já havia pedido demissão do trabalho e estava pronta para fugir antes de ser morta a tiros na noite do último domingo (11) em Patu, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. O motivo da fuga eram as constantes ameaças do jovem de 19 anos, pai do bebê de Sanclea, que é o principal suspeito do crime.

De acordo com o delegado Sandro Régis, titular da Delegacia de Patu, a mulher para quem Sanclea trabalhava em Mossoró, também na região Oeste potiguar, afirmou que a vítima pediu demissão uma semana antes do crime. "Ela pediu que Sanclea ficasse pelo menos até a quarta-feira (7). Nesse dia a vítima chegou a Patu e no fim de semana foi morta", relata o delegado, que recebeu na tarde desta terça-feira (13) a confirmação da prisão preventiva pedida à Justiça.
Sanclea planejava viajar para Brasília, onde mora a irmã dela. A história da fuga é confirmada pela tia, Maria de Fátima Dantas, de 49 anos. "Sanclea não aguentava mais as ameaças. Ele disse que ia atrás dela aonde fosse, que não haveria perdão", diz. Ao delegado, o suspeito disse que não sabia da gravidez de Sanclea.

Além de ser suspeito do homicídio, o jovem já tem uma condenação por roubo e estava preso na delegacia por ter sido flagrado com uma moto roubada. O relacionamento entre ele e Sanclea havia terminado há um mês. Eles se encontravam desde a época em que o jovem estava detido por roubo. "Soube por algumas amigas que ela levava comida para ele na delegacia", diz a tia da vítima.

Crime
O suspeito do crime se encontra preso na Delegacia de Patu, onde negou a autoria do crime. O delegado Sandro Régis afirma que o jovem estava na mesma boate de Sanclea na noite do crime. “Também soubemos que ele saiu de casa em uma moto e chegou em outra. Queremos saber o motivo disso”, contou. Horas após o crime, o suspeito foi detido. “Mas só permaneceu preso porque foi pego em flagrante com uma moto roubada”, revelou.

No dia do assassinato, a tia relata que a empregada doméstica saiu de uma festa em um clube de Patu e foi até a casa de um amigo. "De lá ela disse que queria tomar uma sopa. Quando o amigo retirava a moto da casa, um homem de capacete e roupa preta apareceu atirando", detalha Maria de Fátima.

As suspeitas da família logo recaíram sobre o jovem de 19 anos com o qual Sanclea teve um relacionamento. "Com as ameaças só podemos achar que foi ele", relata.

Motoboy confessa em carta que matou 




cunhada, diz nova defesa

'

Declaro que realmente matei Bianca Consoli', escreve Sandro Dota.
Advogados dizem que réu confessará crime em novo júri, em SP.

Kleber TomazDo G1 São Paulo
Primeira parte da carta escrita por Sandro Dota com confissão, segundo seus novos advogados (Foto: Reprodução)Primeira parte da carta escrita por Dota com con-
fissão, segundo advogados (Foto: Reprodução)
O motoboy Sandro Dota, acusado de estuprar e matar a cunhada Bianca Consoli em 2011, escreveu uma carta de confissão na qual assume o assassinato da estudante, mas nega que a tenha violentado sexualmente. A afirmação é da nova defesa do réu, que mostrou ao G1 três folhas assinadas por ele de dentro da prisão. No documento, o preso também se compromete a confessar que matou a estudante no seu julgamento, remarcado para 16 de setembro em São Paulo. O Ministério Público, o assistente da acusação e parentes da vítima não foram encontrados pela equipe de reportagem  para comentarem o assunto até esta terça-feira (13).

Os papéis, datados de 2 de agosto, informam que o texto foi escrito de próprio punho por Dota de dentro da Penitenciária 2 de Tremembé, interior do estado de São Paulo. Nesse mesmo dia, o acusado também constituiu o advogado Aryldo de Oliveira e sua equipe para defendê-lo. Em julho, o júri do réu que está detido preventivamente, foi anulado depois de três dias após Dota destituir seu então defensor Ricardo Martins. No julgamento, o motoboy chegou a alegar inocência quando foi interrogado.

“Declaro que realmente matei Bianca Consoli, na época minha conhada [SIC], em uma briga em sua residência, e assim confesso que matei referida Bianca Ribeiro Consoli e maiores detalhes irei contar no dia 18 de setembro [a data foi antecipada pela Justiça para o dia 16]. Porém em relação ao estuplo [SIC] da referida Bianca, eu não confesso, porque sou inocente e de forma alguma eu estuplei [SIC] a Bianca, jamais faria isso”, informa a carta que, segundo os novos advogados, foi escrita de livre e espontânea vontade pelo motoboy.
Para defender seu cliente, Aryldo de Paula irá atuar no próximo julgamento ao lado dos advogados Mauro Otávio Nacif, Márcio Gomes Modesto, Felipe Eduardo Miguel Silva, Eleonora Rangel Nacif e Ana Paula Cortez.
“Ele disse que a consciência dele pesou e está arrependido por tudo o que fez e resolveu confessar”, comentou Paula, que pretende anexar a carta original no processo que Dota responde por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima) e estupro contra Bianca. "A importância dela é a garantia de que ele irá confessar no júri, porque o receio da defesa é que ele seja influenciado a não confessar o crime. Já que ele nos confessou, a orientação é que ele confesse também em juízo.”

Na carta de confissão do assassinato da cunhada, atribuída ao motoboy, está escrito: “Quero dizer que eu não fui à casa para mata-lá, porém devido as sircunstâncias [SIC], brigas e discussão eu tirei a vida dela mesmo sem eu querer”.

Questionado sobre o que Dota quis dizer com ‘eu tirei a vida dela mesmo sem eu querer’, Paula explicou que, segundo o cliente, a estudante tinha agredido o enteado do motoboy em 2011 e ele foi tirar satisfações com Bianca. Após discutirem, a matou sem que tivesse planejado isso. O garoto citado é filho de Daiana Ribeiro Consoli, com quem o réu estava casado em setembro de 2011. A mulher era irmã da vítima, encontrada morta dentro da casa dos pais no dia 13 daquele mesmo mês.

“Ele disse que cobrou uma providência de sua mulher e perguntou se ela não iria tomar postura. A esposa teria dito que qualquer dia veria isso. Os dias se passaram e ele contou que foi conversar com Bianca, que o chamou de vagabundo e usuário de drogas por dois dias seguidos. Ele, então, falou que foi tirar satisfação na casa dela. Ela abriu o portão, ele entrou e discutiram. Teve bate-boca e ela deu um tapa no rosto, ele a agrediu e deu uma gravata nela, que desfaleceu. Ele, com medo do que ocorreu, inseriu uma sacola plástica na garganta dela. Ele disse que isso foi sem querer e que não foi para lá para matá-la", narrou Aryldo de Paula sobre o que afirmou ter ouvido de Dota na prisão.

Sandro Dota é suspeito de matar cunhada (Foto: Paulo Piza / G1)
Dota chegou a alegar inocência quando era inves-
tigado (Foto/Arquivo: Paulo Piza / G1)
Réu nega estupro
A estratégia da defesa é que com a confissão do homicídio, Dota possa se defender com mais tranquilidade da acusação de estupro. Na carta, há um trecho no qual o motoboy nega o abuso. “Quero dizer também que esta acusação de estuplo [SIC] é absurda, eu não tinha nenhum interesse de estuplo [SIC] e também não havia naqueles momentos nenhum clima ou situação para o estuplo”, informa o documento.

Sobre o fato de ter demorado quase dois anos para confessar, o motoboy alegou que “demorei a confessar a questão da morte, quero explicar que demorei por motivos particulares e por motivos da minha mente e de minha alma. Sou cristão e estou arrependido daquilo que fiz, pois não confesso a questão de sexo”.

De acordo com sua defesa, Dota não tinha qualquer tipo de atração por Bianca porque ela sempre o ofendia. “Ele ficava até com certa raiva dela. Mas a intenção dele não era matar e estuprar”, comentou Paula, que refuta ainda a acusação do Ministério Público de que a vítima tenha sido estuprada. “Segundo o meu cliente ouviu de um policial civil, ele nunca viu uma vítima de estupro estar vestida. O laudo [do Instituto Médico Legal] disse que há uma lesão no ânus que pode ter ocorrido até 12 horas antes do crime. Segundo esse documento, o namorado de Bianca manteve relação com ela antes. Ou seja, o laudo deu negativo para estupro."

Numa eventual condenação do réu, a confissão serve como atenuante da pena a ser aplicada. “Confissão espontânea é caso de atenuação em até um terço”, disse o advogado.

Bianca Consoli foi achada morta dentro de casa na Zona Leste de SP (Foto: Reprodução / Divulgação)
Bianca  foi achada morta dentro de casa, na Zona
Leste de São Paulo (Reprodução / Divulgação)
Júri remarcado
A Justiça marcou para 16 de setembro o novo júri do motoboy após cancelar o julgamento anterior no dia 25 de julho, quando o réu pediu a destituição da sua defesa. O pedido foi aceito pela juíza Fernanda Afonso de Almeida, que presidia o júri iniciado no dia 23 do mês passado, no Fórum da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, os depoimentos já colhidos ao longo dos dois primeiros dias de julgamento não precisarão ser refeitos. Apesar disso, novos sete jurados terão de ser escolhido. O conselho de sentença poderá ouvir o áudio do que já foi gravado e, assim, evitar que todas as testemunhas sejam convocadas novamente.

O pedido de Dota de destituição de seus advogados oi feito logo no início de seu interrogatório. Ricardo Martins se levantou e se mostrou surpreso com a atitude do cliente. “O que você está fazendo?”, perguntou. Segundo o então defensor, Dota "perdeu um advogado combativo que conhecia o processo a fundo".

Questionado pela magistrada, Dota não explicou o motivo de só tomar essa decisão no terceiro dia do julgamento. Afirmou que não se tratava de uma estratégia e que o próximo júri não iria demorar.

Caso Dota destitua desta vez seus novos advogados, um defensor público garantirá sua defesa por decisão da juíza. Isso impossibilita o cancelamento de mais um júri pela dispensa da defesa.

Promotor Pereira Júnior diante do processo e do laudo que apontou que o sangue encontrado na calça atribuída ao motoboy tem o mesmo perfil genético da pele achada sob as unhas da vítima (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Segundo promotor, laudo aponta que sangue na
calça atribuída a motoboy tem mesmo perfil genéti-
co da pele achada sob unhas da vítima (Foto:
Kleber Tomaz /G1)
O crime
Bianca Consoli tinha 19 anos quando sua mãe, Marta Maria Ribeiro Consoli, a encontrou morta dentro de casa, na Zona Leste da capital paulista. A estudante estava com um saco na boca e tinha sinais de agressão pelo corpo. De acordo com a perícia, ela tentou se defender com as mãos, mas foi imobilizada, abusada sexualmente e asfixiada no dia 13 de setembro de 2011.

Dota, atualmente com 42 anos, está preso preventivamente desde 12 de dezembro de 2011 à espera do julgamento. Para o Ministério Público, o motoboy decidiu assassinar Bianca porque ela não quis fazer sexo com ele.

A Promotoria considera como motivo fútil o fato de o assassino ter matado a vítima porque ela se recusou a consentir e manter relações sexuais. Laudo técnico mostra que ela sofreu penetração anal. O meio cruel é caracterizado pela asfixia e o recurso que impossibilitou a defesa se fez presente no momento em que a vítima foi surpreendida pelo agressor quando estava sozinha na residência.

O Ministério Público espera que o motoboy seja condenado a uma pena que gire em torno de 30 a 40 anos de reclusão em regime fechado. “Dota é um assassino frio e calculista”, disse o promotor Pereira Júnior aos jornalistas em coletiva antes do primeiro júri, em julho.

Provas
As principais provas da Promotoria nas 1.600 páginas do processo contra Dota são: um exame de DNA e um conjunto de depoimentos de testemunhas. O resultado do teste comprovou que a pele achada sob as unhas de Bianca tem o mesmo perfil genético da mancha de sangue que estava na calça jeans que seria dele. Na época, a roupa foi entregue à polícia pela então mulher do motoboy, Daiana Ribeiro Consoli, irmã da vítima. Após a sua prisão, o casal se separou. Daiana, que defendia o marido, mudou de lado e agora faz coro para acusá-lo. Quando os dois estavam juntos, eles tinham cópia da chave da casa onde a vítima morava.

Segundo Pereira Júnior, várias testemunhas relataram ainda que o acusado estaria assediando a vítima. “É o que disseram uma amiga de Bianca, que está protegida, e o namorado da estudante à época”, disse. "O réu passou a mão nos cabelos da vítima dizendo que ela era bonita".
 

Frentista é assassinado dentro de posto 




de combustíveis no RN


Crime aconteceu na madrugada desta quarta (14) em Itaú, na região Oeste.
Suspeitos fugiram em moto; polícia acredita em acerto de contas.

Do G1 RN
Frentista foi morto com vário disparos de arma de fogo em Itaú, no RN (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Frentista foi morto com vário disparos de arma de fogo em Itaú, no RN (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um frentista de 46 anos foi morto a tiros no início da madrugada desta quarta-feira (14) em Itaú, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a companhia da Polícia Militar no município, a vítima estava no posto de combustível onde trabalhava quando dois homens chegaram em uma motocicleta e efetuaram oito disparos de pistola calibre 380. A polícia acredita que a motivação do crime seja acerto de contas.
O crime aconteceu por volta de 0h10. A Policia Militar foi informada que vários disparos de arma de fogo aconteceram que no Posto Itaú, localizado na entrada da cidade. A Rádio Patrulha foi até o local e encontrou o corpo com as marcas de tiros.
Segundo a PM, a maior parte dos disparos atingiu a cabeça da vítima. Após o assassinato, os homens fugiram pela BR-405, no sentido ao contorno que dá acesso a cidade de Umarizal.
A polícia pede que informações que possam esclarecer o crime, sejam informadas através dos telefones 190 ou (84) 3333-2737. A testemunha não precisa se identificar.

ACIDENTE: CARRETA CARREGADA DE ELETRODOMÉSTICOS TOMBA NA BR-405, DEIXANDO MOTORISTA MORTO PRESO ÀS FERRAGENS

Um Caminhão tipo Carreta de marca Mercedes Bens, de placas, DTE-4195/SP, carregado com uma Carga de Eletrodomésticos e outras Mercadorias, tombou na BR-405 no local conhecido como curva da Aroeira na tarde desta terça-feira (13/08), no município de São Francisco Oeste/RN.
Não se sabe ainda o que provocou o Acidente, o Motorista veio a óbito e encontra-se preso as ferragens, o Corpo de Bombeiro e a Policia militar encontra-se no local fazendo a retirada do mesmo, segundo informação curiosos começaram a saquer a carga o qual foram interceptados pela Polícia.

Fotos: O Cobra Via PFonline
Fonte: Serra da Tapuia Notícias

Tentativa de homicídio: Bandido tenta 

 matar a golpes de facão o Subtenente

 Luiz Carlos da Policia Militar de Guamaré.

O Subtenente da Polícia Militar, Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento de Guamaré, foi ferido com golpes de facão na noite desta terça-feira (13), na comunidade de Lagoa Seca em operação em combate a drogas e armas de fogos.
O acusado do crime foi identificado como Francisco Bernardino de Souza “Vulgo Nego Louco” (24 anos).
ENTENDA O CASO
Ainda na tarde de ontem, a polícia militar sob o comando do subtenente Luiz Carlos, prendeu três acusados de assaltos e de portar arma de fogo na comunidade de Salina da Cruz.
Após serem ouvidos na delegacia, a equipe de policiais se dirigiu até a comunidade de Lagoa Seca, a 12 km da sede do município para concluir a operação.
Enquanto os policiais procuravam as armas, o subtenente se aproximou de uma casa suspeita, um dos acusados estava escondido por trás de uma latada, ao ver a aproximação do subtenente, Nego Louco com um facão deferiu vários golpes nas costas do policial, mesmo com o colete e ferido, o subtenente entrou em uma luta corporal com o bandido.
Colegas de combate ao ver a situação efetuaram disparo para conter o bandido que se mostrava decidido matar ou morrer.  O acusado foi atingido no braço e na barriga.
Nego louco desferiu os golpes no braço e ombro do policial que foi socorrido em estado grave para o Hospital Manoel de Lucas em Guamaré.
Nego Louco também foi socorrido e encaminhado para Natal sobre forte escolta policial para retiradas das balas.
O restante dos bandidos que estavam armados mediante a movimentação, adentraram no matagal fugindo do cerco policial.
O facão utilizado na agressão  foi apreendido. Muitos curiosos se encontram na frente do hospital em busca de noticias.
O comandante da 1ª CIPM Major Fernandes de logo chegou a Guamaré, e se emocionou ao ver o companheiro ferido. O Major determinou o Grupo Tático de Operação fazer uma varredura em Lagoa Seca em busca dos demais bandidos.
Durante toda madrugada, o GTO com policiais de Guamaré realizaram varias diligências sem êxito. Novas buscas serão realizadas hoje pela manhã.
Antes de concluir essa reportagem, o blog foi informado que o subtenente passa bem. Aguardem novas informações a qualquer momento.
Do: Guamaré em Dia