Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A família Cacho esta de luto pelo falecimento do Senhor Jairo Nunes Cacho a família convida parentes e amigos para eu sepultamento amanha sexta-feira (02/05/2014) o corpo será velado na Igreja São Pedro as 09:00 horas.

PM baleado em João Pessoa: polícia prende envolvido em Monte Alegre

porr Jacson Damasceno 



 
Aqui, Robson em dois momentos da vida. Primeiro felizão, todo trabalhado na ostentação. E logo ao lado, hoje à noite, depois da prisão. #xatiado
Aqui, Robson em dois momentos da vida. Primeiro, todo trabalhado na ostentação. E logo ao lado, hoje à noite, depois da prisão. #xatiado
Em 03 de abril deste ano, um assalto a um supermercado em João Pessoa (PB) terminou de forma trágica. O PM Jeferson Santos de 35 anos, que estava de folga, reagiu à ação dos bandidos e acabou baleado na cabeça. 
O supermercado fica no bairro Costa e Silva, na capital paraibana. Era por volta de 13h30 quando os dois ladrões invadira a loja, rendendo os funcionários e os clientes. Jeferson, o soldado, fazia compras e puxou uma arma. Houve um intenso tiroteio e o PM acabou baleado na cabeça. Os assaltantes fugiram, mas um deles ainda voltou à loja para roubar a pistola do policial.
Estou acompanhando aqui as notíicias da imprensa da Paraíba e parece que o policial sobreviveu, após passar 20 dias na UTI. E agora à noite, a Polícia Civil prendeu em Monte Alegre, distrito de Fontes, o cabra safado que voltou à loja para pegar a arma do PM. Trata-se de Robson Antônio da Silva Junior.
Meses atrás ele chegou a prestar depoimento sobre o caso e disse que cometeu o assalto porque devia dinheiro de droga ao outro marginal, apelidado de “Coroa”. Ele disse ainda que só voltou para pegar a pistola também porque o “Coroa” mandou.

Promoção de praças da PM só deve entrar em vigor no ano de 2015

O projeto de lei complementar que estabelece carreira dos praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do RN foi enviado, no final da tarde de ontem, para Assembléia Legislativa para regulamentação. Reunindo diretrizes, condições e garantias  de direitos para ascensão dos militares, o PL tem proposição para entrar em vigor somente em janeiro de 2015, na próxima gestão do Governo do Estado.
Atualmente, o regime de promoção era disciplinado pelo Decreto n.º 7.070, de 7 de fevereiro de 1977. Segundo Rodrigo Marimbondo, presidente da Associação dos Bombeiros, o decreto dava uma expectativa de direito. Já, a PL determina o direito, dando subsídio judicial para reivindicação dos militares das suas devidas promoções.
Uma das principais mudanças de destaque, para os representantes das associações dos soldados, cabos e suboficiais da Polícia Militar e Bombeiros, se referem ao tempo de serviço dado como direito para requerer a promoção, que no decreto estabelecia o tempo de 15 anos em trabalho. A PL declara um tempo mínimo para promoção que vai de cinco anos para soldado, três para cabo, e dois para as três patentes de sargento.
Com informações da Tribuna do Norte

FOTOS: veja como foi a passeata de protesto no Dia do Trabalhador

pro 1


pro 2

O ato público foi marcado por integrantes de movimentos sociais e sindicatos e reuniu cerca de 150 pessoas na passeata que começou em frente a Arena das Dunas e seguiu pela avenida Salgado Filho até o Midway Mall, onde o trânsito chegou a  ficar paralisado no sentido Centro – Zona Sul.

FOTOS: Magnus Nascimento

LEI DE PROMOÇÃO: Governo encaminha LPP à Assembleia Legislativa com alterações


Por Glaucia Paiva
Esperando desde às 10 horas, os presidentes das associações receberam o Projeto de Lei de Promoção de Praças encaminhado à Assembleia Legislativa somente às 16 horas já assinado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Analisando minuciosamente, as associações constataram algumas alterações na LPP, como a questão da promoção trintenária, prevista para contemplar a Praça que completar 30 anos de efetivo serviço ser promovida a graduação imediatamente superior, ou, sendo subtenente, ao posto de tenente. De acordo com o Comandante Geral, Coronel PM Araújo, a promoção trintenária fora retirado principalmente em decorrência aos subtenentes, haja vista que ele estaria ingressando em outro ciclo, o de oficial. Conforme o Comandante, há o ciclo de Praças e o de Oficial e que para uma mudança o PM deverá ser submetido a um concurso público.
Outra alteração constatada foi a retirada da exigência de nível superior para o ingresso na carreira de Praças. De acordo com o Comandante, o texto foi alterado por se tratar de matéria de Estatuto. Ainda conforme o mesmo a reformulação no Estatuto irá contemplar a questão do nível de escolaridade, devendo ser exigido nível superior para os Praças, excluindo as graduações em tecnólogos, e para os Oficiais deverá ser exigido o curso de administração ou direito.
Quanto aos interstícios, não houve mudança, permanecendo para quem já está na Corporação 5 anos para promoção a graduação de Cabo, 3 anos para a graduação de 3º Sargento, 2 anos para 2º Sargento e 1º Sargento, e 1 ano para Subtenente, com previsão de vagas. Caso não haja vagas, os PM’s serão promovidos ex-officio. Contudo, os interstícios mudam para quem ingressará na Corporação e não há previsão de promoção ex-officio em caso de inexistência de vagas.
Também foi acrescentado na Lei, a exigência de exame físico para as respectivas promoções; no entanto, essa questão ficou de ser reavaliada pelo Comando e pelas associações.
Em contato com o Sargento Eliabe, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, o mesmo informou que tentará propor emendas aos deputados para garantir a eficácia da LPP e permanecer o que fora retirado.

PM prende 16 motoristas alcoolizados na avenida Ayrton Senna, em Natal

Do G1 RN

Blitz da PM foi realizada na Av. Ayrton Senna, na zona Sul de Natal; condutores presos foram levados em um micro-ônibus para a Delegacia de Plantão da zona Sul da cidade (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou na madrugada desta quinta-feira (1), feriado do Dia do Trabalho, mais uma operação de combate à embriaguez ao volante na zona Sul de Natal. Ao final, 62 carteiras de habilitação foram retidas, sendo 46 delas por infrações administrativas e 16 pessoas foram presas e autuadas em flagrante por terem ingerido bebida alcoólica.

Os motoristas detidos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da zona Sul da cidade, em Candelária, onde tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. Os autuados responderão criminalmente por embriaguez ao volante.Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, 435 motoristas foram submetidos a testes de bafômetro ao serem abordados em uma barreira de fiscalização montada na avenida Ayrton Senna, uma das mais movimentadas da região.

Estatísticas

Em operações da Lei Seca realizadas em Natal e região metropolitana somente neste primeiro trimestre do ano, o Detran revelou que reteve mais de 1.100 habilitações - o equivalente a mais do que o dobro das carteiras apreendidas em 2013, período em que 534 condutores tiveram suas CNHs recolhidas.
(Foto: Editoria de Arte / G1)

Lei Seca

As novas regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

Condutores autuados por este tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais que 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Mulher condenada por morte de estrangeiro saiu de cadeia sem autorização

Fotos: Cedidas

A Delegacia Especializada de Homicídios de Natal (Dehom) esclarece que Maria Edna Silva de Paiva, recapturada pela PF em Porto Alegre/RS, estava foragida da Justiça há mais de 13 anos, tendo sido condenada a 16 anos de reclusão em regime fechado. Depois de cumprir apenas um ano de prisão, Maria Edna saiu pela porta da frente do estabelecimento prisional, sem qualquer autorização judicial.

Conforme consta no Ofício No. 0202/01-GD-CPJC, de 21/02/2001, o Diretor do Complexo Penal Dr. João Chaves, coronel PM Nelson Ferreira de Lima, informou ao Juiz da Vara de Execuções Penais, que: “em data de 06.02.2001, autorizei uma saída de rua para a apenada MARIA EDNA DE PAIVA DA SILVA, porém a mesma não retornou, passando a foragida”.

Fábio Silva de Paiva, irmão de Maria Edna, foi quem assassinou Morris Clinton Henson, comerciante autônomo de pedras preciosas, com vários tiros na cabeça e pelas costas, enquanto a vítima estava sentada e trabalhava em um computador.

O crime foi cometido na Fazenda Boágua, em Nísia Floresta/RN. A arma de fogo foi subtraída da própria vítima e Maria Edna saiu da casa com uma criança para que o irmão ficasse sozinho com seu marido e executasse o crime.

Logo após os disparos de arma de fogo que ceifou a vida de Morris, Maria Edna retornou para a casa e subtraiu várias joias do cadáver: “Que quanto as joias usadas pela vítima fatal, a interrogada afirma retirou dois anéis de Morris, sendo um de ouro com três esmeraldas e outro com uma pedra de brilhante, estes foram penhorados na caixa econômica da agência Ribeira/ NATAL/RN, quanto a corrente que a interrogada retirou do pescoço da vítima, esta ficou com JUNIOR; QUE quanto ao relógio Cassio Telememo, a interrogada deu a pessoa de PRISCILA, na presença de NILMA e JÚNIOR, para que a mesma vendesse”.

Logo em seguida, Maria Edna e seu irmão Fábio Silva de Paiva ocultaram o cadáver, enterrando o corpo numa estrada carroçável próximo à Fazenda. Ainda de acordo com a polícia, Fábio Silva, irmão de Maria Edna, é um dos três integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) transferido no ano de 2010 da Penitenciária de Alcaçuz para Penitenciária Estadual do Seridó, a fim de aguardar vaga no Presídio Federal de Mossoró.

Conforme o Processo No. 0000346-91.2008.8.20.0145, Fábio Silva de Paiva já havia sido condenado a vinte e três anos de reclusão em regime fechado, recebendo nova condenação a 12 (doze) anos e 8 (oito) meses de reclusão em regime fechado, razão pela qual foram unificadas as penas para 35 (trinta e cinco) anos e 8 (oito) meses de reclusão, a serem cumpridas inicialmente em regime fechado.

Fonte: Portal BO
PM de São Paulo do Potengi recebe determinação e em conjunto com a PM da Paraíba prende bandidos
Na madruga do dia 30 de abriu, PM de São Paulo do Potengi. através do Tenente Diego e do Cabo Calixto, receberam determinação do Comando para coordenar uma operação em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba, no intuito de saturar a áreas de limite entre os Estados do RN e PB.
Na madrugada houve um arrombamento a rede UNILAR em Santa Cruz e de posse das informações os militares empreitaram diligências vindo a lograr êxito, prendendo dois e apreendendo um menor todos Paraibanos que vinham cometendo diversos ilícitos nos dois Estados.
Foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional de Santa Cruz Anderson Alves Carvalho, Wallace Oliveira Araújo e Menor E.M.S. Foi recuperado 80 celulares, 08 TVs deLCD,02 Notebook, 02 MP4, 18 Câmeras fotográficas, 07 DVDs e 01 Tablet, totalizando um montante em torno de R$30.000,00 em eletrônicos.
Informações PM SPP

Governo envia Lei de Promoção de Praças à Assembleia no RN

Envio do projeto foi um dos pontos do acordo para fim da greve dos PMs.
O Executivo Estadual teria de enviar a lei até esta quinta-feira (1º).

Do G1 RN

Paralisação da PM do RN reúne cerca de 2 mil policiais no Centro Administrativo do estado (Foto: Arthur Barbalho)Paralisação da PM reuniu cerca de 2 mil policiais no
Centro Administrativo em 22 de abril
(Foto: Arthur Barbalho)
O governo do Rio Grande do Norte encaminhou nesta quarta-feira (30) à Assembleia Legislativa a Lei de Promoção dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O envio do projeto para a Casa Legislativa até esta quinta-feira (1º) foi um dos pontos do acordo entre o Estado e as associações que representam policiais e bombeiros militares para o fim da greve realizada no dia 22 de abril.

Na prática, a lei revoga o decreto de promoção de 1977. “Não havia a lei que regulamentasse a carreira dos profissionais. Outra coisa é que nós teremos de volta o curso de formação, que não ocorre há 18 anos, e permite a ascensão dentro da instituição. A lei dá a segurança jurídica inclusive para aqueles que ainda entrarão na PM”, explica o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão, comentou que a assinatura da lei hierarquiza o desempenho da atividade policial nas ruas, permitindo o preenchimento dos quadros. “Dessa forma, haverá um enquadramento de todas as praças que estão na ativa para que não sofram mais descontinuidade nas promoções”, observou.

Greve


Durou 10 horas a paralisação conjunta feita pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte no dia 22 de abril. A greve terminou após as associações que representam as duas categorias receberem garantias de que a Lei de Promoção de Praças seria enviada até o dia 1º de maio à Assembleia Legislativa. Os bombeiros e policiais estavam acampados desde os primeiros dias do mês no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O movimento, segundo as associações, contou com a adesão de 90% dos efetivos, incluindo participação de maioria dos oficiais.

Além da Lei de Promoção dos Praças, os militares fizeram outras dez reivindicações. São elas o reajuste de 56,7% do Subsídio e a inclusão da database ao texto da lei; devido enquadramento dos níveis remuneratórios; pagamento das férias; integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação; revisão da lei e reajuste da Diária Operacional; admissão de etapa alimentação como verba indenizatória; revisão do estatuto da Polícia Militar (carga horária); substituição do RDPM pelo Código de Ética; complementação dos efetivos de acordo com o previsto nas leis de fixação do efetivo e convocação dos 624 suplentes; e assistência à saúde psíquica do PM e do BM

.