Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Deu no Face
TRE afasta Rosalba do Governo e determina posse de Robinson Faria




TRE afasta Rosalba do Governo e determina posse de Robinson Faria

Por interino

Histórico. Na tarde desta quinta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral surpreendeu o Rio Grande do Norte e confirmou o afastamento de Rosalba Ciarlini do Governo do Estado, e ainda determinou a posse imediata de Robinson Faria, até então o vice, para o comando.

A decisão pelo afastamento se deu pelas irregularidades praticadas durante a campanha eleitoral da cidade de Mossoró, e liga diretamente a então Governadora ao uso da máquina pública para benefício da campanha de Cláudia Regina, cassada por várias vezes da Prefeitura local, e afastada recentemente.

A votação, ainda que em andamento, não permite possibilidade de uma virada.

PM prende dupla com crack em Baía Formosa

João Maria  e Luiz Eduardo de Caiçara do Norte/RN

Policiais receberam denúncia anônima e fizeram o flagrante

Fotos: Divulgação/Portal BO


João Maria e Luiz Eduardo
Dois homens foram presos, nesta segunda-feira (9), em Baía Formosa, após serem flagrados com crack. João Maria de Oliveira, de 28 anos, e Luiz Eduardo da Silva Maciel, de 19 anos, são de Caiçara do Norte e tinha ido até Baía Formosa para vender drogas, de acordo com a polícia.
Os policiais receberam denúncia anônima e montaram uma campana para prender os suspeitos. A dupla foi vista nas proximidades da Igreja São Pedro, no Centro de Baía Formosa. A polícia fez abordagem e encontrou com eles 122 pedras de crack e mais 45 gramas da mesma substância.
Ainda com os suspeitos, a polícia apreendeu vários sacos para embalagem da droga, lâminas de aço, uma balança de precisão e dinheiro. Participaram desta ocorrência o sargento Crisanto e os soldados Josuel e Marcos. O suspeito João Maria já cumpriu cinco anos de prisão por tráfico de drogas.

Preso acusado de duplo homicídio em Santo Antônio

O acusado do duplo homicídio cometido na manhã desta segunda-feira (09), próximo ao Curral do Gado, no bairro Bela Vista, foi preso durante uma ação conjunta entre as polícias civil e militar de Santo Antônio. Daniel Cosme da Silva, mais conhecido por 'Léo de Lara', de 21 anos, confessou ter assassinado as vítimas identificadas como Francisco Machado da Rocha - 'Boi de Barro' e Pedro Soares de Lima, o pedrinho. 
A prisão de Léo de Lara aconteceu em sua residência, que fica próximo ao local do assassinato, após a polícia ter recebido informações de testemunhas que viram o acusado no momento em que ocorreu o crime. De posse das informações, o policial civil Wellington; e os PMs soldados Absalão e Radierick; e os cabos Sena e Ilísio iniciaram os trabalhos de investigação e conseguiram prender Léo de Lara na sua própria casa. 

O homicida foi levado para a delegacia de polícia onde confessou ter praticado o crime. Em seu depoimento à polícia, ele disse ter usado uma marreta de ferro para matar as vítimas e não uma faca peixeira como se suspeitava a princípio. 

No local, os peritos do Instituto-Técnico Científico de Polícia - ITEP confirmaram que o instrumento utilizado no crime foi mesmo uma marreta, inclusive já foi apreendida e está sob a posse da polícia civil. 

Léo de Lara já tinha passagem pela polícia e há dois anos foi vítima de 18 (dezoito) golpes de faca. Ele se encontra preso na delegacia de polícia da cidade.


Cunhado do médico Salomão Gurgel foi executado a tiros em Janduis/RN

Executaram na tarde deste domingo, 08/12, em Janduís/RN, o fazendeiro Marcelo Saldanha, irmão de Nailka Saldanha, candidata a prefeita na campanha passada pelo PT. Marcelo foi surpreendido pelos atiradores no Bar do Vércio. Tentou correr, mas foi alcançado e executado com tiros de espingarda calibre 12 na cabeça em um beco próximo ao bar. 
Zé de Neura, que mora perto, abriu o portão para ver o que estava acontecendo e foi baleado, mas não corre risco de morte. Depois da execução, um homem de jaqueta preta foi visto correndo na direção de um veículo que o esperava próximo ao local.

Fonte: Passando na Hora

Sindicatos de várias categorias preparam greve gigantesca no Rio Grande do Norte

Se o descumprimento continuar, órgãos da Saúde, Educação, Segurança e Administração Indireta podem parar em conjunto
 
Sindicatos preparam uma paralisação sem precendentes devido à falta de “palavra” do governo. 
Foto: Arquivo

Por Fernanda Souza jornal de Hoje
fernandsouzajh@gmail.com

O Rio Grande do Norte poderá começar o ano com uma greve conjunta e de categorias que já entraram em greve geral neste ano de 2013. Nesta segunda-feira (9), as coordenações gerais do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte/RN), Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN) e Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai) estiveram reunidos no auditório do Sindsaúde, no centro da cidade, para apresentar a lista dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado – para que fossem encerrados os movimentos paredistas -, mas que não foram cumpridos.

De acordo com a coordenadora geral do Sindsaúde, Simone Dutra, que já deflagrou uma nova greve da categoria para esta próxima terça-feira (10), o Governo só cumpriu três dos cinco pontos de pauta pleiteados. “Nós fizemos 34 dias de greve e começamos com 19 pontos, mas para negociarmos o fim da greve baixamos para cinco. O Governo atendeu três pontos, mas de maneira parcial. O acordo assinado incluiu a atualização da tabela salarial com pagamento para março, abril e maio, mas a promessa agora que o pagamento do mês de maio, que são os servidores de nível superior, só seja feito em agosto e setembro. Outro ponto acordado é o pagamento dos 22% das gratificações aos aposentados, mas não há garantias. E também não foi enviada o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa com os pontos negociados para o fim da greve”, destacou.

Ainda segundo Simone Dutra, o Governo tirou vantagens pessoais de servidores com nível superior, o que representou perdas no contracheque de até R$ 1 mil. A sindicalista também disse que houve a suspensão de gratificações de servidores dos hospitais municipalizados de Santa Cruz e São Miguel. Outra denúncia é de que o Governo está promovendo uma desestruturação da saúde pública.

“Foi prometida a chamada de aprovados do último concurso, que vence em março, mas o que está acontecendo é a redução da quantidade de pessoas por setor e a redução de horas extras, o que gera uma sobrecarga grande.

O próprio Tribunal de Contas já apontou um déficit de mais de dois mil servidores. No Deoclécio, por exemplo, tem técnico de enfermagem que fica com até 18 pacientes cirurgiados num plantão de 12 horas. No Walfredo, este número chega a 20. Um terço da soma das cargas horárias é de plantões extras e desde junho não recebemos 1/3 de férias. Estamos piores do que antes da greve. Queremos transformar em lei o que foi negociado”.

EDUCAÇÃO

Os servidores da Educação do Estado também deverão ser os próximos a iniciar, novamente, um movimento paredista. Segundo Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte/RN, na tarde desta terça-feira (10), será realizada uma assembleia que oficializará a greve da categoria para o dia 22 de janeiro, início do ano letivo estadual de 2014. “Com o descumprimento do acordo em 99% não há como não deflagrarmos uma greve. O Governo assume a atitude de embromação”.

Entre os pontos descumpridos estão o não pagamento da letra, que representa 5% para a categoria, o não envio do Projeto de Lei que trata do Porte das Escolas, da gratificação dos diretores e que modifica a mudança de nível para os professores. Também segundo Fátima Cardoso não foi feita a comissão de revisão do Plano de Carreira, não foi atendido o Plano de Carreira dos Funcionários e não houve a convocação de concursados. “Só foram chamados 116 no mês de agosto, que é um número insuficiente. O Governo também não está equipando as escolas e só cumpriu parcialmente o pagamento de 1/3 da hora atividade. O Governo faz manobras, faz acordos e empurra para as secretarias. Mas não temos como iniciar o ano letivo com um governo que rasga acordos”.

Já Santino Arruda, coordenador do Sinai/RN, classifica a gestão estadual como a grande responsável pelo desmantelamento dos serviços públicos. “Estamos terminando o terceiro ano do Governo Rosalba sem perspectiva para os serviços públicos na área de atuação do Sinai e em situação caótica.

A Fundac, por exemplo, sobrevive com muita precariedade e já está na quarta direção em apenas três anos. Nos escritórios regionais da Emater não há gasolina e muitas vezes os servidores recorrem às Prefeituras, que nem sempre podem atender. O Detran, que tem recursos, também não funciona e deve uma conta aos servidores antigos e novos. Houve uma greve de 53 dias este ano e sem nenhuma resposta. O Governo não tem compromisso com o serviço público. O que parece é que o estado brasileiro, em seus três níveis federal, estadual e municipal, estão esperando um milagre através da Copa”.

Santino também reforça que dos oito encontros realizados entre o Sinai e o Governo do Estado não houve nenhum acordo formal. “Nos reunimos para tratar da reposição de perdas salariais do Governo Rosado, mas não tivemos nenhum avanço e garantias. Na próxima sexta-feira (13) iremos apresentar a agenda de 2014 toda focada na luta pela garantia dos direitos perdidos nos últimos três anos e de novas conquistas. Tivemos perdas entre 28% e 30%. Ano que vem se o Governo mantiver esta postura, os serviços públicos do RN vão fechar”.

SEGURANÇA

Djair Oliveira, presidente do Sinpol/RN, já anunciou uma assembleia da categoria para o próximo dia 18 de dezembro, com a possibilidade de indicativo de greve para o início de 2014. “O Sinpol se faz presente junto aos outros sindicatos por causa do descumprimento do acordo feito com o Governo. Fizemos uma greve de 60 dias e decidimos suspender o movimento após a promessa de chamar 20 concursados por mês, retirar os presos das delegacias, contratação de terceirizados de limpeza e não houve avanço na parte salarial. Também não foi cumprido os pontos do Estatuto do Itep”.

Ainda de acordo com a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta, também no próximo dia 18 de dezembro, será apresentado à população o programa Polícia Legal, uma cartilha organizada pelo Sindicato e pela Associação de Escrivães, que visa regular a atividade da categoria dentro de normas de segurança e legalidade. “Existe a prática de dar um jeitinho e resolver as coisas. Tem casos de policiais que usam os próprios veículos e computadores para trabalhar. Já tivemos perda de profissionais por falta de coletes e não vamos mais nos arriscar como sair em viaturas sem condições de uso. Este programa busca valorizar a categoria e trabalhar dentro da legalidade”.

DESABAFO DE UM POLICIAL CIVIL DA DP DE MACAÍBA QUE SOFRE COM A FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO




HOJE MAIS UMA VEZ...

FICOU CLARA E GRITANTE A DESESTRUTURA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO RN, EM UMA OCORRÊNCIA, ONDE CINCO BANDIDOS FUGIAM EM UM VEÍCULO ROUBADO, SENDO SEGUIDO POR UMA VIATURA DA PM, COM APENAS UM POLICIAL, NA VERDADE, UM, BRAVO GUERREIRO, EMBORA EM UMA ATITUDE TRESLOUCADA, CONSEGUIU AFUGENTAR OS BANDIDOS, QUE SE EMBRENHARAM EM UMA MATA DA ZONA RURAL DE MACAÍBA  APÓS O VEÍCULO INCENDIAR.

A EQUIPE DA DELEGACIA DE MACAÍBA  JUNTAMENTE COM UMA VIATURA DA PM, COM UM CAPITÃO E UM SOLDADO, TENTARAM, EM VÃO, DILIGENCIAR PARA CAPTURAR OS FORAGIDOS, POIS SEM COMUNICAÇÃO, FICA DIFÍCIL, HAJA VISTA QUE AS VIATURAS NÃO DISPÕEM DE RÁDIO, NEM HT,  CELULARES NÃO FUNCIONAM POR FALTA DE SINAL, HELICÓPTERO NEM PENSAR, ABORTAMOS A OPERAÇÃO, POIS, CONTÁVAMOS COM POUCO COMBUSTÍVEL, ISSO É SIMPLESMENTE ABSURDO E EU TENHO NOJO DOS NOSSOS DESGOVERNANTES E GESTORES.

Texto: Facebook

Polícia Milita apreende carga de cigarros contrabandeados e mais 18 pessoas em Macau/RN.


Operação policial em Macau
Carga de cigarros apreendida
Numa operação desenvolvida pelo Grupo Tático de Operações-GTO e Polícia Militar do 5º Batalhão, foi feita a maior apreensão de produtos contrabandeados da história de Macau e região neste final de semana.
Uma carga contrabandeada de cigarros que estava sendo transportada em um barco vindo do Suriname foi apreendido na comunidade de Soledade, em Macau. Durante a operação, foram detidas 18 pessoas e a polícia ainda apreendeu um automóvel Fiat, um Saveiro e uma Carreta com placas de Simões Filho-Bahia.
Assis Silva

GOVERNO FEDERAL AJUDA PREFEITURAS PARA PAGAR O 13º


Confiram os valores da ajuda financeira que o governo federal repassou para as contas das prefeituras para ajudar no pagamento do décimo terceiro salário. Alguns municípios da região do Mato Grande no dia 10.12.2013.




Nome Valor R$ Data

SÃO BENTO DO NORTE-RN 230.831,86 C 10.10.2013

CAIÇARA DO NORTE-RN 230.831,86 C 10.10.2013

PEDRA GRANDE-RN 230.831,86 C 10.10.2013

PARAZINHO-RN 230.831,86 C 10.10.2013

GALINHOS-RN 230.831,86 C 10.10.2013

JOÃO CÂMARA-RN 615.551,55 C 10.10.2013

JANDAÍRA-RN 230.831,86 C 10.10.2013

FONTE: DEMONSTRATIVO DE DISTRIBUIÇÃO DE ARRECADAÇÃO
BANCO DO BRASIL S/A

Idoso é morto por mulher com golpe de 



faca em Mossoró, RN


Cristalino Benedito da Silva, de 63 anos, morreu com um ferimento no peito.
Mulher supostamente sofre de problemas psiquiátricos, segundo a polícia.

Do G1 RN
Crime aconteceu na casa dos idosos, que fica no bairro Santo Antônio, em Mossoró (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)Crime aconteceu na casa dos idosos, no bairro
Barrocas (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Uma idosa matou o marido de 63 anos com uma facada na tarde deste domingo (9) emMossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.  A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.

A suspeita, que supostamente sofre de problemas psquiátricos, precisou de cuidados médicos após ter sido levada para a delegacia de plantão da cidade. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

Ferido com uma cutilada de faca no peito, o idoso Cristalino Benedito da Silva foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O idoso foi esfaqueado pela mulher na própria casa na rua Nilo Peçanha, no bairro Barrocas.

Abraço simbólico reúne militares em torno da Arena das Dunas

Movimento foi realizado como forma de protesto em prol da Lei de Promoção de Praças.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Divulgação / ACS-PM
Na tarde desta segunda-feira (9), centenas de militares se reuniram no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte e promoveram um abraço simbólico ao prédio da Governadoria, bem como ao estádio Arena das Dunas. O ato faz parte do movimento que vem sendo realizado por policiais e bombeiros em prol da Lei de Promoção de Praças.
 

 
O projeto encontra-se parado nas secretarias do Governo do Estado e as categorias cobram andamento do processo, para que a Lei de Promoção seja colocada em votação na Assembleia Legislativa. O projeto tem como objetivo corrigir uma injustiça histórica que faz com que, por exemplo, soldados passem 30 anos na PM ou no Corpo de Bombeiros e se aposentem sem nenhum tipo de promoção.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, soldado Roberto Campos, destaca que o ato desta segunda-feira (9) mostrou mais uma vez a união da categoria. “Ficamos felizes em que ver que a adesão ao movimento cresceu. Inclusive, recebemos caravanas do interior do Estado, com companheiros vindos de Mossoró, por exemplo”.
Apesar disso, Roberto Campos ressalta que ainda é preciso muito mais para pressionar o Governo do RN. O presidente da ACS-PM lembra que, desde o dia 3 deste mês de dezembro, os militares estão acampados em frente ao prédio da Governadoria e, mesmo assim, a governadora Rosalba não apresentou nenhum posicionamento novo sobre o andamento do projeto.
Também na semana passada, os militares deflagraram o movimento Segurança com Segurança, orientando todos os policiais e bombeiros a seguirem questões técnicas de segurança para o trabalho policial, conforme consta na legislação. Com isso, dezenas de viaturas que apresentam problemas, como pneus carecas, documentação atrasada ou outros problemas mecânicos estão sendo encostadas nos batalhões.

 
“Desde que o Segurança com Segurança foi deflagrado, a adesão da categoria só aumenta, até porque nós estamos com assessoria jurídica orientando de perto que tudo que fazemos é dentro da legalidade e, mesmo diante de pressões superiores, devemos seguir cumprindo o Segurança com Segurança”, afirma Roberto Campos.
Após o abraço simbólico ao prédio da Governadoria e à Arena das Dunas, os militares vão continuar acampados no Centro Administrativo, até que o Governo envie o projeto para a Assembleia Legislativa. O movimento desta segunda-feira, além dos próprios policiais e bombeiros, contou com a presença de familiares e integrantes da sociedade civil.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM
 

Dois jovens são baleados durante atentado no bairro das Quintas

Um rapaz e uma adolescente de 16 anos ficaram feridos, na noite desta segunda-feira.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um atentado no bairro das Quintas, na rua 25 de Março, por volta das 21h30 desta segunda-feira (9), deixou dois feridos. Um grupo de cinco pessoas estava na calçada de uma casa, quando uma motocicleta tipo Traxx, com dois ocupantes, aproximou-se e o que estava na garupa atirou várias vezes com revólver calibre 38.
Os tiros atingiram um jovem no braço e uma adolescente de 16 anos na coxa. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Informações repassadas pelos paramédicos dão conta que a bala ficou alojada na perna da adolescente. Mesmo assim, as duas vítimas passam bem.
De acordo com uma testemunha, que pediu para não ser identificada, os criminosos chegaram a tirar os capacetes que usavam, quando se aproximaram do grupo. Eles pararam a moto e o que estava na garupa atirou três vezes. Em, seguida, eles arrancaram com a moto e o suspeito continuou atirando para trás, sem mirar em ninguém.

Ex-PM sofre atentado e morre vítima de disparos de arma de fogo

Rafael de Souza foi baleado nas Rocas, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
O ex-policial militar Rafael de Souza, de 37 anos, morreu vítima de um atentado, na noite desta segunda-feira (9), no bairro das Rocas. Ele estava em uma motocicleta quando foi surpreendido por homens armados que se aproximaram em um carro cinza e atiraram mais de dez vezes com pistolas.
 

 
Rafael foi atingido e caiu da motocicleta. Em seguida, os bandidos fugiram. Populares prestaram socorro ao ex-policial e o levaram para o hospital. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ao dar entrada na unidade médica.
O ex-PM Rafael de Souza tinha sido excluído da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, após ter respondido a procedimentos administrativos. Ele já tinha sido preso e respondia a processos judiciais por envolvimento em crimes, inclusive, homicídio, bem como já tinha respondido pela Lei Maria da Penha.
O atentado contra Rafael foi registrado na rua Jordanez. No local, o capacete usado pela vítima tinha uma marca de tiro. A polícia também encontrou várias capsulas de munição calibre 380.