Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Parazinho/RN: Ex-prefeito Anchiêta Varela se encontra internado na UTI do Walfredo Gurgel.

O ex-prefeito do município de Parazinho, Anchiêta Varela, encontra-se internado na UTI do Hospital Walfredo Gurgel desde a semana passada quando sofreu um AVC. 

Segundo informações de amigos de Anchiêta, seu estado de saúde é preocupante, onde ele apresenta um quadro com suspeitas de doenças pulmonares que só complicam sua situação. O ex-prefeito atualmente mora sozinho no município de São José de Touros.

O quadro clínico de Anchiêta preocupa muitos parazinhenhes, tendo em vista que este foi prefeito do município por três mandatos, e era carinhosamente chamado de "painho".

Fonte: Blog de Pereiros

Ataques de 11 de Setembro nos EUA completam doze anos

Doze anos depois dos ataques do 11 de Setembro, os Estados Unidos novamente lideram um debate internacional sobre violência bélica e guerras. Desta vez, os norte-americanos defendem uma intervenção armada na Síria. Para o presidente dos EUA, Barack Obama, os sírios usam armas químicas nos conflitos que ocorrem principalmente na capital Damasco. Por enquanto, os norte-americanos adiaram o começo da ofensiva à espera de o presidente da Síria, Bashar Al Assad, entregar os arsenais químicos para a comunidade internacional destruir.

Em 11 de Setembro de 2001, houve uma série de ataques suicidas coordenados pela rede Al Qaeda a cidades norte-americanas. Pela manhã, 19 homens ligados à rede sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York.

Os ataques às Torres Gêmeas mataram todos que estavam nos aviões e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington.

O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns dos passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham desviado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

No total, aproximadamente 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19 sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos norte-americanos, houve a invasão ao Afeganistão. Vários países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Os Estados Unidos estabeleceram um fundo no valor de US$ 4,3 milhões para a cobertura de tratamentos médicos contra a asma e doenças respiratórias, além de depressão, ansiedade e dores múltiplas. Em junho, o instituto norte-americano para a higiene e saúde no trabalho recomendou que alguns tipos de câncer fossem acrescentados à lista de doenças ligadas aos ataques.

Com informações da Agência Brasil.

Desgaste provocou saída de Bell Marques do Chiclete com Banana

Do:Tribuna do Norte
O vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, comunicou oficialmente que deixará o Chiclete com Banana após o carnaval de 2014. O anúncio foi publicado  através do Youtube, e Bell atribuiu a saída da banda ao desgaste natural na relação com os demais membros da banda, que está em atividade há mais de 30 anos.
Bell Marques deixa o Chiclete com Banana após carnaval de 2014
No pronunciamento, Bell Marques não citou nomes, mas confirmou que houve problemas devido a opiniões divergentes dentro do grupo. "Só quem conviveu  juntos pelos 30 anos sabe do desgaste", disse Bell Marques.

Apesar de anunciar a saída, Bell disse que cumprirá todos os compromissos já agendados pela banda e que vai manter a mesma empolgação durante os últimos shows. Após a saída, ele seguirá em carreira-solo. "Não estou buscando um novo caminho, estou buscando um novo jeito de caminhar", disse.

Ao todo, o grupo já gravou 27 discos, dois DVDs, conquistou prêmios pelo Brasil e exterior e faz em média 130 shows por ano. Formam o Chiclete com Banana, Bell Marques (voz e guitarra), Wadinho Marques (teclados), Waltinho Cruz (percussão), Lelo Lobão (contrabaixo), Deny (perscussão) e Walmar Paim (bateria). Antes deles, também fizeram parte do grupo o baixista Cacik Jhonny, que deixou a banda após problemas de saúde, e o baterista Rey, que saiu por uma síndrome na mão esquerda.

Carteiro tem carro roubado, é baleado e está em estado grave

Ocorrência foi registrada na zona Norte de Natal, nesta terça-feira.

Foto: Cedida
O carteiro Adriano Oliveira Figueiredo, de 29 anos, teve o carro roubado, nesta terça-feira (10), e foi atingido por dois disparos de arma de fogo, quando estava no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. O jovem, que não estava trabalhando no momento do crime, foi baleado no pescoço e na cabeça e está internado em estado grave.
A namorada dele, Paula Jordana, conversou com a reportagem do Portal BO. A moça disse que, na tarde de ontem, estava esperando Adriano Oliveira ir até a sua residência. Após ele demorar muito, ela começou a ligar para saber o que tinha acontecido, então, descobriu que Adriano tinha sido baleado.
A polícia ainda não sabe o que aconteceu exatamente com o carteiro, mas a suspeita principal é que ele tenha sido vítima de um assalto e acabou sendo ferido durante a ocorrência. Isso porque o criminoso ou criminosos que abordaram Adriano Oliveira levaram o caro dele, um Fiat Pálio, de cor prata e placa
Do:Portal BO

CCJ da Assembleia aprova PEC que destina 9% do Orçamento do Estado para segurança

Caso seja consolidada, proposta representará mais R$ 200 milhões para as polícias Civil e Militar, bombeiros e para o ITEP.

Foto: Divulgação / AL-RN

A Comissão de Cidadania, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante um repasse mínimo de 9% do Orçamento Geral do Estado (OGE) para a segurança pública. O projeto está sendo chamado de PEC da Segurança.
A proposta de autoria do deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na ALRN, foi considerada constitucional pela Comissão. O relator da PEC da Segurança, o deputado Agnelo Alves (PDT), votou pela admissibilidade da iniciativa e ele foi acompanhado pelos colegas de constituição.
“Aprovada, a PEC obriga aumento nos gastos com segurança. Serão mais 200 milhões para as polícias Civil e Militar, bombeiros e para o Itep [Instituto Técnico-científica de Polícia]. Além de obrigar o investimento, a PEC possibilitará para a segurança do RN condições de contratar mais efetivo e equipamentos de segurança”, disse.
O próximo passo é devolver a Proposta para a Mesa Diretora, que irá formar uma Comissão Especial para analisar o mérito do projeto. Essa comissão terá 30 dias para emitir um parecer. Em sendo favorável, ele será colocado para votação em plenário. O trâmite da PEC é diferenciado porque é uma iniciativa parlamentar que altera a Constituição Estadual
.
João Câmara, Parazinho, Jandaíra e São Miguel do Gostoso na nova lista dos Conselhos Tutelares contemplados com veículo e equipamentos
A Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, confirmou para a deputada federal Fátima Bezerra (PT) que nesta quarta-feira (11), será emitida Ordem de Serviço para equipagem de Conselhos Tutelares entre os quais estarão 36 municípios potiguares, com recursos oriundos de emenda da deputada.
“Quero agradecer a sensibilidade da deputada Fátima para com a causa da criança e do adolescente e dizer que o Rio Grande do Norte passa a ser, proporcionalmente, o estado mais bem assistido do país nessa área”, declarou Maria do Rosário. A deputada garantiu a ministra que o objetivo é que 100% dos conselhos tutelares estejam equipados antes de encerrar seu atual mandato de deputada federal, ou seja, antes de 2015.
Os novos municípios contemplados são: Almino Afonso, Baraúna, Brejinho, Canguaretama, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Encanto, Felipe Guerra, Itajá, Itaú, Jandaíra, Jardim de Piranhas,João Câmara, Lagoa Danta, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Nova Cruz, Olho D’água dos Borges, Paraú, Parazinho, Pedra Preta, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santa Cruz, Santo Antônio, São Bento do Trairi, São Francisco do Oeste, São José de Campestre, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Rafael, Vera Cruz e Vila Flor.

Agricultor morre em queda de moto e corpo é encontrado 30 horas depois
Corpo da vítima encontrado no mato com a moto
O agricultor Pedro Elias da Silva Chagas, 27, que residia no sítio Encantado, zona rural de Olho D'água do Borges, morreu no último domingo em um acidente de motocicleta, na RN-117, saída para Umarizal, e o seu corpo só foi encontrado na terça-feira (10). 
Segundo informações do agricultor Francisco Ismael da Silva, irmão da vítima, na tarde do domingo Pedro Elias saiu de casa com destino a uma vaquejada na cidade de Olho D'água do Borges, onde foi visto pela última vez por volta das 15h. "Desde que foi visto saindo da festa, ninguém mais teve notícias dele e ontem, pela manhã, uma senhora que fazia caminhada na pista avistou a moto por cima do corpo e avisou à polícia", explicou o irmão.
O corpo foi encontrado dentro do mato. Segundo a polícia, a motocicleta Honda CG 150 Titan vermelha, placa MYR-8832, despencou de uma altura de mais de 15 metros.
O mossoroense

Dupla em moto é perseguida pela PM, cai e acaba flagrada carregando drogas

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Dois homens foram presos, tarde desta terça-feira (10), após tentarem fugir da Polícia Militar em uma motocicleta. Eles chegaram a cair, durante a fuga, e acabaram sendo flagrados carregando drogas. A perseguição começou em Extremoz e terminou no Pajuçara.
Policiais do 11º Batalhão da PM estavam fazendo patrulhamento próximo à avenida Moema Tinoco, em Extremoz, onde se depararam com um motocicleta Honda XRE com dois homens em atitude suspeita. Os policiais da viatura 1144 fizeram abordagem e deram ordem de parada ao condutor da moto, que não obedeceu e começou a fugir.

Os suspeitos entraram em uma estrada carroçável e saíram já no bairro Pajuçara, em Natal. Em determinado momento, o condutor, identificado como Luciel Alves Rafael, de 35 anos, perdeu o controle da moto.

Ele e o passageiro, identificado como Sebastião Santos de Oliveira, de 19 anos, caíram e acabaram sendo presos. Os dois estavam com uma sacola contendo alimentos, mas na mesma sacola os policiais encontraram uma pedra grande de crack, uma quantidade de cocaína e meio quilo de maconha.

O tenente Márcio Lima, oficial do 11º BPM, disse que os dois suspeitos deveriam estar levando a droga para algum presídio, no entanto, Luciel alegou que iria levar a droga para casa, pois é usuário. Sebastião, por sua vez, afirmou que pegou apenas uma carona e não sabia que Luciel carregava material ilícito. Os dois foram autuados por tráfico.

POLICIA CIVIL e ITEP

Os policiais civis e servidores do Itep, em greve desde o dia 6 e 12 de agosto, respectivamente, deliberaram na manhã desta terça-feira (10) pelo aguardo de retorno do Governo com relação ao documento enviado ontem pelo SINPOL/RN, que flexibiliza as pautas das categorias, além de resultado de audiência da cúpula estadual com o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, prevista para às 14h de hoje em Brasília.
A pedido do secretário de Segurança pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, a diretoria do sindicato elaborou e entregou ainda no final da tarde de ontem o documento ao gestor, que já se encontrava no Gabinete Civil, onde avaliaria o teor da proposta com os demais gestores. Mas como o mesmo viajou hoje, juntamente com outros titulares, a resposta só deve acontecer nesta quarta-feira (11).
As categorias também concentram expectativas com relação à reunião com o Ministro, vez que a secretária nacional de Segurança, Regina Miki, em recente viagem ao RN, participou da mesa de negociação, recomendando aos gestores estaduais avanço e inclusive tendo garantido aos servidores, perante a OAB, que os recursos do “Brasil mais Seguro” só seriam liberados se houvesse atendimento das pautas da polícia técnica e judiciária (um documento seria enviado aos gestores estaduais informando sobre a decisão).
“Entendemos que a ida da cúpula governamental à Brasília acontece por causa do possível bloqueio das verbas e tememos que o Estado queira desfazer o compromisso do governo federal, através de Regina Miki, com a Polícia Civil e Itep do RN. Esperamos, sinceramente, que esse não seja o objeto da audiência, vez que não há “Brasil mais Seguro” com o sucateamento destas duas instituições. E que o Governo tenha realmente vontade política e administrativa para avançar o diálogo conosco. Desta maneira, aguardamos que tenham analisado nosso documento e possamos voltar a negociar amanhã”, declara a diretoria.

PAUTA DE REIVINDICAÇÃO APROVADA PELA CATEGORIA POLICIAL CIVIL E SERVIDORES DO ITEP/RN EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

• NOMEAÇÃO DOS CONCURSADOS – Nomeação de todos os formados e curso de formação para todos os suplentes e novo concurso público para suprir as vagas em aberto para os cargos de agentes, escrivães e delegados ; 
FLEXIBILIZAÇÃO: Garantir a nomeação de todos os concursados a partir de outubro de 2013 em partes iguais, até o mês de junho de 2014. Garantir que até o primeiro semestre de 2014 ocorra curso de formação para os suplentes do concurso.

• VALE REFEIÇÃO – Além dos plantonistas, estender para todos os Policiais Civis (agentes, escrivães de delegados) que labutam em expediente de 8 (oito) horas diárias; 
• FLEXIBILIZAÇÃO: Visando previsão orçamentária por parte da gestão, a implantação deste item a partir de janeiro de 2014.

• SERVIÇO TERCEIRIZADO DE LIMPEZA – estender para todas as delegacias e setores da Polícia Civil;
• FLEXIBILIZAÇÃO: Cumprida a proposta do Governo em atender o item para as delegacias de Natal, grande Natal e Regionais, propomos apresentação de prazo para atender as demais unidades do interior.

• RETIRADA DE PRESOS - Retirar presos que restam nas delegacias do interior, inclusive os que estão na estrutura da Polícia Civil sob a custódia dos agentes penitenciários ; 
• FLEXIBILIZAÇÃO.: A categoria acatou a proposta do Governo quanto à retirada de todos os presos das delegacias de Polícia de forma imediata, solicitando a apresentação imediata de prazo para retirar definitivamente os CDP’s que funcionam dentro das delegacias de Polícia Civil.

• RETIRADA DE PESSOAS ESTRANHAS - Retirada de pessoas estranhas do quadro da Polícia Civil, que se encontram lotadas nas Delegacias de Polícia;

• CARGA HORÁRIA: Horário ininterrupto de 6 horas diárias para os policiais civis, para a desburocratização e eficiência da instituição, haja vista imprescindível caráter contínuo das atividades desenvolvidas.
• FLEXIBILIZAÇÃO: Com o gradual acréscimo no efetivo, as unidades que forem tendo aumento nas equipes passarão a atender 24h a população, com equipes se revezando em turnos ininterruptos.

• ADICIONAL NOTURNO - Adicional noturno para todos os policiais (agentes, escrivães e delegados) que atuam em regime de Plantão; 
• FLEXIBILIZAÇÃO: A implantação deste adicional, para quem couber, seja a partir de janeiro de 2014.

• Melhoria nas condições de trabalho: armamento adequado, colete algemas e munições para todos os policiais civis (agentes, escrivães e Delegados);

• MODERNIZAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL - Aparelhamento e informatização das unidades policiais.

• AUXÍLIO SAÚDE - Valor pecuniário para subsidiar plano de saúde para os policiais civis em virtude da atividade de risco; 
• FLEXIBILIZAÇÃO: A implantação deste item seja a partir de janeiro de 2014, para isso o Governo terá o devido tempo para orçamento e implantação.

• DELEGACIA ABERTA 24H - Funcionamento das delegacias 24h por dia, condicionada a nomeação dos novos policiais e em quantidade suficiente para desempenho das atividades policiais; 
 FLEXIBILIZAÇÃO: Com o gradual acréscimo no efetivo, as unidades que forem tendo aumento nas equipes passarão a atender 24h a população, com equipes se revezando em turno ininterruptos.

• AUTONOMIA DA COMUNICAÇÃO – Permanência do Ciosp da Polícia Civil em local próprio com a disponibilização de todos os instrumentos tecnológicos para o eficiente desenvolvimento das atividades. Efetivação da comunicação via rádio para todas as unidades (central fixa de rádio) e viaturas (rádios Ht’s)

• GRATIFICAÇÃO DE CHEFIAS DE INVESTIGAÇÃO E CARTÓRIO – Alteração da gratificação de chefia investigação e cartório a ser pago através do percentual de 15% (quinze por cento) do salário do servidor que desempenha a função de chefia. 
• FLEXIBILIZAÇÃO: A categoria aceita a implantação, a quem couber, para a partir de janeiro de 2014.

• ATUALIZAÇÃO DO SALÁRIO INICIAL PARA R$ 6.050,00 – Por entender que somos uma polícia de Nível superior com um salario menor que operadores da segurança Pública de nível médio, queremos o salário inicial equiparado aos demais servidores da segurança de nível superior. Este ponto já foi submetido e aprovado pela categoria em assembleia. 
• FLEXIBILIZAÇÃO: A categoria aceita a implantação em no máximo 06 (seis) parcelas iguais, a ser implementado de janeiro a junho de 2014.

• IMPLANTAÇÃO DA CARREIRA ÚNICA NA POLÍCIA CIVIL - Cria a possibilidade do investigador ser promovido ao cargo de delegado de Policia tão logo apresente os requisitos necessários a esta promoção. 
FLEXIBILIZAÇÃO: A categoria aceita que seja criado um processo para análise e discussão, a partir de projeto de iniciativa do SINPOL/RN, a ser protocolado na SESED, após o término da greve.

PAUTA DO ITEP/RN :

FLEXIBILIZAÇÃO: Imediato encaminhamento do Anteprojeto de Lei que cria a Lei Orgânica e Estatuto do ITEP/RN para a devida aprovação da Assembleia Legislativa, ficando a parte financeira a ser implantada de janeiro a junho de 2014, em 06 (seis) parcelas iguais .


Djair José de Oliveira Junior 
Presidente

Obs: os pontos que não apresentamos proposta de flexibilização é porque o Governo acena com o atendimento imediato.

Delegados decidem encerrar greve

Os delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram voltar às atividades a partir de amanhã (11). Essa foi a decisão da categoria durante assembleia realizada na noite de hoje (10) na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol). Apesar do fim da paralisação das atividades, os profissionais vão continuar mobilizados para fazer com que o Governo do Estado convoque os concursados aprovados no último concurso e diminua o acúmulo de funções pelos delegados no interior do Estado. Segundo a associação, o déficit no Estado é de 70% no número de delegados necessários.

“Hoje temos delegados com uma sobrecarga de trabalho muito grande, respondendo por várias delegacias. Isso não é bom nem para o delegado, nem para a sociedade”, disse Ana Cláudia Saraiva Gomes, presidente da Adepol.

Uma nova rodada de negociações com o Governo está marcada para o dia 8 de outubro.

Os profissionais estavam em greve desde o dia 22 de agosto. Antes disso, a categoria já havia feito três paralisações de advertência, nos dias 8, 13 e 15 de agosto, e estava no que chamava de “estado de greve”. Durante a paralisação, apenas as delegacias de plantão da zona Norte e da zona Sul funcionavam. 

Além da convocação de concursados e de melhorias de trabalho no interior, os delegados também pediam o cumprimento das determinações judiciais no que se refere a retirada de presos nas delegacias do interior e a desobrigação dos delegados em fazer a custódia, salvo prazo necessário para lavradora do flagrante delito. Os profissionais também cobravam a criação da Divisão de Homicídios, que implica na convocação de 80 policiais civis para o qual existe, segundo os delegados, verba disponível por meio do programa “Brasil Mais Seguro”. 

O Estado argumentava que não havia defasagem nos salários da Polícia Civil. Em julho de 2010, um delegado ganhava R$14.206,00; em julho/2013 passou a perceber R$18.651,00. O aumento representa 31,28%, enquanto a inflação do período ficou em apenas 19,95%.

No começo de setembro, os delegados se sentaram junto ao Governo para realizar negociações para encerrar a greve. Entretanto, a categoria decidiu em assembleia realizada no dia 4 de setembro por continuar a greve, mesmo que as negociações com o Estado tivessem avançado. A proposta do Governo foi a contratação escalonada de novos delegados, o retorno dos policiais cedidos e a reforma das delegacias, mas não foi oferecida o fim de acúmulos de funções dos profissionais no Estado, o que fez com que a categoria prosseguisse com a paralisação.

Fonte: Tribuna do Norte