Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IFRN divulga edital do Exame de Seleção 2014

A Coordenação de Acesso Discente do IFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, divulgou nesta terça-feira (1º), o edital do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada 2014, conhecido como Exame de Seleção 2014.  As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 8 de outubro e segue até o dia 20 deste mês, através da Área do candidato (ingresso.ifrn.edu.br). Os alunos que participaram do Proitec também devem realizar a inscrição no exame.
Conforme o material explicativo entregue no momento da prova do ProITEC, todos os alunos que se inscreveram no ProITEC deverão se inscrever também no Exame de Seleção para concorrer a uma vaga dos cursos técnicos integrados (ensino médio) do IFRN. Diferentemente dos anos anteriores, eles também farão prova junto aos estudantes de escolas privadas, mas vão concorrer apenas com os alunos de escolas públicas inscritas. A metade das vagas do processo seletivo será destinado exclusivamente aos alunos oriundos da rede pública de ensino. A outra metade será preenchida a partir de concorrência geral (escolas públicas e privadas).
Para participar do Exame de Seleção, o candidato deve acessar a Área do Candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br). O candidato que participou da prova do ProITEC, também deve realizar o mesmo procedimento, mas não será necessário pagamento de taxa de inscrição. Caso não confirmem a inscrição e realizem a prova, não concorrerão às vagas nos cursos do IFRN.
Para os alunos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição podem realizar a solicitação, junto ao serviço social do câmpus que deseja estudar, entre os dias 8 e 11 de outubro. Os documentos necessários para a solicitação podem ser conferidos no edital.
 Acesse:

Agricultor natural da Paraíba é executado com cerca de 15 tiros de pistola na zona rural de Baraúna

Um crime de homicídio com características de execução foi registado por volta das 20h30min desta terça feira 01 de outubro de 2013,na localidade de Sumidora na zona rural de Baraúna.
Lindomar Pereira da Silva, conhecido como Bigode,agricultor,de 35 anos de idade,natural de Brejo do Cruz estado da Paraíba e residente na cidade de Baraúna,foi executado com cerca de 15 tiros de pistola,enquanto trabalhava em um projeto de plantação de banana naquela localidade.
O corpo do agricultor foi encontrado crivado de balas,caido ao lado de uma motocicleta,motocicleta Honda de cor azul e placa HVY 7191 Quixeré-CE,por um encarregado do projeto.
Segundo ele,Lindomar fazia todos os dias um percurso de moto dentro do projeto,para desligamento de torneiras usadas na irrigação da plantação.
Na noite desta terça feira (01),uma das torneiras que deveria ter sido  desligada as 20:00hs continuava liberando água para a irrigação e o encarregado saiu a procura de Lindomar para fazer uma reclamação ao mesmo.
Quando chegou em um certo ponto do projeto,se deparou com o agricultor morto ao lado da moto e acionou a polícia de Baraúna.
No local,segundo informações ninguém ouviu disparos de arma de fogo.
O Corpo do agricultor foi removido para o ITEP em Mossoró,para os procedimentos de necropsia.
De acordo com informações da polícia de Baraúna,a vítima tinha contas a acertar com a justiça.

Detran certifica 43 instrutores e 

examinadores de trânsito

Por Assessoria Detran-RN
O DETRAN-RN entregou na tarde da segunda-feira (30), em sua Sala do Setor de Cursos, 43 certificados aos concluintes dos cursos de Instrutor e de Instrutor e Examinador de Trânsito. A maioria já está atuando nas bancas de examinadores que a autarquia mantém em sua sede e encaminha ao interior do estado para aplicar os exames de volante. 

A informação é da subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques, lembrando que os cursos, realizados em parceria com o Sest/Senat, obedecem à Resolução 358, de 13 de agosto de 2010 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Ela regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais; e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores e dá outras providências.

O diretor geral do DETRAN-RN, Willy Saldanha, considera importante a realização desses cursos em parceria com o Sest/Senat, porque possibilita ao Departamento ampliar o seu quadro de peritos-examinadores, com o objetivo de agilizar a realização dos exames de volantes em candidatos que requerem a Carteira Nacional de Habilitação. Os cursos foram destinados a servidores do Detran e aos que foram lotados ou redistribuídos na autarquia, sem nenhum ônus para os candidatos.

De acordo com a Resolução 358, são exigências mínimas para o exercício da atividade de examinador de trânsito, observadas as disposições contidas no art. 152 do Conselho de Trânsito Brasileiro: ter no mínimo 21 anos de idade, curso superior completo, dois anos de habilitação compatível com a categoria a ser examinada, não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 12 meses e possuir curso de examinador de trânsito. Os cursos para instrutor e instrutor/examinador de trânsito, realizados pelo Detran/Sest-Senat tiveram respectivamente, 28 e 208h/aulas.

Agência dos Correios de Caraúbas é assaltada por dupla em moto; já são mais de 50 em 2013

 
Novo alvo dos bandidos, agência dos Correios de Caraúbas já foi assaltada no mês de julho. Sindicato dos trabalhadores do órgão cobra mais segurança. Foto: Cedida
Novo alvo dos bandidos, agência dos Correios de Caraúbas já foi assaltada no mês de julho. Sindicato dos trabalhadores do órgão cobra mais segurança. Foto: Cedida
Mais uma agência dos Correios e Telégrafos foi alvo de assaltantes no Rio Grande do Norte. Desta vez, o crime aconteceu na cidade de Caraúbas, onde os funcionários e clientes do local foram surpreendidos por dois homens armados, que fugiram levando todo o dinheiro do estabelecimento e das vítimas. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado (Sintect/RN), já são mais de 50 assaltos desde o início do ano.
“A situação é crítica em qualquer parte do Estado, mas nos municípios do interior é ainda pior porque o policiamento ostensivo é menor do que na capital e as agências se tornam mais vulneráveis às ações dos ladrões. Já contabilizamos mais de 50 ações desde janeiro passado, mas esse número pode ser maior, porque muitos casos não chegam até o nosso conhecimento”, explicou o presidente do Sintect/RN, Edilson Shampoo.
Ele disse também que, para tentar diminuir os números de atos violentos, uma das reivindicações da categoria é a instalação de portas giratórias com detector de metais e o reforço na segurança ostensiva das agências, em especial das do interior. “Essas medidas não irão acabar com os assaltos, mas vão diminuir bastante o número de ações criminosas”, afirmou.
Na ação de ontem, os dois bandidos entraram na agência usando capacetes na cabeça e armados com revólveres calibre 38. Eles anunciaram o assalto e fugiram em uma motocicleta, após recolher todo o dinheiro que estava nas caixas do estabelecimento e também dos funcionários e clientes, que ainda tiveram seus telefones celulares levados.
Logo após a fuga, as vítimas comunicaram o fato aos policiais militares da 3ª Companhia de Caraúbas, que ainda perseguiram os criminosos, mas não conseguiram prendê-los. Segundo o oficial de operações, soldado Herbert Dantas, os ladrões abandonaram a motocicleta usada na ação em uma estrada carroçável na área rural do município. “Eles ainda efetuaram disparos para o alto, para assustar as pessoas”, disse.
Esta é a segunda vez que a agência dos Correios de Caraúbas é assaltada neste semestre. A penúltima ação aconteceu no dia 23 de julho, quando dois homens armados invadiram o estabelecimento e fugiram levando todo o dinheiro que estava nos caixas. Até hoje, nenhum suspeito foi preso.
Do:JH
Menino de dois anos passa por cirurgia de gravidez
menino-de-dois-anos-passa-por-cirurgia-de-gravidez 

Um menino de dois anos de idade foi submetido a uma operação de nascimento após ser diagnosticado como grávido. O caso ocorreu em Huaxi, na China. Xiao Feng foi levado ao hospital depois que seu estômago ficou muito dilatado. Ele havia começado a sofrer com dificuldades respiratórias.

Os médicos tiraram raios X e fizeram ressonâncias magnéticas no pequeno, descobrindo que ele estava com o feto de seu próprio gêmeo dentro do seu estômago. Uma cirurgia teve de ser realizada às presas.

O feto retirado media algo em torno de 20 cm, e já tinha uma coluna e membros completamente formados, como mãos e pés. Ele teria se desenvolvido no irmão, e se tornou tão grande que aumentou em quase dois terços o tamanho do estômago da criança.

Segundo Dr. Jonathan Fanaroff, neonatologista no Hospital Infantil de Cleveland, alguns gêmeos siameses podem sobreviver como “parasitas”, mas não quando um gêmeo absorve o outro. A criança foi levada para casa após a complicada cirurgia.

Fonte: R7 via Tech Mestre

Homem é assassinado dentro de casa no bairro das Quintas

Vítima tinha sofrido outro atentado há 15 dias, de acordo com vizinha.

 
Foto: Sérgio Costa / Portal BO

O desempregado Emanuel Vitorino da Silva, de 30 anos, foi assinado a tiros, na noite desta terça-feira (1º). O crime aconteceu na rua Bernardo Gama, no bairro das Quintas. Néo, como era mais conhecido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia informou que ele foi surpreendido por dois homens armados que chegaram ao local em uma motocicleta. Os bandidos atiraram várias vezes na cabeça e no peito de Emanuel Vitorino.
O homem foi socorrido e levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Lá, os médicos chegaram a encontrar em poder dele um revólver calibre 38. A família da vítima não quis conversar com a imprensa, mas uma vizinha disse que há 15 dias ele sofreu um atentado.
A vizinha revelou ainda que acredita que os autores do homicídio sejam os mesmos do atentado. A motivação do crime ainda é desconhecida.
 

Casal é executado em Pium

Vítimas estavam conversando quando foram surpreendidas, na noite desta terça-feira.

 
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Mais um duplo homicídio foi registrado na grande Natal. No final da noite desta terça-feira (1º), por volta das 23h, um casal foi assassinado na rua Manoel Anísio, em Pium, Parnamirim. As vítimas foram identificadas como Reyguen Raynen da Silva Mata, de 20 anos, e Patrícia do Nascimento Alves, de 22 anos.
De acordo com o cabo Almir, do 3º Batalhão da Polícia Militar, os dois estavam conversando quando homens se aproximaram em um carro e um deles desceu atirando com uma pistola calibre ponto 40.
Reyguen foi atingido por dez tiros e outros sete disparos atingiram Patrícia. Em conversa com familiares das vítimas, o Portal BO descobriu que o jovem morto, quando era adolescente, tinha praticado um latrocínio na Paraíba.
Reyguen, mais conhecido como Grego, era natural de Picuí. Mesmo morando no Rio Grande do Norte, ele costumava ir até à Paraíba para assinar documentos referentes a esse processo. Já Patrícia era de Santo Antônio do Salto da Onça. A polícia acredita que ela pode ter morrido por está no lugar errado e na hora errada.