Páginas

sábado, 17 de outubro de 2015

Após críticas, delegado titular da Delegacia de Homicídios deixa unidade

Fábio Rogério foi transferido pela Degepol para 1º DP de Parnamirim.

Portal BO 
 O delegado Fábio Rogério, que no início da semana fez críticas ao sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte e a falta de efetivo policial, não é mais o titular da Delegacia de Homicídios. No Diário Oficial deste sábado (17), a Delegacia Geral da Polícia Civil publicou a saída dela da unidade.
Agora, Fábio Rogério será o delegado titular do 1º Distrito Policial de Parnamirim. Já a titularidade da Delegacia de Homicídios passará para o delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros.
Ben-Hur atualmente estava na Delegacia de Capturas. Na publicação das mudanças, a Degepol publicou que levou em consideração "a necessidade de se eleger a solução mais razoável para amenizar os problemas enfrentados por unidades policiais civis, notadamente em relação à deficiência de recursos humanos; e que a administração pública deve vincular e direcionar seus atos de modo a garantir os interesses e necessidades da coletividade, em homenagem ao princípio da supremacia do interesse público".

ABC goleia América-MG e quebra jejum de 19 rodadas sem vitória na Série B

Time conquistou a primeira vitória como mandante nesta Série B e quebrou jejum de vitórias de 19 rodadas


Por Ayrton Freire                                                                   
Time alvinegro quebrou um jejum de vitórias que perdurava há 19 rodadas (Foto: Wellington Rocha/PorrtalNoAr)
Time alvinegro quebrou jejum de vitórias de 19 rodadas (Foto: Wellington Rocha/PorrtalNoAr)
Na reta final da Série B, o ABC conquistou sua primeira vitória como mandante na competição nacional, depois de ter disputado 15 jogos. Neste Sábado (17), a equipe alvinegra goleou o América-MG, no estádio Frasqueirão, por 4 a 2. Além do primeiro triunfo em casa, o time quebrou um jejum de resultados positivos que perdurava há 19 rodadas, um recorde na era dos pontos corridos.
Na partida repleta de gols, que marcou a estreia do técnico Sérgio China no time potiguar, nenhum jogador anotou mais de uma vez. Pelo lado do ABC, os artilheiros foram o atacante Rafinha, os meias Erivélton e Bismak, e o lateral direito Ednei. A equipe mineira teve seus gols anotados pelo zagueiro Alison e pelo meia Mancini.
Além de reencontrar a vitória, o ABC ganhou uma  posição na tabela de classificação, ficando na 17ª colocação, com 27 pontos. A equipe está sete pontos atrás do Macaé, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o time mineiro permanece como terceiro colocado da Série B, com 51 pontos conquistados.
Primeiro Tempo
O ABC começou o jogo disposto a conseguir quebrar seus jejuns, nos primeiros instantes da partida a equipe já tratou de criar suas oportunidades de abrir o placar. Logo aos nove minutos, as tentativas se transformaram em gol graças a eficiência dos atacantes. Romarinho fez boa jogada de pivô – prendendo a bola de costas para a zaga -, depois rolou para Rafinha que abriu a contagem.
Técnico Sérgio China comandou primeira vitória dele no ABC (Foto: Wellington Rocha/PorrtalNoAr)
Técnico Sérgio China comandou primeira vitória dele no ABC (Foto: Wellington Rocha/PorrtalNoAr)
O barbante só voltou a balançar no fim da etapa inicial, quando o jogo esquentou e ganhou um toque de emoção. Primeiro, o ABC ampliou o placar aos 45 minutos com o meia Erivélton – novamente o toque partiu dos pés de Romarinho. Três minutos depois, a equipe mineira diminuiu com Alison, que aproveitou cruzamento para marcar de cabeça.
Segundo Tempo
No intervalo, Sérgio China surpreendeu negativamente quando sacou Romarinho, que fez um bom primeiro tempo, para a entrada de Bismark. Sem a mesma eficiência ofensiva do primeiro tempo, a equipe sofreu o empate aos 20 minutos. O meia Mancini meteu para o fundo do gol após boa jogada dos seus companheiros.
As duas equipes começaram a apostar tudo para conseguir a vitória. Depois de chances desperdiçadas por ambos, o lateral Ednei, do ABC, chutou uma bola para dentro da área adversária, que bateu no braço do zagueiro André. O árbitro assinalou pênalti. O próprio Ednei fez a cobrança com perfeição, ampliando o marcador.
Toda a apreensão do torcedor abecedista iria ter fim somente aos 40 minutos. O meia Bismark, que entrou somente para a disputa do segundo tempo, foi o responsável pela festa feita pela frasqueira. Ele recebeu a bola em um contra-ataque, driblou o goleiro João Ricardo e sacramentou a vitória do Elefante.
Na próxima rodada, o ABC viajará até Curitiba para enfrentar o Paraná, no estádio Durival Britto. A partida acontecerá no próximo sábado (24) às 21 horas. Já o time mineiro jogará um dia antes, na sexta-feira, reencontrando sua torcida contra o Oeste-SP. A partida acontecerá no estádio Independência.
Ficha Técnica
Local: Estádio Frasqueirão, Natal-RN;
Horário: 16h30;
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima – RS;
ABC: Saulo; Ednei, Adriano Alves, Suéliton e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Ronaldo Mendes (Chiclete) e Erivélton; Romarinho (Bismark) e Rafinha (Luizão).Técnico: Sérgio China.
América-MG: João Ricardo; Wesley Matos, Alisson e André (Sávio); Walber, Leandro Guerreiro, Tony (Diego), Mancine e Xavier (Bryan); Richarlison e Marcelo Toscano. Técnico: Givanildo Oliveira.
Atualizado em 17 de outubro às 20:15

Quadrilha explode caixa eletrônico em São Miguel do Gostoso

Bandidos estavam fortemente armados e atiraram em via pública.

portal BO
FOTO: CEDIDA
 Na madrugada deste sábado (17), o alvo de bandidos que atuam na explosão de caixas eletrônicos foi a cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte. Os criminosos usaram explosivos para arrombar um caixa eletrônico do banco Bradesco.
A ocorrência foi registrada por volta das 3h30. De acordo com a polícia, os bandidos estavam fortemente armados. Eles chegaram a efetuar disparos de arma de fogo em via pública, para assustar a população e impedir qualquer tipo de reação.
Ainda segundo a polícia, os bandidos usavam fuzil, pistolas e espingarda calibre 12. Inclusive, munição de fuzil foi encontrada na cena do crime. Ainda não se sabe quanto foi levado do caixa eletrônico arrombado.

BPChoque recupera motocicleta roubado e prende acusado

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) prenderam na noite desta quinta-feira (15) um homem identificado como Joadenir Rafael Soares Borges da Silva, após ser flagrado conduzindo uma motocicleta roubada na cidade de São Gonçalo do Amarante.
Foi durante patrulhamento que a PM abordou Joadenir e verificou que a motocicleta de placa NOD 2335 tinha registro de roubo. Foi dada voz de prisão e feita a condução de Joadenir à Delegacia de Polícia Civil.

Vereadores militares se reúnem com secretária de segurança do RN

190RN
Na manhã desta quinta-feira (15), o fórum politico suprapartidário composto por policiais militares do Rio Grande do Norte que estão em exercício de mandato politico como vereadores ou executivo de diversas cidades do Estado, estiveram reunidos com a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, na Escola de Governo.
A comitiva representante do fórum politico, formada pelos Vereadores de Natal, Cabo Jeoás (PCdoB), de São José do Mipibu Sargento Eduardo (PT), de Santa Cruz Monik de Melo (PMN) e pelo Vice Prefeito de Timbaúba dos Batistas, Sebastião Júlio (PMDB), apresentou a secretária uma pauta com demandas legislativas de interesse dos policiais e bombeiros Militares, e também apresentaram solicitações locais dos seus respectivos municípios.
O grupo expôs a Secretária um dos problemas enfrentados pelos policias e bombeiros militares que assumem mandatos políticos, no ato da diplomação, automaticamente são transferidos para reserva com ganhos proporcionais ao tempo de serviço e sem possibilidade de retorno a corporação após o exercício do mandato politico.
O Vereador Cabo Jeoás destacou que o assunto está sendo debatido em diversas esferas, inclusive no Congresso Nacional. “Todos os cidadãos tem direito de se candidatar a cargo politico sem perderem sua profissão, podendo conciliar ambas funções ou retornar ao exercício profissional após o mandato. Apenas os policiais e bombeiros são cerceados esse direito. No Estado da Bahia existe uma lei estadual que já permite esse retorno ao serviço ativo” explicou o vereador. “Estamos querendo voltar a trabalhar depois do mandato, continuar contribuindo com a instituição e com a segurança da sociedade”, completou.
A secretária se mostrou receptiva a pauta. “Essa solicitação chega em um momento oportuno, porque estamos em fase de elaboração do novo estatuto e código de ética da Policia e Bombeiro Militar. Encaminharemos o assunto para a comissão de modernização das legislações e será observado também essa legislações de outros estados da união” afirmou a Secretária Kalina.
O Vereador de Santa Cruz Monik Melo, apresentou a secretária a situação da segurança pública do município, e também solicitou a ampliação da frota de motocicletas e a aquisição de veículos estilo pick-ups para Santa Cruz, além de novo fardamento para a tropa e incremento de efetivo. Destacou ainda a necessidade de melhoria na Segurança no bairro Paraiso em Santa Cruz.
Kalina informou que já existe licitação para aquisição de novos veículos e adequação da frota as necessidades especificas de cada região. Sobre os novos fardamentos, a secretária afirmou que este ano já foi entregue novo uniforme para alguns policiais da região e no ano que vem os demais devem ser contemplados.
O Vereador de São José do Mipibu, Sargento Eduardo, falou sobre os problemas enfrentados pela cidade e informou que houve alguns avanços na diminuição da criminalidade devido aos esforços atuais do comando da Policia Militar na região, mas, o principal problema ainda é a falta de efetivo, já que o município conta apenas com 26 policiais. A secretária justificou que o problema de efetivo é unanime em todos os municípios, mas, que deve começar a ser sanado a partir do ano que vem com novo concurso público.
O Vice Prefeito de Timbaúba dos Batistas, Sebastião Júlio, expôs que o principal problema do município é o posto policial que precisa ser reformado e colocou a Prefeitura a disposição para colaborar com a reforma junto ao Estado. A secretária firmou o compromisso da realização de um convênio entre a prefeitura e o Governo para a realização da obra.
A secretária destacou a importância do papel dos municípios na segurança pública e da atuação dos vereadores. “As manchas criminais deixam evidentes que grande parte das ocorrências acontecem em áreas escuras e próximo a terrenos baldios, nesse sentido peço a colaboração de vocês junto as suas respectivas prefeituras para ajudar com iluminação pública, limpeza de terrenos baldios e calçamento, porque esses fatores também influenciam diretamente na criminalidade” ressaltou Kalina.
Os vereadores apresentaram outras demandas como;
NOVA ESCALA DE SERVIÇO DA PM
Os vereadores informaram a secretaria sobre a insatisfação de parte da tropa com a nova escala. Kalina explicou que no entendimento da SESED a nova escala se adequa as exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e visa, diante a insuficiência de efetivo, readequar a escala e garantir uma atuação maior e melhor no serviço de Segurança Pública. A secretária é sensível ao problema dos policiais do interior do Estado devido ao aumento dos custos de deslocamento já que muitos profissionais não moram no município onde atuam. Os vereadores ainda reivindicarão a aplicação do Regimento Interno e dos Serviços Gerais do Exercito (RISG) que regulamenta o serviço de guardas de quarteis e presídios garantindo o descanso mínimo para cada período em sentinela. A secretária se demostrou sensível à reivindicação e analisará uma forma de minimizar os problemas e reavaliar a situação.
824 CONVOCADOS
A secretária destacou que governo sempre foi favorável ao ingresso da turma e tinha expectativas positivas, frente ao déficit de efetivo de policiais. Porém com a posição do ministério público sobre a ilegalidade do concurso, resta ao Governo aguardar o resultado dos trâmites judiciais.
ASSISTÊNCIA A SAÚDE
Kalina ressaltou que recentemente o Hospital recebeu um novo sistema de exames de captação de imagens. Sobre a conclusão das obras de ampliação e reforma, o Governo ainda não tem previsão exata para finalização. A respeito do problema de efetivo, a secretária está em dialogo com a secretária estadual de Saúde buscando a melhor forma de solucionar a falta de recurso humanos, além da possibilidade de concurso específico para saúde.
NOVO CONCURSO
A secretária confirmou que há previsão de novo concurso para Policia Militar para o ano que vem. O concurso seria para reposição de efetivo, já que existe um limite prudencial imposto pelo tribunal de contas do Estado para contração de novos profissionais.

Adolescentes são apreendidos após assaltarem turista em Natal

Dois adolescentes foram apreendido na noite desta sexta-feira (16) após praticarem um assalto a um turista na Praia de Ponta Negra, em Natal.
A PM realizava patrulhamento tático na área quando recebeu a informação do assalto e das características dos suspeitos que transitavam em uma motocicleta.
Diligências foram iniciadas no Conjunto de Ponta Negra e a PM se deparou com a dupla de posse da arma utilizada no crime, um simulacro de pistola .40. A dupla foi conduzida à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, reconhecida pela vítima e ficou a disposição da justiça.

Justiça manda reincluir quatro policiais à Polícia Militar

 -
O Diário Oficial do Estado, na edição deste sábado (17), trouxe decisão que manda “reincluir” policiais nos quadros da PMRN. O Sargento Francisco Edson Filho, de 49 anos; o Cabo João Marcos Cavalcante, de 39 anos; os Soldados José Laurentino de Lima, de 44 anos e José Jeomar Nunes, de 38 anos, tinham sido expulsos da corporação sob acusação da prático de crimes de tortura, ocorridos contra um preso na cidade de Florânia, no ano de 2001.
Segundo o portal Sidney Silva, todos os réus, ingressaram ações judiciais alegando inocência, mas, foram condenados. Então, eles tentaram ações de revisões criminais e no último dia 16 de setembro, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, julgou favorável o pedido feito por José Jeomar Nunes e mandado que se estenda a todos.
A portaria do Diário Oficial, informa que o Comandante Geral da PMRN, manda reincluir nos quadros da corporação, os referidos militares a contar de 29 de janeiro de 2010.
Relembre
No dia 10 de fevereiro de 2001, por volta das 19 horas, na delegacia do Município de Tenente Laurentino Cruz/RN, Edilson Cassiano, em estado de embriaguez alcoólica, passou a desacatar, por meio de palavras ofensivas os policiais. Por essa razão, foi preso em flagrante, mas resistiu à prisão, causando lesões corporais nos referidos policiais e nele próprio. Os policiais tiveram que contê-lo.

19 detentos já morreram de forma violenta nos presídios do Rio Grande do Norte em 2015 

Alcivan Vilar
De acordo com o Site Fimdalinha.com, o Instituto Técnico e Científico de Polícia-ITEP, já recolheu neste ano de 2015, 20 detentos assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas,nos presídios do Rio Grande do Norte.
Os dados são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública do estado que considera um número alto de mortes de presos no sistema carcerário Potiguar e que possivelmente seja atribuída à guerra entre facções criminosas existentes na unidade prisionais.
O último caso registrado pelo órgão aconteceu na última sexta-feira, 16 de outubro,onde um detento identificado como Clésio Barbosa de Souza, foi encontrado morto no presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
De acordo com a COAC/SESED as mortes nos presídios do Rio Grande do Norte,tiveram início em agosto desse ano,pela Cadeia Pública de Caraubas, onde quatro detentos foram assassinados por grupos de facações criminosas rivais. De lá pra cá,as mortes nas unidades prisionais vem acontecendo em sequência.
Veja a lista de detentos encontrados mortos dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte em 2015
Dia 16/10 – Clésio Barbosa de Sousa Oliveira
Dia 10/10 – Joel Rodrigues da Silva (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 9/10 – Cryslon Carlos Lima (CDP de Ceará Mirim, em Ceará-Mirim)
Dia 6/10 – José Wilde da Silva (Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta)
Dia 6/10 – Edson Nascimento da Costa (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 6/10 – Alexandre Ferreira Freitas (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 6/10 – José Fagner Tibúrcio (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 6/10 – Sairo Luan Leite (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 3/10 – Jefferson Vieira Lopes da Silva (Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró)
Dia 26/09- Francisco Cortez Sobrinho (Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza – Mossoró)
Dia 25/8 – Denison Costa e Silva (CDP do Potengi, em Natal)
Dia 24/8 – Cassiano Henrique Galvão (Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal)
Dia 24/8 – Fábio Júnior da Silva Patrício (Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó)
Dia 18/8 – Emerson Santos da Luz (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 16/8 – Antônio Edigleidson de Souza (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – Genilson Bezerra de Oliveira (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – Gladstone Clementino Araújo (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 16/8 – João Paulo Silva Dias (Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas)
Dia 10/6 – Alexsandro Teodósio da Silva Pessoa (Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta)
Dia 6/2 – Eliel Heberton da Silva (Ceduc de Caicó)