Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

“Modernização da PM é fundamental e urgente”, diz Cabo Jeoás


O Governador Robinson oficializou na tarde de ontem (11) o processo de modernização da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do RN‏. Com o anúncio a expectativa da categoria é que ainda neste ano a pasta da segurança pública dê um salto qualitativo em sua atuação.
De acordo com os representantes do Governo, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e Comando da Polícia e Bombeiro Militar, o processo contará com a colaboração efetiva das Associações dos Praças prevendo ser revista toda a legislação que rege a categoria: o Código de Ética e Disciplina Militar, o Estatuto e a Lei de Organização Básica (LOB).
Aqui no Rio Grande do Norte, mais especificamente desde 2009, a categoria tem buscado a modernização das legislações das carreiras dos Policiais e Bombeiros Militares. Essa pauta única tem o aval da Associação Nacional de Praças – ANASPRA sendo debatida intensamente e também implementada em vários estados da Federação. Para termos ideia, o regulamento disciplinar atual daqui é anterior à Constituição federal e nunca houve sequer uma reformulação, o que implica estar bastante defasado e desatualizado. Para sermos mais exatos, nosso regulamento é da década de 80, enquanto o estatuto é de 1976. Neste sentido, a criação do Código de Ética e Disciplina Militar em substituição ao regulamento atual é iminente.
Em alguns estados como Minas Gerais o Código de Ética e Disciplina Militar já foi criado e está sendo obedecido a todo o vapor. Apesar do atraso, aqui no RN, a categoria já conta com outros avanços como a implementação do Plano de Carreira, aprovado em 2014 e cumprido agora em 2015 e a remuneração através de subsídio.
Segundo o vereador Cabo Jeoás (PCdoB) o anúncio representa um importante passo de uma luta que vem ocorrendo desde 2009 na corporação quando o parlamentar presidiu a Associação de Cabos e Soldados do RN. Para ele, a reformulação dessa legislação terá reflexos diretos na melhoria do trabalho e atuação dos policiais e bombeiros. Isso porque, pela primeira vez, o governo irá ouvir os principais interessados nessa reformulação: os próprios militares.
“Ao lançar esse processo de forma democrática, o Governo demonstra que está cumprindo as promessas de campanha de abrir-se ao diálogo com a tropa e o de priorizar a segurança pública do Estado. A modernização da nossa legislação é fundamental e urgente”, cita Jeoás.
A Comissão responsável por modernizar a legislação militar está em processo de formação. O vereador Cabo Jeoás reivindicou à Secretaria de Segurança e Defesa Social sua participação na Comissão com o intuito de contribuir com a elaboração das propostas da legislação.

Dois motociclistas são assassinados em Natal e Parnamirim

A Polícia Militar registrou na manhã desta sexta-feira, 12, dois crimes de homicídio sendo um em Natal e outro em Parnamirim. Ambos por arma de fogo.
Em Natal o crime aconteceu no Bairro Parque das Dunas por volta das 09h e vitimou um motociclista que foi surpreendido pelos atirados que estavam em uma motocicleta e fugiram com destino ignorado.
Untitled-1
Já em Parnamirim, a PM registrou o crime por volta das 10h30 na Rua Manoel Batista, no bairro de Bela Vista. Um jovem motociclista foi brutalmente executado a tiros. Os criminosos dispararam duas vezes contra a cabeça da vitima que não resistiu aos disparos e morreu no local.

Em ambos os casos, nenhum suspeito foi preso e as motivações dos crimes ainda são desconhecidas pela Polícia.

PF prende homem procurado pela Justiça com quase 300 quilos de drogas


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (12), em Extremoz, Região Metropolitana de Natal, um eletricista, 31 anos, acusado de tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 277 quilos de maconha e 17 quilos de crack.
PF06Os policiais há meses procuravam um homem tido como de alta periculosidade, condenado por roubo e tráfico de drogas e que estava com três mandados de prisão em aberto, expedidos pelas comarcas de São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Parnamirim/RN.
Na manhã de hoje, o procurado foi visto no exato instante  em que transportava bolsas que pareciam bastante pesadas para um carro estacionado em um condomínio residencial. Ao ser abordado, os policiais encontraram com ele, nove fardos envoltos em fita adesiva e mais uma caixa de papelão, as quais foram abertas e continham maconha e crack.
O acusado recebeu voz de prisão e foi levado para autuação na sede da Polícia Federal. Durante o seu interrogatório, ele se recusou a fornecer informações sobre onde adquiriu e para quem repassaria a droga, mas a PF acredita que o destino, além da capital, seria também, cidades da Região Oeste e do Seridó.
O preso, que já havia sido flagrado pela própria PF com 30 quilos de crack, no ano de 2010, agora foi novamente indiciado na Lei de Entorpecentes e ficará sob custódia, aguardando o pronunciamento da Justiça.
Somente em 2015, um total de 2.527 quilos de drogas foi apreendido pela PF no RN. A maior quantidade é de maconha.

Fotos: Divulgação
Agentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte prenderam em flagrante no início da tarde desta sexta-feira (12), em Extremoz, um homem com 277 Kg de maconha e 17 Kg de "Crack".

A droga estava em poder de Tiago Jonas Barros do Nascimento, vulgo Tiago Lobo, que estava em um prédio de apartamentos na cidade de Extremoz. No momento em que foi preso, Tiago estava colocando a droga em seu carro.

De acordo com os agentes da PF, Tiago possui três mandados de prisão e já foi preso pela Polícia Federal em 2010.

Polícia registra duas mortes em Natal e uma em Parnamirim na manhã desta sexta


Esta sexta-feira, Dia dos Namorados, tem sido marcado pela violência. Somente pela manhã, foram duas mortes em Natal e uma em Parnamirim. Além disso, na madrugada, um crime bárbaro foi registrado na cidade de Arez, onde uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta com sinais de violência, e outro crime foi registrado na cidade de Santa Cruz
Nos casos de Natal, um aconteceu no Parque das Dunas, onde um homem foi seguido por criminosos e executado. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado pelo ITEP, estava em uma moto e, ao ser atingido, caiu em via pública, morrendo logo em seguida.

Pouco tempo depois, populares acionaram a Polícia Militar para um encontro de cadáver em uma área de matagal no Pajuçara. O corpo do jovem, também sem identificação, de acordo com a polícia, estava lá há pouco tempo e tinha marcas de disparos de arma de fogo.
Já em Parnamirim, um homem também foi morto em via pública no bairro Bela Vista. Neste caso, a vítima também estava em uma motocicleta e foi seguida por bandidos em outra moto.
Fonte Portal BO

Bando suspeito de crimes comandados por presidiários da PB é preso no RN

Operação da Deicor foi realizada na cidade de São Bento do Norte, nesta sexta.


JOÃO MARIA, UENDSON SOARES, RUBENIA BEZERRA, JOSÉ CARLOS E MARCELO SILVA (FORAGIDO).

 A Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) deflagrou, nas primeiras horas da sexta-feira (12), a Operação Nursia, na cidade de São Bento do Norte, e conseguiu prender três homens e uma mulher integrantes de uma associação criminosa, comandada por presidiários da Paraíba. 

Os presos fazem parte do grupo que praticou uma tentativa de arrombamento ao banco Bradesco e furto de eletrônicos em uma loja da cidade, no dia 05 de fevereiro de 2015. Foram presos: João Maria Xavier da Silva, conhecido por Wolverine, que tem passagem por tráfico de drogas e homicídio; Uendson Soares Tindou, conhecido por Galeguinho; Rubenia Bezerra Tonico, esposa de Galeguinho e José Carlos Alves de Sousa, conhecido por Cearense. Rubenia foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Um outro integrante do grupo, identificado como Marcelo Silva dos Anjos, está foragido.

De acordo com a delegada adjunta da Deicor, Danielle Filgueira, José Carlos já responde a processos criminais no Ceará e na Paraíba. “Ele confessou a participação na associação criminosa e nos contou que era a pessoa que fazia a segurança cotidiana do grupo. Além disto, ele já estava sendo treinado para manusear os explosivos que são usados nos crimes contra os estabelecimentos bancários”, detalhou a delegada.

Os integrantes da organização criminosa atuavam nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Descobrimos que o veículo usado no dia do crime em São Bento do Norte, uma Pick Up Strada, foi utilizada em outro crime na cidade de Conde (Paraíba), oito dias após os crimes praticados no RN”, afirmou a delegada.

Fonte Portal BO

Ex-presidiário é assassinado na Redinha e suspeito é preso

De acordo com a PM, vítima e suspeito já estiveram presos em Alcaçuz.

Portal BO
FOTO: cedida
Um ex-presidiário foi assassinado a tiros, no bairro da Redinha. Leandro de Oliveira Silva, de 26 anos, foi morto em via pública, quando estava na rua Manoel Caetano. De acordo com a polícia, um suspeito do crime foi preso logo depois.
O major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, disse ao Portal BO que tanto Leandro de Oliveira quanto o suspeito de ser o assassino são ex-presidiários do Pavilhão 1 de Alcaçuz.
O nome do homem preso, no entanto, ainda não foi revelado. O major disse ainda que outros três pessoas foram detidas durante as diligências dessa ocorrência, bem como duas motocicletas foram recuperadas.

Presos quebram parede de setor médico, mas são contidos por guariteiro de Alcaçuz

Dupla teria tentado fugir durante a madrugada desta sexta-feira.

Portal BO  
 Dois presos que estavam detidos no setor médico de Alcaçuz quebraram um pedaço da parede onde havia uma comungol, na madrugada desta sexta-feira (12), e acabaram sendo contidos por um guariteiro da unidade, que chegou a efetuar disparos para conter a dupla.
Os dois presos, de acordo com o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, estavam no setor médico e alegaram que quebraram o comungol para sair daquela ala porque tinham inimigos lá e estavam com medo de morrer.
Apesar disso, a suspeita é que eles pretendiam fugir pela parte de trás do presídio de Alcaçuz. Ainda durante a madrugada, os agentes penitenciários recolocaram os presos em uma cela.