Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013


Todos os policiais e bombeiros militares conquistaram o direito de se aposentarem, com proventos integrais, aos 25 anos de serviços prestados à Polícia Militar. 
Esse é o novo entendimento dos Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Tais entendimentos foram emitidos em sede de Mandado de Injunção, que é uma ação movida quando não existe uma lei que trate de algum direito constitucional.

De fato, a aposentadoria especial por periculosidade está prevista no Art. 40, § 4º da Constituição Federal de 1988, e até o presente momento em São Paulo, o Governo do Estado nada fez para editar lei que regulamente tal direito. 

Dessa forma, os Desembargadores reconheceram que a atividade policial militar é de fato de alta periculosidade, e por isso, determinaram que a lei aplicável ao Regime Geral de Previdência (Lei 8213) seja agora aplicável ao policial militar, em face da demora do legislador paulista. 
Com isso, os Tribunais demonstram cada vez mais a nova visão no sentido de que cabe ao Poder judiciário legislar positivamente, em face da demora do Poder Legislativo, considerando o interesse público.

O melhor de tudo é que Judiciário reconheceu que tais decisões são "erga omnes", ou seja, se aplicam a todos os demais integrantes da carreira policial (civil ou militar), e tal aposentadoria DEVE SER REQUERIDA NA VIA ADMINISTRATIVA AO COMANDANTE IMEDIATAMENTE SUPERIOR, requerimento este que não pode ser negado, pois do contrário, haverá flagrante desobediência à ordem judicial da via mandamental.

Esperamos agora que as instituições viabilizem o mais rápido possível a concretização de tais direitos, de forma que o policiais militares, bombeiros e policias civis rapidamente concretizem seus direitos de aposentadoria (sem óbces administrativos). 

Com isso, vê-se que o Poder Judiciário concedeu uma grande valorização da carreira policial, que de fato, é altamente periculosa. 
A decisão está no acórdão 990100375334 do TJSP.

Mandado de Injunção é uma ação movida quando não existe uma Lei que trate de algum Direito Constitucional, pela morosidade de ser criada uma Lei com referência ao Artigo 40 § 4º da Constituição Federal de 1988, como o Governo não fez nada para editar Lei que regulamentasse tal direito. 

Desta forma os desembargadores reconheceram que a atividade é de fato de alta periculosidade e por isso, determinaram que a Lei aplicável ao regime geral de Previdência (Lei 8.213) seja agora aplicável ao Policial Militar em face da demora do Legislador. 
Com isso, os tribunais demonstraram a nova visão no sentido de que cabe ao Judiciário Legislar positivamente, em face da demora do Poder Legislativo considerando o interesse público. 
O bom de tudo isto é que o Poder Judiciário reconheceu que tais decisões se aplicam a todas as demais carreiras Policiais (Civil ou Militar). Tal aposentadoria deve ser deixado bem claro que não é compulsória deve ser requerida na via administrativa ao Comandante imediatamente superior. 
Esperamos agora que as Instituições viabilizem o mais rápido possível a concretização de tais direitos, de forma que os Policiais tenham seus direitos de aposentadoria e festejem esta nova conquista. 
Que o entendimento e o bom senso tragam pelo menos a esperança de que tal decisão seja cumprida em todos os estados brasileiros, afinal a decisão é erga omnes, como não sou muito chegado ao latim, explico-me dizendo, que é um ato, lei ou decisão que a todos obriga ou sobre todos tem efeito.

Portal Universidade

Justiça do RN condena servidora do 




Estado por receber sem trabalhar


Funcionária ocupou cargos comissionados em 2008 e 2009 no governo.
Ex-servidora de Fundac e Ipern é sobrinha de deputado estadual.

Do G1 RN

Ocupante de cargos comissionados em órgãos do governo do Rio Grande do Norte, uma ex-servidora foi condenada pela Justiça Estadual por receber salário sem trabalhar. O juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, julgou procedente a ação que denunciava a mulher por improbidade administrativa. A ré trabalhou no Instituto de Previdência do RN (Ipern) e na Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) em 2008. Na mesma sentença, o magistrado julgou improcedente a ação em relação às outras duas servidoras, uma ex-presidente do Ipern e outra da Fundac.

A servidora foi condenada a devolver R$ 65 mil, mais atualizações, bem como ao pagamento de multa civil no valor de R$ 30 mil. O valor do ressarcimento deverá ser atualizado com juros e correção monetária.

De acordo com os autos, após ter sido nomeada para o cargo de coordenadora de investimentos do Ipern em 2008 e cedida à Fundac em 2009, a servidora não comparecia aos respectivos locais de trabalho para cumprir expediente e mesmo assim recebia a remuneração normalmente.

Segundo o Ministério Público, as presidentes do Ipern e da Fundac foram coniventes com a situação e tentaram encobrir as irregularidades. De acordo com o MP, as acusadas forjaram a cessão da servidora do Ipern para a Fundac com o objetivo de acobertar o caso. 

Na sentença, o juiz Airton Pinheiro ressaltou que a própria nomeação da servidora foi feita para um cargo que não tinha a menor relação com sua formação acadêmica (fonoaudióloga). O magistrado informa que o Ipern sequer havia um setor de investimentos onde a servidora pudesse exercer as funções da área de coordenadoria de investimentos que ocupava.

Sobrinha de um deputado estadual, a servidora, segundo o juiz, teve a nomeação norteada pelo apadrinhamento político. Para o magistrado o ato administrativo que nomeou a fonoaudióloga para o cargo de coordenador de investimentos aconteceu não por mérito, e sim pelo parentesco que tinha.

Quanto às presidentes do Ipern e da Fundac, Airton Pinheiro entendeu que o MP não conseguiu provar que as acusadas contribuiram para o enriquecimento indevido da coordenadora

.

Padrasto responde por posse ilegal de 



arma após mortes de menores no RN


Segundo polícia, adolescente de 14 anos matou irmão de 15 e suicidou-se. 
Caso aconteceu na sexta (18); balas deflagradas já foram encontradas.

Do G1 RN

Caso aconteceu no bairro Dom Jaime Câmara, na região conhecida como Pintos, em Mossoró (Foto: Marcelino Neto)Caso aconteceu em Mossoró (Foto: Marcelino Neto)
Dono da arma utilizada nas mortes dos irmãos Felipe e Mateus Soares de Azevedo, de 14 e 15 anos, o padrasto dos dois adolescentes será autuado pela posse ilegal do revólver calibre 38 encontrado na casa onde os jovens morreram. Segundo a polícia, Felipe usou a arma para atirar na cabeça do irmão e suicidar-se em seguida (também com um tiro na cabeça) na última sexta-feira (15) em uma das casas da família no bairro Costa e Silva, na região conhecida como Pintos.
A informação é do delegado Clayton Pinho, titular da Delegacia de Homicídios de Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, um desentendimento entre os dois adolescentes seria a causa das mortes. Durante a briga, Felipe sacou a arma e atirou em Mateus, que morreu na hora. Depois de matar o irmão mais velho, o adolescente atirou no ouvido e ainda foi socorrido ao hospital com vida. Ele não resistiu ao ferimento e morreu no sábado (16).
"O padrasto não será responsabilizado diretamente pela morte dos garotos, mas por manter a arma ilegalmente em casa e facilitar o acesso", explicou. Ainda de acordo com o delegado, as investigações do caso já estão adiantadas e o inquérito deve ser concluído em breve.

Pinho ainda aguarda o laudo que comprova que foi mesmo o adolescente de 14 anos quem atirou. No entanto, isso já é dado como certo. “Todos os estudos apontam para isso, estamos aguardando o laudo para ter tudo”, explicou. Além disso, as outras balas deflagradas foram encontradas. “Agora já temos as outras”, revelou.
Jovem de 14 anos foi socorrido pelo Samu para hospital em Mossoró (Foto: Marcelino Neto)Jovem de 14 anos foi socorrido pelo Samu para
hospital em Mossoró (Foto: Marcelino Neto)
Nesta segunda-feira (18) o corpo de Felipe Soares de Azevedo foi transferido de Mossoró para Natal, onde passará por necrópsia. O corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) da capital potiguar porque a unidade do órgão em Mossoró está sem médicos legistas que possam fechar as escalas de plantão nos finais de semana. A informação foi confirmada pelo subcoordenador regional do Itep, Valentim Marinho.

"O médico legista que estava aqui no sábado (16) encerrou o plantão às 14h. A escala de plantão deste mês está incompleta, tanto que o médico que saiu mais cedo já vinha de Natal. Como o adolescente morreu por volta das 14h30, não havia legista para realizar a necropsia. Por isso mandamos o corpo para o Itep em Natal", explicou Marinho.

Ainda de acordo com o subcoordenador, o corpo de Felipe Azevedo deve retornar para Mossoró após a perícia.

Vereador de Nova Cruz, RN, sai de casa 



para buscar genro e desaparece


Luís Prudêncio da Costa foi visto pela última vez na manhã desta segunda.
Carro do vereador foi achado às 17h em um município da Paraíba.

Do G1 RN

'Luís da Verdura' desapareceu na manhã desta segunda (18) em Nova Cruz (Foto: Divulgação/TRE-RN)Vereador desapareceu
em Nova Cruz
(Foto: Divulgação/TRE)
Um vereador da cidade de Nova Cruz, a pouco mais de 90 quilômetros de Natal, está desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (18). Luís da Costa Prudêncio (PMDB), conhecido como 'Luís da Verdura', foi visto pela última vez durante a manhã quando saiu de casa para buscar o genro na casa da sogra do filho dele. O sumiço foi notado pela família por volta das 11h.

A cunhada do vereador, Maria Auxiliadora da Costa, informou que o carro do parlamentar, um Fox prata, foi achado por volta das 17h no município de Jacaraú, na Paraíba, mas o vereador permanece desaparecido. De acordo com ela o celular de Luís Prudêncio estava dentro do veículo, porém a chave do carro não foi encontrada.

"A filha dele encontrou carro. A polícia está sabendo e foi procurar ele dentro do matagal", afirma Auxiliadora. O soldado Emanoel Dias, do 8º Batalhão da PM, conta que o vereador tinha problemas de depressão e estava tomando medicamento controlado.

A família pede que quem tiver informações sobre o paradeiro de Luís Prudêncio ligue para o telefone (84) 9441-6760
.

Homens armados tetaram assaltar a Casa Lotérica de Pedra Grande/RN.


Casa lotérica de Pedra Grande/RN
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande
Na tarde desta segunda-feira (18) por volta das 16: h, dois homens armados em uma moto, tentaram assaltar a casa lotérica “Grande Sorte” da cidade de Pedra Grande/RN.

Segundo informações enviadas ao Blog Folha de Pedra Grande, não deu tempo suficiente para os elementos concluir o assalto, pois os transtornos causados prejudicou a ação dos bandidos que antes de pegar o dinheiro fugiram rapidamente.  

Após sair da cadeia, homem engana evangélico que o “converteu” e rouba carro

Carlos Alberto disse que precisava de ajuda e foi levado para a casa da vítima.

Foto: Divulgação//Portal BO

















Um homem que estava preso no Centro de Detenção Provisória de Apodi surpreendeu um grupo evangélico que fazia trabalho social na unidade. Carlos Alberto Ferraz Vasconcelos, de 43 anos, natural de Lavras/MG, começou a participar das ações da igreja do Evangelho Quadrangular e se disse convertido, ainda na cadeia. No entanto, após ganhar liberdade, ele roubou um dos fieis que o ajudou.
Carlos Alberto deixou a prisão na terça-feira da semana passada, dia 12. Ele então procurou um dos evangélicos que conhecia e pediu uma dormida e alimentação, alegando que, por ser de Minas Gerais, não tinha amigos e parentes em Apodi.
O fiel levou o ex-presidiário para dormir em sua residência. Carlos Alberto se aproveitou e roubou o carro da vítima, um Corsa, ano 2001. A Polícia Militar e a Polícia Civil já foram informadas da ocorrência e estão mobilizadas para localizar o mineiro. O veículo roubado, porém, já foi encontrado.
Populares relataram ainda que Carlos Alberto tinha sido visto bebendo e passeando pelos bares da cidade. O ex-presidiário chegou a se passar por hospede de um hotel da cidade e roubou vários pertences de outros hóspedes, como um notebook, perfumes, roupas e dinheiro.

Irmãos são presos por tráfico de drogas e tentam subornar policiais

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas prenderam, neste domingo (17), dois irmãos suspeitos de tráfico de drogas. A prisão aconteceu na avenida Senador Salgado Filho, no bairro de Lagoa Nova, após a equipe de Rocam realizar uma abordagem a dupla que trafegava em uma motocicleta.

De acordo com o soldado Wandemberg, os dois jovens se mostraram bastante nervosos com a presença da polícia e quando o veículo foi vistoriado, foi encontrado um pacote contendo maconha prensada, pesando aproximadamente 800 gramas.

Diante do flagrante, os suspeitos tentaram explicar a origem do material, mas depois ofereceram R$ 900 aos policiais, caso a equipe liberasse os dois. Diante disso, os PMs deram voz de prisão aos dois irmãos também por tentativa de suborno.

Os suspeitos foram identificados como Ranin Helson Bezerra da Silva e Raniere Bezerra da Silva. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul e autuados.

Quatro são detidos suspeitos da morte de cabeleireiro na zona Norte

Fotos: Cedidas

Três adolescentes e um maior de idade foram detidos, nesta segunda-feira (18), suspeitos de terem matado o cabeleireiro Lindomar Freire Oliveira, de 46 anos. Ele foi encontrado morto dentro de casa, no Soledade II, no último sábado (16), com várias marcas de facadas. Uma equipe do 12º Distrito Policial conseguiu chegar até os suspeitos.

O chefe de investigação daquela unidade, o policial Carlos Neves, informou para o Portal BO que logo que tomou conhecimento do crime reuniu sua equipe e passou a colher detalhes sobre os possíveis assassinos.

“Fomos ouvindo várias pessoas, até que chegamos aos quatro suspeitos, que estavam no bairro Nordeste, quando os detivemos, nesta segunda-feira”, relata. Os jovens, de acordo com Carlos Neves, confessaram participação no crime, mas a versão contada por eles ainda não está totalmente clara.
Lindomar era bastante conhecido na região

“Eles disseram que foram até a casa da vítima para transar com ela. Lá, iniciou-se uma briga, porque, segundo um dos suspeitos, o cabeleireiro teria se negado a fazer sexo. Durante a confusão, um dos jovens pegou a faca e desferiu golpes no abdômen de Lindomar”, explicou o policial Carlos Neves.

Ainda de acordo com o chefe de investigação do 12º DP, o cabeleireiro teria reagido, durante a briga e chegou a cortar a mão de um dos suspeitos. “Eles teriam matado Lindomar e levado alguns objetos apenas para disfarçar. Por isso, vamos investigar melhor para saber se essa versão contada por eles é verdadeira”, completa. O jovem de 18 anos preso foi identificado como Leonardo da Sila Dias, de 18 anos.

Fonte: Portal BO

Após colisão, polícia encontra cerca de 30 kg de maconha na mala de carro

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Um acidente de trânsito no bairro do Alecrim fez a polícia apreender aproximadamente 30 quilos de maconha, na tarde desta segunda-feira (18), no cruzamento da rua Presidente Gonçalves com avenida 4. Dois carros, de acordo com testemunhas, teriam se envolvido no acidente e o Gol, de placas MXT-65-48, batido no muro de uma lanchonete.

O outro veículo, possivelmente um Siena, de placas KHZ-3004, não foi encontrado no local, embora tenha sido visto por várias testemunhas, que relataram que o ocupante do Siena estaria perseguindo um casal que estava no Gol.

Quando os policiais militares e civis foram revistar o Gol batido, encontraram aproximadamente 30 quilos de maconha na mala do veículo. O casal visto por populares, no entanto, já tinha fugido do local.

De acordo com o delegado Natanion de Freitas, do 3º Distrito Policial, no Alecrim, diante da placa que foi repassada do Siena, os policiais fizeram um consulta e descobriram que ela é fria, tendo em vista que bateu com um veículo modelo Tracker.