Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

“A POLÍCIA NÃO ESTÁ A SERVIÇO DO CIDADÃO”

 
Uma das reivindicações que tem aparecido com frequência nas recentes manifestações populares ocorridas no Brasil é a desmilitarização da polícia.
Para o advogado Thiago Melo, do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH), essa pauta ganha força porque a polícia não atende aos interesses públicos.
“A polícia está subordinada ao poder político e a uma lógica de Estado que lança mão de expedientes pouco democráticos para a gestão de conflitos sociais, seja no campo, seja na cidade”, afirma.
Brasil de Fato – Por que o DDH é a favor da desmilitarização da polícia?
Thiago Melo – As polícias militares no Brasil, constitucionalmente, são forças auxiliares do Exército e, por isso, subordinadas a uma visão militarista, de guerra, de combate ao inimigo, no caso, um inimigo interno. É uma instituição de 200 anos criada para garantir os direitos da Coroa Portuguesa e manter a ordem escravocrata. Durante a Ditadura Vargas, se orientou por impor a ética do trabalho que criminalizava as pessoas por serem “vagabundas”, por não trabalharem. Ou pautava-se pela criminalização política dos anarquistas e comunistas. Na ditadura militar, essa polícia ganha um sentido claramente de guerra a um inimigo interno, ao subversivo, àquele que estava em confronto com a ordem ilegal que imperava no Brasil.
O povo é considerado o inimigo interno?
Na virada para a democracia, a ideia do inimigo público migrou para o combate a essa figura que é muito pouco delimitada que é o traficante de drogas. Com a guerra às drogas, esse militarismo chega nas favelas, e se intensifica o tratamento discriminatório e violento contra as classes populares. Não que já não existisse. Esta é uma marca de toda a história brasileira, mas ganha o reforço com a ideia de combate às drogas. É uma polícia que não está a serviço do cidadão, mas que existe para a defesa do Estado.
E por que um exército?
Pensou-se: “precisamos ter um exército grande e não queremos remunerar muito. Onde a gente vai recrutar essas pessoas?” Nas próprias camadas populares. Para isso, é necessário incutir nessas pessoas uma retribuição que não seja uma retribuição salarial – porque para isso não havia disposição. É uma coisa mais simbólica: incutir nessas pessoas um não pertencimento às classes populares, ou seja, elas se entendem como um corpo à parte na sociedade, têm uma autoimagem vinculada a uma ideia de honra, de disciplina.
A ideia de poder também faz parte da auto-imagem dos policiais?
Sim. Isso os diferencia de pessoas que são entendidas como “sem poder”. Esses traços de distinção foram os escolhidos para organizar a repressão do Estado. A ideia da desmilitarização é a ideia de romper com essa tradição de organização da segurança pública no Brasil. É fazer uma ruptura com isso e formar uma polícia que atenda às demandas do cidadão, que não veja a manifestação e a mobilização como algo que contraria o Estado, que agride o Estado, mas como algo importante para a política. O conflito em si não é algo que tem que ser reprimido. É algo que sempre aconteceu e sempre acontecerá. Não é papel da polícia entender o conflito como algo negativo.
Mas você acha que é possível mudar isso no Brasil?
É possível mudar. Não existe justificativa para uma polícia que não atenda os interesses públicos. Essa polícia que hoje existe é atrelada a uma visão de subordinação ao poder político, de subordinação a uma lógica de Estado que lança mão de expedientes pouco democráticos para a gestão de conflitos sociais, seja no campo seja na cidade. Não há nada que justifique a polícia como ela está. O modelo hegemônico no mundo é o modelo de uma polícia não militarizada. Esse padrão de segurança pública é absolutamente não civilizado e colonial. É um padrão de Estado de exceção.
BRASIL DE FATO

POLÍCIA INVESTIGA SE MAJOR BALEADO EM NATAL FOI VÍTIMA DE VINGANÇA

Apesar da principal linha de investigação trabalhar com a hipótese de tentativa de assalto, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte também irá avaliar a possibilidade de o major Eduardo Franco ter sido vítima de alguma represália por causa de seu trabalho na Corregedoria da corporação. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (28) pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. “Até o momento, acreditamos que tenha sido assalto. Mas essa possibilidade [de represália] não pode ser descartada”, revelou. O major foi alvejado em frente a sua casa, no bairro de Capim Macio, durante a noite desta terça-feira (27).
De acordo com o comandante, o oficial trabalha atualmente na corregedoria da PM. “Pode ser que algum policial militar não tenha gostado do trabalho da corregedoria e procedeu assim. Mas essa é apenas uma possibilidade. Não estou dizendo que foi isso. Até agora, acreditamos que realmente foi uma tentativa de assalto. As características são essas”, colocou.
Segundo a PM, o major deixou o pronto-socorro Clóvis Sarinho ainda na terça. Após ter recebido os primeiros atendimentos, ele foi transferido para a policlínica da Polícia e aguarda receber alta para voltar para casa. A cirurgia para retirar a bala, alojada no ombro, só poderá acontecer após a reconstrução do omoplata – osso localizado na parte superior do tórax.
G1

PADRE ENGRAVIDA JOVEM E LARGA A BATINA PARA PARA TER FILHO´´E FICAREM JUNTOS``

Padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa.

Um padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele. Durante as missas do último domingo (25), Gerônimo Moreira, de 32 anos, decidiu ler uma carta anunciando a decisão.


"Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. 

Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade", diz, em um trecho da carta. Gerônimo conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista. 

"Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade", lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta. Durante quatro anos, Gerônimo frequentou a comunidade onde Emília vivia para fazer pregações. 

Nesse período, a amizade entre os dois se fortaleceu e o contato era frequente por meio de ligações telefônicas e mensagens. "Eu ia lá uma vez por ano, falava às vezes por telefone, de vez em quando passava mensagem, mas não desconfiava que algo poderia acontecer ou que ela teria interesse em mim", revela. Vocação e conflito Gerônimo se tornou padre em novembro de 2009 e diz que durante sua formação nunca teve dúvidas sobre sua vocação religiosa. "Minha família é religiosa, desde os 7 anos dizia que queria ser padre. 

Aos 13, 14 anos, comecei a namorar e parei de falar que queria ser padre, mas aos 20 anos terminei o segundo grau e resolvi que tinha que decidir o que faria e fui para o seminário em 2002", conta. 

Foram seis anos de formação religiosa, entre estudos de filosofia e teologia com passagens pelos municípios de São Gonçalo dos Campos, Salvador e Feira de Santana. A primeira paróquia na qual Gerônimo atuou foi a de Valente, ainda como seminarista, em 2008. Em 2011, assumiu a paróquia de Gavião. 

Ao perceber que o sentimento por Emília não era apenas amizade, Gerônimo diz que ficou em crise. Ele conversou com a moça, que revelou também se sentir envolvida por ele. 

"Quando aconteceu o primeiro beijo, a gente falava que aquilo não deveria ter acontecido. Ela ficava preocupada, ficamos assim alguns dias, mas não conseguíamos conter a vontade de ficar junto", declara. 

Desde 2012, quando ocorreu o primeiro beijo, Gerônimo e Emília mantiveram o sentimento em segredo. "Ninguém desconfiou, e se desconfiavam, não falavam. Somente nós dois sabíamos", garante. Embora temesse a reação das pessoas, o casal decidiu revelar o relacionamento quando Emília descobriu a gravidez em maio deste ano. "A gente precisava assumir. De imediato resolvi assumir. Nós conversávamos muito com medo da reação das pessoas, não queríamos ser motivo de escândalo para a comunidade. 

O pai dela disse que pela nossa amizade tinha medo que isso acontecesse, mas, como assumi, a família dela encarou com mais tranquilidade", afirma. "A gente passou por essa crise, entre a fé e o amor, mas depois que revelamos fiquei aliviada. Estou feliz", declara Emília. Após as três missas que celebrou no domingo, Gerônimo anunciou para a comunidade seu desligamento da Igreja. 

"Eu fiquei emocionado e chorei muito, quase a igreja toda chorou", lembra. O site conversou com funcionários da paróquia em que Gerônimo trabalhava e o sentimento era de tristeza. "A gente está sentindo muito a perda. Aqui o clima é de velório, mas estamos respeitando a decisão dele. 

A revelação foi um choque", afirma uma das funcionárias, que prefere não ter o nome divulgado. "Nós soubemos formalmente pelo bispo. Quem somos nós para julgar? Quando alguém vem falar comigo sobre o caso sempre cito Romanos, capítulo 14 [trecho da Bíblia]", diz outro funcionário que conhece Gerônimo. 

Planos para o futuro Emília está nos três meses de gestação e trabalha em uma escola no interior da Bahia como secretária. Já Gerônimo desde segunda-feira (26) faz bicos como pedreiro, enquanto planeja ingressar em uma faculdade. 

"Por enquanto trabalho como pedreiro, porque só tenho formação geral em filosofia, que não é reconhecida. 

Vou tentar faculdade na área de engenharia pelo conhecimento que já tenho na área de construção civil", detalha. Uma casa do irmão de Gerônimo está sendo reformada em Feira de Santana para receber a família. 

"Inicialmente vamos ficar um pouco mais afastados da comunidade", completa. 

O casal planeja celebrar o matrimônio em uma igreja católica, mas para isso precisa de uma autorização do Papa Francisco. 

"Vou fazer um pedido formal para casar. O bispo ficou de se informar sobre os procedimentos. Acho que o padre precisa fazer uma carta pedindo dispensa para casar na Igreja. 

Geralmente os papas liberam", afirma. Sobre sua relação com Deus, Gerônimo garante que a fé é a mesma. O que mudou, diz, é a forma de seguir a religião. "Só não vou servir como padre, mas vamos continuar ajudando como for possível", conclui. 





Gerônimo atuava como padre no interior da Bahia (Foto: Emília Carneiro/ Arquivo Pessoal)



FONTE: G1

JOÃO CÂMARA-RN: GTO Prende Mototaxista Com Moto Roubada

A moto estava com a placa clonada e a constatação do roubo foi feita através do numero do chassi





No final de tarde da ultima quarta-feira 28/08/2013, o GTO (grupo tático operacional) prendeu o mototaxista, Anderson do Nascimento Alexandre, no bairro COHAB. Ele estava com uma moto Honda Titan de cor roxa ano 2011/2012, de placa NOC 8509, que a o ser verificado o Infoseg pelos policiais militares, foi constatado que a moto havia sido tomada de assalto na cidade de Macaíba, o mototaxista foi preso e entregue na delegacia de plantão da zona norte de natal. La a moto foi entregue ao seu dono que estava muito feliz e informou que ainda faltavam 18 parcelas a serem pagas do financiamento da moto.

Blog cento e noventa 190

Chuvas vão se prolongar no Rio Grande do Norte

A meteorologia aponta para a ocorrência de pancadas de chuvas durante o fim de agosto e começo de setembro no litoral e parte do Agreste do Rio Grande do Norte, período que, em situações normais de inverno e estiagem, não chove com tanta intensidade na região Nordeste. A informação é do chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte (Emparn), Gilmar Bristot.

Após dias sem chuvas fortes no Rio Grande do Norte, Natal e Região Metropolitana tiveram precipitação de 16,1mm, entre a noite de ontem e manhá de hoje (29). “Os modelos de previsão para a primeira quinzena de setembro apresenta meio que uma surpresa, pois estão colocando, pelo menos nos primeiros dias, concentração boa de chuva para o litoral, mas não para o interior, que vai continuar seco”, disse Gilmar Bristot.

O meteorologista disse que até o dia 5 de setembro não existe previsão de chuva no semiárido, mas há previsão de concentração de chuvas na área litorâneas e do Agreste, com chuvas entre 10mm e 30mm. Para Bristot, as previsões são de uma situação atípica. 

“O que está provocando a situação é que o oceano Atlântico nas regiões próximas ao Nordeste, as águas oceânicas estão com anomalia, mais quente do que o normal. Estamos praticamente com todo o Atlântico Sul, desde a África, passando pela região Sudeste, um grau acima da média”, disse.

A condição climática atual, ainda de acordo com a Emparn, está liberando umidade trazida pelo vento para o continente, facilitando a formação das chuvas. Bristot exemplificou, ainda, que no Sul do Brasil teve neve na ultima semana de agosto, o que “é uma coisa bem fora do normal, causado pela presença de águas frias no oceano Pacifico nessa época do ano”.

O meteorologista disse que em virtude da formação de muitas nuvens no Oceano Atlântico, poderão se repetir chuvas como as que ocorreram na madrugada e começo da manhã, porque uma frente fria já está chegando ao sul da Bahia, mesmo que ela esteja se direcionando para o oceano e possa não trazer muitas consequencias para o resto da região Nordeste. “Mas é uma coisa nova, que pode condicionar formação de mais alguma chuva no litoral e no Agreste do Estado”.

Gilmar Bristot disse que as pancadas de chuvas que possam cair neste começo de setembro “não vão resolver problemas da falta de água de açudes, mas irão dar uma sobrevida para a pastagem, principalmente no Agreste, que está entrando no período mais seco do ano, quando existe dificuldade para a alimentação do rebanho”.

Tranquilidade

A Defesa Civil do município informou que não houve ocorrências por causa das pancadas de chuvas que caíram pela madrugada em Natal. O chefe da Defesa Civil, Jeoás Nascimento, disse que houve somente o atendimento de uma denúncia, de uma caixa d'água de escola estadual em reforma no Paço da Pátria, que foi interditada por causa do risco de desabamento. “Nós fizemos a interdição até que problema seja resolvido”, disse Jeoás Nascimento, tendo a Defesa Civil orientado que se desse prioridade, no caso da reforma, ao conserto da caixa d'àgua  que apresenta rachaduras visíveis na sua estrutura. 

“Estamos aguardando, agora, os serviços necessários para a eliminação dos riscos, porque como a escola fica próxima à linha férrea, sentimos que o movimento do trem também fazia tremer a caixa d'água”, afirmou Nascimento.

Justiça determina retorno de mínimo de 70% dos policiais civis do RN

O desembargador Cláudio Santos, relator da Ação Cível Originária nº 20130144254, relacionada à greve dos policiais civis e dos servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), determinou o retorno ao trabalho do percentual mínimo de 70% daqueles que estão envolvidos na paralisação, devido ao que a Constituição Federal define como “essencialidade” da prestação dos serviços públicos. A decisão foi publicada hoje pelo Tribunal de Justiça

No despacho de Cláudio Santos, ficou determinado que, caso persista o movimento grevista empercentual inferior ao estabelecido na decisão, haverá multa diária de R$ 10 mil ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública (Sinpol/RN) e o desconto no vencimento daqueles que permanecerem afastados das suas funções.

A decisão do desembargador é referente à paralisação dos servidores, que ocorreu no último dia 6 de agosto, quando foram interrompidas, em todo o Estado, as atividades nas delegacias e no Instituto, com o objetivo de pressionar o Ente Público a conceder vantagens salariais e mudanças funcionais.

O Estado argumentou, dentre outros pontos, que os limites do direito de greve, e até mesmo sua proibição, em certos casos, para algumas categorias, justifica-se não em razão do status do trabalhador, mas em decorrência da natureza dos serviços prestados, que são públicos, essenciais, inadiáveis, pelo princípio da predominância do interesse geral.

Legislação

O desembargador compartilhou do argumento e esclareceu que, no âmbito privado, a greve é regulada pela lei 7783, de 1989. Já no serviço público, o direito, fundamentado, nos artigos 9º e 37, da Constituição Federal, depende ainda de uma legislação específica, como uma Lei Complementar. Etapa que ainda não foi cumprida pelo Executivo e pelo Legislativo.

“Lacuna legislativa esta que, a princípio, impossibilitaria juridicamente o exercício da greve pelos funcionários”, relata e define o desembargador, que, para a decisão, considerou o tema na abordagem de juristas, bem como o mandado de injunção nº 708/DF, julgado pelo STF.

A decisão da Corte Suprema ressaltou que, pela complexidade e variedade dos serviços públicos e atividades estratégicas típicas do Estado, há outros serviços públicos, cuja essencialidade não está contempladas pelo rol dos artigos da Constituição e da Lei 7783.

Com informações do TJRN.

Suspeito de grupo de extermínio queria R$ 40 mil para matar agente da PF

Fonte: Portal BO Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Justiça concedeu relaxamento de prisão para cinco presos pela Polícia Federal durante a Operação Hecatombe. No entanto, outros investigados tiveram pedido negado e, em alguns dos processos desses suspeitos, é possível ver no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte informações sobre o inquérito policial. Em um desses processos (01020814520138200129), por exemplo, constam detalhes sobre o possível assassinato de um agente da Polícia Federal por parte do grupo de extermínio.

Segundo está nos altos, um dos investigados, identificado na página do TJ apenas pelo nome de Emerson, teria dito para o resto do grupo que cobraria R$ 40 mil para matar o agente da PF, que trabalha na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Já outro investigado, identificado pelo apelido de Vaqueiro, revelou que poderia praticar o homicídio apenas pela amizade que tem com o policial militar Wendel Fagner Cortez, que está preso e, de acordo com a Polícia Federal, seria o principal interessado na morte do agente da PF.
O grupo, de acordo com o que foi investigado e divulgado pela Polícia Federal, tinha planos para matar também um promotor de Justiça e uma delegada da Polícia Civil do RN. A publicação feita no site do TJRN tem parte do inquérito policial e apresenta ainda detalhes sobre outros homicídios atribuídos ao suposto grupo de extermínio."EMERSON chegou ao restaurante, e, numa roda de conversa, onde estavam EMERSON, VAQUEIRO, MOISÈS, ERINALDA, a reinquirida, MINEIRO e AMARAL, voltaram a falar no caso do WENDEL; QUE EMERSON disse que mataria por R$ 20.000,00, e logo depois, consertou, dizendo que pra matar um federal R$ 20.000,00 seria pouco, afirmando que faria o serviço por R$ 40.000,00; QUE, VAQUEIRO disse que, pelo WENDEL, faria na amizade, bastando WENDEL colocar na mão dele ‘uma máquina na boa e dois cavalos bons’, referindo-se a uma boa arma de fogo e dois indivíduos ‘de atitude’ para dar cobertura", consta no processo.

Alguns dos crimes atribuídas ao grupo, de acordo com o processo, são:
Homicídios de Gutemberg do Nascimento e de Carlos Augusto de Costa, ocorridos em 31/07/2012; 
Homicídio de José Elias Batista Mendonça, ocorrido em 12/11/2012; 
Homicídio de Cláudio Sena da Silva, ocorrido em 06/01/2013; 
Tentativas de homicídio de Rodrigo de Souza Melo e Edileuza Graciano Nogueira, em 13/03/2013; 
Homicídios de Messias Lisboa de Padua e Michell Silva de Pádua, em 05/05/2013; 
Homicídios de João Luiz de Carvalho, em 21/01/2013; 
Homicídios de Gilson Raimundo Bezerra, Djanilson Bezerra e Francisco Canindé da Silva Filho, em 27/04/2013; 
Homicídio de Rodrigo David de Oliveira da Silva, em 31/08/2012; 
Homicídios de José Wallace Trajano da Silva, Jamerson Wallace Trajano da Silva e tentativa de homicídio de Francenildo Vieira da Silva, em 21/10/2012; 
Homicídios de Wendel Trindade Silvestre, Wesley Trindade Silvestre, David Paulo da Silva e Carlos Fernandes Campos, ocorridos em 18/09/2011; 
Homicídio de Jefferson Macedo de Lima, em 24/09/2012; 
Tentativa de homicídio de Daniel Galdino da Silva, em 29/10/2012; 
Homicídio de Erivan Cardoso, ocorrido em 02/02/2013; 
Homicídios de George Matheus de Lima e Arthur César Soares de Araújo.

Em nota, governo do RN diz que pode atrasar pagamento devido ao apagão

Do G1 RN

                                                    

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)

O Governo do Rio Grande do Norte pode atrasar o pagamento dos servidores estaduais em virtude da queda de energia que atingiu os estados do Nordeste nesta quarta-feira (28). Em nota, o Executivo Estadual informa que o apagão gerou a interrupção na transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento.

Com a interrupção, não foi possível concluir a transmissão de dados do governo para o Banco do Brasil. O Executivo Estadual informa que "o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (2)", diz a nota.

De acordo com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02. A energia começou a ser reestabelecida às 16h45. O motivo, de acordo com a companhia, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern".

Ainda no início da noite, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
Confira a nota do governo

"O apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira, dia 28, impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Governo do Estado para o Banco do Brasil.

Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29)."

Laércio e Ivanaldo Lima (Bambão) devem ser candidatos a presidência da Câmara

Em Jandaíra, o assunto não é outro. Só se fala, politicamente, na posse do vereador Raimundo Batista, do PMDB. Isso porque com publicação do acórdão, o suplente do peemedebista, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Livanildo, do PT, parece está chegando ao fim.

Consequentemente, deve haver uma nova eleição para o Primeiro e Segundo Biênio do Legislativo diante da espera o PMDB pelo que se comenta no Município já tem seus candidatos para a Presidência da casa Legislativa. Trata-se dos experientes vereadores Laércio Neves e Ivanaldo Lima (Bambão), que contará com os votos de Raimundo Batista, Reginaldo Dantas e Raimundo Farias entre eles será definido quem ficará no primeiro e no segundo biênio respectivamente.
Laércio e Bambão