Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

FOTO: Presídio Estadual de Parnamirim 

tem motim nesta quinta



IMG-20150312-WA0110-870x418Foto: 190 RN
Após uma rebelião dos apenados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz nesta quarta-feira (11), o Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) teve um novo motim iniciado nesta quinta-feira (12) .
Ainda não se sabe a causa do motim, porém os agentes tentam controlar os presos para que não haja fugas. Os apenados do pavilhão dois juntaram colchões e atearam fogo embaixo da guarita. A fumaça pode ser vista a quilômetros do local.
O Batalhão de Polícia de Choque – BPChoque foi acionado e está a caminho do local.
Com informações do 190 RN
Todos os detalhes da cobertura em http://190rn.com/


Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3UCu0Q2U7

Kelps apresenta PEC que extingue 


residência de governador




3eb143751718555bb56111ed35e8faaainter_250-300O deputado Kelps Lima (SD) apresenta, na sessão plenária desta quinta-feira (12), Proposta de Emenda Constitucional (PEC) extinguindo, oficialmente, a casa residencial de governador do Estado, a partir da posse e durante todo o mandato.
“Quero parabenizar o governador Robinson Faria (PSD) por não estar ocupando residência oficial, que no governo anterior custava, mensalmente, R$ 100 mil e contava com 53 policiais à disposição. No entanto, a residência precisa ser extinta por lei e por isso estou apresentado essa PEC”, justificou Kelps.
A PEC, que conta com assinatura de nove parlamentares, modifica o artigo 58 da Constituição Estadual, com o objetivo de vedar gasto público para custear despesas pessoais com a residência do governador e do vice-governador.
De acordo com a PEC, o governador e o vice poderão ter policiais à disposição deles e de familiares em primeiro grau para garantir a segurança, mas proíbe que servidores sejam alocados em qualquer outra função de caráter pessoal.
“Acabar com a residência oficial foi uma promessa de campanha. Mas, alguns paradigmas administrativos só podem ser quebrados por Lei”, reforçou Kelps.
Em aparte, Cristiane Dantas (PCdoB) manifestou apoio à extinção da residência oficial. “Não tem porque ser um tratamento tão diferenciado. A residência é um custo muito alto. É preciso que seja extinto por lei para que os próximos governos façam como Robinson está fazendo”, disse a deputada.
Com informações da ALRN


Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3UCtYOWlQ
Ao proferir sentença sobre caso que envolve a caça de ave nativa, especificamente arribaçã, e porte de arma, o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior condenou o secretário de Meio Ambiente de Cruzeta, município da região do Seridó, Gustavo José de Azevedo Medeiros da Silva, ao afastamento do cargo de secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca daquela cidade.

Gustavo Medeiros foi preso, processado e condenado pela caça de 88 arribaçãs, crime previsto pelo art. 29, caput, da Lei 9.605/98 e porte de arma, estabelecido pelo art. 14 da Lei 10.826/2003.

Em sua decisão em afastar do cargo o assessor da prefeitura de Cruzeta, o magistrado pontua ser as funções de secretário incompatíveis com o crime praticado. Pela prática proibida pela legislação, Gustavo foi condenado juntamente com o sogro dele, Paulo Roberto de Medeiros.

A pena aplicada ao secretário é a privativa de liberdade de dois anos e sete meses de pena e 21 dias-multa, sendo a privativa de liberdade substituída por prestação de serviço à comunidade e prestação pecuniária, tudo com base no art. 44, I, II, III e seu § 2ºdo Código Penal. O valor da prestação pecuniária para cada réu será de R$ 44 mil e prestação de serviços à comunidade, da forma determinada pelo Juízo de Execução Penal.

Homem é preso com armas e munições em João Câmara

Suspeito tinha uma pistola e um revólver quando foi detido.


FOTO: DIVULGAÇÃO / DEGEPOL
 Policiais Civis da decima Delegacia Regional de Polícia localizada no município de João Câmara receberam uma denuncia anônima dando conta da pratica de agiotagem por parte de um homem conhecido por Gaspar.
A denúncia informava que um agiota estava sempre em frente de um conhecido supermercado da cidade nas horas de maior movimento, e que naquele local, ele emprestava dinheiro a juros e em muitas das vezes retinha os cartões das pessoas que recorriam aos seus serviços.
Uma investigação realizada pela Polícia Civil resultou na localização e prisão hoje pela manhã, no Centro da Cidade de João Câmara de Gaspar Galdino do Nascimento, de 59 anos, que na ocasião da prisão o investigado estava em veiculo Pick -up Hilux e não ofereceu resistência.
Durante as buscas realizada pela polícia foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma pistola 380 com quatro carregadores que estava no veiculo e um revolver calibre 38,que foi encontrado na casa do acusado dentro de um cofre.
A polícia também encontrou dois cartões, sendo um do Banco do Brasil e outro da Caixa Econômica Federal em nome de terceiros, três cartões da bolsa família, um cartão cidadão, trinta e nove talões de notas promissórias, sendo trinta e sete já preenchidas e três carteiras de agente de segurança.
Ao ser interrogado, Gaspar Galdino disse que emprestava dinheiro a pessoas conhecidas, mas negou que o empréstimo fosse a juros, disse ainda que as pessoas que tomavam o dinheiro emprestado entregavam a ele o cartão ou assinava uma nota promissória como garantia do pagamento da divida e que não tinha a senha de nenhum dos cartões apreendidos.
O delegado Nivaldo Florípedes disse que a polícia continua investigando a pratica de agiotagem por parte de Gaspar Galdino e destacou a autuação dele por porte ilegal de arma de fogo.

Acidente mata jovem de 21 anos no prolongamento da Prudente

Polícia Rodoviária acredita que vítima e passageiro participavam de um racha

Sérgio Costa   

FOTO: CEDIDA
Uma jovem de 21 anos identificada como Najla Napy Chacara morreu, na noite deta quarta-feira (11), após perder o controle e colidir o veículo que conduzia em um poste, no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, no bairro Candelária. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual a vítima e uma passageira poderiam estar participando de um racha.
O acidente ocorreu por volta das 23 horas e deixou o veículo totalmente destruído com a parte do teto arrancada e uma das portas foi arremessada com a violência do impacto da batida como o poste. Najla, segundo a equipe de socorro, morreu na hora, já o passageiro, que não teve o nome revelado, foi levado para o pronto socorro Clóvis Sarinho com múltiplas fraturas.
O cenário do acidente impressionou quem passava pelo local na manhã desta quinta, por esse motivo, o trânsito ficou lendo nas primeiras horas do dia, uma equipe do policiamento de trânsito Estadual esteve na avenida para apurar o fato e controlar o fluxo.
O sub oficial Alves informou que informações que chegaram até a polícia dão conta que a vítima estava participando e um racha com outras pessoas e que por isso perdeu o controle e colidiu. “Não podemos afirmar se de fato ocorreu um racha, mas o acidente será investigado pela autoridade policial competente que irá revelar o que realmente aconteceu por aqui”, disse.

Presos fazem rebeliões simultâneas em presídios da Grande Natal

No Presídio Estadual de Parnamirim, houve quebra-quebra e queima de colchões.

Por:Portal BO

FOTO: CEDIDA
Situação no Pavilhão 1 foi negociada com os presos, na tarde desta quinta-feira.
Dezenas de presos se rebelaram simultaneamente, na tarde desta quinta-feira (12), em cadeias da Grande Natal. A situação mais crítica é registrada no Presídio Estadual de Parnamirim, onde os presos promoveram verdadeiro quebra-quebra. Além disso, há registro de motim no Centro de Detenção Provisória da Zona Norte e no Presídio Raimundo Nonato Fernandes, também na zona Norte.
Em Alcaçuz, nesta quarta-feira (11), os presos haviam se rebelado no Pavilhão 1 e Pavillhão 4. As novas rebeliões desta quinta-feira seria uma represália por parte dos presos, em virtude das ações dos agentes penitenciários em maior controle das unidades, bem como a intervenção registrada em Alcaçuz ontem.
Depois da rebelião desta quarta, dos 196 detentos do Pavilhão 4, 66 foram transferidos para outras unidades, sendo 36 para a Cadeia Pública da Zona Norte, onde está sendo registrado o motim nesta quinta-feira.
Neste momento, os agentes penitenciários, juntamente com a Polícia Militar, tentam controlar a situação nas unidades, mas ainda não há registro oficial dos estragos provados pelos presos nas cadeias.
“O que a gente sabe é que no Presídio Estadual de Parnamirim, por exemplo, eles quebraram muita coisa. Inclusive, a instalação elétrica que estava sendo renovada deve ter sido totalmente quebrada”, afirma Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

O coordenador da Administração Penitenciária, Leonardo Freire, informou aoPortal BO que no Pavilhão 1 de Alcaçuz, os presos também tentaram promover novo motim, mas ele e uma equipe foi até o local e negociou com os presos, que se acalmaram. "Além disso, estamos com equipe no Provisório da Zona Norte e vamos ao Presídio Estadual de Parnamirim também conversar com os presos para alcamar os ânimos", explica.