Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014


Lei dos Praças é aprovada, mas PM não descarta greve

A+A-
Em votação unânime, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar 592, que trata do regime de Promoção dos Praças  da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A sessão foi acompanhada por policiais militares e bombeiros que lotaram as galerias, na de ontem, dia 20.  Apesar da vitória comemorada no plenário, os policiais não descartam a possibilidade de nova paralisação a partir da próxima segunda-feira, dia 26.
João GilbertoDeputados conversam sobre votação do projeto de lei no plenário da Assembleia LegislativaDeputados conversam sobre votação do projeto de lei no plenário da Assembleia Legislativa

A deflagração da greve será definida em assembleia marcada para amanhã, às 14h, no Clube Tiradentes – um mês após a realização da parada de advertência que durou cerca de 12 horas, em 22 de abril. Os PMs poderão acampar em frente a governadoria, para pressionar o Executivo a atender as reivindicações.

Ressaltando a importância da  lei ter passado pelo Legislativo com sete emendas sugeridas pelas entidades representativas das categorias, o presidente da Associação de Cabos e Soldados do RN (ACS/RN), Roberto Campos, explica que a Lei dos Praças era apenas uma das onze reivindicações da categoria e se restringe aos soldados, cabos e sargentos não atendendo a pauta unificada que inclui os oficiais.

Os policiais pedem a reposição do subsídio em 56,7% que há mais de dois anos não é feita, pagamento das diárias operacionais que estão em atraso, admissão de etapa alimentação como verba indenizatória e revisão da carga horária, por exemplo.

“Foi prometido pela governadora a equiparação dos salários da Polícia Militar e Civil. A diferença entre o salário de um coronel da PM e de um delegado da Polícia Civil, que serve como base para toda a categoria, é de 56,7”, disse. O atendimento destas reivindicações foi acordado entre o Governo e policiais, como forma de encerrar a paralisação deflagrada no último dia 22 de abril, que durou doze horas.

Caso seja sancionada pela governadora - nos próximos 30 dias - a implantação da lei dos Praças se dará a partir de 2015, com as primeiras promoções  efetivadas em abril. Se houver veto a alguma emenda, o documento retornará à Assembleia, para apreciação final.

“A aprovação da lei do praças corrige uma distorção histórica na Polícia Militar do Estado e dá reconhecimento a trabalhadores que arriscam diariamente suas vidas pela segurança pública”, disse Campos. No Estado, há militares com quase trinta anos de serviços, que não evoluíram da condição de  soldado ou cabo por falta de  política de promoção.Mais da metade do efetivo atual, nas duas instituições, já atende aos requisitos para elevação de cargo, mas ainda não teve o direito efetivado.  Em três anos, o Governo do Estado deverá promover 4.306 praças da PM e 476 dos bombeiros.

Do contingente de 7.505 policiais militares, 57% tem direito ao benefício. Conforme dados disponibilizados pela Polícia Militar, existem hoje 6.301 soldados, dos quais 3.184 aguardam promoção. E 82% dos praças do Corpo de Bombeiros aguardam ser efetivados em cargos superiores, por já terem preenchido os requisitos necessários.

A TRIBUNA tentou, sem sucesso, contato com o secretário de segurança pública do Estado,  Eliéser  Girão, e a assessoria de imprensa da SESED, que não atenderam ou retornaram as ligações.

Hierarquia
A Lei aprovada ontem na Assembleia Legislativa estabelece os critérios e as condições que asseguram aos praças da PM e Bombeiros o acesso e a evolução na hierarquia militar, mediante promoção de forma seletiva, gradual e sucessiva. As promoções agora seguirão os critérios de antiguidade, merecimento, post mortem, bravura e ressarcimento de preterição.

O relator do processo, deputado Kelps Lima destaca que os praças da PM e Corpo de Bombeiros passam a ter uma perspectiva concreta de promoções em suas carreiras. O presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques, afirma que os benefícios da lei de promoção de Praças não se restringe a classe, mas se traduz para a população.

Paraplégico e adolescentes trocam tiros com a PM após assalto no RN

Confronto aconteceu na manhã desta quarta (21) em um distrito de Touros.
O deficiente e um dos menores foram baleados e socorridos pelo Samu.

Do G1 RN
  •  
Fiat em que os suspeitos estavam ficou avariado após ser interceptado pela PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Fiat em que os suspeitos estavam ficou avariado após ser interceptado pela PM (Foto: Divulgação/PM do RN)
Um deficiente físico, que não possui os movimentos das pernas, e um adolescente foram baleados na manhã desta quarta-feira (21) após trocarem tiros com policiais militares em um distrito no município de Touros, no litoral Norte potiguar. Um outro menor de idade, que diz ter 15 anos, foi apreendido após o confronto. O trio estava em um Fiat Uno adaptado para cadeirantes e é suspeito de ter feito uma série de assaltos pela região. Nenhum policial ficou ferido.
Ainda de acordo com a polícia, os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Natal, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. "O deficiente levou um tiro na cabeça, mas não temos informações se ele resistiu. O outro, que diz ser menor de idade, foi atingido em uma das pernas e acredito que vai escapar", confirmou o delegado Robson Coelho. Dentro do Fiat os policiais encontraram uma pistola calibre 765.
Pistola calibre 765 foi apreendida com os suspeitas (Foto: Divulgação/PM do RN)Pistola calibre 765 foi apreendida com os
suspeitos (Foto: Divulgação/PM do RN)
Em contato com o G1, o sargento Esdras Santos, do pelotão de Touros, contou que o último crime cometido pelos três teria acontecido minutos antes do confronto, em um mercadinho que fica numa comunidade chamada Boqueirão. "Após o roubo, nós fomos acionados e fizemos diligências pela região. Uma das nossas guarnições se deparou com o veículo dos criminosos em um outro distrito conhecido como Boa Cica, onde houve a troca de tiros", relatou.
Ainda de acordo com o delegado, além de assaltos, os três também são suspeitos de terem roubado e baleado um agente de saúde na cidade de São Miguel, que fica a pouco mais de 20 quilômetros de Touros. "Pelas características, acreditamos que são eles mesmo. Eram três os assaltantes e o calibre da arma é o mesmo", acrescentou Coelho.

RN já soma 679 vítimas de homicídio em 2014; pardos e negros são maioria

Levantamento é do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania.
Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 21 de maio

Do:G1/RN
Crime aconteceu na rua Francisco Pignatário, no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal  (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi )Maioria dos homicídios registrados no RN ocorreu 
em Natal (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi )
Rio Grande do Norte já registrou 679 crimes de homicídio este ano. O número é a soma dos crimes ocorridos de 1º de janeiro até a manhã desta quarta-feira (21) e foi elaborado pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Cedhuci) - que acompanha diariamente os índices de violência em todos os 167 municípios potiguares. O levantamento, repassado com exclusividade ao G1, também traça o perfil das vítimas: a maioria é do sexo masculino (94%), é solteira (66%), tem cor parda ou negra (que juntas somam 66%), mais de 21 anos de idade (66%) e foi alvo de disparos de arma de fogo (85%). O Cedhuci informou também que houve um acréscimo de 40 casos de assassinato em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o  levantamento, Natal é o município com a maior incidência de homicídios, com 228 vítimas – o que representa 33,5% ou pouco mais de ⅓ do total de pessoas assassinadas em todo o estado este ano. Depois vem Mossoró, na região Oeste, com 67 casos de homicídio. Em seguida aparecem Parnamirim, com 61 pessoas assassinadas, São Gonçalo do Amarante, com 32 mortos, e Macaíba, com 28 homicídios, todos municípios da região metropolitana da capital.

Com relação à etnia, com 240 casos registrados os pardos são maioria. Negros somam 207 casos, seguido de brancos, com 195 vítimas. Em 35 casos não foi possível identificar a cor da pele em razão de só terem sido encontradas as ossadas ou os corpos das vítimas terem chegado ao Itep já em avançado estado de decomposição.Ainda de acordo com os dados do Cedhuci, do total de vítimas, 638 são do sexo masculino e 46 do sexo feminino. Há ainda um caso em que o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda aguarda a conclusão do exame de DNA para identificar o sexo. Os solteiros representam a maioria, com 449 casos. Em seguida estão os casados, com 96 registros, e pessoas com união estável, que somam 85 casos de assassinatos.

Os dados também mostram que 449 das vítimas tinham idade acima de 21 anos. Crianças, adolescentes e jovens até 21 anos somam 186 dos casos de homicídios registrados no período. Por fim, entre os instrumentos causadores das mortes, as armas de fogo aparecem no topo do ranking das estatísticas, com 579 casos nos quais as vítimas foram mortas a tiros. As armas brancas vêm em segundo, com 52 casos. Em meio a este total, há 16 casos em que as vítimas foram mortas por espancamento.
'Estado vulnerável'
O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Cedhuci), Marcos Dionísio, atribuiu o aumento do número de casos de homicídio à falta de políticas públicas em todas as áreas. “Infelizmente, o Rio Grande do Norte vem tendo uma falência múltipla de todas as políticas no campo da educação, saúde, esporte, social e, claro, na área da segurança pública. Tudo isso cria condições para o crescimento da violência”, analisa.

Marcos Dionísio cita ainda o sucateamento das polícias como incentivador do aumento da violência. “O Rio Grande do Norte teve um sucateamento dos órgãos de repressão da violência. As investigações não andam, não há viaturas, a falta de condições desestimula os policiais. Com certeza tudo isso deixa o nosso estado mais vulnerável”.
O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, mas as ligações não foram atendidas
.

Foragido de unidade educativa no RN, menor de 15 anos é morto e enterrado

Corpo de Emerson de Oliveira Souza foi reconhecido por familiares. 
Ele havia escapado do Ceduc de Mossoró no último domingo (18).

Do G1 RN
Polícia encontrou corpo do adolescente após receber uma informação anônima  (Foto: Marcelino Neto/G1)Polícia encontrou corpo do adolescente após receber uma informação anônima (Foto: Marcelino Neto/G1)
Informações anônimas levaram a polícia a encontrar, na tarde desta quarta-feira (21), o corpo de um adolescente de 15 anos enterrado em uma área de vegetação rasteira nas proximidades do Centro Educacional para Adolescentes Infratores (Ceduc) de Mossoró, na região Oeste potiguar. O local fica perto de uma comunidade conhecida como Favela do Velho,  no bairro Planalto.

Ainda de acordo com o delegado, que é titular da Delegacia Especializada de Homicídios em Mossoró, o adolescente era natural de
 Macaíba, cidade da Grande Natal. Pelo estado do corpo, não foi possível identificar marcas externas de violência. Segundo os peritos criminais que estiveram no local, apenas os exames realizados no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) poderão apontar a causa da morte.Segundo o delegado Clayton Pinho, o corpo foi identificado pelos próprios familiares da vítima. Trata-se de Emerson de Oliveira Souza. O garoto cumpria medida socioeducativa no Ceduc, mas havia escapado da unidade na madrugada do domingo passado (18) juntamente com outros dois menores.
Familiares do adolescente, no entanto, acreditam que os responsáveis pelo crime são exatamente os menores que escaparam juntamente com Emerson. Os dois teriam armado a fuga para matá-lo em razão de uma briga antiga que existe entres jovens e adolescentes que residem nos bairros Alfredo Mesquita e Morada da Fé, na periferia de Macaíba.
Ao G1, o delegado disse que ainda é cedo para tirar qualquer conclusão e que ainda irá ouvir os parentes da vítima.


O trompetista da banda Farra de Rico, Everton Viana, sofreu um acidente de trânsito na manhã de ontem (20) na cidade de Monte Alegre e está internado em estado grave no Walfredo Gurgel. “Tuica”, como é conhecido o rapaz, pilotava uma motocicleta quando foi colhido por um veículo.

Ele foi levado para o Clóvis Sarinho imediatamente, e apresentava traumatismo cranio-encefálico. O músico passou por uma craniectomia descompressiva, cirurgia em que um pedaço do crânio é retirado para redução da pressão intracraniana, mas foi mantido na mesa de cirurgia por falta de vaga na UTI. Somente agora à noite surgiu um leito e ele foi levado para a unidade intensiva. O estado de saúde dele é considerado gravíssimo.

De acordo com pessoas ligadas à banda Farra de Rico, Everton – que é universitário – é considerado um jovem e profissional exemplar. Não dá trabalho, não se atrasa, não bebe e não fuma. Na página da banda, no Facebook, os colegas músicos pedem a oração dos fãs. Farra de Rico atualmente é uma das bandas de forró mais queridas pela molecada potiguar.

PM's de Natal passam mal após ingestão de quentinhas estragadas


Quentinha fornecida claramente demonstra não estar apta para consumo
A novela sobre a alimentação servida aos policiais militares do RN teve mais um capítulo de descaso. Dessa vez, não foi apenas um Batalhão que teve indigestão com as quentinhas servidas aos PM's, mas todo o efetivo das Unidades de Natal que usufruiu da alimentação fornecida passou mal na última segunda-feira (19).
A foto de uma quentinha com parte da alimentação foi postada nas redes sociais e claramente via-se que havia uma fermentação demonstrando previamente que a alimentação já se encontrava estragada. Entretanto, nem todas as quentinhas servidas demonstravam o estrago, o que levou alguns PM's a ingerir a alimentação fornecida como jantar.
Na mesma noite, entretanto, os relatos de policiais militares de todas as Unidades de Natal e Região Metropolitana que tiveram uma indigestão logo se espalhou. PM's do 3º BPM, 5º BPM, CIPAM, BPChoque, entre outras Unidades passaram mal e tiveram uma infecção intestinal.
Não seria a primeira vez que um fato desse ocorre. Policiais do BPChoque já sofreram anteriormente, quando todo o efetivo da Unidade "baixou" por problemas intestinais após a ingestão das quentinhas fornecidas.
Há, contudo, em andamento uma licitação para fornecimento de tickets alimentação no valor de R$ 10 para cada refeição realizada pelos Militares, totalizando cerca de R$ 7 milhões. Entretanto, ainda não há previsão para ser implementada a medida por questões burocráticas, o que prolonga o sofrimento dos PM's que necessitam se alimentar durante o serviço policial e constantemente vem debilitando sua saúde.

Presidente Aléxis Lima acata Recomendação fazer MP e Anula eleição da Câmara biénio 2015/2016

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim de Angicos, Vereador  Aléxis Lima (PR) , acatou a Recomendação do Ministério Público Estadual fazer e  Anulou  a eleição da Mesa Diretora da Casa de para o biénio 2015/2016.
alexis - dr.  aldo
Presidente Aléxis Lima e Dr. Aldo Araujo I Foto de Sessão anterior um ESTA fazer dia 19 I
A Câmara apreciou e votou Nesta Segunda feira (19), a Recomendação fazer MP Estadual, Opaco recomendou a Anulação da eleição de para o biénio 2015/2016, that was realizada de forma antecipada.
O Ministério Público Considerou Opaco uma eleição antecipada contraria o disposto fazer arte. 26 da lei Orgânica do Município de Jardim de Angicos e n º s art. 14 e 17 do Regimento Interno da Casa.
Durante a apreciação da Recomendação fazer MP, O clima tenso e com FOI Bastante insultos e bate boca Entre OS edis, OS Onde quatro vereadores da base de da prefeita Suely Localidade: Não se conformaram e Localidade: Não aceitavam a decisão fazer MP.
O presidente  Aléxis Lima  Teve Opaco Suspender uma POR Sessão 20 Minutos parágrafo Que OS animos dos vereadores pudessem se acalmar.
Logo apos serviços SUSPENSA a Sessão, o presidente colocou los votação uma Recomendação que MP that was aprovada Pela maioria  absoluta  dos Vereadores.
Ficando ASSIM  anulada  a Eleição da Mesa Diretora da Câmara de para o biénio 2015/2016, com ISSO UMA haverá nova eleição Opaco Devera Acontecer los 15 De Dezembro de 2014, Como uma determinação LO e RI.

Assaltante baleado NAS nádegas (foto: Passando na Hora)
Uma Tentativa de assalto no bairro Boa Vista los Mossoró terminou com hum policial militar e hum assaltante baleados Durante tiroteio iniciado when when Dois bandidos tentavam assaltar UMA Pessoa e FORAM surpreendidos POR UM policial.
Segundo Informations repassadas Pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o das Volta POR 17h30, Dois Elementos los UMA motocicleta Honda Fan, de cor azul, tentaram assaltar hum transeúnte, when o policial presenciou uma Ação. Reagindo à investida dos criminosos, ferindo hum dos acusados ​​não Momento los Que elementos fugia. Na Confusão, houve Troca de tiros EO policial Saiu ferido com hum Tiro na perna.
APOS baleado ser, Edson Eduardo da Silva, 18 anos, Residente na Rua Bem me Quer, não Conjunto Parque das Rosas, Caiu da garupa da moto e FOI Preso. Ele. sofreu golos hum Tiro NAS nádegas e levado FOI Pelo Samu par o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Onde FOI medicado e apos se Recuperar Será, será levado par a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza.
O Outro individuo, identificado apenas Como Filipe, conseguiu Fugir na motocicleta. O nomo fazer policial militar ferido na Ação Localidade: Não FOI revelado.

Usuários de drogas são assassinados em Parnamirim

Vítimas foram mortas em um intervalo de 10 horas.

Foto: Reprodução
Fernando do Nascimento foi morto na manhã desta quarta-feira.
A Polícia Militar registrou dois assassinatos em um intervalo de 10 horas na cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal. O último ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), no bairro Boa Esperança. Nos dois casos, segundo a polícia, as vitimas foram mortas a tiros por criminosos não identificados e possuíam histórico de envolvimento com drogas.
O primeiro aconteceu por volta das 19h desta terça-feira, na rua Santo Antônio, no bairro Bela vista, o pedinte Carlos Francisco da Silva, de 24 anos, tinha acabado de sair de uma padaria quando foi cercado por dois homens armados. Segundos depois, a dupla sacou armas e atirou no jovem, que morreu no local após ser atendido por socorristas do SAMU.
De acordo com a irmã de Carlos, o jovem era viciado em drogas desde a adolescência, Marcia Silva acredita que o irmão foi morto por causa de alguma dívida com traficantes. “Este é o destino de quem procura este mundo de drogas, nó da família fizemos de tudo para ele largar, mas o crack foi mais forte e ele acabou desse jeito”, disse.
Por volta das 5h desta quarta-feira (21), a vítima foi o desempregado Fernando do Nascimento Alves. Segundo familiares, que preferiam não serem identificados, o homem foi morto na rua por pessoas desconhecidas que passaram em um veículo e atiraram. Fernando tinha 39 anos e também tinha problemas com drogas.
 

Jovem e Morto e Mulher Leva Tiro nas costas em bar na zona Oeste de Natal

Aconteceu na Noite Desta quarta-feira (20) no bairro Bom Pastor.
Segundo a PM, Elias Paulo, de 19 Anos, levou 11 tiros a Queima-Roupa.

Rafael Barbosa Do G1 RN
Um Jovem de 19 ANOS levou 11 tiros a-Roupa Queima na Noite Desta terça-feira (20) Dentro de hum bar no bairro Bom Pastor, na zona Oeste de Natal . Elias Paulo Gama Morreu na Hora. Na Ocasião, EM Meio AOS disparos, Uma Mulher FOI atingida NAS costas e socorrida AO hospital. A Polícia Militar Localidade: Não soube informar o Estado de Saúde dela. Criminosos de Os fugiram. 

Ainda Segundo a Polícia Militar, Dois Homens chegaram AO bar los UMA motocicleta.
Um Deles Deles Entrou nenhum estabelecimento e fez OS disparos usando UMA pistola calibre 380. PESSOAS Que estavam sem local, conseguiram identificar o atirador e also o Condutor da moto e repassaram como Informations parágrafo um Polícia. Nomos OS, não entanto, Nao FORAM revelados parágrafo Localidade: Não atrapalhar como Investigações
.