Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Jandaíra/RN: Alunos do curso de história e produção de material didático do IFRN visitam cavernas.

Alunos do curso de história e produção de material didático do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  do Rio Grande do Norte – IFRN – Câmpus João Câmara, realizaram uma expedição pelas cavernas históricas existentes no município de Jandaíra/RN.

A expedição da Associação Espeleológica, Sócio-Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Jandaíra – Carvernature coordenou o evento. O objetivo da visita do grupo de alunos foi conhecer a historia e o potencial de desenvolvimento econômico do município.

Jocelino Dantas


Aksio foi morto com tiros de arma de fogo(foto:Focoelho)
Um jovem identificado como Aksio Brawn, natural do Rio de janeiro e que estava residindo na cidade de Alto do Rodrigues, foi assassinado a tiros de arma de fogo no final da tarde desta segunda-feira(21) no parque de vaquejada na cidade de Pendências/RN.
Segundo informações de populares, dois homens chegaram em um moto e um deles desceu da moto e efetuou os disparo contra a vítima, que foi socorrida para o hospital local e não resistiu aos ferimentos.
Comentava-se no local do crime que o motivo teria sido uma suposta briga entre a vítima e o acusado conhecido por Juninho por causa de uma jovem em que Aksio teria defendido durante uma briga com o acusado.

Mulheres são suspeitas de matar homem a facadas e ferir outro na zona Norte

Motivação do crime, de acordo com a polícia, teria sido uma cantada.

Duas mulheres ainda não identificadas são suspeitas de terem matado um homem a facada e ferido outro, na noite deste domingo (20), na zona Norte de Natal. De acordo com a polícia, a motivação do crime teria sido uma cantada dada pelos homes que estavam em um ônibus e passaram pelas mulheres na avenida João Medeiros Filho.
Ainda dentro do ônibus, os homens teriam dito alguma coisa que ofendeu as mulheres e elas teriam respondido de maneira mais ríspida. Isso, ainda de acordo com relatos de testemunhas para a polícia, fez com que os homens descessem do ônibus para tirar satisfação com a mulheres.
Foi então que uma delas tirou uma faca de dentro da roupa e desferiu dois golpes contra um dos homens, identificado como Regis Miranda da Silva, de 24 anos. Ele morreu na hora. Já um amigo dele, que não teve o nome divulgado, foi esfaqueado no quadril, mas foi socorrido para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
Logo após o crime, as duas mulheres fugiram. Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar foram acionados e chegaram a realizar diligências. No entanto, até o momento, nenhuma suspeita foi presa.

Ex-presidiário é executado em Extremoz

Vítima foi abordada ao descer de um transporte alternativo.

Foto: Cedida
Um homem de 21 anos foi executado na tarde desta segunda-feira (21), no bairro Jardins de Extremoz, na comunidade de Brogodó, em Extremoz, região metropolitana de Natal. José Felipe Mathias da Silva foi surpreendido por homens em uma moto no momento que descia de um transporte alternativo. Os suspeitos efetuaram diversos tiros de pistola que atingiram a cabeça da vítima.
De acordo com o cabo Freitas, do 11º Batalhão, José, que era mais conhecido como “Felipe matador”, já tinha cumprido pena por assalto e há alguns meses estava solto, no entanto, desconhece o motivo e autoria do crime. “Ainda não temos nenhuma informação da autoria desse assassinato, devido ao medo, a população não colabora e diante da ausência de detalhes ficamos de mãos atadas. Vamos deixar que a polícia judiciária investigue o fato“, disse.
Uma testemunha da execução, que preferiu não ter o nome revelado, relatou para a reportagem do Portal BO que a vítima ainda conseguiu descer do transporte e que dois homens em uma moto já estavam a seguindo. O criminoso que estava no banco garupa efetuou pelo menos cinco disparos atingindo o jovem de surpresa. O fato será investigado na delegacia da cidade.

Oficiais aderem à paralisação da PM no Rio Grande do Norte

Segundo Associação, oficiais irão acampar com praças na Governadoria.
Categoria também reivindica melhorias nas condições de trabalho.

Do G1 RN
A Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirmou apoio ao movimento realizado nesta terça-feira (22) pelos cabos e soldados da corporação e pelos bombeiros militares. De acordo com o capitão Antoniel Moreira, presidente da Associação dos Oficiais, os militares que não estão de serviço vão para a Governadoria em apoio à paralisação.

A adesão dos oficias, ainda de acordo com o presidente da associação, se dá exatamente pela falta de estrutura encontrada pelos profissionais cotidianamente. "A Polícia Militar está em colapso há muito tempo", criticou Moreira.

"Os que estão de serviço vão para o quartel normalmente, mas só realizarão o patrulhamento na rua se tiverem condições de executar o trabalho", afirmou o capitão Moreira. Ele se refere à disponibilização de armamento, equipamentos de proteção, rádios transmissores e viaturas. "Comumente os oficiais dão um jeito, mesmo quando não há condições de trabalho. Hoje isso não vai acontecer".
Praças
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta terça-feira (22) uma paralisação por tempo indeterminado. As categorias estão acampadas no Centro Administrativo do Estado, em Natal, e decidiram permanecer no local até que o governo do estado garanta o cumprimento das reivindicações. Parte dos oficiais das duas corporações aderiu ao movimento. Além de melhorias estruturais, os militares exigem o envio da Lei de Promoções de Praças para a Assembleia Legislativa e os bombeiros ainda cobram a abertura de concurso público. Uma assembleia deve acontecer até o final da manhã, quando será decidido pelo fim ou manutenção da paralisação.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (21), a Associação de Cabos e Soldados apresentou ao procurador geral do Estado detalhes da pauta de reivindicação. A resposta foi o compromisso de se formar uma mesa de negociação com a governadora na manhã desta terça.

PMs e bombeiros do RN iniciam paralisação por tempo indeterminado

Categorias cobram Lei de Promoções de Praças e melhorias estruturais.
Governo diz que projeto deve ser enviado à assembleia até 1º de maio.

Do G1 RN

Policiais militares do RN fazem paralisação nesta terça-feira (22) (Foto: Sérgio Costa)PMs e bombeiros estão acampados em frente à sede da Governadoria, em Natal (Foto: Sérgio Costa)
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta terça-feira (22) uma paralisação por tempo indeterminado. As duas categorias estão acampadas no Centro Administrativo do Estado, em Natal, e decidiram permanecer no local até que o governo do estado garanta o cumprimento das reivindicações. Parte dos oficiais das duas corporações aderiu ao movimento. Além de melhorias estruturais, os militares exigem o envio da Lei de Promoções de Praças para a Assembleia Legislativa e os bombeiros ainda cobram a abertura de concurso público. Uma assembleia deve acontecer até o final da manhã, quando será decidido pelo fim ou manutenção da paralisação.
Pauta de reivindicações da PM e Corpo de Bombeiros
Lei de Promoções de Praças
Reajuste de subsídio (congelamento) e inclusão de data base
Pagamento das férias
Pagamento de promoções (promovidos sem receber promoção)
Revisão da lei e reajuste da diária operacional Fim das quentinhas
Incluir alimentação no salário
Revisão do estatuto da PM
Fim do regulamento disciplinar e criação de um código de ética
Complementação do efetivo de acordo com o que está previsto em lei
Assistência à saúde
Reestruturação do Hospital da PM e apoio psicológico imediato
Fonte: Associação dos Cabos e Soldados da PM
 Sobre os boatos que circularam nas redes sociais de que os ônibus também iriam parar nesta terça em Natal, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Transporte do Rio Grande do Norte (Sintro), Nastagnan Batista,, disse que o serviço de transporte público na capital e na região metropolitana segue funcionando normalmente. "Vamos trabalhar normalmente. Só vamos parar se acontecer algo que atinja diretamente algum trabalhador ou se eles ficarem em risco, como trabalhar à noite sem policiamento nas ruas", explicou ele.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública Eliéser Girão, o governo garantiu o envio da referida lei para a Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. O Projeto de Lei, ainda de acordo com o secretário, está em análise na Casa Civil e deve ser encaminhado para a Consultoria Geral do Estado ainda nesta terça, o que também deve acontecer com um projeto para majoração da diária operacional da PM, a autorização para concurso público do Corpo de Bombeiros e a Lei de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (21), a Associação de Cabos e Soldados apresentou ao procurador geral do Estado detalhes da pauta de reivindicação. A resposta foi o compromisso de se formar uma mesa de negociação com a governadora na manhã desta terça.
De acordo com Roberto Campos, presidente da associação, "a expectativa é de uma grande participação de praças vindos também do interior para somar à luta que só tem um motivo: garantir ao cidadão um melhor serviço de segurança pública".
Policiais militares do RN fazem paralisação nesta terça-feira (22) (Foto: Sérgio Costa)Policiais militares estão acampados no Centro Administrativo do Estado (Foto: Sérgio Costa)

Com faixas em inglês, PMs afirmam que não terá policiamento na Copa

Policiais militares do RN iniciaram paralisação nesta terça-feira (22).
Categoria está acampada no Centro Administrativo do Estado.

Do G1 RN

Com faixas em mãos, PMs do RN dizem que se não houver promoção dos praças não haverá policiamento na Copa (Foto: Sérgio Costa)Com faixas em mãos, PMs do RN dizem que se não houver promoção dos praças não haverá policiamento na Copa (Foto: Sérgio Costa)
Com faixas em inglês, policiais militares do Rio Grande do Norte anunciaram que se não houver promoção dos praças, não haverá efetivo para garantir a segurança durante os jogos da Copa do Mundo em Natal. "Without promotion law, without military police in world cup", diz a faixa. Os policiais e Corpo de Bombeiros  iniciaram uma paralisação nesta terça-feira (22) e estão acampados no Centro Administrativo do Estado desde o dia 8 deste mês.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública Eliéser Girão, o governo garantiu o envio da referida lei para a Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. O Projeto de Lei, ainda de acordo com o secretário, está em análise na Casa Civil e deve ser encaminhado para a Consultoria Geral do Estado ainda nesta terça, o que também deve acontecer com um projeto para majoração da diária operacional da PM, a autorização para concurso público do Corpo de Bombeiros e a Lei de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico.Além de melhorias estruturais, os militares exigem o envio da Lei de Promoções de Praças para a Assembleia Legislativa e os bombeiros ainda cobram a abertura de concurso público. Uma assembleia deve acontecer até o final da manhã desta terça-feira (22), quando será decidido pelo fim ou manutenção da paralisação.

Policiais Militares do RN fazem protesto nesta terça (22) (Foto: Sérgio Costa)Policiais Militares do RN fazem protesto nesta terça (22) (Foto: Sérgio Costa)