Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Adolescente é morto a tiros no Bom Pastor quando ia encontrar namorada

Mãe afirma que ele não tinha envolvimento com nada de errado.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO




















O adolescente Leonardo Maciel da Silva, de 17 anos, foi morto a tiros, no Bom Pastor, na noite desta segunda-feira, por volta das 23h30. Ele tinha saído de casa, em Nova Cidade, acompanhado de um amigo para se encontrar com a namorada, no Bom Pastor.
De acordo com o tenente Styvenson, do 9º Batalhão da Polícia Militar, Leoanardo foi seguido e cercado por um homem armado que atirou três vezes, atingido o ombro e tórax. Com isso, o jovem caiu morto em via pública.
Cleonice da Silva, mãe do adolescente, disse que ele não tinha envolvimento com drogas, nem com torcidas e também nunca havia sido detido. "Ele passou o dia me ajudando em casa, na reforma que estamos fazendo. Ficou o dia inteiro perto de mim, parecia que estava adivinhando".
O homicídio será investigado pelo 8º Distrito Policial, localizado no bairro da Cidade da Esperança.

Operação Verão sem data definida

Apesar de a governadora Rosalba Ciarlini ter garantido R$ 1,5 milhão para o pagamento das diárias operacionais, até agora não há indicativo de quando a Operação Verão Seguro, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), de fato deve ser lançada. Sem definição quanto à logística e estrutura,  órgãos como Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (Samu 192/RN), que normalmente agem de forma integrada à Sesed, resolveram antecipar suas ações e já começam a reforçar seus efetivos.
Vlademir AlexandreBombeiros vai deslocar 45 homens para atuar em quatro postos fixos, um deles em Ponta NegraBombeiros vai deslocar 45 homens para atuar em quatro postos fixos, um deles em Ponta Negra

A TRIBUNA DO NORTE já aborda a Operação Verão há mais de duas semanas, na busca por detalhes sobre o reforço policial a ser feito no período de férias. Nessa empreitada, sempre as respostas das autoridades são de que a ação estaria em fase de planejamento. Ontem, mais uma vez a reportagem tentou abordar o assunto com a Sesed, mas sem êxito. O secretário titular, Aldair da Rocha, não atendeu às ligações, nem as mensagens enviadas por celular.

Em entrevista à TN, publicada no domingo, 22, a chefe do Executivo Estadual confirmou que as diárias operacionais para a realização da Operação Verão estão asseguradas e que a mobilização deverá ser iniciada na próxima semana, sem dar maiores detalhes. A operação faz parte da força-tarefa da Sesed, principalmente, para o combate ao crime. O reforço policial será feito no litoral potiguar até fevereiro de 2014.

Ontem, por telefone, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, afirmou que o planejamento por parte da corporação já estava pronto, mas que não poderia revelar detalhes porque não se sabe como será a estruturação e logística da operação junto à Sesed, visto que são vários órgãos atuando juntos.

Além disso, o coronel destacou que há uma dívida aproximada de R$ 400 mil com diárias operacionais desde o período dos festejos juninos até aqui, o que dificulta a motivação aos homens que deverão reforçar as praias potiguares no período. “Precisamos ver como vamos motivar o pessoal a ir para a rua”, disse ele.

O Corpo de Bombeiros vai deflagrar, isoladamente, a Operação Verão Seguro, nesta quinta-feira, 26. A corporação vai mobilizar 45 homens em quatro postos fixos (praias da Redinha, do Meio, e de Ponta Negra, em Natal, e Búzios, no litoral sul). Em 2012, a Corporação colocou 77 guarda-vidas ao longo de sete postos, entre Camurupim e Jenipabu, além de praias, como Baía Formosa, Macau, Barra de Maxaranguape e Touros.

As quatro praias serão patrulhadas todos os dias. Serão cinco caminhonetes 4x4, uma em cada posto e mais uma para o chefe do serviço operacional da praia, que recebe as ocorrências. Além disso, dois mergulhadores estarão de sobreaviso para casos de afogamentos fatais. Haverá quatro quadriciclos (dois na Redinha e dois em Búzios) e dois botes infláveis. No caso de Mossoró, o serviço será mantido e haverá patrulhamento em Tibau. Já em Caicó, a vigilância em açudes e balneários será feita por empresas contratadas por organizadores de eventos nesses locais. Na região Metropolitana não haverá reforço.

RN tem nova fronteira do petróleo

A Petrobras voltou a se pronunciar sobre a primeira descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte, confirmada no último dia 18. Segundo a estatal, trata-se “da abertura de uma nova fronteira exploratória na região”.
Tribuna do Norte/DivulgaçãoImagem mostra a posição do poço em que foi confirmada a descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do NorteImagem mostra a posição do poço em que foi confirmada a descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte

A descoberta, segundo analistas, pode ser um alento para o setor petrolífero no RN, que assistiu ao fechamento de várias prestadoras de serviços da Petrobras e a demissão de centenas de terceirizados, em virtude da desaceleração da produção.

Segundo a estatal “o atual estágio do processo exploratório ainda não permite projeções sobre volumes”. O consórcio, comandando pela estatal, dará continuidade às operações para verificar a extensão da descoberta e conhecer melhor as características do reservatório, segundo informou, através da assessoria de comunicação. O tamanho da reserva será revelado só após o término da etapa de perfuração e avaliação do poço, que está prevista para o primeiro semestre de 2014.
Na área onde a Petrobras encontrou petróleo em águas profundas no RN, já foram realizados levantamentos sísmicos, estudos geológicos e a perfuração de dois poços. Um novo poço, segundo a estatal, ainda deverá ser perfurado no local.

Até o momento, a Petrobras já perfurou dez poços em águas profundas em Sergipe e  cinco pioneiros em águas profundas no Ceará, estado que integra a mesma bacia petrolífera que o RN. De acordo com a companhia, “todos os indícios de descoberta encontram-se em fase de avaliação”.

Impactos

Para especialistas potiguares, a descoberta levará de três a cinco anos para se refletir na produção do estado - tempo necessário para concluir a perfuração, finalizar os estudos e começar a operação comercial. O tempo já havia sido estimado pela própria Petrobras em entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE em 2012.

A coordenadora executiva do Núcleo de Petróleo  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolve pesquisas em parceria com a Petrobras, Teresa Nelma de Castro, acredita, no entanto, que o estado se beneficiará da descoberta já a partir de 2014, antes mesmo do início da produção.

A estatal, segundo ela, deve intensificar os investimentos e mobilizar mais pessoas para realizar os estudos e preparar a empresa para a fase de exploração.
Bicicleta da vítima
Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite desta segunda-feira(23) nas Quatro Bocas – BR 406, perímetro urbano de João Câmara, envolvendo um funcionário público e uma carreta. O acidente ocorreu pouco depois das 20h.
Segundo informações de populares o servidor público identificado como João Maria, mais conhecido como Tatu, tentou atravessar a BR  em uma bicicleta no momento em que uma carreta trafegava  em velocidade considerada no sentido João Câmara Jandaíra.
A vítima teria batido na traseira da carreta e devido ao impacto não resistiu e morreu na hora. Até a meia noite o corpo ainda se encontrava no local. O ITEP também estava aguardando liberação do corpo pela polícia para fazer a remoção.
João Maria residia na rua 7 de setembro, era funcionário da prefeitura de João Câmara há muitos anos e atualmente estava prestando serviço na Central do Cidadão como auxiliar de serviço geral.
De:Assis Silva

Mãe, filho e um jovem de 22 anos são 

mortos a tiros dentro de táxi em Natal

Crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (24) na zona Norte.
Mulher que também estava no carro conseguiu escapar; suspeitos fugiram.

Arthur BarbalhoDo G1 RN
 

 

Fotos: Cedidas

Três pessoas foram mortas dentro de um táxi na madrugada desta terça-feira (24) no loteamento Aliança, na zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, José Luênio dos Santos Silva, de 18 anos, sua mãe, Maria das Graças Santos Filho, de 52 anos, além de Hugueson Fonseca da Costa, de 22 anos, foram mortos por dois homens que fugiram em uma motocicleta. Além deste caso, um adolescente de 17 anos foi morto na zona Oeste de Natal, também durante a madrugada.
Segundo o tenente Júlio César Alves, do 4º Batalhão de Polícia Militar, o triplo homicídio na zona Norte aconteceu na travessa São Paulo, pouco antes de 1h. "Recebemos o chamado e quando chegamos ao local já encontramos os três mortos. O taxista disse que uma motocicleta com dois homens se aproximou atirou contra a parte de trás do veículo. Morreram só os três que iam no banco do passageiro", disse ele.
Ainda de acordo com o tenente, havia uma outra mulher que viajava no banco do carona do táxi, que seria a mãe do jovem de 22 anos. "A outra mulher era mãe do Hugueson. Ela conseguiu fugir depois que o táxi parou", acrescentou.
O tenente Júlio César Alves disse ainda que os dois jovens mortos já tinham passagem pela polícia. "Eles já tinham envolvimento com a criminalidade. Não podemos confirmar ainda, mas o crime tem características de execução", falou o policial.
Adolescente é morto na zona Oeste
Além do triplo homicídio na zona Norte, um adolescente foi morto a tiros no bairro do Bom Pastor, na zona Oeste da capital potiguar. De acordo com Polícia Militar, Leonardo Maciel da Silva, de 17 anos, estava com grupo de amigos quando dois homens em uma moto chegaram ao local atirando.
"Ele estava com um grupo de amigos quando os homens chegaram. As testemunhas disseram que quando os suspeitos se aproximaram apontaram a arma para Leonardo e disseram: - é você mesmo quem vai morrer - relatou o tenente Styvenson Valentim, do 9º Batalhão de PM.
Leonardo levou três tiros. O jovem ainda tentou fugir correndo, mas não resistiu e caiu morto poucos metros depois. A polícia ainda não tem informações sobre os suspeitos
.