Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Policiais militares do RN planejam paralisação a partir de sexta


pmsOs praças da Polícia Militar e bombeiros militares se reúnem em assembleia nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, na sede do Clube Tiradentes. De acordo com a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, o objetivo do encontro é “decidir as medidas que serão tomadas durante o movimento de paralisação que será deflagrado a partir daquela data”. O motivo é a falta de andamento de projeto que beneficiaria a categoria.
De acordo com a associação, entre os mais de nove mil policiais em todo Estado, “o sentimento é de insatisfação em relação à falta de atenção do Governo a respeito do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que foi protocolado em fevereiro e ainda está parado na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado (SEARH)”.
Segundo a associação, as entidades representativas dos praças têm realizado uma força-tarefa para que o Governo “entenda a importância das mudanças para os policiais”. Eles afirmam que chegaram a conversar com a governadora Rosalba Ciarlini e ouviram dela a promessa de que o controlador Anselmo de Carvalho Júnior acompanharia o trâmite e providenciaria junto à Secretaria de Administração a resolução das pendências ainda existentes para que o processo fosse analisado juridicamente. “Mas nada progrediu”, disse a associação através de nota.
Os policiais afirma que, com a aprovação da Lei, caso cumpra todos os requisitos legais, o militar estadual do Quadro de Praças com 30 anos de serviço ativo irá para a reserva como subtenente e passará a receber o equivalente a 50% do subsídio de um coronel, diferente dos 20% que lhe são atribuídos atualmente.
A categoria também afirma que a lei não gera impacto financeiro imediato, “apenas a médio e longo prazo, o que dá tempo da Administração Estadual se organizar para tanto”.
Com o movimento que deve ser deflagrado a partir desta sexta-feira (18), os praças esperam que o projeto vença todos os trâmites necessários e seja encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.
Por volta das 21H da noite desta quarta-feira(16), nas proximidades de uma pedreira entre as cidades de Caraúbas e Campo Grande, uma Van com passageiros da cidade de Severiano Melo foi interceptada e assaltada por bandidos armados.
Segundo informações repassadas pelos próprios passageiros para a Policia Militar da cidade de Caraúbas, cerca de cinco elementos armados de espingarda cal. 12, uma pistola e dois revolveres em um veículo do tipo Gol geração quatro de cor vermelha, pararam a van e fizeram um verdadeiro arrastão.
Depois de praticar o assalto, os bandidos fugiram com destino a cidade de Campo Grande. A Policia Militar ainda realizou buscas nas estradas carroçáveis, mas sem êxito.
Sentinelas do Apodi

PM's esperam morte ou aposentadoria de companheiros para serem promovidos

 Há 16 anos sem concurso para sargento e 12 anos sem concurso para cabo, os policiais militares do RN vivem um dilema para conseguirem a tão sonhada ascensão profissional.
Isso porque as três últimas pomoções ocorridas na Polícia Militar do RN nos últimos vinte dias só foi possível graças a morte e aposentadoria de outros policiais militares. Seria cômico, se não fosse trágico.
Conforme últimos atos de promoção, o entendimento da Procuradoria do Estado é que, devido ao Decreto nº 23.627/2013 e à situação financeira do Estado, as promoções somente poderão ocorrer se proveniente de reposição por aposentadoria ou falecimento de militar.
O caso está causando revolta nos PM's que criticam a forma de promoções mesmo havendo vagas nos quadros da PM. "Isso é um absurdo! Eu ter que esperar um companheiro meu morrer para que eu seja promovido", disse um sargento.
Atualmente, aproximadamente 5 mil soldados esperam a possibilidade para preencher as mais de 800 vagas para a graduação de 3º sargento e as 1.200 vagas para a graduação de cabos.
Por:SD Glaucia

Corpo de jovem é encontrado em matagal com sinais de violência

Vítima tinha hematomas pelo corpo e camisa amarrada ao pescoço.


Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Daniel Morais / Portal BO
















Populares encontraram o corpo de um jovem, na noite desta terça-feira (15), em um matagal no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. A vítima, que ainda não foi identificada oficialmente, tinha vários hematomas pelo corpo e sinais de violência física.
A polícia, inclusive, observou que o jovem estava com uma camisa enrolada no pescoço, como se tivesse sido asfixiado. Os necrotomistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia também estiveram no local e levaram o corpo para análise na sede do órgão.
Até o início da manhã desta quarta-feira (16), o corpo continuava sem identificação. No local onde o jovem morto foi encontrado, a polícia também não conseguiu muitas informações, tendo em vista que trata-se de uma estrada carroçável com poucas residências na área.

Polícia registra duplo homicídio na zona rural da cidade de Macaíba

Dois corpos foram encontrados no início da manhã desta quarta-feira.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Cedida / Ana Aline
Dois corpos foram encontrados em uma estrada carroçável, no sitio São Luiz, no distrito de Cajazeiras, em Macaíba. Por volta das 6h desta quarta-feira (16), populares que passavam pelo local observaram as vítimas mortas e acionaram a polícia.
Segundo informações preliminares, um dos mortos foi encontrado no meio da estrada e aparenta ter aproximadamente 20 anos. A outra vítima estava perto de uma árvore e tem idade aproximada em 40 anos.
Os dois corpos estão com marcas de disparos de arma de fogo. Segundo informações repassadas por populares que moram naquela região, um carro vermelho foi visto na noite desta quarta-feira (15), por volta das 22h, circulando na área. Pouco tempo depois, foram ouvidos disparos de arma de fogo.

 

Pintor é assassinado dentro de oficina no bairro das Quintas

Vítima era proprietária do estabelecimento e foi morta na noite desta quarta-feira.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
O pintor Verlei Mendonça, de 37 anos, mais conhecido como Gaúcho, foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (16). O crime aconteceu por volta das 20h, na avenida Industrial João Franscido da Mota, no bairro das Quintas.
A vítima estava em uma oficina de pinturas, a qual era proprietária, fazendo serviço em um veículo, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta. Um deles desceu da moto e, mesmo de capacete, entrou no estabelecimento e atirou várias vezes.
Verlei Mendonça foi atingido e tentou correr para se livrar dos disparos, mas acabou caindo morto na frente da oficina. As informações foram repassada por uma testemunha que não quis se identificar. Gaúcho estaria morando no local há três meses e, por isso, a polícia não sabe o que pode ter motivado o crime.

Denarc apreende 700 kg de maconha em uma casa de Parnamirim

Droga pode ter sido enviada por facções do Rio ou São Paulo, segundo a polícia.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um total de 700 quilos de maconha e mais três quilos de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil, em uma operação da Delegacia de Narcóticos. A droga estava escondida em uma residência no bairro de Emaús, em Parnamirim, onde os policiais civis também prenderam um casal suspeito de tráfico de drogas.
A suspeita é que grande quantidade de droga tenha sido enviada ao Rio Grande do Norte por integrantes de facções criminosas do eixo Rio-São Paulo. Também foram apreendidas armas, carros, motos e dinheiro. A casa onde a droga estava fica na rua na rua Aeroporto de Londrina, onde tinha sido registrado um tiroteio, provavelmente entre os próprios criminosos.
A maconha estava dividida em 18 caixas de papelão, disfarçadas com adesivos de uma empresa que produz extrato de tomate. Ainda de acordo com a equipe da Delegacia de Narcóticos, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17), os entorpecentes deveriam ser distribuídos em o Rio Grande do Norte.

 


 

Subiu para quatro o número de presos mortos durante tentativa de fuga em Parnamirim

O preso que fugiu do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), município da Grande Natal, na última segunda-feira (14), está morto. A informação é da dona de casa Marize Gonçalves dos Santos, de 30 anos, que era mulher de Henrique Eduardo de Oliveira, condenado por homicídio e assalto a mão armada. De acordo com informações oficiais, três detentos morreram e outro ficou ferido quando tentavam fugir da unidade. Henrique seria o único custodiado que conseguiu fugir. 
Segundo a mulher dele, o corpo, registrado como indigente no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi reconhecido pela família nesta terça-feira (16). Ele é velado nesta quarta-feira (16) no Passo da Pátria, na zona Leste da capital potiguar. 
A dona de casa afirma que o marido foi ferido por vários tiros de fuzil na perna, barriga e cabeça. Ela resolveu procurar o homem nos hospitais e no Itep porque Henrique não ligou para a família após a fuga. “Eu sabia que se ele tivesse fugido vinha procurar a gente. Mas não veio. Deixou os filhos, os pais dele, muita gente”, lamenta. 
O velório de Henrique Eduardo acontece no Passo da Pátria, onde mora a família. Ele deve ser enterrado ainda na manhã desta quarta no cemitério do Bom Pastor II. Marize contou que o marido estava preso havia meia década. Eles viviam juntos há nove anos e tinham três filhos de quatro, cinco e sete anos de idade.
Sejuc não sabia 
O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), responsável pelos presídios do estado, que afirmou desconhecer o fato. A Sejuc instaurou uma sindicância na última segunda-feira (14) para investigar as circunstâncias da fuga.

Fonte: G1-RN