Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

Operação “Galo do Alto”: Polícia Civil prende acusados de homicídio

Da:TN
A+A-
Equipes de policiais da  Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM), Força Tarefa e Academia da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Acadepol) realizaram nessa sexta-feira (13) uma operação denominada “Galo do Alto” para cumprimento de mandados de prisão preventiva, busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal  de Natal, na cidade de Caiçara do Norte, distante 149km da capital. 
Divulgação /DegepolCláudio Roque de Oliveira, conhecido como GaloCláudio Roque de Oliveira, conhecido como Galo

Os  mandados foram expedidos contra Cláudio Roque de Oliveira, conhecido pelo apelido de “Galo” ou “Medonho”, acusado de matar a tiros Edvaldo Candido de Araújo, 21 anos, no bairro de Felipe Camarão, em Natal. Cládio Roque teria contado com a participação de Ricardo Alexandre de Souza - que está preso no presídio de Alcaçuz - para cometer o crime no dia 24 de março de 2007.

Durante a operação, a Polícia Civil também cumpriu mandado de prisão em desfavor de Raimundo de Araújo Texeira, expedido pela 12ª Vara Criminal. Contra os acusados pesam acusações de roubos de carros e homicídios, e contra o “Galo” o de tráfico de drogas, além de outros crimes. 

Edvaldo de Araújo era conhecido por “Bimbo” e levou quatro tiros, sendo um na cabeça e  os outros três no tórax. Na ocasião de sua morte, populares encontraram cápsulas deflagradas no chão que posteriormente foram encaminhadas para a 14 ª delegacia  de Polícia Civil, em Natal.

Duas semanas depois do crime, uma quadrilha foi presa  acusada de  roubar carros na Grande Natal e com eles foram aprendidas duas armas. À época, o delegado da Dehom pediu a comparação balística das armas apreendidas com o estojo (cápsula encontrada) e o resultado deu positivo. A operação de ontem mobilizou todos os delegados da Dehom, mas o engajamento equipes da Força Tarefa e Acadepol foi fundamental para o cumoprimento dos mandados, salientaram os delegados da especializadas em investigação criminal de homicídios. "Galo" é apontado pela Polícia Civil como o principal traficante da Favela do Fio, na zona Oeste da capital. O criminoso já foi preso sob acusação de roubo de carros, com participação em perigosa quadrilha de roubo de veículos, e em outra ocasião ao ser abordado por equipe da Polícia Rodoviária Federal estava portando arma de fogo.

Bebê de 8 meses, avó e adolescente são baleados após tiroteio em Natal

Do G1 RN

Um bebê oito meses, a avó e um adolescente de 17 anos foram baleados durante um tiroteio no início da noite desta quinta-feira (12) no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. os responsáveis pelos tiros foram dois homens que estavam em uma motocicleta, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com a família de duas das vítimas, a criança levou um tiro na cabeça, enquanto a mulher foi atingida nos dois braços. Já o adolescente foi baleado no ombro, na perna e no braço. De acordo com a Polícia Militar, o jovem de 17 anos era o alvo dos disparos. Todos os feridos socorridos para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O oficial de operações do 9ª Batalhão da Polícia Militar, aspirante Eduardo Roberto, conta que o crime aconteceu por volta das 18h30 na Rua da Fé. "Pelo que ouvimos da família, as vítimas estavam chegando em casa quando aconteceu. O adolescente estava passando pela rua nessa hora", relata.

Dupla invade hospital, agride soldado da PM e rouba arma dele em Caicó

Dois jovens invadiram o Hospital do Seridó, em Caicó, agrediram um soldado da Polícia Militar que trabalhava na unidade e tomaram a pistola dele. A ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira (13), por volta das 3h40.

De acordo com a polícia, os dois criminosos entraram pela porta da urgência do hospital e chamaram pelo policial militar. Quando o soldado se aproximou, a dupla partiu pra cima dele. Um dos suspeitos estava portando uma faca e desferiu um golpe no rosto do policial.

Enquanto isso, o outro conseguiu tomar a pistola dele. Após roubar a arma do policial militar, os dois jovens fugiram. O soldado teve um corte no rosto, mas foi atendido no próprio hospital e passa bem. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Portal BO/Com informações de Sidney Silva

Polícia encontra granadas e munições em residência na zona Leste de Natal

Apreensão aconteceu na tarde desta sexta-feira (13) no Guarapes.
Segundo a polícia, uma mulher de 27 anos foi presa em flagrante.

Do G1 RN
  •  
Armamento foi apreendido dentro de uma residência no bairro do Guarapes, na zona Leste de Natal    (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Armamento foi apreendido dentro de uma residência no bairro do Guarapes, na zona Leste de Natal (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Granadas e munições para armamentos de grosso calibre foram encontradas pela Polícia Civil dentro de uma residência no bairro Guarapes, na zona Leste de Natal. A apreensão foi feita na tarde desta sexta-feira (13) por agentes das delegacias especializadas em Furtos e Roubos (Defur) e Capturas e Polinter (Decap) após receberam uma denúncia anônima.
A casa onde os artefatos e munições foram encontrados fica na rua Campos dos Vales. Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram uma mulher de 27 anos. “Ela permitiu a entrada dos policiais e logo apresentou uma bolsa com granadas e munições, mas não quis explicar a origem do material”, informou a assessoria de imprensa da Polícia Civil potiguar.
Foram apreendidas 56 munições e um carregador de fuzil, ambos de calibre 7.62 milímetros; 28 munições letais de espingarda calibre 12 e 38 munições não letais do mesmo calibre; um  aparelho de choque modelo 928 Type; três artefatos explosivos em alumínio; quatro granadas de efeito moral de cor branca; uma granada de cor verde; três granadas de cor preta emborrachadas; 50 espelhos para fabricação de cartões de crédito magnéticos em branco e uma bolsa sem marca aparente nas cores azul e amarelo.
A polícia investiga a origem do material apreendido. A mulher foi autuada em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito e posse de explosivos.

Chuva forte e transporte precário marcam 1º dia de Copa em Natal

Torcedores enfrentaram dificuldades para chegar à Arena das Dunas.
Em campo, o México venceu Camarões por 1 a 0.

Do G1 RN
Torcedores de México e Camarões na entrada Sul da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Torcedores de México e Camarões na entrada da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
No dia histórico em que recebeu seu primeiro jogo de Copa do Mundo, a capital potiguar sofreu com as chuvas que caíram desde o início da manhã. O tempo chuvoso dificultou a ida dos torcedores nesta sexta-feira (13) à Arena das Dunas e causou transtornos em toda a cidade. O funcionamento precário do transporte público - com ônibus em greve desde a quinta-feira (12) e falta de táxis - também gerou muitas queixas. As chuvas ainda causaram o cancelamento da Fifa Fan Fest após o alagamento de ruas que ficam no entorno do local da festa, na praia do Forte. Dentro de campo, a primeira partida do Mundial em Natal terminou com vitória do México sobre Camarões por 1 a 0.
Mexicanos voltaram a pé da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Mexicanos voltaram a pé da Arena das Dunas
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
Horas antes de a bola rolar na Arena das Dunas, os torcedores já sentiam dificuldade para chegar ao estádio. Embaixo de muita chuva, mexicanos acenavam em vão para táxis e ônibus na avenida Engenheiro Roberto Freire, que liga o bairro de Ponta Negra à BR-101. Os veículos que passavam estavam lotados. "Não tem táxi nem ônibus. Está bem difícil de chegar, mas não perco esse jogo por nada. Se precisar vou andando", afirmou o comerciante mexicano Juan Fernandez, de 32 anos.

De fato, muitos torcedores optaram por ir caminhando para o local do jogo. No shopping Cidade Jardim, no bairro de Capim Macio, na zona Sul, mexicanos se queixaram da falta de ônibus circular. De acordo com eles, havia a informação de que haveria um ônibus saindo do shopping com destino à Arena das Dunas. Cansados de esperar, os torcedores foram ao estádio a pé.
Comerciantes lucraram vendendo capas de chuva antes do jogo em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Comerciantes lucraram vendendo capas de chuva
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
Com a forte chuva, muitos procuraram se abrigar em paradas de ônibus, bares e restaurantes. Despreparados para a chuva, os torcedores compraram capas de ambulantes. Os comerciantes cobraram R$ 30 por cada unidade.

Depois do jogo, muitos torcedores voltaram andando para os hotéis onde estavam hospedados - a maioria deles no bairro Ponta Negra e na Via Costeira, onde se concentra a rede hoteleira de Natal. Além de torcedores a pé, vans e táxis passavam lotados.
 
Deslizamento aconteceu na avenida Dinarte Mariz, no trecho da Praia de Miami, na orla de Natal (Foto: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo)Deslizamento aconteceu na praia de Areia Preta (Foto: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Deslizamento de terra, inundação de túnel e ruas alagadas
As chuvas que caíram em Natal nesta sexta provocaram vários transtornos à população. A água causou alagamentos, deslizamentos e abriu buracos pelas ruas da cidade. A pior ocorrência registrada aconteceu na praia de Areia Preta, na zona Leste, onde a terra tomou conta da pista e arrastou veículos.
A rua Jaguarari, na zona Sul, ficou completamente alagada, dificultando o trânsito na região. O túnel da rua Raimundo Chaves, que faz parte do complexo viário da Arena das Dunas, também foi ficou repleto d'água. A obra ainda está em construção, com entrega prevista para este domingo (15).
Na avenida Prudente de Morais, um poste de identificação da via foi arrancado com a força da chuva e abriu um buraco no chão.
Desalojados
Uma mãe e quatro filhos firacaram desalojados, segundo o secretário municipal de Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa. Ele confirmou que as vítimas tiveram a casa onde moram alagada. A família reside no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal.
Ainda de acordo com o secretário, os cinco foram acomodados em uma sala do ginásio Nélio Dias, também na zona Norte

Polícia Civil prende suspeito de execução em Caiçara do Norte, RN

Suspeito foi preso na operação 'Galo do Alto', deflagrada nesta sexta (13).
Segundo a polícia, ele matou Edvaldo Cândido de Araújo, em Natal.

Do G1 RN
Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) prenderam nesta sexta-feira (13) um homem suspeito de ter participado de uma execução no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela 3ª vara Criminal  de Natal. O homem preso, segundo a polícia, é suspeito de ter participado, em compania de um outro homem, da execução de Edvaldo Cândido de Araújo, de 21 anos, no bairro de Felipe Camarão.O suspeito foi preso durante a operação 'Galo do Alto', deflagrada na cidade de de Caiçara do Norte, distante 149 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte.

Edvaldo foi morto com quatro tiros, sendo um na cabeça e  os outros três no tórax. O comparsa do homem preso nesta sexta já está detido na penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal.

Mexicano é preso em blitz da Lei Seca no RN após comemoração de vitória

Turista foi flagrado no teste do bafômetro e levado para delegacia de plantão.
Outras três pessoas também foram presas em blitz na zona Sul de Natal.

Do G1 RN
Um turista mexicano foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (14) em Natal em uma blitz da Lei Seca. Segundo a Polícia Militar, o estrangeiro admitiu ter ingerido bebida alcoólica na comemoração pela vitória da seleção do México sobre Camarões por 1 a 0 na Arena das Dunas, em partida válida pela Copa do Mundo. O turista foi encaminhado para a delegacia de plantão da zona Sul de Natal.
 De acordo com o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, além desse mexicano outros três brasileiros foram detidos após realizarem o teste do bafômetro.
"Ao todo, foram realizados 1.100 testes de bafômetro entre as 23h de sexta (13) e as 5h deste sábado (14). Trinta e três pessoas foram notificadas, sendo que 29 vão responder administrativamente por terem se recusado a fazer o bafômetro. As outras quatro, inclusive o mexicano, foram presos em flagrante", falou o coronel Araújo.
De acordo com o comandante da PM, as blitze da Lei Seca vão ser reforçadas em Natal durante toda a Copa do Mundo. "Todos os turistas são muito bem-vindos ao Rio Grande do Norte e eles devem comemorar sim as vitórias de suas seleções. Mas não vamos tolerar que dirijam após beberem. Vamos cumprir o que determina a lei brasileira", disse.
Carteiras de habilitação internacionais foram apreendias pela PM durante blitz em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Carteiras de habilitação internacionais foram
apreendias pela PM durante blitz em Natal
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Estrangeiros presos na sexta
A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte prenderam nove motoristas durante uma blitz da operação Lei Seca realizada na madrugada da sexta (13) na Via Costeira, principal via de acesso à rede hoteleira de Natal. Entre eles, dois americanos, um espanhol e um mexicano - que também foram autuados em flagrante e tiveram suas carteiras de habilitações internacionais recolhidas. Os detidos foram liberados após pagamento de fiança.