Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Descontrole financeiro do Governo 

afeta contas de policiais militares


Uma das vantagens do serviço público que atrai cada vez mais os interessados em ingressar nos cargos públicos é a estabilidade financeira. No entanto, no Estado do Rio Grande do Norte essa estabilidade financeira já não é mais uma realidade para os servidores públicos que a cada mês vê seus direitos sendo cerceados por Decretos Governamentais.

Os policiais militares, por exemplo, vem sentindo na pele e no bolso o descontrole financeiro e os ditos Decretos, sempre com prazos indeterminados, emitidos pela Chefe do Executivo. São promoções que não são pagas, mudanças de nível, Diárias Operacionais, férias, e, agora, o décimo terceiro salário.
Bem verdade que o Governo do Estado tem até o dia 20 de dezembro para realizar o pagamento da gratificação natalina aos servidores públicos, mas lembro que, como em um contrato, quando reitaradamente há o cumprimento de uma obrigação, como no caso da antecipação do 13º há anos, e com a falta da divulgação do calendário de pagamento pelo Governo, este teria a obrigação de realizar o pagamento conforme já vinha sendo praticado em anos anteriores, uma vez que gerou a expectativa pelo servidor público em seu cumprimento.
Outra questão relevante foi a sustação do pagamento das férias em agosto de 2013 pelo período de 90 dias, que na verdade perdurou por seis meses, desestabilizando as contas financeiras de cerca de 70% dos policiais militares do Estado. Soma-se a isso, a falta de pagamento das diárias operacionais, da mudança dos níveis remuneratórios e as promoções, todos sem estar sendo pagos devidamente.
São todos esses fatores somados a outros que vem desestabilizando os polciiais militares endividando-os cada vez mais. “Estamos voltando ao passado quando ninguém queria vender aos PM’s com medo de calote”, disse um policial.
Em conversa informal com um policial, o mesmo já admitiu não saber mais o que fazer para equilibrar suas finanças, uma vez que ainda sofre com o atraso do pagamento das férias desde o ano passado.
“Tive que sacar o cheque especial pois contava com as férias. Elas não foram pagas. No início do ano, ainda devendo ao cheque especial, adiantei o décimo, que também não foi pago. Sacrifiquei minhas folgas para trabalhar na Copa por diárias operacionais e, finalmente, equilibrar as finanças, mas também não foram pagas”, desabafou o PM.
Outro ponto de destaque do descontrole do Estado, é a questão dos inativos e pensionistas da Polícia Militar, os quais a todo mês vem sendo preteridos e tem seu pagamento retido em média de dez dias, dificultando a vida dos que já possuem uma idade já avançada e com a saúde comprometida e que necessitam comprar medicamentos.
Bandidos realizam assaltos na BR 406 entre João Câmara e Jandaíra

Caminhete não foi roubada porque deu o prego e teve que ser rebocada
Um casal de trafegava em um veículo tipo caminhonete  Ford Ranger passou por maus momentos na noite deste domingo na BR 406 próximo a Aroeira, município de Jandaíra. O proprietário da Ranger contou para a polícia que trafegava no sentido Macau- Natal, quando depois de passar pelo distrito de Aroeira, ele e esposa visualizaram que homens armados tinham invadido a pista e tentaram parar a caminhonete, nesse momento perdeu o controle do veículo que parou no acostamento e apagou.
Nessa hora o motorista junto a esposa e uma filha recém-nascida abandonaram o veículo e tentaram fugir pela BR, por sorte nessa hora o amigo reconheceu o casal e parou o carro para ajuda-los, mesmo sem ter percebido a ação dos bandidos que estavam tentando assalta-los.
As vítimas relataram para a polícia que no momento em que cruzaram pelos bandidos deu para ver que eles estavam com armas grandes que pareciam calibre 12 e outras pequenas parecidas com pistolas, e que o grupo estava em um carro tipo Gol e em duas motos e que faziam pessoas que estavam num carro tipo Corsa de vítimas.
O casal veio até João Câmara e informou a polícia, tendo a guarnição do GTO  se dirigido ao local e encontrou a caminhonete as margens da BR 406, após verificarem o perímetro e ver que esta seguro informou a guarnição da RP que levou o motorista da caminhonete ao local para o mesmo verificar  seu veículo. O carro não pegou mais e teve que ser rebocado. A Guarnição da RP de Jandaíra também esteve no local e junto com o GTO realizou buscas nas estradas carroçáveis mas os bandidos não foram localizados, sem as vítimas do Corsa.
Cento e Noventa190
Motorista de João Câmara é morto a tiros durante tentativa de assalto no Maranhão


A vitima o Motorista Paulo gago de 55 anos (Foto: arquivo familiar)

O motorista de caminhão Paulo Francisco Cardoso, mais conhecido como Paulo Gago, de 55 anos, residente na rua Breno Miranda, no bairro da Vila nova em João Câmara, foi assassinado a tiros durante tentativa de assalto na cidade de Buriticupu, no interior do Estado do Maranhão.
A tentativa de assalto ocorreu na tarde desta segunda-feira(18), quando dois bandidos chegaram em uma moto, aproximaram do motorista anunciaram o assalto e em seguida atiraram contra o mesmo.  A vítima ainda chegou a ser socorrida para o hospital da cidade de Buriticupuru mas não resistiu e veio a óbito.
Segundo informações, Paulo Gago saiu de Mossoró na quarta-feira da semana passada com uma carga fretada de sal para a cidade de Buriticupu/MA. O caminhão que Paulo dirigia era um Wolksvagem de placa HUE 8418/Pernambuco, de propriedade de Galego de Berré. Paulo Gago deixa a esposa, oito filhos, nove netos e um bisneto.
O corpo de Paulo já está a caminho de João Câmara, segundo informações do filho Branquinho, deverá chegar a João Câmara por volta do meio dia desta terça-feira(19).
Com informações do blog do Montoril

HOMEM CONDUZINDO MOTO ROUBADA É ENCONTRADO MORTO AO LADO DE MOTOCICLETA


Acidente registrado por volta das 5:30 desta manhã de segunda feira (18), na BR 226, a dois quilômetros da saída da cidade de Serra Caiada para Tangará, próximo ao posto Alvorada, os populares avisaram a Policia Militar da cidade de Serra Caiada que havia um acidente com uma moto, um corpo próximo a BR, de imediato a viatura foi ao local e constatou que se tratava de um grave acidente, a vítima identificada por JOSÉ MACIANO FERREIRA DA SILVA, DE 22 ANOS, natural da cidade de Serrinha.
Segundo informações repassadas ao Blog pela a Polícia Militar de Serra Caiada sob o comando do Sargento Bonifácio e o apoio do soldado Rômulo, a vitima vinha conduzindo uma Moto de placa: (OJS - 2270) da cidade de Parnamirim/RN, que consta no sistema da policia como roubada, e segundo informações do soldado Rômulo, tudo indica que a vítima vinha com outro passageiro na garupa da moto, pois foi encontrado dois pares de chinelas próximo ao acidente, indicando que havia mais alguém com ele, mas se evadiu do local do acidente.


O paralelo

PRF divulga balanço das operações durante o fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço de operações realizadas durante o fim de semana nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. Foram registrados 28 acidentes, sendo catorze sem vítimas e um óbito. José Juvenildo do Nascimento, de 37 anos, agricultor, condutor de uma motocicleta Honda Fan 125 cc, morreu em decorrência de uma colisão frontal com um veículo CM/Meriva no km 96,2 da BR-226, em Santa Cruz. 

Os policiais fiscalizaram 1.211 veículos, aplicando 317 notificações. No combate a embriaguez no volante, a PRF submeteu 342 motoristas ao teste de bafômetro. Ao todo, 27 condutores foram autuados, além de 27 carteiras habilitação terem sido recolhidas. 

No combate a criminalidade, onze pessoas foram presas: sete por embriaguez, uma por suspeita de receptação de veículo roubado e uma por porte ilegal de arma de fogo. Além disso, duas responderão a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por entregar a direção de veículos automotores a condutores não habilitados.

Carros recuperados em São José de Mipibu e Mossoró

Em São José de Mipibu, no km 117 da BR-101, às 22h20, na sexta-feira (15), foi apreendido um GM/Celta, placa NOH 9183/RN, com registro de roubo. Na cidade de Mossoró, no km 47 da BR-101, às 23h36 de sábado, foi recuperado uma motocicleta Traxx/JL 50q2, sem placa, com registro de roubo, em posse de um condutor de 23 anos, que acabou preso por receptação.

Fonte: Tribuna do Norte

Polícia Civil prende suspeito de estuprar a própria filha no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu nesta segunda-feira (18) um homem suspeito de ter estuprado a própria filha durante aproximadamente sete anos. O pai saía frequentemente com a menina, atualmente com 15 anos, sob o pretexto de que a mesma iria ajudá-lo na limpeza de uma obra, onde mantinha relações sexuais não consensuais com a própria filha, conforme a Polícia Civil.Ainda de acordo com a Polícia Civil, a adolescente era ameaçada a não contar nada. sob ameaças do agressor de que mataria pessoas que a vítima amava. A menina era geralmente proibida de sair de casa e muito retraída, não revelando os abusos que sofria. Os estupros só pararam quando o agressor, após ter espancado a filha e levantado suspeitas dos vizinhos, foi expulso de casa em 2013.
Após investigar o caso e colher diversos elementos de prova, a Polícia Civil de Assu representou pela prisão preventiva, efetuou a prisão e já indiciou o agressor pelo crime de estupro de vulnerável em continuidade delitiva.

Fonte: G1 RN

VILA FLOR/RN: HOMEM MATA A EX-COMPANHEIRA A FACADAS E VAI BEBER EM CHURRASQUINHO LOGO DEPOIS


Fonte: 190/RN VIA PORTAL NCO

Um crime chocou a cidade de Vila Flor, litoral sul do estado neste fim de semana.
De acordo com informações da polícia passada ao Portal NCO, Maria do Desterro da Silva de 25 anos, moradora da rua Nova, foi morta com uma facada na altura do pescoço pelo ex companheiro inconformado com a separação. Ela ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
O autor do crime foi identificado por MARCÍLIO SOARES DO NASCIMENTO DE 33 anos, natural de Arez e residente na Barra do Cunhau. A polícia ainda informou que o mesmo foi preso em um churrasquinho bebendo e não demonstrava arrependimento.

Dois jovens são executados a tiros dentro de casa na Zona Norte de Natal

Do G1 RN


Dois jovens foram executados a tiros no início da tarde desta segunda-feira (18) no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. As vítimas ainda não foram identificadas pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Manoel Kennedy, informou que quando os policiais militares chegaram ao local os dois já estavam mortos. Não se sabe quem atirou nas duas vítimas.

O crime aconteceu por volta das 13hs na Rua Missão de Cristo.

Fotos J. Hellinsk (WhatsApp)

Presidiário do semiaberto é morto a tiros no bairro do Alecrim, em Natal

Hudson André Gomes Lima, 29 anos, cumpria pena por tráfico de drogas.
Segundo a PM, ele deixou a Penitenciária de Alcaçuz nesta segunda (18).

Do G1 RN
Crime aconteceu na comunidade da Guarita, no bairro do Alecrim, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Crime aconteceu na comunidade da Guarita, no bairro do Alecrim, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Um presidiário do regime semiaberto foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (18) no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, Hudson André Gomes Lima, de 29 anos, respondia pelo crime de tráfico de drogas. Ele havia acabado de deixar a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e deveria se apresentar em outra unidade prisional.
Ainda de acordo com a polícia, Hudson foi morto na comunidade da Guarita, que fica no Alecrim. Um homem em um carro escuro teria se aproximado e efetuado vários disparos contra ele. Pelo menos seis tiros atingiram a vítima, que morreu no local.
A polícia chegou a realizar diligências na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O corpo de Hudson foi encaminhado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) no bairro da Ribeira.
A investigação foi aberta pela Delegacia Especializada em Homicídios de Natal (Dehom).

Munição antiaérea e arma avaliada em R$ 10 mil são apreendidas no RN

Armamento foi encontrado numa residência em São Gonçalo do Amarante.
Ainda foram achados objetos usados em arrombamento de caixas de banco.

Do G1 RN
Material foi apreendido na casa de um segurança particular que está sendo procurado pela polícia (Foto: João Costa/G1)Material foi apreendido na casa de um segurança particular que está sendo procurado pela Polícia Civil do RN (Foto: João Costa/G1)
Uma operação realizada pela Polícia Civil potiguar apreendeu na casa de um segurança particular, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, objetos suspeitos de terem sido usados em arrombamento a caixas eletrônicos. O dono da residência não foi encontrado e está sendo procurado pela polícia. Em meio aos objetos também foi apreendida uma pistola de fabricação austríaca avaliada em R$ 10 mil, segundo informou o chefe de investigações João Costa.
A casa onde o material foi encontrado fica no conjunto Amarante. Ainda de acordo com João Costa, foram apreendidos dois coletes à prova de balas que pertencem à Polícia Militar, uma furadeira hidráulica e equipamentos que são usados para a retirada de cédulas de dentro das gavetas dos terminais bancários, além de munições calibre .40 e .50. "Estas últimas, utilizadas em metralhadoras antiaéreas e com capacidade para penetrar na fuselagem de veículos blindados. Estamos diante de uma quadrilha bem articulada e especializada em crimes contra unidades bancárias”, ressaltou o investigador.
João Costa contou que a pistola encontrada no imóvel é uma modelo Glock 22 de calibre .40, que não é vendida no Brasil. "É uma arma cara, com custo estimado em R$ 10 mil. Recebemos a informação de que o suspeito residia no município e fomos até o local, mas só encontramos o material", acrescentou.

Amigo de PM preso
Ainda segundo João Costa, o proprietário da residência não teve o nome revelado para não atrapalhar as investigações. “Ele é um segurança particular que andava com o policial militar preso na semana passada com um carro clonado. Inclusive, foi este segurança quem indicou o veículo para o PM”, revelou. Dentro do carro, um EcoSport, foram encontradas munições de pistolas .40 e calibre 762.

A prisão do policial, que é soldado da PM, aconteceu na última sexta-feira (15), também em São Gonçalo do Amarante. O proprietário do automóvel - que possui a mesma numeração das placas encontradas no carro do policial - esteve na delegacia e comprovou que a identificação do carro dele, que também é um Ecosport, tem a documentação legítima das placas. "O PM também vai responder por porte ilegal de munição de uso restrito", acrescentou o chefe de investigações.
Reincidência
Segundo o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva, o policial militar tem quatro anos de carreira e esta é a segunda vez que ele é autuado pelo mesmo crime. O primeiro caso aconteceu em março deste ano durante o carnaval na cidade de Macau. "O soldado trabalha na Companhia Independente de Policiamento de Guarda de Natal. Vamos instaurar um Processo Administrativo Disciplinar para decidirmos pela permanência ou não do soldado nos quadros da PM", afirmou o comandante.

Jovem é morto em lanchonete de Natal com tiros na cabeça e no peito

Crime aconteceu na noite desta segunda (18) no bairro do Planalto.
Segundo a PM, Bruciliano Cardoso, de 21 anos, já havia sido apreendido.

Do G1 RN
Bruciliano Judson Cardoso tinha 21 anos e morreu com tiros na cabeça e no peito (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Bruciliano Judson Cardoso tinha 21 anos
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Um jovem de 21 anos foi morto na noite desta segunda-feira (18) ao ser baleado na cabeça e no peito durante uma confusão em uma lanchonete no bairro Planalto, na Zona Oeste deNatal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Bruciliano Judson Cardoso, que já havia sido apreendido por assalto quando menor de idade.
O crime aconteceu na rua São Bráulio. Ainda de acordo com a polícia, as testemunhas deram duas versões para o caso. Na primeira, Bruciliano teria brigado com um outro rapaz, que atirou contra ele. Na segunda, um carro de cor preta teria se aproximado, quando uma pessoa desceu do veículo e atirou.
Segundo o sargento Boás Sousa, o rapaz já era conhecido dos policiais da área por cometer assaltos na região durante a adolescência.
A investigação foi aberta pela Delegacia Especializada de Homicídios de Natal (Dehom). O corpo de Bruciliano foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).
Bruciliano Judson Cardoso tinha 21 anos e morreu com tiros na cabeça e no peito no bairro Planalto, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Crime aconteceu no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

PM apreende carro roubado e prende três em blitz na Zona Leste de Natal

Barreiras foram iniciadas após morte de motorista de ônibus na sexta.
PMs realizaram revistas em quatro avenidas até o início da noite.

Do G1 RN
Primeiro dia de barreiras e revistas a ônibus terminou com prisões e apreensões (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Primeiro dia de barreiras e revistas a ônibus
terminou com prisões e apreensões
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
A Polícia Militar prendeu três homens em um carro roubado na noite desta segunda-feira (18) em uma das barreiras montadas em diversos pontos de Natal. As revistas em veículos de transporte coletivo, carros e motocicletas foram iniciadas após a morte do motorista de ônibus Francisco Izaque de Faria, de 37 anos, assassinado durante um assalto em Parnamirim, na Grande Natal.
Até as 21h foram realizadas barreiras nas avenidas Bernardo Vieira, Mario Negócio, Hermes da Fonseca e Prudente de Morais. As prisões aconteceram na Avenida Prudente de Morais. "Recebemos a informação que o carro era roubado e conseguimos interceptá-lo. Foram achados uma arma de fogo e produtos que podem ser provenientes de roubos", afirma o tenente Everton Moura, oficial de operações da Ronda Ostensiva de Motocicletas (Rocam).

O assassinato do motorista gerou protestos dos rodoviários, que paralisaram os ônibus na manhã do último sábado (16) e no início da tarde desta segunda. A resposta do governo foi anunciada nesta segunda pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, que apresentou como ação a realização de revistas em Natal e na região metropolitana.

Passageiros de ônibus foram revistados pela PM durante abordagens a veículos na Avenida Bernardo Vieira, na zona Oeste de Natal (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)Passageiros de ônibus foram revistados pela PM durante abordagens a veículos em vários pontos de Natal (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)
"Pedimos a compreensão da sociedade, pois em toda abordagem há um certo constrangimento. Mas, estamos trabalhando em conjunto com a população e esperamos a colaboração de todos, inclusive através de denúncias que podem ser feitas pelo telefone 181 do Disque Denúncia", ressaltou o comandante geral da PM ao anunciar as medidas de segurança", explicou Araújo.

Durante a reunião, segundo o coronel Araújo, foram apresentadas ações de policiamento bem sucedidas em outros estados, como a 'Operação Gêmeos', que é feita na Bahia visando inibir ações delituosas a transportes coletivos. "Estamos colocando policiais à paisana nos ônibus, além de atuarmos com as viaturas de área, com a participação de unidades especializadas, como o Bope, BPChoque. Também irão atuar a Cavalaria, a Rocam e Cipam (Companhia Ambiental)", acrescentou o comandante geral.

Segundo o Sintro, do início de janeiro até o dia 30 de julho foram registrados 491 assaltos a ônibus somente na capital, uma média de 80 assaltos por mês. Na região Metropolitana, sem contar Natal, a média é de 25 assaltos por mês.