Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Após preso faltar a audiências, juiz determina multa a governador do RN

Preso não foi levado a várias audiências pelo Grupo de Escolta Penal.
Juiz da comarca de Touros estabeleceu multa de 10 salários mínimos.

Do G1 RN FACEBOOK
Juiz determinou multa ao governador e à secretária de Segurança Pública, Kalina Leite (Foto: Fred Carvalho/G1)Juiz determinou multa ao governador e à secretária
de Segurança Pública, Kalina Leite
(Foto: Fred Carvalho/G1)


O juiz da comarca de Touros, cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte, determinou multa de 10 salários mínimos ao governador do estado, Robinson Faria, após um preso faltar a várias audiências. Em nenhuma das audiências marcadas o preso foi levado pelo Grupo de Escolta Penal, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), ao encontro do juiz João Eduardo Ribeiro de Oliveira. Em caso de nova ausência do réu por falta de transporte do Grupo de Escolta Penal, a multa também deve ser aplicada à secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, por determinação do juiz.
A última audiência estava marcada para o dia 8 de setembro, mas, mais uma vez, o preso não compareceu. No termo de audiência o magistrado revela que "constata-se o número de ausência de conduções, que atinge aproximadamente o número de dez requisições não atendidas". Em um dos casos, a Sejuc informou ao juiz que o preso "não foi encontrado" no sistema prisional. O preso em questão responde pelo crime assalto.
No início de setembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça para que o Governo do Estado regularizasse a condução de presos às audiências e unidades hospitalares. Em uma das ações, o MPRN pede a implantação de medidas necessárias para que a Coordenação de Administração Penitenciária (Coape) seja dotada da quantidade suficiente de armas e equipamentos imprescindíveis para atendimento dos grupos de Operações Especiais (GOE) e de Escolta Penal (GEP) do Sistema Penitenciário.

Com superlotação, presos se revezam para dormir em cela de delegacia

Delegacia da Zona Norte de Natal tem cela para 4 presos e está com 20.
Há presos algemados na recepção por falta de espaço.

Do G1 RN
Os presos da delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal estão se revezando para dormir por falta de espaço para todos se deitarem no local. A delegacia tem uma cela com capacidade para 4 presos, mas nesta quarta-feira (16) tinha 20 detentos no local. A superlotação é tão grande que na noite desta quarta havia preso algemado na cadeira da recepção da delegacia por falta de vaga na cela.
Os presos se amontoam como podem. A carceragem é abafada, não há ventilação, nem espaço para todos deitarem ao mesmo tempo. De duas em duas horas, eles próprios fazem revezamento e decidem quem será o próximo a dormir.
Luciel da Silva Almeida de 32 anos, foi preso por policiais do Batalhão de Choque durante um patrulhamento de rotina no bairro da redinha, Zona Norte de Natal, na noite desta quarta. Ele estava com documentos falsos e é suspeito de fazer parte de uma quadrilha especializada em estelionatos. O suspeito teve que ficar detido na recepção da delegacia de plantão da Zona Norte onde passaria a noite.
A situação é tão crítica que o atendimento à população está sendo prejudicado porque os policiais civis estão praticamente trabalhando durante todo o plantão na custódia de presos. Essa função deveria ser desempenhada por agentes penitenciários.
"Isso é um retrocesso, nós precisamos de uma solução. As delegacias de plantão da Zona Norte e Zona Sul não são locais apropriados para a custódia de presos. Celas superlotadas, sujas, imundas, uma situação que coloca em risco a integridade dos policiais e daqueles que a gente está atendendo", disse Djair Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol).
Delegacia de plantão da Zona Norte tem cela para 4 presos e está com 20 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Delegacia de plantão da Zona Norte tem cela para 4 presos e está com 20 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Preso comete suicídio em CDP de Areia Branca

por  - 
Isaías Nascimento de Freitas.
Isaías Nascimento de Freitas.
Um jovem identificado como Isaías Nascimento de Freitas, de 21 anos, natural de Catolé do Rocha/PB, que morava em Mossoró. Havia sido preso ontem (15), com 44 pedras de crack 14 trouxinhas de maconha e R$ 180 em dinheiro fracionado durante uma operação conjunta das Polícia Civil e Militar na cidade de Grossos. Já na tarde desta quarta-feira (16), Isaías cometeu suicídio dentro do CDP de Areia Branca.
No final da tarde o jovem encontrado enforcado em uma grade na unidade prisional. A polícia não soube os motivos que o levaram a por fim a sua própria vida.

Polícia Civil desarticula associação criminosa que agia em Pedra Grande


por  - 
 
Uma Operação da Polícia Civil denominada de “Fênix”, deflagrada nesta quarta-feira (16) pela Delegacia de São Bento do Norte, com apoio da Polícia Militar de João Câmara, prendeu cinco suspeitos e apreendeu um adolescente que são integrantes de uma organização criminosa que praticava os crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios na região de Pedra Grande. A ação contou com o trabalho de policiais civis das delegacias de Tangará, São Paulo do Potengi, Angicos, Taipu, Touros e da 10ª. Delegacia Regional de João Câmara.
Foram detidos em cumprimento a mandados de prisão temporária Leônidas Soares de Souza (27 anos), considerado o líder do grupo e responsável por comandar o tráfico de drogas na região; Mailson Oliveira Gomes (22 anos), Leandro Soares de Souza (30 anos), Solange Pereira dos Santos (30 anos) e Francisco Társio Martins de Araújo (22 anos).
O nome da Operação Fênix é uma alusão a uma das vítimas do grupo criminoso. O idoso Francisco das Chagas Damião foi atingido por nove tiros, sendo três deles na cabeça, e apesar dos disparos conseguiu sobreviver.

Tentativa de duplo homicídio deixa homem morto e mulher ferida na zona Norte

Uma tentativa de duplo homicídio foi registrada na noite desta quarta-feira (16), no Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.
As primeiras informações de populares, que um casal foi vítima de disparos de arma de fogo próximo da lagoa de captação, o homem não identificado morreu no local. Já a mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital Santa Catarina também na zona Norte e o estado de saúde é desconhecido.
A polícia já está no local aguardando a chegada dos peritos do Instituto técnico científico de polícia (ITEP) para remoção do corpo.
Os policiais não souberam informar a motivação do crime. Diligências estão sendo realizadas na região.