Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014


Quem está aniversariando hoje é meu 

grande amigo Iran



Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quero te dizer que tenho muito orgulho em compartilhar da sua amizade.

Parabéns meu amigo, feliz aniversário.

Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens.
Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Quero também te agradecer, por tudo o que tem feito para que a nossa amizade fique cada vez melhor.

Parabéns

Homem é morto a tiros em bar de Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal

Crime aconteceu na noite desta quinta-feira (3) em Nova Descoberta.
Vítima ainda foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital.

Do G1 RN
Júlio César Cavalcanti, morto a tiros em Nova Descoberta  (Foto: Reprodução/G1)Júlio César Cavalcanti, morto a tiros
(Foto: Reprodução/G1)
Um homem de 26 anos foi vítima de assassinato após ser baleado em um bar no bairro de Nova Descoberta, na Zona Sul deNatal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na noite desta quinta-feira (3). Júlio César Cavalcanti ainda chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte, os suspeitos são dois homens que fugiram em um Gol de cor prata. Júlio César ainda foi socorrido por um homem que estava no bar, mas o carro em que os dois seguiam para o hospital quebrou no meio do caminho. “Uma viatura do Samu ia passando na hora e prestou socorro para o rapaz, mas ele não resistiu”, confirmou Araújo.
A Polícia Militar foi acionada e ainda realizou diligências na tentativa de encontrar os responsáveis pelo homicídio, mas ninguém foi preso até o momento.

'Cidadão age quando Estado falha', diz promotor do RN sobre linchamentos

Para Wendell Beetoven, população não acredita no sistema criminal.
Levantamento do G1 mostra cinco casos registrados no RN neste ano.

Do G1 RN
Suspeito de assalto foi amarrado e espancado por moradores de conjunto na zona Norte de Natal (Foto: Cinegrafista amador/Cedida)Suspeito de assalto foi amarrado e espancado por
moradores (Foto: Cinegrafista amador/Cedida)
A população buscando alternativas quando o Estado falha no seu dever de dar segurança. Para o promotor de Justiça de investigações criminais, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, é neste contexto que acontecem os seguidos casos de linchamentos no Rio Grande do Norte e no Brasil. Em infográfico publicado nesta quinta-feira (3) o G1 fez um levantamento sobre esse tipo de crime no país. Com cinco casos, o RN foi o terceiro estado com mais linchamentos noticiados neste ano, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O promotor considera a situação preocupante e acredita que a descrença na justiça criminal levou ao ponto atual. "Como as pessoas desacreditam, elas passam a fazer justiça com as próprias mãos, o que é uma forma totalmente ilegítima de aplicação de punição. O cidadão age quando o Estado falha", opina Beetoven, para quem as soluções não precisam ser muito complexas. "Não acredito em soluções miraculosas com criação de divisões especiais para investigar crimes. Falta só o feijão com arroz, as delegacias de bairro investigarem", afirma o promotor.

Suspeito foi amarrado e agredido pelos moradores da vizinhança em São José de Mipibu, na Grande Natal (Foto: José Aldenir)Para o promotor Wendell Beetoven, a população sente falta de respostas imediatas. "Se uma pessoa é assaltada em um ponto de ônibus, ela dificilmente vai fazer um boletim de ocorrência na delegacia porque não acredita que o crime será investigado. O cidadão acha que vai ser mal atendido e perder tempo", diz. De acordo com o promotor, os repetidos casos de linchamentos deveriam servir de exemplo para mais investimentos e soluções das polícias, Ministério Público e Justiça.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, acredita que os linchamentos têm mais a ver com a banalização da violência e alerta: "quem for pego praticando atos como esses será preso". Araújo reforça que por mais que uma pessoa tenha cometido um crime, não cabe ao cidadão puní-la por esse ato. "Não toleramos nem aceitamos essa conduta. Assim estamos voltando a uma época primitiva e perdemos a dignidade para com o próximo", avalia.

G1 tentou contato com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eliéser Monteiro Filho, mas a assessoria de comunicação informou que ele não pôde atender as ligações na tarde desta quinta.

Linchamentos noticiados pelo G1 no RN
3 de fevereiro
Jovem de 21 anos é preso suspeito de assaltar mulher com revólver em formato de isqueiro em Natal. A população tentou linchá-lo.
Suspeito espancado em São José de Mipibu
(Foto: José Aldenir)
21 de fevereiro
Moradores espancam um homem suspeito de assaltar uma padaria em Natal. O espancamento foi filmado e colocado na internet.

10 de março
Justiceiros' agridem com socos, chutes, tapas e golpes de capacete três adolescentes suspeitos de ter participado do roubo de um carro em Natal. Gravação vai parar na internet. Os agressores não foram presos.

12 de março
Moradores amarram e espancam suspeito de roubar casa em São José de Mipibu, na Grande Natal. Um saco plástico é colocado em sua cabeça. Depois, descobriu-se que o pedreiro foi confundido com outra pessoa.

20 de março
Suspeito de assalto a mulheres tem as mãos amarradas e é espancado por moradores em Natal.

Homem é executado na frente da mulher e de seis filhos em Mossoró

João Coragem, de 33 anos, foi morto na madrugada desta sexta-feira (4).
Um dos filhos, de 11 anos, levou um tiro na perna e foi socorrido ao hospital.

Do G1 RN
Criminosos arrombarão o portão, invadiram a casa e mataram João Coragem na frente da mulher e dos filhos (Foto: Marcelino Neto/G1)Criminosos arrombarão o portão, invadiram a casa e mataram João Coragem na frente da mulher e dos filhos (Foto: Marcelino Neto/G1)
Um homem foi assassinado a tiros, na frente da mulher e dos seis filhos dele, na madrugada desta sexta-feira (4) no bairro Santo Antônio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, o crime tem características de execução. Um dos filhos, um garoto de 11 anos, foi atingido em uma das pernas e socorrido ao hospital. Os suspeitos são quatro homens, ainda não identificados, que invadiram a residência da vítima armados com pistolas e escopetas. João Batista Lourenço da Silva, também conhecido como 'João Coragem', tinha 33 anos.

O perito criminal Otávio Domingos, que trabalha no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) em Mossoró, disse ter visto pelo menos 15 perfurações na região lombar de João, causadas pelos disparos de pistola e descarga da espingarda tipo cartucheira.A casa onde aconteceu o homicídio fica na Rua José Mendes de Souza. A polícia informou também que João estava no quarto com a mulher quando os criminosos quebraram o portão e invadiram a residência. Com o barulhos dos primeiros tiros, os filhos, que estavam em outro quarto, correram para ver o que estava acontecendo. O garoto ferido foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia e não corre risco de morte.

Ainda segundo a polícia, João Coragem teve seu nome envolvido em um caso de homicídio no mês de outubro de 2012, crime que aconteceu no Sítio Coqueiro, na zona rural de Mossoró. A vítima foi encontrada com as mãos amarradas e um tiro no rosto.