Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Coronel Ângelo será o próximo Comandante Geral no Governo Robinson

O Governador eleito Robinson Faria definiu os novos nomes dos gestores da Segurança Pública a partir de 1° de janeiro.
Como já havia sido definido, a Secretaria de Segurança Pública será conduzida pela Delegada da Polícia Civil Kalina Leite.  Já para o cargo de Delegado Geral foi anunciado o nome do Delegado Stenio Pimentel.
Já para as categorias Militares do Estado,  o Coronel PM Ângelo Mário de Azevedo Dantas será o novo Comandante Geral no Governo Robinson.  O Corpo de Bombeiros por sua vez será comandado pelo Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza.
O anúncio feito hoje em entrevista coletiva para o Comando da PM apesar da surpresa do nome agradou aos policiais militares. No entanto, o novo Comandante já terá que enfrentar o problema das diárias atrasadas e a falta de efetivo na Polícia Militar.

POLICIAIS QUE SE RECUSARAM A USAR 
COLETES VENCIDOS SOFREM ASSÉDIO 
MORAL



Policiais civis do Rio Grande do Norte que, deste o final de 2013 criaram a cartilha da Polícia Legal, vêm se sentido acuados por colocarem em prática o que estabelece a lei. Neste ano de 2014, por exemplo, o movimento da Operação Polícia Legal fez com que os Agentes e Escrivães se recusassem a trabalhar com munições e coletes vencidos ou ainda viaturas atrasadas. O resultado é que alguns deles estão sofrendo assédio moral por parte de gestores das delegacias e, além disso, respondendo processos administrativos na Corregedoria.

A cartilha da Polícia Legal foi criada em dezembro de 2013 e colocada em prática efetivamente em maio deste ano. Ela estabelece que o policial civil não deve sair para diligências sem seus devidos equipamentos de proteção individual regulares, como coletes, armas e munições. Além disso, a Polícia Legal orienta o policial que não tiver curso de condução de veículo de emergência a não dirigir viaturas policiais.

Outro ponto de destaque é o não uso de viaturas com documentação em atraso ou problemas mecânicos. Diante desses tópicos, policiais civis de todo o Rio Grande do Norte passaram a atuar dentro da Polícia Legal, o que levou a Delegacia Geral a adotar medidas como o repasse de munições e coletes novos e ainda o início de curso de condução deveículos de emergência na Acadepol.

“Somente depois que nós policiais lutamos pela moralização da Polícia Civil e, principalmente, pelo trabalho policial dentro da legalidade, é que as autoridades e gestores dessa instituição começaram a atender alguns pontos. Apesar disso, vários colegas passaram a sofrer perseguição ou assédio moral nas delegacias por se recusarem, por exemplo, a sair para uma operação com munições vencidas. Isso não admitimos”, afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública, Paulo César de Macedo.

De acordo com ele, policiais chegaram a ser transferidos da cidade em que estavam trabalhando simplesmente em represália pelo cumprimento da Polícia Legal. “Felizmente, o SINPOL-RN tem atuado firmemente, com seu setor jurídico, e conseguido reverter essas ações arbitrárias, seja administrativamente ou judicialmente. Estamos lutando pela legalidade e pela moralização da Polícia Civil e os policiais não podem ser perseguidos por quererem melhores condições de trabalho, afinal, a própria sociedade será beneficiada com isso”, completa Paulo César de Macedo.

Recentemente, um grupo de policiais foi indiciado na Corregedoria por desobediência, por ter se recusado a sair em diligências com munições vencidas. “Alguns delegados, infelizmente, estão agindo assim, tentando punir os agentes que buscam a legalidade. Inclusive, a própria Degepol publicou uma portaria em outubro, de número 009/2014-GDG/PCRN, que vai de encontro ao que estabelece a Polícia Legal. Essa portaria permite, por exemplo, que um delegado realize por telefone procedimentos que, por lei, exigem a presença dele na delegacia”, lembra o presidente do SINPOL-RN.

Indonésia encontra destroços do avião desaparecido e dezenas de corpos


A Indonésia confirmou nesta terça-feira que foram encontrados no Mar de Java destroços do Airbus 320 da AirAsia, desaparecido no último domingo com 162 pessoas a bordo. O Ministério das Comunicações da Indonésia afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar. Pelos menos 40 corpos já foram recuperados pelas equipes de resgate. As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate. Os destroços foram localizados a cerca de 10 quilômetros de distância do último ponto de contato do avião com os operadores de voo.
A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência. “Avistamos cerca de dez objetos grandes e outros muito menores, de cor branca, que não pudemos fotografar”, indicou o oficial Agus Dwi Putranto, membro da Força Aérea da Indonésia, em entrevista coletiva. A área em que o avião caiu é relativamente rasa – cerca de 40 metros de profundidade – e os helicópteros puderam ver partes da carenagem da aeronave submersa.
Corpos – Um navio da Marinha indonésia recuperou mais de 40 corpos no mar nos trabalhos de busca do avião da companhia AirAsia, informou um porta-voz da Marinha à agência France-Presse. “O navio de guerra Bung Tomo recuperou 40 corpos e o número cresce”, disse Manahan Simorangkir. Anteriormente, as autoridades da Indonésia afirmaram que encontraram pelo menos um corpo flutuando próximo aos destroços do Airbus 320. “Havia um corpo flutuando entre as ondas”, declarou um porta-voz das Forças Aéreas da Indonésia em entrevista coletiva. Além disso, os oficiais também viram malas, coletes salva-vidas e outros objetos que pertencem à aeronave da companhia asiática. Onze mergulhadores estão no local para dar sequência à operação, segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia. Os destroços se encontram entre 25 e 40 metros de profundidade.
Condolências – O executivo-chefe da AirAsia, Tony Fernandes, expressou suas condolências aos parentes dos passageiros e da tripulação do voo QZ-8501. “Meu coração está cheio de tristeza por todas aquelas famílias envolvidas no voo QZ-8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências. Vou o mais rápido possível para Surabaia. Vamos fazer o impossível”, escreveu o dono da empresa em seu perfil no Twitter. Até o incidente, a companhia aérea de baixo custo, uma das mais bem-sucedidas da região, tinha um histórico sem acidentes. A maioria dos parentes das vítimas está no aeroporto de Surabaia, e outro grupo menor no de Cingapura.
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia. No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude de 32 mil para 38 mil pés para evitar uma tempestade. A alteração de rota foi aprovada imediatamente. Os dados de satélites mostram que no momento em que o piloto pediu a alteração de rota, havia uma tempestade muito forte na área em que o avião estava voando.
Porém, dois minutos depois, quando os controladores tentaram comunicar a autorização para que o avião subisse aos 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave sumiu dos radares e não foi emitido nenhum sinal de socorro. Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano. A Indonésia coordena as operações de busca e resgate, com a ajuda da Austrália, Cingapura, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia.
(Veja, com agências EFE e France-Presse)


Blog do BG: 

Adolescente de 15 anos é morta a facadas e tem o corpo queimado

Vítima foi identificada como Gabriele Geize Barbosa de Souza.
Adolescente de 17 anos foi apreendido e confessou o crime.

Do G1 RN
Gabriele Geize Barbosa de Souza foi encontrada morta em Poço Branco, no RN (Foto: Arquivo de família)Gabriele Geize Barbosa de Souza foi encontrada
morta em Poço Branco (Foto: Arquivo de família)
Uma adolescente foi encontrada morta dentro de uma casa na madrugada desta segunda-feira (29) no município de Poço Branco, na região Agreste do Rio Grande do Norte. A vítima, identificada como Gabriele Geize Barbosa de Souza, de 15 anos, foi espancada, esfaqueada e teve o corpo queimado, segundo a Polícia Militar. O suspeito do crime, um adolescente de 17 anos, foi apreendido e confessou o assassinato.

A adolescente estava na casa com outros cinco menores de idade. De acordo com a PM, todos os adolescentes estavam consumindo drogas. O homicídio aconteceu após uma discussão. Foram encontrados no local crack, medicamentos e a faca usada no crime. A vítima tinha marcas de queimadura no peito e no rosto. O pescoço e a cabeça também tinham sinais de violência.

O adolescente de 17 anos suspeito do crime foi apreendido na manhã desta segunda e levado para a delegacia. O menor de idade confessou ter matado Gabriele.

Comerciante é morto a tiros ao reagir a assalto na Zona Oeste de Natal

Crime aconteceu na manhã desta terça-feira (30) no bairro Planalto.
Segundo a PM, criminoso e comerciante lutaram no meio da rua.

Do G1 RN
Segundo a PM, após matar o dono da loja, assaltante largou uma bicicleta no local do crime e fugiu a pé (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Segundo a PM, após matar o dono da loja,
assaltante largou uma bicicleta no local do crime
e fugiu a pé (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Um comerciante de 42 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (30) ao reagir a um assalto no bairro Planalto, na Zona Oeste deNatal. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Olívio Carvalho da Silva, dono de uma loja de conveniências na Rua Antônio Trigueiro. O criminoso fugiu a pé, deixando uma bicicleta no local do crime.
“O assaltante chegou de bicicleta, desceu, entrou na loja e anunciou o assalto. O comerciante reagiu e houve luta corporal. Eles se atracaram e foram parar no meio da rua. Daí o ladrão atirou na cabeça dele. O disparo foi fatal”, disse o tenente Amâncio dos Santos, do 9º Batalhão da PM.
Ainda de acordo com o tenente, o criminoso já foi identificado. “Ele é suspeito de já ter matado outra pessoa. Estamos realizando buscas pela região na tentativa de encontrá-lo”, afirmou. O nome do assaltante não foi revelado para não atrapalhar as investigações.