Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TSE concede a volta de Marcão ao cargo de prefeito de Pedra Grande/RN.



O prefeito afastado, Marcos Luiz Pereira (Marcão), do PMDB, do município de Pedra Grande/RN, conseguiu, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma liminar que deu direito a sua volta ao cargo.

Neste momento, a cidade que estava paralisada, voltou a brilhar. Milhares de pessoas estão felizes, onde através de fogos e buzinadas nos carros, demonstram a felicidade pela volta do gestor que mudou Pedra Grande pra melhor.

Com a liminar o prefeito Marcão e a vice-prefeita Silvana, do DEM, irão aguardar julgamento final, no TSE, no exercício do mandato.·.

Dupla é presa com maconha ao sair de presídio na zona Norte

Suspeito foram flagrado por policiais do 4º Batalhão da PM.

Fotos: Daniel Morais / Portal BO
Dois jovens foram presos com droga, na manhã desta quinta-feira (19), na avenida Itapetinga, na zona Norte de Natal. A viatura 422 do 4º Batalhão, comandada pelo cabo Pinheiro, deparou-se com um veículo Astra, de placas MXX-8037, que saia do estacionamento na frente do Presidio Provisório Raimundo Nonato Fernandes.
 

 
Dentro do carro estavam os dois jovens, identificados posteriormente como Jefferson Marinho da Silva, de 22 anos, e Rafael Silva Gonçalves, de 20 anos, que ao avistarem a viatura do cabo Pinheiro cruzaram o sinal vermelho na estraba da Redinha.
Os policias então abordaram os dois jovens na altura do Complexo Cultural da Zona Norte e fizeram uma vistoria no veículo. Com eles, foram encontrados cinco celulares e uma grande quantidade de maconha. Os jovens já cumpriam pena por tráfico de drogas.

A polícia suspeita que a droga e os celulares seriam levados para dentro da unidade prisional, no período da noite, quando Jefferson e o Rafael se recolhiam para dormir no Presídio Provisório Raimundo Nonato.


Presos se rebelam em CDP de Ceará-Mirim e agente penitenciário fica ferido

Durante confusão, agente efetuou tiro de contenção e estilhaços atingiram ele mesmo.

Por Sérgio Costa
Presos do Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim fizeram uma rebelião e destruíram boa parte do prédio, na tarde desta quinta-feira (19). Durante a confusão, um agente penitenciário efetuou um disparo de contenção, o tiro resvalou na parede e atingiu a própria perna do agente.
Ele mesmo conversou por telefone com a reportagem do Portal BO e declarou que passa bem. A rebelião dos presos praticamente destruiu alguns setores do CDP, chegando colocar fogo em colchões e quebrarem grades e, com isso, o Batalhão de Choque, bem como o Grupo de Operações Especiais dos agentes penitenciários tiveram que ser acionados.
Com a chegada deles ao local, a rebelião foi controlada. De acordo com o tenente-coronel Josemar de Lima, do 11º Batalhão da Polícia Militar, como a estrutura de segurança do prédio ficou comprometida, entre 45 e 50 presos serão transferidos para o presídio de Alcaçuz ainda na noite desta quinta-feira.
 

TJRN passa a emitir certidões de antecedentes criminais pela Internet


O cidadão que necessita obter uma certidão negativa de antecedentes criminais ganhou agora uma ferramenta ágil e prática. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte passou a oferecer em seu site a emissão do documento, de forma gratuita. Se antes o usuário necessitava se dirigir a um cartório ou a um fórum para obter a certidão e esperava um prazo para resposta, agora ele pode conseguir o documento na comodidade de sua casa ou onde estiver, recebendo-o instantaneamente.
Kleber Fernandes, diretor do Departamento de Projetos e Sistemas, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJRN, aponta as vantagens da nova ferramenta. “Praticidade, celeridade e comodidade ao usuário, além de agilizar o trabalho interno no Tribunal reduzindo demandas. “É um serviço extremamente importante para o cidadão. Com as facilidades da tecnologia de hoje, nada mais justo que o usuário possa emitir sua certidão por meio da internet, no site do Tribunal”.
A expectativa da Setic agora é que dentro de um mês também seja disponibilizada a emissão de certidões na área cível.
Após fornecer suas informações pessoais ao sistema, o usuário tem a opção de imprimir a certidão, realizar o seu download ou de recebê-la em seu endereço de e-mail. O documento é devidamente autenticado e sua validade pode ser conferida posteriormente.
O serviço está disponível dentro do Portal do SAJ (visualizado na página principal do TJRN), na aba Certidões – Cadastro de Pedido de Certidões ou no link http://esaj.tjrn.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000.

Santo Antônio: 

acusado de matar advogada irá a júri popular

Em sua decisão, o magistrado considerou o laudo de exame necroscópico, bem como os depoimentos das testemunhas do fato, que convalidam os argumentos da acusação.
O juiz Ederson Batista de Morais também manteve a prisão preventiva do réu, considerando informações de que o PM chegou a ameaçar de morte um dos policiais responsáveis por sua prisão, o que revela a necessidade de garantia da ordem pública, face à possibilidade de que ele volte a delinqüir. Também foi considerada a conveniência da instrução criminal, na medida em que o procedimento adotado pelo réu, mesmo diante de policiais armados, demonstra que ele pode chegar a ameaçar as testemunhas do caso.
(Processo nº 0100121-57.2013.8.20.0128)
Veículo menor ficou com a frente toda destruída
Veículo de cargo chegou a capotar

Um acidente grave tipo colisão,  foi registrado na BR-304, por volta do km 70, entre o Posto Zé da Volta e a Escola Municipal Evilásio Leitão nesta terça-feira(17). Uma mulher, por nome de Silvana Gomes da Silva, 31 anos, colidiu um veículo palio com um caminhão. O motorista do veículo de carga é identificado pelo nome de Ibraildon José Araújo e tem 69 anos.
A motorista do palio ficou gravemente ferida e o carro foi bastante danificado, prendendo a motorista no banco de motorista. Os bombeiros tiveram dificuldade de retirá-la do veículo, tendo que tentar desamassar o carro.
Os agentes da Samu a colocaram com aparelhos respiratórios e encaminharam para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde deve passar por processos cirúrgicos emergenciais. 
De Fato 

'Tenho medo de ir trabalhar', diz PM pai 



de jovem morta em chacina no RN


Ruty Lúcia Azevedo, de 19 anos, foi morta com outras três pessoas.
Crime aconteceu na manhã do domingo (15), em Lagoa de Pedras.

Arthur BarbalhoDo G1 RN

Corpos das vítimas foram encontrados dentro de um carro na entrada do município de Lagoa de Pedras, no RN (Foto: José Aldenir)Ruty Lúcia Silva de Azevedo, de 19 anos, foi uma das vítimas da chacina (Foto: Reprodução/Facebook)Ruty Lúcia Silva de Azevedo, de 19 anos,
foi uma das vítimas da chacina
(Foto: Reprodução/Facebook)
"Hoje eu não me sinto em condições de trabalhar. Até pouco tempo eu tinha minha filha viva e agora não tenho. Tenho medo de ir trabalhar". A declaração é do cabo da Polícia Militar José Marcos de Azevedo, pai de Ruty Lúcia Silva de Azevedo, de 19 anos, uma das quatro vítimas da chacina ocorrida neste último domingo (15) no município de Lagoa de Pedras, a pouco mais de 50 quilômetros da capital potiguar. As outras pessoas mortas foram Iara do Nascimento Silva, de 17 anos, Patrício Penha de Souza, de 33, e Daniel Mendonça, 23.
Na manhã desta quarta-feira (18), em entrevista exclusiva ao G1, José Marcos falou que estava preocupado com o comportamento recente da filha. "Ela era uma menina boa, estava frequentando a escola e morava com a mãe, mas de um tempo pra cá ela estava mudando, sempre enfrentando tanto a mim quanto a mãe. Como ela sabia pilotar motos, ia para qualquer lugar", contou. 
Separado da mãe de Iara, o soldado disse que falou pela última vez com a filha no dia 11 de dezembro, em uma festa no município de Boa Saúde, onde trabalha. "Estava com grupo de amigas. Conversamos e ela disse que estava bem, que estava tudo tranquilo em casa", disse o pai.
Ainda de acordo com José Marcos, mesmo sendo policial está sendo difícil acompanhar as investigações. O cabo revelou que está com medo de ir trabalhar. "É complicado porque é minha filha. É triste para um pai ter de enterrar a filha. Estou com medo de ir trabalhar, pois é complicado imaginar que minha profissão possa ter alguma relação com essa tragédia", afirmou.
Segundo a Polícia Militar, a chacina em Lagoa de Pedras aconteceu por volta das 5h do domingo (15) e os policiais foram acionados meia hora depois. Os corpos estavam dentro de um Pálio de placas MZG-4609, de Recife, capital dePernambuco. A PM realizou diligências no local, mas não encontrou os suspeitos.
 Iara do Nascimento Silva, de 17 anos, também foi morta na chacina de Lagoa de Pedras, no RN  (Foto: Reprodução/Facebook)Iara do Nascimento Silva, de 17 anos, também
foi morta na chacina (Foto: Reprodução/Facebook)
'Minha filha morreu de graça'
Ainda na manhã desta quarta, a mãe da adolescente Iara do Nascimento Silva, de 17 anos, também falou com exclusividade ao G1. Ivaneilde Nascimento disse não ter ideia do que possa ter motivado a morte da filha e das outras pessoas que estavam com ela, mas acredita que a filha estava no lugar errado na hora errada. "Minha filha morreu de graça. Ela não era o alvo daqueles tiros", desabafou.
Ivaneilde disse ainda que a filha era uma menina tranquila e saía pouco de casa. "Maldita hora que eu deixei ela sair de casa para ir a essa festa", lamentou, acrescentando acreditar que a filha apenas pegou uma carona com os rapazes para voltar para casa. "Ela foi para a festa com a amiga e eu acredito que os rapazes tenham oferecido carona de volta pra casa e ela aceitou. Ela estava no lugar errado na hora errada", disse a mãe.
Investigação
O delegado Everaldo Fonseca, responsável pela investigação, ouviu testemunhas que estavam na festa e familiares das vítimas nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), mas ainda não tem pistas sobre o que motivou os homicídios. Todos os mortos na chacina moravam em Lagoa Salgada, município que fica a cerca de 5 quilômetros de Lagoa de Pedras.
Os dois homens mortos na chacina tinham antecedentes criminais por envolvimento em assaltos e estavam desempregados, segundo Fonseca. "Os dois tinham passagem na polícia por envolvimento em assaltos, mas está muito cedo para afirmar que isso tem relação com o crime", diz. A adolescente e a jovem eram estudantes.

Filho da ex-governadora do RN e mais



10 são condenados por corrupção


Filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia está entre codenados.
Operação Hígia investigou desvios de recursos na saúde pública.

Do G1 RN

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou 11 pessoas e absolveu outras três no processo da Operação Higia, deflagrada em 2008 para combater um suposto esquema de desvio de verbas públicas para firmar e prorrogar contratos na área de limpeza hospitalar e locação de mão-de-obra. A sentença do juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Justiça Federal. Os condenados terão direito a recorrer em liberdade.
Entre os 11 condenados está Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma Maria de Faria, que estava a frente do Executivo Estadual na época em que a Polícia Federal realizou a Operação Hígia. OG1 tentou contato com o filho da ex-governadora, mas as ligações não foram atendidas.

Também foram condenados pela Justiça Federal os investigados Edmilson Pereira de Assis (empresário), Francinildo Rodrigues de Castro (servidor público), Francisco Alves de Sousa Filho (administrador de empresas), Herberth Florentino Gabriel (representante de empresa terceirizada), Jane Alves de Oliveira Miguel da Silva (empresária), João Henrique Lins Bahia Neto (ex-secretário-adjunto de Esporte), Luciano de Sousa (funcionário de empresa terceirizada), Mauro Bezerra da Silva (empresário), Ulisses Fernandes de Barros (funcionário de empresa terceirizada) e Rosa Maria D'Apresentação Caldas Simonetti (procuradora do Estado).

Além das penas de prisão, aos condenados também foram aplicados a obrigatoriedade do pagamento de multas. Foram absolvidos no processo Genarte Medeiros de Brito Júnior (servidor público), Marco Antônio França de Oliveira (empresário) e Maria Eleonora Lopes D'Albuquerque Castim (ex-coordenadora da Secretaria de Saúde).

Na sentença, o juiz Mario Jambo destaca que "a corrupção é um delito devastador em relação à credibilidade da Administração Pública. Além do dano moral, causa gigantesco prejuízo aos cofres públicos e é executado de forma dissimulada e silenciosa", diz.

O magistrado acrescenta que o delito gera violência indireta "porque faz o sangue respingar longe, geralmente nas filas dos hospitais públicos, abarrotados e sem estrutura, ou na supressão das possibilidades e esperanças de futuro para aqueles que buscam uma escola pública de qualidade”.
Advogado Anderson Miguel, o homem-bomba da operação Hígia, foi morto em 1º de junho de 2011, em Natal   (Foto: Jane Alves)Advogado Anderson Miguel, o homem-bomba da
Operação Hígia (Foto: Jane Alves)
Delator assassinado
O advogado Anderson Miguel da Silva, delator do esquema que culminou na Operação Hígia, foi assassinado no dia 1º de junho de 2011 dentro do seu próprio escritório, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. Um homem entrou na sala dele e disparou várias vezes. As imagens do suspeito, monitoradas por um circuito interno de câmeras, não foram gravadas pelo equipamento. Os tiros atingiram o pescoço, o tórax e os braços do advogado.
A polícia afirma que até hoje não tem pistas do assassino. Anderson Miguel ficou conhecido em todo o Rio Grande do Norte como o 'homem-bomba' da operação Hígia. Foi ele o responsável por delatar, em depoimentos prestados à Justiça Federal, um suposto esquema de corrupção dentro da Secretaria de Saúde no então governo Wilma de Faria.
Além dele e da ex-mulher, a empresária Jane Alves, mais 13 pessoas foram envolvidas. O esquema contou com a participação direta do próprio Anderson Miguel, que alegou ter pago propina durante os anos de 2005 e 2008 para que sua empresa, a A&G, conseguisse receber os atrasados e ainda renovasse os contratos firmados com a Secretaria de Saúde.

Crimes e penas

Edmilson Pereira De Assis – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. Pena total: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Francinildo Rodrigues de Castro – crime pelo qual foi condenado: corrupção ativa. Pena total: 3 anos e 1 mês, substituída por pena restrititiva de direito.

Francisco Alves de Sousa Filho - crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. Pena total: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Herbeth Florentino Gabriel – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, estelionato, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. Pena total: 14 anos a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Jane Alves de Oliveira Miguel da silva – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha e corrupção ativa. A ela foi aplicada a delação premiada. Pena total: 2 anos, 4 meses e 20 dias, convertida em restritiva de direito.

João Henrique Lins Bahia Neto – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência. Pena total: 12 anos, 5 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Lauro Maia  – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência. Pena total: 16 anos, 3 meses e 18 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Luciano De Sousa – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha e corrupção ativa. Pena total: 5 anos, 7 meses e 10 dias a ser cumprido inicialmente em regime semiaberto.

Mauro Bezerra Da Silva - crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. Pena total: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Rosa Maria D’Apresentação Caldas Simonetti – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha, corrupção passiva. Pena total: 8 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Ulisses Fernandes De Barros – crimes pelos quais foi condenado: corrupção passiva. Pena total: 2 anos, substituída por restritiva de direito.

Execução brutal na cidade de Barauna

Indivíduos armados de pistola invadiram uma residência durante a madrugada e executaram um jovem dentro de casa, na Rua dos Jucás no bairro do Campo Verde na cidade de Baraúna no Rio Grande do Norte. Os assassinos quebraram a porta da frente da residência e a do quarto onde o jovem dormia e efetuaram vários disparos de pistola. Flávio Dantas da Silva de 24 anos de idade foi alvejado na cabeça várias vezes e morreu no local. Segundo informações de familiares, tentaram matar Flavio no inicio da noite de terça feira, 17 de Dezembro. Ele foi alvejado na perna, mas conseguiu escapar. Ainda segundo informações o mesmo abandonou sua residência na Rua Amauri Ribeiro e foi dormir na casa de familiares. Segundo informações da policia, Flavio tinha participação em um crime de homicídio e envolvimento com trafico de droga na cidade. Depois de receber alta hospitalar, na noite de ontem, teria falado demais. O mesmo teria andado dizendo que os criminosos atiravam muito ruim. Por volta de 2 horas e 30 minutos da madrugada, os criminosos invadiram a residência onde Flavio dormia em companhia da família e o executaram, depois de quebrar as portas da frente e do quarto da residência. O corpo de Flavio Dantas da Silva, foi removido e periciado no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep de Mossoró.

Fonte: O camera