Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

É de lascar: RN é líder em crescimento de homicídios e segundo pior em investimentos em Segurança Pública

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que apresentou maior crescimento do número de homicídios entre 2012 e 2013. As informações divulgadas nesta terça, 11, mostram que em 2012 foram registrados 388 assassinatos enquanto em 2013 este número subiu para 823, com uma variação de 112,11 por cento.

Apesar do crescimento, o Rio Grande do Norte não tem a maior taxa de homicídios, que é calculada sobre grupo de 100 mil habitantes. Enquanto em terras potiguares esta taxa é de 24,3 mortes para cada 100 mil habitantes, em Alagoas a taxa é de nada menos que 67,5 crimes de morte para cada grupo de 100 mil habitantes.

De qualquer forma, o Rio Grande do Norte vem contribuindo, de forma triste, para as estatísticas da criminalidade no País, onde foram registrados em 2013, segundo o Anuário, 50.806 crimes de morte, o que significa 5,8 mortas a cada hora ou uma pessoa a cada dez minutos. A taxa nacional de homicídios é de 25,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

As autoridades de Segurança Pública podem até dizer que estão se esforçando e que a taxa de homicídios no Rio Grande do Norte está um pouco abaixo da média nacional.

Mas é melhor não comemorar isso não. Não vai pegar nada bem.

Melhor tratar de aumentar o investimento em Segurança Pública. Em matéria de gastos públicos no setor, o Rio Grande do Norte só fica à frente do Piauí. Entre 2012 e 2013, os investimentos caíram 14,87 por cento. Um verdadeiro absurdo se considerado o clima de terror e de faroeste que tomou conta das principais cidades potiguares.E das pequenas e médias também.
Diversos,Polícia,Segurança

Veja o gabarito oficial do Enem 2014

Provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 em 1.752 municípios brasileiros.
Resultado deve sair na primeira semana de janeiro, segundo MEC.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (8/11)
PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (9/11)
PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)
Provas amarela e azul que foram aplicadas no Enem 2014 (Foto: G1)Provas amarela e azul que foram aplicadas no Enem
2014 (Foto: G1)
Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.
O Enem foi realizado no sábado (8) e domingo (9) e bateu recorde este ano com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.
Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios.
Professores elogiaram Enem
As provas do Enem 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. Em ciências humanas, aplicada nosábado (8), os docentes consideraram a prova bem contextualizada e com textos mais curtos e diretos. A prova de ciências da natureza, principalmente nas questões de química, privilegiou os candidatos que se prepararam para o exame, segundo eles. Alguns temas da cultura "pop" que foram citados nas questões foram o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e o Pequeno Príncipe (veja a íntegra da prova).
No domingo (9), a prova de matemática tevemenos cobrança de conteúdo e exigiu mais interpretação dos candidatos. As questões de linguagens mantiveram o "estilo Enem", explicaram os professores: enunciados com textos longos e interdisciplinaridade. Neste ano, muitos autores consagrados da literatura brasileira apareceram nas questões, como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. Além disso, vários cartunistas tiveram charges inspiradoras de questões, como Will Leite, do Paraná. Uma questãoabordou o MMA, modalidade de artes marciais.
A prova de redação teve como tema a "Publicidade infantil em questão no Brasil". Para os professores, o tema refletiu a tendência do Enem de fugir das efeméridas e temas com grande repercussão midiática recente. Também no segundo dia  (veja a íntegra da prova).
Nos dois dias do exame, os candidatos usaram as redes sociais para comentar as provas e bolaram memes e piadas que estiveram entre os assuntos mais comentados.
Veja como usar o seu Enem
Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
O exame, maior do tipo no país e um dos maiores do mundo, pode ser usado de diversas formas:
Seleção para universidades (Sisu)
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá a primeira edição de 2015 em janeiro, ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 170 mil vagas.

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Financiamento estudantil (Fies)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Em agosto deste ano, o governo afirmou haver assinado o milionésimo contrato do Fies.
Ciência sem Fronteiras
O programa de intercâmbio do governo federal prevê oferecer, até 2015, 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. A partir de 2013, o Enem, antes usado de mandeira classificatória no programa, passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Para participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
Sisutec
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Certificação do ensino médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2009, quando o Enem ganhou a função de conferir o certificado, o número de candidatos que solicitaram a certificação do ensino médio triplicou: foi de 197.991 naquele ano para 997.131 em 2014.
População aplaude PMs que balearam suspeito de assalto no RN

Imagens mostram chegada da PM a Major Sales, onde Correios foi assaltado.
Suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos tiros. Um PM também morreu.

Do G1 RN
A captura de um dos suspeitos de terem assaltado a agência dos Correios na cidade de Major Sales, município da região Oeste potiguar, foi celebrada com aplausos pela população da cidade
O assalto a agência dos Correios em Major Sales aconteceu na tarde desta terça-feira (11). Na ocasião, um soldado da PM que estava de folga foi baleado pelos criminosos. Alexandro Oliveira, de 34 anos, morreu na madrugada desta quarta (12) no Hospital Regional de Pau dos Ferros, para onde foi socorrido.O homem, ainda não identificado, foi baleado na manhã desta quarta-feira (12) durante um confronto com policiais militares em meio a uma região de mata fechada. As imagens mostram a chegada dos carros da PM com o suspeito ainda vivo. O homem, que ainda não foi identificado, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
Soldado Alexandre Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)Soldado Alexandro Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
"Recebemos informações de que quatro homens entraram nos Correios. O soldado já estava no local. Não sabemos se o soldado reagiu ao assalto ou se ele foi reconhecido como PM", explicou o coronel Romualdo Borges, do 7º Batalhão da Polícia Militar.
Além do suspeito morto, os policiais ainda conseguiram prender um segundo suspeito, que foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Pau dos Ferros para averiguação.
A PM ainda continua fazendo buscas pela região com o objetivo de prender os outros criminosos.
Policiais militares continuam buscas pelos criminosos na zona rural de Major Sales (Foto: Capitão Inácio Brilhante)Policiais militares continuam buscas pelos criminosos na zona rural de Major Sales (Foto: Capitão Inácio Brilhante)

Suspeito de matar PM durante assalto morre em confronto com a polícia

Criminosos foram perseguidos, trocam tiros e um deles acabou morto no confronto, na cidade de Major Sales-RN.

Por Redação
 Um suspeito de ter participado de um assalto que terminou com o soldado da PM Alexandro Oliveira, de 34 anos, morreu em confronto com a polícia, na manhã desta quarta-feira (12). O homem ainda não identificado foi encontrado no sítio Damasco, zona rural de Major Sales, mais precisamente no parque de vaquejada Mangueiral, e teria reagido à prisão.
Com isso, ele acabou baleado e morreu antes de ser socorrido. O suspeito teria invadido a agência dos Correios de Major Sales, na tarde desta terça-feira (11), para assaltar. Durante o crime, os bandidos atiraram contra o soldado Alexandro, que estava de folga, mas estava dentro da unidade para resolver assuntos particulares.
Após ser baleado, o soldado foi levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e como estava em estado grave, seria transferido durante a madrugada pra o Hospital Regional de Mossoró. Ele chegou a passar por cirurgia e estava estável durante a noite, no entanto, apresentou uma piora e acabou morrendo por volta das 3h.
Desde a tarde de ontem, a Polícia Militar realizava diligências para localizar os suspeitos, que estariam escondidos em um matagal. Além do homem morto em confronto, um segundo suspeito foi preso.

Policial militar baleado durante assalto no interior morre no hospital

Alexandro Oliveira estava internado em estado grave e não resistiu aos ferimentos.

Foto: Reprodução
 Morreu na madrugada desta quarta-feira (12), o soldado da Polícia Militar Alexandro Oliveira, de 34 anos. O policial tinha sido baleado durante um assalto, na tarde desta terça-feira (11), na cidade de Major Sales. Ele estava em uma agência dos Correios quando bandidos invadiram o local para assaltar.
Os criminosos acabaram atirando contra Alexandro que não estava de serviço no momento da ação. Após ser baleado, o soldado foi levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e como estava em estado grave, seria transferido durante a madrugada pra o Hospital Regional de Mossoró.
Ele chegou a passar por cirurgia e estava estável durante a noite, no entanto, apresentou uma piora e acabou morrendo por volta das 3h. O policial tinha sido atingido pro vários tiros braços e no abdômen.

Homem morre esmagado por guindaste em Candelária

Vítima foi ainda foi atendida no local por socorristas do SAMU.

Por Sérgio Costa
Foto: Cedida
 Um homem de 48 anos morreu após ser atingido por um guindaste, na frente de uma empresa, no conjunto Parque das Colinas, bairro Candelária, zona Sul da capital. Joaquim Carneiro Bastos Neto foi até uma empresa de aluguel de guindastes para fazer o transporte de uma das máquinas quando o acidente aconteceu.
De acordo com o Tenente Revoredo, do Ciosp (Centro Integrado em Operações de Segurança Pública), a vítima era proprietária do caminhão que faria o transporte do guindaste e no momento de instalar o equipamento a carroceria cedeu e o a estrutura de 8 toneladas caiu sobre ela. “Uma viatura do 5º BPM esteve no local e acionou os socorristas do SAMU, mas o acidentado morreu dentro da ambulância, informou”.
O oficial disse ainda que o delegado Sérgio Leocádio, da Delegacia Especializada em Acidentes, esteve no local para colher informações sobre o ocorrido, assim como uma equipe do ITEP realizou perícias. O corpo da vítima do acidente foi conduzido para sede do instituto no bairro da Ribeira, onde será necropsiado e em seguida liberado para sepultamento.

Mulher assalta ônibus armada com facão e tenta ferir motorista

Lumara Lucena já foi presa várias vezes, de acordo com a polícia.

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
 Uma jovem de 19 anos, identificada como Lumara Lucena Dantas, invadiu um ônibus para assaltar, nesta quarta-feira (12), e chegou a tentar ferir o motorista do veículo com um facão. O crime aconteceu no ônibus da linha 47, da Reunidas, na avenida do Contorno, nas Rocas, e a suspeita foi presa.
Durante o assalto no transporte coletivo, testemunhas relataram que a mulher tentou desferir golpes de facão contra o motorista para tomar o dinheiro dele. Ao descer do veículo, no entanto, Lumara Lucena acabou sendo surpreendida por uma equipe da Polícia Militar e foi presa.
A jovem, de acordo com a polícia, já foi presa várias vezes por assalto e furtos dentro de shoppings e supermercados. Após ser detida, Lumara foi levada para o 2º Distrito Policial, onde deverá ser autuada. Além disso, a polícia pede que quem tiver sido vítima dela, procure a unidade para fazer reconhecimento.