Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

MAIS UM HOMICÍDIO EM MACAÍBA

Foi morto a tiros na manhã de hoje, 01.04.2014, o jovem DANILO MENDES ALVES, 19 anos, residente na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN. O crime ocorreu na Rua do Coité, a vítima caiu sem vida na calçada de uma igreja evangélica. 


Macaíba Policia//Fotos: D. Cavalcante

Efetivo do Bombeiros na copa do mundo será de 41% do planejado

A+A-
Daísa Alvesrepórter//TN

O Corpo de Bombeiros deve trabalhar com menos da metade do efetivo ideal para a Copa do Mundo - incluindo pagamento de horas extras e aditivo de homens da Força Nacional. Segundo tenente-coronel Luiz Monteiro, chefe do Serviço Técnico de Engenharia do CBMRN, o planejado seria atuar com 700 bombeiros nas áreas de eventos relacionados a Copa. Porém, contarão com apenas 289 homens (41,8%). Somente da Região Metropolitana de Natal, serão 189 bombeiros. E mais 100 homens foram disponibilizados pela Força Nacional.
Júnior SantosDurante o período da Copa, 189 profissionais do Corpo de Bombeiros vão receber diárias operacionais para atuar em NatalDurante o período da Copa, 189 profissionais do Corpo de Bombeiros vão receber diárias operacionais para atuar em Natal

“O plano de operações só vai ser viável com o pagamento das horas de folgas dos bombeiros”, afirma coronel Monteiro, acrescentando que o número ideal  de 700 homens foi determinado desde o anúncio de Natal como sede do evento esportivo, ainda em 2009, e desde então, não houve uma mobilização do Governo do Estado para incremento de militares.

Para viabilização do efetivo potiguar, a corporação vai depender do pagamento de horas extras, já que os 189 homens são um reforço ao efetivo normal na RMN, de 51 homens por dia. Apenas o custo das diárias operacionais será de quase R$ 600 mil.  A diária está fixada em R$ 50,00 para cada seis horas extras de trabalho.

“Somente para o corredor do litoral temos hoje 35 guarda vidas, em escala de 15 por dia. Como seria possível cobrir mais de 150 km de orla com este efetivo?”, questiona. Os 100 homens da Força Nacional serão disponibilizados para esta área de marinha.

As áreas contempladas pelo plano de operação para a Copa são: o entorno da Arena das Dunas; o local da Fan Fest, na Praia do Forte; corredor hoteleiro, Via Costeira; corredor turístico, da praia de Muriú até a praia Barra de Cunhaú; as principais vias federais, BR-101, BR-304 e  BR-226.

Questionado sobre a possibilidade de convocar o efetivo distribuído no interior do Estado, Monteiro explica que não será possível, pois a Copa acontecerá na mesma época das festividades juninas. A cidade de Mossoró já pediu um efetivo extra, das unidades de Pau dos Ferros e Caicó, para poder atender a demanda da cidade em junho e julho.

LegadoPara o coronel Monteiro, de acordo com o plano para o evento esportivo, o maior legado da Copa para o Corpo de Bombeiros seria o incremento de pessoal, aquisição de viaturas, construção de quartéis   e interiorização do serviço. No entanto, passado o tempo do anúncio de Natal como cidade-sede em 2009, as aquisições foram “ínfimas diante das necessidades”.

Na questão do efetivo de profissionais, ele ressalta que há complicações que prejudicam a cobertura do Estado. “Hoje, em todo o RN, existem 650 bombeiros a serviço. O ideal seriam três mil e quinhentos homens”, diz. A solução, uma chamada através de concurso, ainda não tem previsão.

“O Governo do Estado se comprometeu a fazer um concurso para contratar mais cem homens, o que não ocorreu até hoje”, relata o coronel, acrescentando ainda que não há mais tempo de viabilizar esse incremento para a Copa. “Mesmo que autorizassem agora o concurso, não daria tempo de forma-los para a Copa”, afirma.
Peço desculpas aos meu leitores,mudei de endereço e só hoje consegui implantar a net aqui em casa.
Boa leitura a todos.!!!

Jandaíra tem baixa presença de crack, aponta pesquisa,já Caiçara do Norte é muito alto o índice.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou recentemente o “Mapa do Crack”. O estudo identificou a presença da droga em 127 municípios pesquisados das 167 cidades potiguares.

Os dados da pesquisa dão conta de que 28 municípios mostram nível considerado alto acerca de problemas ligados à circulação do crack.

Outras 57 cidades potiguares figuram com nível médio e 42 municípios aparecem com índice baixo de problemas relacionados à circulação da droga. Outras 42 cidades não responderam à pesquisa, inclusive Carnaubais.

Confira abaixo a situação dos municípios do RN no Mapa do Crack:

Nível Alto

Mossoró – Venha Ver – Riacho de Santana – Caraúbas – Triunfo Potiguar – Tibau – Jardim de Piranhas – Ipanguaçú – Alto do Rodrigues – Parelhas – Jardim do Seridó – Cruzeta – Carnaúbas dos Dantas - Guamaré – São Tomé – Santa Cruz – Caiçara do Norte – Serra Caiada – Bom Jesus – São Pedro – Poço Branco – Lagoa de Pedra – Pedro Velho – Goianinha – São José do Mipibú – São Gonçalo do Amarante – Ceará-Mirim – Macaíba -

Nível Médio

Marcelino Vieira – Alexandria – Francisco Dantas – Frutuoso Gomes – Lucrécia – Umarizal – PortoAlegre – Apodi – Governador Dix-Sept Rosado – Baraúna – Areia Branca – Serra do Mel – Assú – Upanema – Campo Grande – Janduís – Messias Targino – Jucurutu – Caicó – São João do Sabugi – Ouro Branco – Equador – Santana do Seridó – Currais Novo – Cerro Corá – Angicos – Itajá – Antônio Bezerra – Lajes – Santa Cruz – Galinhos – Parazinho – João Câmara – São Paulo do Potengi – Tangará – Monte das Gameleiras – Lagoa D’anta – Santo Antônio – Serrinha – Monte Alegre – Vera Cruz – Touros – São Miguel do Gostoso – Maxaranguape – Parnamirim – Nísia Floresta – Tibau do Sul – Baía Formosa – Canguaretama – Brejinho – Lagoa Salgada – Lajes Pintada – Itajá – Espírito Santo

Nível Baixo

Coronel João Pessoa – Paraná – Tenente Ananias – Doutor Severiano – São Miguel – Rafael Fernandes -  Alexandria – Martins – Porto do Mangue – São Fernando – Florânia – Currais Novos – Fernando Pedroza – Codó – Jandaíra – Pureza – Pedra Grande – Taipu – Maxaranguape – Jardim de Angicos – Bento Fernandes – Ielmo Marinho – Barcelona – Japi – Sítio Novo – Boa Saúde – Riachuelo.

Macau: Muita dor e comoção no sepultamento do Cabo da PM Aquino

Cortejo fúnebre pelas ruas de Macau(fotos: Macau em fotos)

Últimas homenagens ao cabo Aquino
Final de semana de dor e comoção na cidade de Macau devido a morte do Cabo da PM Aquino, muito querido na 1ª CIPM e em toda a cidade. Ele morreu vítima de acidente ocorrido na RN 118 quando regressava de uma festa em Alto do Rodrigues e a moto que pilotava colidiu com um carro de passeio.
O velório e posterior sepultamento atraiu um grande número de pessoas.  Durante o sepultamento houve salva de tiros e muita comoção. Na sua página na rede social, o Major Fernandes, comandante da 1ª CIPM com sede em Macau lamentou a morte do colega.

Professor de matemática é assassinado durante assalto em São Gonçalo

Vítima estava em motocicleta quando bandidos anunciaram o roubo.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
O professor de matemática Luiz Carlos da Cruz, de 39 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta segunda-feira (31), durante um assalto no conjunto Cidade das Rosas, bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante. A vítima estava em uma motocicleta quando foi abordado por criminosos.
Os assaltantes se aproximaram do professor, anunciaram o roubo e pediram que ele entregasse a motocicleta. De acordo com o cabo Laércio, do 11º Batalhão da Polícia Militar, mesmo diante da entrega da moto, os criminosos acabaram atirando e atingindo Luiz Carlos.
O professor morreu em via pública e, depois disso, os assaltantes fugiram sem serem identificados. Luiz Carlos era professor do ensino fundamental, dando aula em São Gonçalo do Amarante e também em Ceará-Mirim. Anda de acordo com o cabo Laércio, o local onde aconteceu o crime é bastante escuro e a polícia não conseguiu muitos detalhes do crime. A moto levada da vítima é uma Bros, de placa NOG-3078.

Suspeito de roubar carro de promotora morre em confronto com a PM

Dupla estava no veículo e reagiu a abordagem dos policiais militares, nesta segunda.

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um jovem ainda não identificado morreu em confronto com a Polícia Militar, na noite desta segunda-feira (31), no bairro das Quintas. Ele e um comparsa estavam em um veículo Corolla, roubado de uma promotora, no bairro de Capim Macio, no domingo (30).
Policiais militares realizavam diligência nas Quintas e se deparam com a dupla no carro. Ao desconfiarem, os policiais tentaram se aproximar pra fazer uma abordagem, no entanto, os suspeitos começaram a fugir.
A equipe do 1º BPM então solicitou reforço e uma equipe do Batalhão de Choque (BPChoque) que estava nas imediações também saiu em diligência. Ao se aproximarem, os policiais foram recebidos a tiros e, por isso, tiveram que revidar.
Um dos jovens foi baleado, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu. Já o comparsa dele conseguiu fugir. 
 

Adolescente de 15 anos é apreendida e confessa ter matado soldado da PM


Suspeita disse que foi praticar assalto e policial teria ameaçado uma reação.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Policiais militares do 9º e 3º Batalhão e civis da Delegacia de Parnamirim apreenderam uma adolescente de 15 anos suspeita de ter matado o soldado da Polícia Militar Jailson Augusto do Nascimento, de 45 anos, no dia 26 de março. A jovem alegou que foi praticar um assalto e que o policial teria ameaçado uma reação, por isso, ela atirou.
A adolescente foi detida em uma ação conjunta, no Guarapes. Além dela, outras duas pessoas foram detidas por suspeita de participação no crime. Ainda na tarde desta segunda-feira (31), a polícia realiza diligências para tentar encontrar outros suspeitos ou chegar a informações que comprovem as informações repassadas pela adolescente.
O soldado Augusto foi morto no bairro Jóquei Clube, em Parnamirim, quando estava com uma filha em um churrasquinho. Pelo menos cinco pessoas teriam participado do assalto que levou à morte do policial militar.